Precisa de ajuda?

→

O Google Analytics (GA) possibilita que um funil de compras seja cadastrado na loja, sendo possível visualizar o comportamento dos seus clientes, identificar desistências e muito mais.

Configurando as etapas de checkout

Para configurar, siga os procedimentos abaixo na sua conta do Google Analytics:

  • Acesse em "Administrador > Vista da Propriedade > Configurações de comércio eletrônico"
  • Na etapa 1 marque a opção "Ativar comércio eletrônico"
  • Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios avançados de comércio eletrônico"
  • Configure as etapas de checkout (rotulação):
    • 1 - Identificação
    • 2 - Informações pessoais
    • 3 - Endereço do cliente
    • 4 - Forma de envio
    • 5 - Forma de pagamento

Ao realizar essa configuração, a Tray automaticamente informará as etapas em que o comprador está, não é mais necessário informar quais são as URLs de cada etapa.

Veja abaixo na prática como configurar:

 

funil-checkout.gif

Agora que está ativado, recarregue o Google Analytics e aparecerão novas opções na lateral esquerda em "Conversões > Comércio eletrônico".

funil-checkout.png

Opções de checkout

Apesar de conseguir ver o funil e a taxa de abandono de cada etapa, ainda existem perguntas sem respostas, por exemplo:

  • a desistência ocorre antes ou depois de escolher uma forma de pagamento?
  • antes ou depois de escolher uma forma de envio?
  • qual forma de pagamento converte mais?
  • qual forma de envio converte menos?
  • por que as pessoas desistem após digitar os dados de cartão de crédito?

Pensando nisso, agora é possível analisar as opções de checkout (checkout_option):

Isso permite que você veja quais foram as formas de envio e as formas de pagamento escolhidas pelos compradores.

Você poderá acompanhar onde estão os principais pontos de desistência na sua loja, gerando ações para melhorar a conversão de compra.

 

Esperamos que tenha gostado! Boas vendas!
Equipe Tray

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk