O Google Analytics (GA) possibilita que um funil de compras seja cadastrado na loja, sendo possível visualizar o comportamento dos seus clientes, identificar desistências e muito mais.

Atualizamos a forma de realização e agora ficou muito mais fácil configurar os dados de comércio eletrônico avançado e as etapas de checkout no Analytics.

Com essa nova função você ganha:

- Rapidez no cadastro e configuração;

- Ter o funil de vendas 100% real no Analytics;

- Mais dados para gerenciar o seu negócio.

Realizar esse procedimento é muito importante para ter e manter todos os dados de conversão da sua loja virtual no Analytics.

Configurando as etapas de checkout

Para configurar, siga os procedimentos abaixo na sua conta do Google Analytics:

  • Acesse em "Administrador > Vista da Propriedade > Configurações de comércio eletrônico"
  • Na etapa 1 marque a opção "Ativar comércio eletrônico"
  • Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios avançados de comércio eletrônico"
  • Configure as etapas de checkout (rotulação):
    • 1 - Identificação
    • 2 - Informações pessoais
    • 3 - Endereço do cliente
    • 4 - Forma de envio
    • 5 - Forma de pagamento

Ao realizar essa configuração, a Tray automaticamente informará as etapas em que o comprador está, não é mais necessário informar quais são as URLs de cada etapa.

Primeiro, veremos apenas como realizar a integração do Google Analytics com a loja virtual e logo em seguida as configurações do funil. Em seu painel do Google Analytics clique em "Todos os dados do Website" conforme imagem abaixo:

Analytics6.png

Em seguida, copie o código indicado conforme imagem abaixo:

Analytics7.png

Agora basta acessar no painel administrativo Tray as opções Minha Loja >> Integrações >> Gerenciar Ferramentas do Google >> Configurar (Google Analytics), insira o código e salve. Pronto, a integração foi realizada com sucesso, agora veremos como configurar o funil de vendas no Analytics conforme informações no início do artigo.

Veja abaixo na prática como configurar:

 

Agora que está ativado, recarregue o Google Analytics e aparecerão novas opções na lateral esquerda em "Conversões > Comércio eletrônico".

funil-checkout.png

Opções de checkout

Apesar de conseguir ver o funil e a taxa de abandono de cada etapa, ainda existem perguntas sem respostas, por exemplo:

  • a desistência ocorre antes ou depois de escolher uma forma de pagamento?
  • antes ou depois de escolher uma forma de envio?
  • qual forma de pagamento converte mais?
  • qual forma de envio converte menos?
  • por que as pessoas desistem após digitar os dados de cartão de crédito?

Pensando nisso, agora é possível analisar as opções de checkout (checkout_option):

Isso permite que você veja quais foram as formas de envio e as formas de pagamento escolhidas pelos compradores.

Você poderá acompanhar onde estão os principais pontos de desistência na sua loja, gerando ações para melhorar a conversão de compra.

 

Configurando o Google Analytics usando o Google Tag Manager

Caso você esteja configurando o Google Analytics pelo Google Tag Manager, todo o comportamento de disparo de eventos, pageviews, transações, etc... permanecem os mesmos.

Ao optar pela configuração do Google Analytics pelo Google Tag Manager é importante que as opções de comércio eletrônico avançado estejam configurados corretamente, conforme imagem abaixo:
Importante: Fiquem atentos que ao realizar esse procedimento pelo Google Tag Manager, o código UA deve ser retirado do painel administrativo para que não ocorram conflitos.

Observações importantes

  • Caso não esteja entrando dados de conversão, transações, comportamento de compra e de checkout há uma grande probabilidade dessa configuração estar errada no Google Tag Manager.
  • Recomendamos que você analise primeiro as configurações antes de entrar em contato reportando um problema.
  • Em casos de configurações personalizadas dentro do GTM e configurações fora de nossa plataforma nós recomendamos validar diretamente com o suporte do Google caso haja algum problema.

 

Esperamos que tenha gostado! Boas vendas!
Equipe Tray

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Eduardo Ramos Jacob

    Kde o identificador unico? kde as etapas do funil? aff

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra

    Olá Eduardo, como vai?

    Foi realizada uma atualização no artigo e agora já constam as informações solicitadas pelo senhor, pedimos por gentileza que analise novamente o mesmo.

    Estamos a disposição!
    Att,

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Guilherme Lazzari

    Não encontrei a opção mostrada de para mostrar o funil: "Conversões > Comércio eletrônico > Comportamento no Checkout"

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Excelente. Passo a passo simples e completo.

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Tadeu | Bloom Jeans

    Boa tarde! Segui o passo a passo, mas algo não deu certo. Estou recebendo a seguinte notificação do Google Analytic: "Dados de comércio eletrônico ausentes".

    Meu google analytics está funcionando corretamente, exceto a parte de conversões e comércio eletronico.

    Alguém poderia me ajudar? Já procurei em vários tutoriais e não consegui resolver.

    Seguem prints:

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Bom dia Tadeu, os dados de comércio eletrônico foram configurados corretamente?
    Com este segmento ativo o Analytics começa a capturar dados referentes à Comércio Eletrônico.

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Tadeu | Bloom Jeans

    Bom dia, Rodrigo! Primeiro, muito obrigado pela ajuda.

    Foram configurados dessa forma, sim. Inclusive os acompanhamento da aba conversões > Comércio eletrônico foram atualizados, mas o dados não fluem. Tive vendas e abandonos de carrinho no final de semana, mas eles não aparecem. E a notificação do Analytics continua aparecendo.
    Seguem prints:

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Tadeu, tu incluiu o código via Google Analytics ou via Google Tag Manager?

    Caso tenha sido Via Google Tagmanager recomendo que siga as instruções destes dois artigos para o acompanhamento de conversões:
    Links dos scripts: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/211843167-Google-Tag-Manager
    Passo a passo para configuração: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/360016348531-Google-Adwords-Acompanhamento-de-Convers%C3%A3o

    Se não tem experiência com as ferramentas Google eu recomendo que faça a integração diretamente pelo Analytics mesmo.

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Tadeu | Bloom Jeans

    Oi Rodrigo, pode ser que o problema seja esse mesmo, pois estou utilizando os dois. Pode ser que esteja dando conflito, ou algo do tipo. Se eu deletar a tag do google analytics do tag manager, isso não pode refletir em algum outro acompanhamento, como google shopping, google ads, facebook, etc?

     

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Tu precisa remover a tag UA do Analytics dentro da Tray. Deixa ela no Tagmanager que o acionador esta correto.
    Pode ser conflito nisto, apaga o Analytics na Tray e deixa rodar 24horas pra validar.

    Espero que isto resolva.

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Uber Parts

    Opa, boa tarde.

    Eu tenho o UA do Analytics dentro da Tray configurado corretamente, hoje ativei o comercio eletrônico conforme solicitado à cima. Mas ainda não puxou informação nenhuma, e já tivemos vendas e carrinhos fechados.
    Ah! Não tenho conta no tag manager.

    Como faço?

    Obrigado pela atenção de sempre.


    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Olá Uber Parts. Fizeste esta parte da configuração?

    • Acesse em "Administrador > Vista da Propriedade > Configurações de comércio eletrônico"
    • Na etapa 1 marque a opção "Ativar comércio eletrônico"
    • Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios avançados de comércio eletrônico"
    • Configure as etapas de checkout (rotulação):
      • 1 - Identificação
      • 2 - Informações pessoais
      • 3 - Endereço do cliente
      • 4 - Forma de envio
      • 5 - Forma de pagamento

    Pra que o Funil apareça precisa criar estas etapas.
    Verifica com Tag Assistant se teu Analytics esta integrado corretamente.
    A Tray pode levar 1 dia pra publicar em todas as páginas e tu precisa de domínio próprio e SSL. Com domínio coletivo da Tray os dados não vão bater

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Uber Parts

    Olá Rodrigo.

    Deu certo sim, esta faltando alguns dados, mas creio que é falta de configuração correta.
    Outra dúvida, eu montei um funil de vendas no Analytics, mas ele está pegando os dados só do final do funil, creio que seja as URL`s que eu add, poderia me ajudar como achar essas URL`s corretas?
    As URL`s "produtos" e "carrinho", não estão aparecendo, só a de pagamento.

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Acredito que seja por que tu usou a opção "Começa com", troca pra "Contém" que vai funcionar.
    A URL final é "/checkout/finalizacao" no caso do checkout Tray.

    Usuários curtiram esse comentário: 1
    Ações de comentário Permalink
  • Camila Brandão

    Olá!

    Eu não estou conseguindo achar aonde eu posso ver as URL´s corretas no painel administrativo da plataforma Tray para eu configurar as metas de destino no GA.

    Aonde eu posso ver?

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra

    Olá, pessoal!
    As URLs do checkout são dinâmicas, desta maneira não há como configurar uma URL para que seja sempre capturadas as vendas, entretanto, existe o parâmetro "#finalizacao" na URL, este parâmetro nunca muda, assim poderão criar as metas utilizando tal parâmetro.

    Att,

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Vitor

    Rodrigo estou com o mesmo problema referente a não realizar a captura de conversão, foi alterado o analytics da loja, porém ja faz mais de 48 horas que foi alterado e que foi criado os passos para captura das informações. 

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Bom dia Vitor.
    Observa se dentro do Painel da Tray esta incluído o código do analytics ou o Tagmanager. Não vai funcionar se estiverem os dois códigos.
    O codigo do Analytics tem padrão AW-123456 ja o do Tagmanager tem padrão GTM-ABC123
    A configuração do analytics precisa estar com Comércio Eletrônico ativado e Relatórios avançados ativados na vista da propriedade.
    Não tem muito mistério, se tiver dúvidas vamos falando até resolver

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • Junior

    Olá!!

     

    Estou tentando configurar o google analytics e o caminho mostrado no tutorial da Tray mostra um caminho que me parece ser de versões antigas do programa.

    Este caminho abaixo não encontro no painel do google analytics.

     

    • Acesse em "Administrador > Vista da Propriedade > Configurações de comércio eletrônico"
    • Na etapa 1 marque a opção "Ativar comércio eletrônico"
    • Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios avançados de comércio eletrônico"

     

    Usuários curtiram esse comentário: 1
    Ações de comentário Permalink
  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)

    Esta correto Junior.
    O caminho para inclusão das etapas do Checkout é este mesmo

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • samuel

    Olá,

    Qual a opção mais recomendada e vantajosa ?  Google Analytics ou Google Tag Manager ?  Não está muito claro para mim.

     

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
    Powered by Zendesk