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Para que a integração da sua loja com o marketplace CNOVA de certo valide todas as regras abaixo:

Dados obrigatórios para envio dos produtos para CNOVA

 

Para cadastro de produtos na Cnova é obrigatório que seus produtos tenham as informações:

 

Categorias da loja e categorias da Cnova

 

Em sua loja virtual contém uma organização de categorias diferente do site da Cnova, dessa forma para que seu produto seja cadastrado corretamente na Cnova é obrigatório que realize o relacionamento da sua categoria com a categoria da Cnova.

Exemplo:

Categoria da minha loja “Roupas para mulheres” é igual a categoria “Roupa feminina” na Cnova.

 

Para realizar o relacionamento de categoria acesse o menu Marketplace > Cnova > Relacionar Categorias.

Basta que selecione a categoria referente da sua loja e clique em salvar ao final da página.

Ao cadastrar uma categoria em sua loja poderá demorar alguns minutos para que ela apresente na relação de categorias.

Atenção: Toda categoria nova que cadastrar na sua loja virtual, será necessário o acesso a página de relacionar categoria e realizar o relacionamento com a Cnova.

 

Atributos da loja e atributos da Cnova

Para o cadastro correto dos produtos a Cnova obriga que em algumas categorias sejam enviadas os “atributos do produto”.  Na Tray os atributos são interpretados como “variações”

Veja a relação das categorias que a Cnova obriga o envio de produtos com variações e quais variações devem ser enviadas, veja aqui

Em casos raros os atributos devem ser enviados como características de produto, exemplo: “Editora”. Nestes casos a equipe de suporte Tray poderá auxiliar no cadastro de características no produto.

Envio dos produtos para a Cnova

 

Passo 1: Acesse o painel administrativo da Tray junto ao menu Marketplace > Cnova > Incluir produtos no Marketplace

 

 

Passo 2: Selecione os produtos que deseje e realize o envio para a Cnova.

 

 

 

Passo 3: Após selecionar os produtos defina qual a configuração de preço que irá utilizar para seus produtos:

 

 

Preço igual da loja: O preço do produto na Cnova será exatamente o mesmo preço que colocar na loja virtual, sendo respeitado as promoções cadastradas. Atenção: Não é replicado a informação de desconto das formas de pagamento, exemplo: 5% no boleto bancário.

Sempre que alterar o preço na Loja será alterado também na Cnova.

Preço Com Acréscimo ou Desconto: Baseado no produto da loja será aplicado um desconto ou acréscimo no preço que será enviado para a Cnova.

Sempre que alterar o preço na Loja será alterado também na Cnova.

 

Passo 4: Após clicar no botão avançar iremos realizar uma pré validação dos seus produtos, sendo verificado algumas das regras da Cnova.

 

 

Caso seus produtos não atendam as regras validadas, será disponibilizado um link para uma planilha Excel com os produtos que ocorreram erro para que possa realizar a correção.

 

 

Você poderá continuar normalmente com o envio dos produtos para a Cnova, no entanto o sistema somente irá enviar os produtos que não ocorreram erro na pré validação.

Caso queira enviar os produtos com erro, é necessário que faça as correções e acesse novamente o passo de envio de produto (reinicie no passo 1 deste tutorial)

 

Passo 5: Automaticamente replicamos a descrição de seu produto cadastrado na loja virtual para a Cnova.

No entanto é possível cadastrar uma descrição personalizada para cada um de seus produtos, basta clicar no botão “editar descrição”

 

 

 

Atenção:

 A Cnova não aceita formatação de texto (exemplo: letras coloridas), fotos, scripts, tamanhos de letras diferentes. Dessa forma qualquer descrição enviada para a Cnova (automática dos produtos da loja ou personalizada manualmente) será automaticamente retirado as formatações, com isso a descrição de seus produtos podem ficar diferente na Cnova.

 

Para que sua descrição não fique com formatação diferente, siga as regras de descrição que a Cnova disponibiliza neste link (faltando link, se alquem tiver coloque por favor)

 

Passo 6:

Clique no botão enviar os produtos e estará finalizado o processo de envio dos produtos para a Cnova.

Para saber quando seus produtos serão apresentado na Cnova, veja o tópico “Entenda quando seus produtos vão aparecer na Cnova”

 

Entenda quando seus produtos vão aparecer na Cnova

 

Após o sistema da Tray enviar os produtos para a Cnova, a equipe da Cnova inicia o processo de análise de seus produtos, tendo o prazo mínimo de 90 a 120 dias.

Somente após a Cnova realizar a análise de todos os seus produtos enviados que a Tray conseguirá identificar quais produtos ocorrem recusa (cancelamento) e aprovação.

A análise é realizada em lote, dessa forma todos os produtos que enviar durante um período específico serão analisados de forma conjunta pela Cnova. Sendo de acordo com a fila da Cnova.

Exemplo: Caso envie um produto na data de hoje e um outro na  próxima semana, caso a Cnova ainda não tenha começado a analisar nenhum de seus produtos, será inserido os dois produto em um mesmo lote e somente teremos o retorno do status do produto após a análise de todo o lote.

Em vários casos a Cnova mesmo após os 120 dias não retornam para a Tray se os produtos foram ativos ou cancelados, visto que esse é um processo manual realizado pelos analistas da Cnova.

Se sua loja se enquadra no cenário acima (não teve retorno do cadastro de seus produtos) poderá entrar em contato diretamente com a Cnova e adquirir as informações da análise de seu lote de produto (http://suporte-lojistas.extra.com.br/). Ao entrar em contato com a Cnova não se esqueça de solicitar uma relação dos produtos ativos e dos cancelados, caso contrário a Cnova apenas informa os produtos Ativos e seus produtos cancelados poderão ficar sem qualquer tratamento.

 

No exemplo abaixo temos uma planilha de produtos cancelados que foi recusado na  análise da Cnova tem a coluna “erros e analise” com os erros apontados por analistas:

 

 

Dica: Após o prazo de 120 dias, envie um email para a Cnova e solicite uma planilha com todos os seus produtos ativos e cancelados.

 

Não deixe que seus produtos sejam recusados na Cnova

 

Siga as regras de envio de produto da Cnova para que seus produtos não sejam reprovados e não entrem para venda no site da Cnova. Segue algumas regras abaixo:

  • Não envie produtos com marcas proibidas, veja neste link
  • Siga as orientações de tamanho da foto (mínimo de 600 x 600px)
  • Cadastre o Ean para as categorias que são obrigatórias, veja neste link
  • Cadastre os atributos de produtos corretamente, veja o tópico de atributos
  • Não envie os dados de sua loja na descrição do produto
  • Não envie qualquer telefone na descrição do produto
  • Para saber mais regras entre em contato direto com a Cnova (http://suporte-lojistas.extra.com.br/)
  • Relacione corretamente as categorias da loja com as categorias da Cnova (veja tópico Categorias da loja e categorias da Cnova)
  • Realize o envio dos atributos obrigatórios (veja tópico Atributos da loja e atributos da Cnova)

 

O que fazer quando meu produto é Cancelado (recusado)

 

Passo 1: Para os produtos que a Cnova recusou seu cadastro, normalmente não é possível visualizar no painel da Tray nem diretamente no painel da Cnova, nesse caso você poderá visualizar o erro ao solicitar uma relação dos seus produtos recusados junto a equipe de atendimento da Cnova (http://suporte-lojistas.extra.com.br/) em casos especificos a Cnova retorna o erro para a Tray e então demonstramos no botão Logs que é apresentado ao lado do produto.

 

[imagem]

 

 

Observações:

  • A recusa de cadastro na Cnova é feita de forma manual por seus analistas, dessa forma muitas vezes o erro não retorna para a Tray e é necessário solicitar ao suporte (http://suporte-lojistas.extra.com.br/)

 

Passo 2: Para a correção dos itens informados, é necessário que realizar o acesso a ficha do produto no painel Tray commerce (Produtos > Produtos Cadastrados) e realize a correção do dado informado, exemplo: Inserção de dimensão

 

 

 

 

Passo 3: Após a correção do erro informado é necessário acessar o menu marketplace em seu painel administrativo (Marketplace > Cnova ) e clique no botão atualizar na frente do respectivo produto, sendo alterado o status do produto para “novo” e será re-enviado a Cnova em até 12 horas.

 

 

 

[imagem]

 

 

 

Entendendo como funciona as regras de preço

 

Preço igual da loja: O preço do produto na Cnova será exatamente o mesmo preço que colocar na loja virtual, sendo respeitado as promoções cadastradas. Atenção: Não é replicado a informação de desconto das formas de pagamento, exemplo: 5% no boleto bancário.

Sempre que alterar o preço na Loja será alterado também na Cnova.

Preço Com Acréscimo ou Desconto: Baseado no produto da loja será aplicado um desconto ou acréscimo no preço que será enviado para a Cnova.

Sempre que alterar o preço na Loja será alterado também na Cnova.

Preço fixo: O preço da oferta na Cnova será informado manualmente e não terá qualquer alteração realizada posteriormente.

A plataforma não irá sincronizar o preço da loja com o preço da Cnova, sendo fixo o preço inserido manualmente e não tendo qualquer alteração.

Para alterar o preço do produto com “preço fixo” é necessário acessar novamente o painel e então alterar manualmente a oferta.

 

Observação: alguns cliente utilizam esta opção quando desejam manipular o preço diretamente no painel da CNOVA, se não for esse o seu desejo não selecione esta opção.

 

Cadastrando um produto diretamente no painel da Cnova e realizando o relacionamento de produtos

 

A Cnova disponibiliza que opção do lojista realizar o cadastro do produto através de uma importação excel de produtos diretamente no site da Cnova (consulte diretamente a Cnova para realizar essa ação)

 

No entanto ao realizar o cadastro do produto diretamente na Cnova via Excel, o sistema da Tray não contém o relacionamento dos produtos e não irá ocorrer a atualização de preço, estoque e vendas geradas.

 

Exemplo:

 

Ao cadastrar o produto “Celular Motorola X2 Branco” diretamente na Cnova o sistema não consegue identificar que o respetivo produto da loja seria o “Celular Motorola X2” com a variação branca.

 

Dessa forma, é necessário que após o cadastro do produto diretamente na Cnova, seja realizado o acesso ao painel da Tray no menu Marketplace > Cnova > Lista de anúncios não relacionados

 

 

 

Sendo realizado o relacionamento do produto cadastrado diretamente na Cnova com o produto da loja virtual

 

 

 

 

Após o relacionamento a sincronização de estoque, preço e vendas será realizada com sucesso.

 

 

Atenção: Os produtos cadastrados na Cnova somente serão apresentados após a Cnova aprovar seus produtos, onde após o envio do Excel a Cnova poderá demorar até 30 dias para aprovação.

 

Caso a Cnova demore para aprovar seus produtos, é necessário que entre em contato diretamente com a Cnova (http://suporte-lojistas.extra.com.br/) 

Tempo que oferta cadastrada na Cnova leva para entrar no admin da tray em anúncios não relacionados 

Toda vez que o lojista acessar o portal da Cnova e realizar o cadastro de uma oferta, o sistema da tray irá puxar essas ofertas dentro do painel Marketplace >> Cnova >> Lista de anúncio

s não relacionados uma vez por semana, uma cron é executada sempre aos finais de semana.

 

Observação: Caso a lojista ligue pedindo para que seja adiantado esse processo. O analista que o atender deve acessar o menu de (lista de anúncios não relacionados) e checar se não tem nenhuma oferta a ser relacionada, caso não tenha será demonstrado uma opção apenas para “Roottray” para que possa enviar uma carga e puxar as ofertas da cnova.

 

O analista deve realizar esse processo uma única vez, em primeiro momento não percebe qualquer mudança, assim que  realizar esse procedimento o sistema estará atualizando.

 

PEDIDOS

 

Integração de novos pedidos

 

Ao ocorrer uma venda na Cnova, a Tray realiza sua captura e disponibiliza em seu painel administrativo (Vendas  > Pedidos realizados) com o local de venda “Cnova”

A captura dos pedidos da Cnova ocorre a cada 30 minutos, sendo possível visualizar rapidamente uma venda que foi gerada na Cnova.

Será capturado todos os dados informados pela Cnova (dados do cliente, produtos, frete e forma de pagamento)

Capturamos todos os pedidos sem pagamento e pagos, dessa forma, sempre verifique antes de enviar se o pedido contém o pagamento incluso.

Para sua facilidade iremos gravar no campo “Observações da loja” o código do pedido que foi gerado diretamente na Cnova.

 

Observação: existe uma “indexação” dos pedidos criados no Extra, Casas Bahia, Ponto Frio de até 2h para que fique disponível na Cnova. Só após essa indexação será possível integrar na Tray. Por isso, um pedido exibido no painel da CNOVA pode demorar pouco mais de 2h para estar disponível na plataforma Tray.

 

 

Pedidos Pagos

 

No momento que a Cnova disponibilizar o pagamento do pedido é alterado o pedido em sua loja virtual e inserido o pagamento.

Também realizamos a alteração do status para “A Enviar”.

Disponibilizar informação de nota fiscal e envio de rastreio para Cnova

 

Para envio das informações de nota fiscal e dados de rastreio para a Cnova, basta preencher essas informações diretamente em seu pedido no painel administrativo da Tray.

Os dados de rastreio poderá inserir na Aba Pedido:

 

E os dados da nota junto a aba “Dados fiscais”

 

 

Atenção:

  • A Cnova somente aceita os dados de nota fiscal antes do envio dos dados de rastreio. Dessa forma é necessário informar os dados da nota antes dos dados de rastreio.  Caso seja inserido os dados da nota depois, ela não será integrada com a Cnova.
  • Para realizar o envio dos dados de rastreio, é necessário preencher o número do código e também a data de envio
  • Realizamos o envio das informações de nota e rastreio para a Cnova 2 vezes ao dia, dessa forma não será integrado em tempo real os dados informados.

 

Cnova cancelamento de pedido

Existem alguns cenários para cancelamento de pedidos:

 

1- Pedidos que estão aguardando pagamento

Neste caso ao recebermos a informação que a Cnova cancelou o pedido, ele também será cancelado em seu painel administrativo.

 

2- Pedidos que estão pago

Neste caso, a Tray não irá cancelar o pedido em seu painel administrativo e irá lhe enviar um email informando sobre a tentativa de cancelamento da Cnova. Sendo necessário que o lojista realize o cancelamento manual do pedido.

 

3 - Pedidos com falha - Ação de cancelar manualmente pelo cliente

Ao clicar em cancelar, o sistema identifica que o pedido está com falha e valida se já está finalizado no Mktplace, neste caso só irá mudar o status nosso sistema para cancelado, sem impactar no status/pedido no Marketplace.

 

O e-mail será enviado para o contato principal da loja cadastrado no menu Minha Loja >

Informações da loja

 

FRETE

Fretes que serão demonstrados na Cnova

 

A Tray contém a integração com a Cnova e o mesmo frete que é calculado em sua loja é tambem e enviado para o site da Cnova.

No entanto caso sua loja apresenta vários Fretes, exemplo: Sedex, Pac, Transportadora, Motoboy, entre outros, a Cnova somente irá exibir um dos fretes.

Para informar qual das modalidades de frete deve ser informado na Cnova, você contém duas opções disponíveis:

 

1- Frete Dinâmico

Acesse o menu Marketplace > Cnova > Configurações e escolha na opção “Tipo de frete para envio do produto” se o frete a ser enviado para  a Cnova deve ser o mais rápido ou mais barato.

 

Exemplo: Caso em sua loja esteja ativo o Sedex e PAC e escolha a opção “Mais barato”, no momento que a Cnova solicitar o preço de frete de um produto, será realizado a simulação de frete em tempo real e verificado qual das duas modalidades contém o menor valor, e assim disponibilizado para o valor e modalidade para a Cnova.

A simulação de frete é feita com base em todos os fretes disponíveis para o Markertplace.

 

2- Única modalidade de frete

 

Poderá ser bloqueado o cálculo de frete das modalidades de frete da sua loja e somente disponibilizar uma forma de frete.

Acesse o menu Marketplace > Cnova > Configurações e configure quais formas de frete não quer que seja apresentada para o Markerplace, exemplo:

Em nosso exemplo deixamos apenas a forma PAC ativa, dessa forma somente ela irá retornar para cálculo de frete na Cnova.

Caso esteja mais de uma forma disponível para simulação de frete, será realizado o cálculo de ambas e de acordo com a regra descrita no item 1, será retornado o valor para a Cnova.

 

RESOLVENDO MEUS PROBLEMAS

 

1- Faz tempo que enviei meus produtos e até o momento não aparecem na Cnova.

R:  Veja os tópicos:

  • Entenda quando seus produtos vão aparecer na Cnova
  • Não deixe que seus produtos sejam recusados na Cnova

 

2- O preço do meu produto está diferente

Veja o tópico:

Entendendo como funciona as regras de preço:

Caso tenha cadastrado o produto diretamente na Cnova, veja o tópico

Cadastrando um produto diretamente no painel da Cnova e realizando o relacionamento de produtos

 

3- O preço do meu produto está demorando para atualizar ou não atualiza

Primeiramente verifique se o preço de seu produto está configurado como fixo. Caso esteja como fixo é necessário a atualização manual, veja tópico (Entendendo como funciona as regras de preço:)

Caso seu produto esteja com a configuração de frete igual da loja, acréscimo ou desconto, sempre que ocorrer qualquer alteração de preço na loja virtual iremos enviar a atualização para a Cnova em até 20 minutos

Se precisar realizar a atualização instantaneamente ou se o preço não foi atualizado, basta acessar a listagem de produto integrados (Marketplace > Cnova > Lista de produtos) e clicar no botão “Atualização de preço”

Neste momento será enviado o preço para a Cnova, mas a própria Cnova contém o tempo de até 30 minutos para demonstrar o novo preço na página da Cnova.

Caso esteja com dúvida se o preço está atualizado, você poderá acessar o painel administrativo da própria Cnova e verificar qual o preço do produto está cadastrado na Cnova.

Caso tenha cadastrado o produto diretamente na Cnova, veja o tópico

Cadastrando um produto diretamente no painel da Cnova e realizando o relacionamento de produtos

 

4- O estoque do meu produto está demorando para atualizar ou não atualiza

Sempre que ocorrer qualquer alteração de estoque na loja virtual iremos enviar a atualização para a Cnova em até 20 minutos

Se precisar realizar a atualização instantaneamente ou se o estoque não foi atualizado, basta acessar a listagem de produto integrados (Marketplace > Cnova > Lista de produtos) e clicar no botão “Atualização de estoque”

 

 

Caso esteja com dúvida se o estoque está atualizado, você poderá acessar o painel administrativo da própria Cnova e verificar qual o estoque do produto está cadastrado na Cnova.

Caso tenha cadastrado o produto diretamente na Cnova, veja o tópico

Cadastrando um produto diretamente no painel da Cnova e realizando o relacionamento de produtos

 

5- Meu produto contém estoque mas está indisponível para venda na Cnova

Em seu painel administrativo é possível configurar um estoque mínimo para venda dos produtos (Marketplace > Cnova > Editar Configurações)

O sistema da Tray somente irá ativar automaticamente os produtos que estão com o estoque acima do estoque mínimo.

Você poderá alterar a quantidade de estoque mínimo caso deseje. Após a alteração é necessário aguardar até o próximo dia para atualizar todos os produtos da loja. Para atualizar os produtos em tempo real realize a atualização manual explicado no item acima (O estoque do meu produto está demorando para atualizar ou não atualiza)

6- Por que estou meus produtos foram reprovados

Primeiramente leia o tópico “Não deixe que seus produtos sejam recusados na Cnova” e veja se seus produtos estão atendendo a todos os pré requisitos.

Caso seu produto esteja atendendo a todos os requisitos obrigatórios e verificamos no tópico indicado acima, poderá ser realizado 3 ações:

  • Solicite a Cnova um excel com o ERRO
  • VErifique nos tópicos desta wiki se não temos um explicativo sobre seu erro, pois atualizamos esta wiki regularmente
  • Caso não encontre sua resposta, por favor, entre em contato com nosso suporte

 

7- Todos os meus produtos sumiram do site da Cnova

Em alguns casos a equipe da Cnova desativa lojas que não estejam atendendo ao padrão estabelecido para ofertas os produtos em seu site.

Verifique em seu painel administrativo da própria Cnova se o seu cadastro não está bloqueado e caso esteja poderá verificar o motivo e corrigi-lo.

Informativo da Cnova sobre inativação de loja:

Caro parceiro,

A operação de cada loja é mensurada de acordo com os indicadores de Qualidade, que o lojista consegue visualizar na página inicial do painel Admin. Tais indicadores permitem acompanhar o desempenho e tomar as devidas ações para que os problemas operacionais sejam corrigidos. Quando ocorre a inativação, são adotados alguns procedimentos para que a loja seja reativada.

 

Processo de reativação:

É possível que um lojista seja reativado no Marketplace Via Varejo, desde que sejam observadas as exigências abaixo:

·  É necessário solucionar todos os protocolos;

·  Participar do treinamento de Boas Práticas (além de responder ao questionário e ser aprovado);

·  Renegociar a comissão acordada em contrato.

Atente-se: É necessário que o lojista solucione rapidamente os problemas que levam a loja a apresentar um desempenho ruim, evitando, assim, a inativação. 

 

8- Não está entrando vendas da Cnova no painel da Tray e no painel da Cnova está gerando as vendas normalmente

Verifique se a venda está capturada no painel do Marketplace e está apresentando algum erro, acesse o menu Marketplace > Cnova > Lista de Pedidos

Realize uma busca pelo número do pedido na Cnova. Caso o pedido seja encontrado poderá verificar o problema gerado, normalmente o erro de integração ocorre devido ao erro de relacionamento de produto, veja o tópico Cadastrando um produto diretamente no painel da Cnova e realizando o relacionamento de produtos

Caso não consiga encontrar o solucão do produto ou não encontre o pedido, entre em contato com nossa equipe de suporte.

 

9- Como buscar um pedido da Cnova na Tray

Você poderá acessar o menu Vendas > Pedidos Realizados e buscar as vendas pelo nome do cliente ou utilizar o campo “observações da loja” para buscar pelo código do pedido na Cnova.

Atualmente gravamos o código do pedido no campo observação da loja.

Não se esqueça de modificar o filtro para buscar “Todas as vendas”

 

10 - Não está calculando o frete na Cnova para meus produtos

Para este mesmo produto veja se está calculando o frete em sua loja virtual, adicione o produto no carrinho e insira o cep que está utilizando para o cálculo.

Caso não retorne frete, entre em contato com a equipe de suporte, pois o problema está em sua loja virtual e não no marketplace.

Caso retorne valor de frete, acesse as configurações gerais e veja se a forma de frete que está retornando em seu carrinho de compras não está bloqueada a exibição na Cnova, veja o tópico Fretes que serão demonstrados na Cnova junto ao item 2

 

11- Não está apresentando todas as opções de frete na Cnova

 Para este mesmo produto veja se está calculando o frete em sua loja virtual, adicione o produto no carrinho e insira o cep que está utilizando para o cálculo.

Caso não retorne frete, entre em contato com a equipe de suporte, pois o problema está em sua loja virtual e não no marketplace.

Caso retorne valor de frete, acesse as configurações gerais e veja se a forma de frete que está retornando em seu carrinho de compras não está bloqueada a exibição na Cnova, veja o tópico Fretes que serão demonstrados na Cnova

 

Patricia Inácio 
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