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Você poderá configurar as tabelas de frete que serão utilizadas na Loja Virtual, além de criar tabelas personalizadas, de acordo com os critérios que definir.

Em seu painel administrativo, acesse no menu lateral , a aba Configurações > Frete e Envio.

Formas de Envio

Ao acessar as configurações de "Frete e Envio", é exibida a imagem abaixo:

freteinternacional_01.png

São exibidos os fretes ativos e inativos. São exibidos 3 botões "Criar Integração Externa", "Criar tabela por País" e "Criar tabela por CEP"

O primeiro botão é relacionado a "Criar Integração Externa" , nesta situação será criada uma forma de frete que irá extrair os dados do frete(valor e prazo) em um ambiente externo ao da Tray. Sendo assim ao clicar nesta opção, a primeira tela a ser exibida é:

 

freteInternacional_02.png

Onde serão definidos as informações principais do frete, tal como se esta forma de envio estará Habilitada, Nome da Integração, taxas(Taxa sobre o valor dos produtos, Taxa sobre o pedido, Taxa sobre o frete), tipo, e a informação que será exibida por este frete assim que este for calculado na loja. 

A próxima Aba a ser "Configuração", deve-se definir a Url do WebService depende do integrador de frete que você estará utilizando assim como o Token e o Timeout, todas essas configurações devem ser fornecidas pela transportadora que está sendo 

freteInternacional_03.png

Por fim basta clicar em "Salvar" que esta forma estará disponível na sua loja. Neste caso como as informações serão adquiridas em um sistema externo, não será feita configurações de taxas e valores.

 

Criar tabelas por País

A outra opção é "Criar tabela por país", ao acessar este menu, à configuração a ser feita é um pouco diferente da integração externa, neste caso a tela exibida será a tela abaixo:

freteInternacional_04.png

  • Forma de envio: Encontra-se o nome da empresa de frete e envio escolhida pelo lojista.
  • Habilitada: Ao optar por “Sim” o lojista permitirá que os serviços da empresa escolhida sejam exibidos em sua loja virtual. Caso opte por “Não” os serviços não serão habilitados.
  • Nome de exibição na loja: O lojista poderá adicionar à sua loja o nome que desejar quanto ao serviço de frete e envio ao invés de utilizar ou não o nome da empresa escolhida. Ex: Frete Legal. Será o nome que será exibido na loja.
  • Prazo de entrega: Este campo será configurado com base nas informações oferecidas pela empresa de envio e também pelos dias estabelecidos pelo próprio lojista. Nesta configuração, como o SEDEX, já calcula o tempo de envio, o lojista pode ter um procedimento em sua loja que leve alguns dias para postar o produto, sendo assim a opção "Automático com acréscimo de X dias" o lojista pode definir nesta opção, um prazo que leva para postar a mercadoria.
  • Taxa sobre o valor dos produtos: É o valor atribuído em porcentagem (%) ao valor do produto.
  • Taxa adicional no pedido: É o valor atribuído em reais (R$) ao valor do frete.
  • Informações aos clientes sobre esta forma de envio e o prazo para recebimento: Neste campo será adicionado um texto a ser exibido em uma das fases de efetivação de compra evidenciando as formas de envio disponíveis e o prazo para o recebimento do produto.
  • Exibir na loja: Ao optar por “Sim”, as informações sobre forma de envio e prazo para recebimento serão exibidos ao lado da forma de frete e envio escolhida. Caso opte por “Não” será adicionado um link na área na qual o cliente, ao clicar sobre este, visualizará as informações adicionais através de uma lightwindow.
  • Mostrar as informações direto no carrinho: Ao optar por “Sim”, as informações sobre forma de envio e prazo para recebimento serão exibidos ao lado da forma de frete e envio escolhida no carrinho. Caso opte por “Não”, não exibirá a opção de frete ao cliente, deixando disponível ao lojista somente para utilização através do BackOffice ou para o Leilão de Frete.
  • Exibir na finalização das compras as formas de pagamento parcelado: Ao optar por “Sim” o lojista permitirá a exibição de formas de pagamento parcelado mediante a forma de envio escolhida possibilitando ao seu cliente a melhor forma de parcelamento quanto as opções disponíveis. Caso opte por “Não” as formas de pagamento não serão exibidas sendo somente inseridas as formas que o lojista desejar.

Após definir essas configurações, deve-se clicar em "Continuar", neste caso a aba "Configuração", nada será exibido, pois as configurações de frete (valores e prazos),  será definido na aba "Taxas e Valores". Ao acessar esta aba, de "Taxas e Valores", a tela exibida será igual a tela abaixo:

freteInternacional_05.png

As configurações desta forma de envio são fáceis.Primeiramente é definir em "Para" o país que serão definidos taxas e valores. Após definir para qual país, o prazo de entrega para este país deve ser definido, o prazo é calculado em dias. Em "Utilizar", deve-se definir um intervalo de valor, do pedido, para qual o frete será disponibilizado, sendo assim caso um pedido não esteja entre este intervalo, o frete não será exibido. Em "Excedente por kilo" define-se um valor limite, e após este limite ser ultrapassado, para cada kilograma, será acrescido no frete este valor. Em "Adicional Fixo" é um valor que será somado ao frete, independente do peso, do valor do frete, é um valor fixo que será sempre somado antes de calcular o valor final do frete. A útlima configuração "Adicional sobre o produtos%" é possível definir, em "%", um adicional que será somado ao valor de cada produto, e acrescido ao frete.

Neste exemplo foi definido Argentina como exemplo, neste exemplo não foi definido Adicional fixo nem adicional sobre produtos. O prazo para Argentina foi definido de 2 a 5 dias, e foi inserida as faixas de peso que cada pedido estará submetido, por exemplo se um pedido, o peso total for até 250g o frete será gratuito, porém se for de 250g até 450g, será cobrado R$3,50 de frete, e assim é possível configurar para cada país de destino, intervalos e valores, variando de país para país.

Para um frete, para uma faixa de peso, checar a opção "Frete Grátis", que para esta configuração o frete será, para esta faixa, definido como "Frete Grátis". 

 

Cadastrar por tabela de CEP 

A terceira maneira de criar um frete é definir esta forma de envio pelo cep, para isto clicar em "Criar tabela por frete", a primeira configuração a ser feita, na aba "Principal", é igual a descrita acima, quando é selecionada a opção "Criar tabela por país", a difernça ocorre em "Taxas e Valores", que nesta situação é realizada a defnição pelo CEP, não mais pelo país.

 

 

 

 

 

 

CEPs em locais considerados de risco

 

Os Correios possuem um retorno informativo sobre CEPs que estão em áreas de risco para entregar e, nestes casos, o envio pode ser feito mas os carteiros não fazem a entrega  das encomendas. Nestes casos, o comprador recebe um aviso de que a encomenda pode ser retirada em uma determinada agência.

Há uma obrigação de que os lojistas informem sobre isso no momento da compra, no qual  ficará disponível junto à mensagem da loja.

 

* Esta regra sobre o aviso no momento da compra na loja, é obrigatória apenas para o Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, pedimos aos lojistas do Rio atenção a esta informação, que se trata de uma Lei estadual. 

 

A definição por não fazer a entrega do produto nestas áreas, se trata de regra e decisão dos Correios, como forma de evitar extravio/furtos dos produtos e prevenindo perdas. 

Um aviso será apresentado,  caso o CEP para a entrega esteja em uma area restrita,        caso contrário nada é exibido. Se você, lojista,  ainda sim não desejar apresentar esta informação, poderá remover a tag de sua loja.

A mensagem apresentada não é editável pois é o retorno direto do sistema dos Correios.

*Sugerimos comunicar seus compradores, (deixando a Tag habilitada) evitando surpresas e aborrecimentos futuros quanto à entrega. Mesmo que em outros Estados este aviso não seja obrigatório, incentivamos que deixe o comunicado habilitado, para agregar credibilidade sobre a loja e deixar o seu cliente  satisfeito.

  

Frete internacional

Para lojas que realizam o envio de seus produtos para outros países,  é possível configurar, de forma independente, a forma de envio do Exporta Fácil dos Correios. Para configurar, inicialmente é preciso habilitar esta opção.

Acesse em seu painel administrativo, no menu lateral, a aba : Configurações > Frete e Envio. Ao aparecerem as opções, localize o serviço escolhido e o-selecione para editá-lo. 

 

  • Leve Internacional – Remessa Internacional;

  • Mercadoria Econômica – Remessa Internacional;

  • Mercadoria Expressa (EMS) – Remessa Internacional.

Os valores das tabelas são adquiridas diretamente dos Correios em tempo real.

 

Configurações Gerais de Frete 

 Antes de configurar a sua tabela, é preciso habilitar algumas  opção específicas em sua loja, sendo Idioma, Envio e Moeda.

Acesse seu painel administrativo, no menu lateral, a opção: Configurações> Configurações Gerais.

Conforme mostra a imagem, é preciso preencher alguns dados para prosseguir com a personalização da tabela. Selecione a opção do idioma, apresentado na loja. Na opção de Tipo do envio, é imprescindível estar selecionado nas opções Somente Internacional ou Nacional e internacional, para que você consiga finalizar a configuração.

 

 

Ao finalizar o preenchimento dos dados , conforme imagem acima, você poderá dar prosseguimento nas configurações da tabela, selecionando por país.

No menu lateral, é preciso selecionar outra aba:

Acesse o painel administrativo, no menu lateral, a opção : Configurações: frete e envio.

 

Observação importante: Ative antes as opções para frete internacional, como mostram as orientações iniciais deste artigo.

  

* Informamos que se você cadastrar os valores de taxas e tarifas do frete em Reais e a moeda utilizada e demonstrada em sua plataforma for em dólar, o nosso sistema converterá automaticamente para dólar, para cálculo do frete. Não é necessário cadastrar em dólar. A conversão será feita automaticamente. 

Tray 
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