Mais uma gigante do mercado está com a Tray ➜ Agora, nós temos o Grupo Netshoes! Com essa nova integração, nossos lojistas passarão a expor seus produtos no maior marketplace de artigos esportivos do e-commerce brasileiro, aumentando suas oportunidades de venda. Além disso, nossos clientes também terão acesso a vitrine do marketplace de moda Zattini. + informações

O Google Analytics (GA) possibilita que um funil de compras seja cadastrado na loja, sendo possível visualizar o comportamento dos seus clientes, identificar desistências e muito mais.

Atualizamos a forma de realização e agora ficou muito mais fácil configurar os dados de comércio eletrônico avançado e as etapas de checkout no Analytics.

Com essa nova função você ganha:

- Rapidez no cadastro e configuração;

- Ter o funil de vendas 100% real no Analytics;

- Mais dados para gerenciar o seu negócio.

Realizar esse procedimento é muito importante para ter e manter todos os dados de conversão da sua loja virtual no Analytics.

Configurando as etapas de checkout

Para configurar, siga os procedimentos abaixo na sua conta do Google Analytics:

  • Acesse em "Administrador > Vista da Propriedade > Configurações de comércio eletrônico"
  • Na etapa 1 marque a opção "Ativar comércio eletrônico"
  • Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios avançados de comércio eletrônico"
  • Configure as etapas de checkout (rotulação):
    • 1 - Identificação
    • 2 - Informações pessoais
    • 3 - Endereço do cliente
    • 4 - Forma de envio
    • 5 - Forma de pagamento

Ao realizar essa configuração, a Tray automaticamente informará as etapas em que o comprador está, não é mais necessário informar quais são as URLs de cada etapa.

Primeiro, veremos apenas como realizar a integração do Google Analytics com a loja virtual e logo em seguida as configurações do funil. Em seu painel do Google Analytics clique em "Todos os dados do Website" conforme imagem abaixo:

Analytics6.png

Em seguida, copie o código indicado conforme imagem abaixo:

Analytics7.png

Agora basta acessar no painel administrativo Tray as opções Minha Loja >> Integrações >> Gerenciar Ferramentas do Google >> Configurar (Google Analytics), insira o código e salve. Pronto, a integração foi realizada com sucesso, agora veremos como configurar o funil de vendas no Analytics conforme informações no início do artigo.

Veja abaixo na prática como configurar:

 

Agora que está ativado, recarregue o Google Analytics e aparecerão novas opções na lateral esquerda em "Conversões > Comércio eletrônico".

funil-checkout.png

Opções de checkout

Apesar de conseguir ver o funil e a taxa de abandono de cada etapa, ainda existem perguntas sem respostas, por exemplo:

  • a desistência ocorre antes ou depois de escolher uma forma de pagamento?
  • antes ou depois de escolher uma forma de envio?
  • qual forma de pagamento converte mais?
  • qual forma de envio converte menos?
  • por que as pessoas desistem após digitar os dados de cartão de crédito?

Pensando nisso, agora é possível analisar as opções de checkout (checkout_option):

Isso permite que você veja quais foram as formas de envio e as formas de pagamento escolhidas pelos compradores.

Você poderá acompanhar onde estão os principais pontos de desistência na sua loja, gerando ações para melhorar a conversão de compra.

 

Configurando o Google Analytics usando o Google Tag Manager

Caso você esteja configurando o Google Analytics pelo Google Tag Manager, todo o comportamento de disparo de eventos, pageviews, transações, etc... permanecem os mesmos.

Mas é importante que as opções de comércio eletrônico avançado estejam configurados corretamente no Google Tag Manager, conforme imagem abaixo:

Caso não esteja entrando dados de conversão, transações, comportamento de compra e de checkout há uma grande probabilidade dessa configuração estar errada no Google Tag Manager.

Recomendamos que você analise primeiro as configurações antes de entrar em contato reportando um problema.

Esperamos que tenha gostado! Boas vendas!
Equipe Tray

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Avatar
    Eduardo Ramos Jacob

    Kde o identificador unico? kde as etapas do funil? aff

  • Avatar
    Gabriel Toribio

    Olá Eduardo, como vai?

    Foi realizada uma atualização no artigo e agora já constam as informações solicitadas pelo senhor, pedimos por gentileza que analise novamente o mesmo.

    Estamos a disposição!
    Att,

    Powered by Zendesk