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A RD Station é uma das ferramentas de automação de marketing mais conhecidas e reconhecidas do mercado. Por conta disso, a Tray, em parceria com a Resultado Digitais, lançou a integração entre as duas ferramentas, focando no sucesso do cliente.

Para conseguir integrar sua loja à ferramenta, primeiramente, você precisará de uma conta do Gmail, o e-mail do Google e uma conta da RD Station. Depois, do Google Tag Manager, o código de monitoramento da RD, os Tokens públicos e privados e o arquivo RD.min.txt. Agora você está pronto para iniciar a sua integração. Vamos lá?

1 – Criando uma conta no Google Tag Manager

O primeiro passo, antes de qualquer um, é você usar sua conta do Google para fazer a criação de sua conta no Google Tag Manager. Depois de clicar em inscrever-se, você deve dar um nome à sua conta, direcionar o e-mail onde a integração irá funcionar (nesse caso, você deve colocar a sua URL sem caracteres especiais), depois selecionar onde essa integração irá funcionar e clicar em criar.

 

2 – Criando a integração

O segundo passo é criar uma nova tag para a publicação em sua página. Para isso, você deve ir em Nova Tag, clicar em Acionamento.

Quando você clicar no acionador, aparecerá a opção de “all pages” e um sinal de mais em azul no canto direito da tela. Clique no sinal para adicionar mais maneiras de usar o Acionador. Quando a nova janela se abrir, clique em Configurações do Acionador e depois selecione a opção Janela Carregada, a terceira da lista.

Após clicar em salvar, você deverá verificar se a opção “Todos os eventos de janela carregados” está selecionada. Se sim, clique apenas no “X” para voltar à tela anterior, se não, selecione e depois salve.

 

3 – Código de Monitoramento RD Station

No terceiro passo, você deve clicar em Configuração de Tags, logo acima do Acionamento. Lá você deve escolher a opção HTML Personalizado e a partir daí, precisará do código de monitoramento. Pegue o código, copie e cole dentro do quadro do HTML, como na imagem abaixo e clique em salvar.

 

 

4 – Configurando a Variável – Token Público e Privado

Depois de configurado o código de monitoramento, é necessário fazer a configuração de variável para a utilização dos Tokens Públicos e Privados. Para isso, é necessário ir em Variáveis, no painel do lado esquerdo, clicar em nova e selecionar a opção de “variável de camada de dados”.

Inicialmente, deve ser criado o campo de Token Público com o nome: TOKEN_RD_PUBLICO e a versão 2 na Versão de Camada de Dados. Depois deve ser clicado e definir o valor padrão, colocando TOKEN_RD_PUBLICO_VALOR.

Em segundo, o mesmo deve ser feito para o Token Privado, TOKEN_RD_PRIVADO e a versão 2 na Versão de Camada de Dados. Depois deve ser clicado e definir o valor padrão, colocando TOKEN_RD_PRIVADO_VALOR.

Esses dados são importantes pois a RD Station utiliza o Token Público para envio de informações dos Leads para o RD Station e o Token Privado, que serve para fazer alterações nas informações dos Leads de acordo com as necessidades e evoluções do funil.

 

5 – Configurando o arquivo RD.min.txt

Assim como feito no segundo e terceiro passo, você deverá clicar no Acionador, selecionar a opção Janela Carregada, a terceira da lista.

Após clicar em salvar, você deverá verificar se a opção “Todos os eventos de janela carregados” estão selecionados. Se sim, clique apenas no “X” para voltar à tela anterior, se não, selecione e depois salve.

Após essa ação, clique em Configuração de Tags, logo acima do Acionamento. Lá você deve escolher a opção HTML Personalizado e a partir daí, precisará do arquivo RD.min.txt, que pode ser encontrado aqui. A partir daí, pegue o código, copie e cole dentro do quadro do HTML, como na imagem abaixo e clique em salvar.

 

6 – Terminando sua integração!

Para finalizar a integração e você conseguir utilizar a integração RS Station em sua loja Tray, você precisará ir em Contas, na barra superior do seu Google Tag Manager e copiar o código do contêiner que se encontra do lado direito.

Depois disso, deverá fazer o login em sua loja, ir na opção Minha Loja, quinto ícone do seu painel administrativo, localizado no lado esquerdo e clicar em integrações. Clique em “Gerenciar ferramentas do Google” e em configurar do Google Tag Manager.

Dentro dessa configuração haverá um espaço para colar o código que você copiou no painel de sua conta do Google Tag Manager. Após colar esse código, clique em salvar e a partir daí sua integração funcionará conforme configurado!



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Escrito por Thiago Mazeto

Sou um gestor especialista em e-commerce e em bater metas! Nas horas vagas tenho como hobbies o futebol, minha filha e claro: as metas(profissionais e pessoais).

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