Precisa de ajuda?

→
Bem vindo ao artigo sobre importação de produtos a partir do Excel. Esperamos agilizar o seu trabalho neste tópico.
Vamos lá.
 
 
 
Você pode importar e/ou atualizar os cadastros de produtos através de uma planilha Excel de maneira simples e rápida sem a necessidade de cadastrar manualmente. Se você tem seus dados em uma planilha, você pode fazer a importação para a Tray. Os formatos de arquivos suportados são: XLS ou XLSX. São 3 as formas possíveis de você acessar o recurso de importação de produtos a partir do Excel. Confira abaixo quais são elas.
 

1 - 1ª Forma de acessar o recurso de importação
 
Acesse no MENU a opção Meus aplicativos e localize entre os diversos aplicativos existentes o aplicativo Importação de dados via Excel. Se tiver dificuldade em localizar, digite no campo de busca "importação" e clique em filtrar. Ao localizar, clique em Acessar para abrir o aplicativo de importação. Veja os detalhes na imagem em anexo.
 

 

2 - 2ª Forma de acessar o recurso de importação

Acesse no MENU a opção Produtos > Produtos cadastrados. Se você ainda não cadastrou nenhum produto, ao clicar nesta opção do MENU irá aparecer uma opção para você fazer a importação Lista Excel. Note esta opção no meio da tela em Importe seus produtos rapidamente, conforme mostrado na tela a seguir.

3 - 3ª Forma de acessar o recurso de importação

Acesse no MENU a opção Produtos > Produtos cadastrados. Após já ter cadastrado produtos, a plataforma irá trazer a lista de produtos cadastrados. No canto superior direito, você terá uma opção de Cadastrar novo produto e o botão . Clicando nesse botão você terá a opção de Importar lista Excel.

 


Qualquer uma das 3 opções anteriores direcionará você para o aplicativo de importação através de uma planilha Excel. A imagem que você deverá ver é igual a esta abaixo.

4 - Realizando uma importação de produtos 

Mãos a obra.

No quadro Importar produtos, clique no botão azul Lista de importação.

A seguir, vamos criar o seu primeiro modelo de importação. Clique no botão azul Incluir modelo para importação. 

Agora, vamos configurar o seu modelo de arquivo para importação.

a - Defina o Nome do modelo: arquivo_1
b - Informe o número da linha para iniciar a importação. Se seu arquivo tem na primeira linha o cabeçalho, e você tem os dados que devem ser importados iniciando na linha 2, então coloque 2 nesta opção.
c - Indique a letra da Coluna que vai iniciar a importação. Nesse exemplo usaremos a coluna A que é a primeira coluna que contém dados em nossa planilha de exemplo.
d - Se por acaso já existir algum produto cadastrado, você tem a opção de indicar que ação quer fazer com eles no próximo passo. Neste exemplos, vamos escolher Nenhuma ação.

-Nenhuma ação
-Tornar os produtos inativos e alterar o estoque para 0
-Alterar o estoque dos produtos para 0
-Remover os produtos da loja

Continua após a imagem.

 

 

e - Agora, vamos relacionar as colunas do seu arquivo com as colunas da Tray. Clique em Adicionar novas colunas+ conforme mostrado abaixo.

 

Você verá a seguinte tela abaixo:

 

Selecione o primeiro campo e clique em Salvar. Repita o processo até incluir todos os campos que constam em sua planilha de importação. Neste exemplo, vou selecionar 4 campos, o Código do produto (ID Tray), o Nome do produto, o Preço de venda em reais e o Estoque do produto.

Após inserir todos os campos, você verá a tela conforme segue.

O Identificador do produto será usado para validar se o produto já foi cadastrado. Recomendamos manter como Código do produto (ID Tray).

Clique em Salvar e voltar para lista de modelos.

Pronto, agora você já tem um modelo de importação criado, e sempre que for utilizar para importar ou atualizar "OS PRODUTOS NESSE CASO", você pode usar o mesmo modelo, sem a necessidade de fazer o processo de criação novamente.

Você deverá criar modelos para importar variações, cliente, características e tabela por faixa de cep. A partir da segunda vez você já terá os modelos.

Agora, vamos importar nossos produtos. Clique no botão azul Importar produtos de um modelo.

O modelo que criamos para a importação estará disponível conforme imagem abaixo. Selecione o modelo que foi criado por você. Aqui no nosso exemplo, selecionarei a opção arquivo_1.

 

Após clicar, vai aparecer a opção para download do modelo de arquivo que você criou. Isso é opcional, no entanto, ao baixar você pode conferir se o modelo está exatamente como a planilha que você fará a importação.

Se não desejar baixar para conferir você pode pular esse passo.

 

Agora clique em Selecionar arquivo para envio e encontre o arquivo que contém os seus dados para importar. Lembrando que os formatos de arquivos suportados são: XLS ou XLSX.

 

Após selecionar o seu arquivo, aparecerá conforme abaixo. No nosso exemplo, fiz a escolha do arquivo teste_importacao.xlsx. Agora clique em Iniciar importação.

 

Aguarde o término e você verá uma mensagem de conclusão conforme abaixo. Agora basta ir para sua lista de produtos clicando em Ir para a lista de produtos.

Pronto, seu processo de importação de produtos foi concluído.

 

5 - Itens obrigatórios

-É obrigatório enviar o nome do produto para o cadastro de um novo produto.

-Caso tenha no seu modelo o campo "Estoque", deverá ser enviado um valor válido.

-Campos opcionais (estoque mínimo) poderão ser enviados em branco.
 
-As imagens devem ter a extensão JPG, JPEG e/ou PNG no tamanho de 250Kb e 1.200 pixels.  
 

6 - Outras informações de importação
 
Veja abaixo mais algumas dicas sobre Imagens, Categorias, Peso, Disponibilidade, Produtos de outra plataforma e Categorias adicionais.
 
6.1 - Envio de imagens do produto
 
Para enviar as imagens do seu produto na importação, você precisará ter a imagem hospedada na "nuvem" e informar no arquivo Excel a URL da imagem.
Exemplo: http://www.ondeestahospedado.com.br/imagem01.jpg

ATENÇÃO: É possível enviar até 6 imagens por produto. 
 
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Na importação de imagens, mesmo você colocando o link de uma imagem na planilha para ser importado, as imagens devem ter a extensão JPG, JPEG e/ou PNG no tamanho de 250Kb e 1.200 pixels. Imagens com até 2MB e o sistema irá tentar fazer o redimensionamento automático, porém poderá ocorrer falhas e não importar a imagem. Imagens maiores serão descartadas.

6.2 - Categorias


Utilizando a opção do envio do nome da categoria, o sistema verifica se o nome da categoria já está cadastrada em sua loja virtual. Caso não esteja, será automaticamente cadastrado.


Você pode cadastrar categorias e subcategorias.
 
Observação: Você não consegue importar o Cadastro de Categorias, mas isso não será um problema pois se você enviar no cadastro de produtos o nome da categoria, ela será automaticamente cadastrada. Outro ponto, é que você não deverá ter muitas categorias.
 
É importante você ter a categoria na importação de produto para o sistema já fazer a associação, caso contrário, depois de cadastrado os produtos você terá que associar manualmente, então é melhor que já seja feito na importação de produtos. Desta forma, você irá importar os produtos já com as categorias e subcategorias criadas, NÃO sendo necessário associar depois de importar o produto.
 
Veja aqui o artigo sobre cadastrar categorias, isso pode te ajudar na ideia de estruturar suas categorias, clique aqui.
 
 
6.3 - Peso do produto
 
Você pode enviar o peso em quilos ou gramas. Você poderá selecionar uma das opções na criação do modelo personalizado do arquivo para a importação.

Não é possível cadastrar pelo menor que 1 e dimensões menor que 2cm. A plataforma Tray segue o padrão de pesos e medidas dos Correios.
 
6.4 - Disponibilidade
 
No cadastro de seu produto, constam valores pré definidos de disponibilidade.
Por exemplo: "Disponível em 10 dias úteis". Neste exemplo, envie os valores que estão pré cadastrados e o sistema automaticamente adicionará esse valor no prazo de entrega no momento do cálculo de frete.
 
Atenção: Necessário enviar somente números: 10, 15, 20 e assim por diante.

6.5 - Cadastro de produtos de outra plataforma
 
Para importar seus produtos e não perder a sua relevância de SEO, informe no campo "Redirecionamento de endereço" a URL antiga de seu produto exatamente como existia em sua outra plataforma. O sistema automaticamente fará o redirecionamento para a nova URL. A URL deverá ser inserida após o domínio.
Exemplo: Caso a URL seja www.dominio.com.br/iphone5, deverá ser informado apenas /iphone5.

Observação: o redirecionamento é valido para o mesmo domínio principal da loja. Se você trocou o domínio não será possível fazer este procedimento.

6.6 - Categorias adicionais
 
Seu produto poderá aparecer em mais de uma categoria, sendo possível enviar até 3 categorias adicionais na importação Excel. Basta informar o número (código) das categorias as quais você deseja relacionar com o produto cadastrado em sua loja.

7 - Outras dicas
 
a - É importante que você preste bastante atenção em como os dados estão estruturados em sua planilha que será utilizada para importação.
b - Vale a pena antes de importar uma grande quantidade, fazer um teste com apenas 3 registros na planilha e conferir se tudo foi importado corretamente.
c - Não tente fazer a importação usando arquivos com extensão diferente de XLS ou XLSX.
d - Você só deve incluir um modelo uma única vez. Para todas as demais importações, desde que não mude nada, você pode usar o modelo já salvo.
 
 
Pronto. Obrigado pela leitura até aqui.
 
Um abraço
 
Equipe Tray
Alvino Amaro 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk