Mais uma gigante do mercado está com a Tray ➜ Agora, nós temos o Grupo Netshoes! Com essa nova integração, nossos lojistas passarão a expor seus produtos no maior marketplace de artigos esportivos do e-commerce brasileiro, aumentando suas oportunidades de venda. Além disso, nossos clientes também terão acesso a vitrine do marketplace de moda Zattini. + informações
Bem vindo ao artigo sobre importação de produtos a partir do Excel. Esperamos agilizar o seu trabalho neste tópico.
Vamos lá.
 
 
 
     Você pode importar e/ou atualizar os cadastros de produtos através de uma planilha Excel de maneira simples e rápida sem a necessidade de cadastrar manualmente. Se você tem seus dados em uma planilha, você pode fazer a importação para a Tray. Os formatos de arquivos suportados são: XLS ou XLSX. São 3 as formas possíveis de você acessar o recurso de importação de produtos a partir do Excel. Confira abaixo quais são elas.
 

1 - 1ª Forma de acessar o recurso de importação
 
     Acesse no MENU a opção Meus aplicativos e localize entre os diversos aplicativos existentes o aplicativo Importação de dados via Excel. Se tiver dificuldade em localizar, digite no campo de busca "importação" e clique em filtrar. Ao localizar, clique em Acessar para abrir o aplicativo de importação. Veja os detalhes na imagem em anexo.
 

 

2 - 2ª Forma de acessar o recurso de importação

     Acesse no MENU a opção Produtos > Produtos cadastrados. Se você ainda não cadastrou nenhum produto, ao clicar nesta opção do MENU irá aparecer uma opção para você fazer a importação Lista Excel. Note esta opção no meio da tela em Importe seus produtos rapidamente, conforme mostrado na tela a seguir.

3 - 3ª Forma de acessar o recurso de importação

     Acesse no MENU a opção Produtos > Produtos cadastrados. Após já ter cadastrado produtos, a plataforma irá trazer a lista de produtos cadastrados. No canto superior direito, você terá uma opção de Cadastrar novo produto e o botão . Clicando nesse botão você terá a opção de Importar lista Excel.

 


     Qualquer uma das 3 opções anteriores direcionará você para o aplicativo de importação através de uma planilha Excel. A imagem que você deverá ver é igual a esta abaixo.

4 - Realizando uma importação de produtos 

Mãos a obra.

No quadro Importar produtos, clique no botão Incluir Modelo para Importação.

Excel.png

     Agora, vamos configurar o seu modelo de arquivo para importação.

1 - Nome do modelo: Escolhe o nome que terá o modelo que está criando;
2 - Número da Linha para iniciar Importação: Deverá escolher a partir de qual linha o sistema deverá ler sua planilha, exemplo, se colocar 5, somente serão capturadas as informações da linha 5, 6, 7 e assim por diante, sendo as linhas 1, 2, 3 e 4 desconsideradas;
3 - Letra da Coluna para Iniciar Importação: Mesma linha de raciocínio do item acima, mas ao invés de números, serão consideradas as letras;
4 - Produtos que não estão no seu arquivo, mas já estão cadastrados na loja: Valide com atenção cada uma das opções para que não exclua ou altere o estoque de todos os produtos indevidamente, as opções encontradas nesta configuração são:

-Nenhuma ação
-Tornar os produtos inativos e alterar o estoque para 0
-Alterar o estoque dos produtos para 0
-Remover os produtos da loja

Continua após a imagem.

 

 

5 - Agora, vamos relacionar as colunas do seu arquivo com as colunas da Tray. Clique em Adicionar novas colunas+ conforme mostrado abaixo.

 

Você verá a seguinte tela abaixo:

 

     Selecione o primeiro campo e clique em Salvar. Repita o processo até incluir todos os campos que constam em sua planilha de importação. Neste exemplo, vou selecionar 4 campos, o Código do produto (ID Tray), o Nome do produto, o Preço de venda em reais e o Estoque do produto.

     Após inserir todos os campos que desejar, você verá uma tela conforme a imagem pouco mais abaixo.

     O Identificador do produto será usado para validar se o produto já foi cadastrado. Recomendamos manter como Código do produto (ID Tray), assim se o produto já existir o mesmo será atualizado com as informações contidas na planilha, caso o produto não exista, então será cadastrado com as informações da planilha.

     Veja que ao lado direito há a opção para remover alguma coluna que não deseja mais utilizar e, também há uma opção para que possa ordenar as colunas da maneira que desejar, utilizando a imagem abaixo como exemplo, seria possível alterar a coluna "Preço de venda em reais" da coluna C para a D, alterando assim consequentemente a "Estoque do Produto" da para a C.

Importante: O preenchimento de sua planilha, deverá estar exatamente igual ao modelo que criou e não menos importante é não ter alteração no layout padrão do Excel, como por exemplo cores, fontes, células, mantenha todas estas opções da maneira padrão do Excel. Quando informamos exatamente igual, queremos dizer que se na Coluna A do modelo você escolheu a opção Estoque do Produto, então na planilha que está preenchendo deverá inserir a quantidade de estoque de cada produto também na coluna A, se na coluna B escolheu Preço de vendas em reais deverá preencher na coluna somente informações referente ao preço de venda dos produtos.

     Para facilitar o preenchimento e evitar problemas com cadastro de produtos com informações incorretas, recomendamos que acesse este link para visualizar a que cada coluna se refere e também como deverão ser preenchidas.

Clique em "Salvar e voltar para lista de modelos".

Excel.png

     Pronto, agora você já tem um modelo de importação criado, e sempre que for utilizar para importar ou atualizar os produtos, você pode usar o mesmo modelo, sem a necessidade de fazer o processo de criação novamente. Agora caso deseje atualizar campos que não esteja em seu modelo já criado, será necessário a criação de um novo modelo ou mesmo a edição do já existente.

     Agora, vamos importar nossos produtos. Clique no botão  Importar Arquivo, conforme imagem abaixo:Excel.png

 

     Após clicar,  será apresentada uma página já com o modelo em questão selecionado, e abaixo vai aparecer a opção para download do modelo de arquivo que você criou. Isso é opcional, no entanto, recomendamos fortemente que baixe o modelo para conferir se o está exatamente como a planilha que você fará a importação, ou mesmo fazer o download do modelo para preencher do a planilha do zero.

Agora clique em Selecionar arquivo para envio e encontre o arquivo que contém os seus dados para importar. Lembrando que os formatos de arquivos suportados são: XLS ou XLSX.

 

Após selecionar o seu arquivo, aparecerá conforme abaixo. No nosso exemplo, fiz a escolha do arquivo teste_importacao.xlsx. Agora clique em Iniciar importação.

Excel.png

Aguarde o término e você verá uma mensagem de conclusão conforme abaixo. Agora basta ir para sua lista de produtos clicando em Ir para a lista de produtos.

Pronto, seu processo de importação de produtos foi concluído.

 

5 - Itens obrigatórios

-É obrigatório enviar o nome do produto para o cadastro de um novo produto.

-Caso tenha no seu modelo o campo "Estoque", deverá ser enviado um valor válido.

-Campos opcionais (estoque mínimo) poderão ser enviados em branco.
 
-As imagens devem ter a extensão JPG, JPEG e/ou PNG no tamanho de 350Kb e 2.000 x 2.000 pixels.
 

6 - Outras informações de importação
 
Veja abaixo mais algumas dicas sobre Imagens, Categorias, Peso, Disponibilidade, Produtos de outra plataforma e Categorias adicionais.
 
6.1 - Envio de imagens do produto
 
Para enviar as imagens do seu produto na importação, você precisará ter a imagem hospedada na "nuvem" e informar no arquivo Excel a URL da imagem. Não é possível realizar a importação via excel de imagens hospedadas em seu PC/Notebook, Google Drive, Dropbox e similares, ou seja, precisar ser a URL direta de acesso da imagem, não sendo permitido a utilização de URLs que dão acesso à gerenciadores de imagens.
Exemplo: http://www.ondeestahospedado.com.br/imagem01.jpg

ATENÇÃO: É possível enviar até 6 imagens por produto. 
 
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Na importação de imagens, mesmo você colocando o link de uma imagem na planilha para ser importado, as imagens devem ter a extensão JPG, JPEG e/ou PNG no tamanho de 350Kb e 2.00 pixels. Imagens com até 2MB e o sistema irá tentar fazer o redimensionamento automático, porém poderá ocorrer falhas e não importar a imagem. Imagens maiores serão descartadas.

6.2 - Categorias


Utilizando a opção do envio do nome da categoria, o sistema verifica se o nome da categoria já está cadastrada em sua loja virtual. Caso não esteja, será automaticamente cadastrado.


Você pode cadastrar categorias e subcategorias.
 
Observação: Você não consegue importar o Cadastro de Categorias, mas isso não será um problema pois se você enviar no cadastro de produtos o nome da categoria, ela será automaticamente cadastrada. Outro ponto, é que você não deverá ter muitas categorias.
 
É importante você ter a categoria na importação de produto para o sistema já fazer a associação, caso contrário, depois de cadastrado os produtos você terá que associar manualmente, então é melhor que já seja feito na importação de produtos. Desta forma, você irá importar os produtos já com as categorias e subcategorias criadas, NÃO sendo necessário associar depois de importar o produto.
 
Veja aqui o artigo sobre cadastrar categorias, isso pode te ajudar na ideia de estruturar suas categorias, clique aqui.
 
 
6.3 - Peso do produto
 
Você pode enviar o peso em quilos ou gramas. Você poderá selecionar uma das opções na criação do modelo personalizado do arquivo para a importação.

Não é possível cadastrar pelo menor que 1 e dimensões menor que 2cm. A plataforma Tray segue o padrão de pesos e medidas dos Correios.
 
6.4 - Disponibilidade
 
No cadastro de seu produto, constam valores pré definidos de disponibilidade.
Por exemplo: "Disponível em 10 dias úteis". Neste exemplo, envie os valores que estão pré cadastrados e o sistema automaticamente adicionará esse valor no prazo de entrega no momento do cálculo de frete.
 
Atenção: Necessário enviar somente números: 10, 15, 20 e assim por diante.

6.5 - Cadastro de produtos de outra plataforma
 
Para importar seus produtos e não perder a sua relevância de SEO, informe no campo "Redirecionamento de endereço" a URL antiga de seu produto exatamente como existia em sua outra plataforma. O sistema automaticamente fará o redirecionamento para a nova URL. A URL deverá ser inserida após o domínio.
Exemplo: Caso a URL seja www.dominio.com.br/iphone5, deverá ser informado apenas /iphone5.

Observação: o redirecionamento é valido para o mesmo domínio principal da loja. Se você trocou o domínio não será possível fazer este procedimento.

6.6 - Categorias adicionais
 
Seu produto poderá aparecer em mais de uma categoria, sendo possível enviar até 3 categorias adicionais na importação Excel. Basta informar o número (código) das categorias as quais você deseja relacionar com o produto cadastrado em sua loja.

7 - Outras dicas
 
a - É importante que você preste bastante atenção em como os dados estão estruturados em sua planilha que será utilizada para importação.
b - Vale a pena antes de importar uma grande quantidade, fazer um teste com apenas 3 registros na planilha e conferir se tudo foi importado corretamente.
c - Não tente fazer a importação usando arquivos com extensão diferente de XLS ou XLSX.
d - Você só deve incluir um modelo uma única vez. Para todas as demais importações, desde que não mude nada, você pode usar o modelo já salvo.
 
 
Pronto. Obrigado pela leitura até aqui.
 
Um abraço
 
Equipe Tray
Alvino Amaro 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Avatar
    bsbaby

    Qual a solução para o armazenamento das imagens. Já tentei várias opções e nenhuma deu.

    Powered by Zendesk