O Google Analytics (GA) possibilita que um funil de compras seja cadastrado na loja, sendo possível visualizar o comportamento dos seus clientes, identificar desistências e muito mais.

Atualizamos a forma de realização e agora ficou muito mais fácil configurar os dados de comércio eletrônico avançado e as etapas de checkout no Analytics.

Com essa nova função você ganha:

- Rapidez no cadastro e configuração;

- Ter o funil de vendas 100% real no Analytics;

- Mais dados para gerenciar o seu negócio.

Realizar esse procedimento é muito importante para ter e manter todos os dados de conversão da sua loja virtual no Analytics.

Configurando as etapas de checkout

Para configurar, siga os procedimentos abaixo na sua conta do Google Analytics:

  • Acesse em "Administrador > Vista da Propriedade > Configurações de comércio eletrônico"
  • Na etapa 1 marque a opção "Ativar comércio eletrônico"
  • Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios avançados de comércio eletrônico"
  • Configure as etapas de checkout (rotulação):
    • 1 - Identificação
    • 2 - Informações pessoais
    • 3 - Endereço do cliente
    • 4 - Forma de envio
    • 5 - Forma de pagamento

Ao realizar essa configuração, a Tray automaticamente informará as etapas em que o comprador está, não é mais necessário informar quais são as URLs de cada etapa.

Primeiro, veremos apenas como realizar a integração do Google Analytics com a loja virtual e logo em seguida as configurações do funil. Em seu painel do Google Analytics clique em "Todos os dados do Website" conforme imagem abaixo:

Analytics6.png

Em seguida, copie o código indicado conforme imagem abaixo:

Analytics7.png

Agora basta acessar no painel administrativo Tray as opções Minha Loja >> Integrações >> Gerenciar Ferramentas do Google >> Configurar (Google Analytics), insira o código e salve. Pronto, a integração foi realizada com sucesso, agora veremos como configurar o funil de vendas no Analytics conforme informações no início do artigo.

Veja abaixo na prática como configurar:

 

Agora que está ativado, recarregue o Google Analytics e aparecerão novas opções na lateral esquerda em "Conversões > Comércio eletrônico".

funil-checkout.png

Opções de checkout

Apesar de conseguir ver o funil e a taxa de abandono de cada etapa, ainda existem perguntas sem respostas, por exemplo:

  • a desistência ocorre antes ou depois de escolher uma forma de pagamento?
  • antes ou depois de escolher uma forma de envio?
  • qual forma de pagamento converte mais?
  • qual forma de envio converte menos?
  • por que as pessoas desistem após digitar os dados de cartão de crédito?

Pensando nisso, agora é possível analisar as opções de checkout (checkout_option):

Isso permite que você veja quais foram as formas de envio e as formas de pagamento escolhidas pelos compradores.

Você poderá acompanhar onde estão os principais pontos de desistência na sua loja, gerando ações para melhorar a conversão de compra.

 

Configurando o Google Analytics usando o Google Tag Manager

Caso você esteja configurando o Google Analytics pelo Google Tag Manager, todo o comportamento de disparo de eventos, pageviews, transações, etc... permanecem os mesmos.

Ao optar pela configuração do Google Analytics pelo Google Tag Manager é importante que as opções de comércio eletrônico avançado estejam configurados corretamente, conforme imagem abaixo:
Importante: Fiquem atentos que ao realizar esse procedimento pelo Google Tag Manager, o código UA deve ser retirado do painel administrativo para que não ocorram conflitos.

Caso não esteja entrando dados de conversão, transações, comportamento de compra e de checkout há uma grande probabilidade dessa configuração estar errada no Google Tag Manager.

Recomendamos que você analise primeiro as configurações antes de entrar em contato reportando um problema.

Esperamos que tenha gostado! Boas vendas!
Equipe Tray

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Eduardo Ramos Jacob
    0

    Kde o identificador unico? kde as etapas do funil? aff

  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá Eduardo, como vai?

    Foi realizada uma atualização no artigo e agora já constam as informações solicitadas pelo senhor, pedimos por gentileza que analise novamente o mesmo.

    Estamos a disposição!
    Att,

  • Guilherme Lazzari
    0

    Não encontrei a opção mostrada de para mostrar o funil: "Conversões > Comércio eletrônico > Comportamento no Checkout"

  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)
    0

    Excelente. Passo a passo simples e completo.

  • Tadeu
    0

    Boa tarde! Segui o passo a passo, mas algo não deu certo. Estou recebendo a seguinte notificação do Google Analytic: "Dados de comércio eletrônico ausentes".

    Meu google analytics está funcionando corretamente, exceto a parte de conversões e comércio eletronico.

    Alguém poderia me ajudar? Já procurei em vários tutoriais e não consegui resolver.

    Seguem prints:

  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)
    0

    Bom dia Tadeu, os dados de comércio eletrônico foram configurados corretamente?
    Com este segmento ativo o Analytics começa a capturar dados referentes à Comércio Eletrônico.

  • Tadeu
    0

    Bom dia, Rodrigo! Primeiro, muito obrigado pela ajuda.

    Foram configurados dessa forma, sim. Inclusive os acompanhamento da aba conversões > Comércio eletrônico foram atualizados, mas o dados não fluem. Tive vendas e abandonos de carrinho no final de semana, mas eles não aparecem. E a notificação do Analytics continua aparecendo.
    Seguem prints:

  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)
    0

    Tadeu, tu incluiu o código via Google Analytics ou via Google Tag Manager?

    Caso tenha sido Via Google Tagmanager recomendo que siga as instruções destes dois artigos para o acompanhamento de conversões:
    Links dos scripts: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/211843167-Google-Tag-Manager
    Passo a passo para configuração: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/360016348531-Google-Adwords-Acompanhamento-de-Convers%C3%A3o

    Se não tem experiência com as ferramentas Google eu recomendo que faça a integração diretamente pelo Analytics mesmo.

  • Tadeu
    0

    Oi Rodrigo, pode ser que o problema seja esse mesmo, pois estou utilizando os dois. Pode ser que esteja dando conflito, ou algo do tipo. Se eu deletar a tag do google analytics do tag manager, isso não pode refletir em algum outro acompanhamento, como google shopping, google ads, facebook, etc?

     

  • Rodrigo Antonio (oRodrigoAntonio)
    0

    Tu precisa remover a tag UA do Analytics dentro da Tray. Deixa ela no Tagmanager que o acionador esta correto.
    Pode ser conflito nisto, apaga o Analytics na Tray e deixa rodar 24horas pra validar.

    Espero que isto resolva.

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk