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Para que a integração da sua loja com Walmart de certo valide todas as regras abaixo:

1 - Produtos

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Walmart

  • Peso (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
  • Dimensões dos produtos  - Altura Largura e  Comprimento  (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
  • Imagem (Walmart tem o limite mínimo de 1000px);
  • Produto deve conter no mínimo duas imagens;
  • O título dos produtos  deve conter até 250 caracteres;
  • Estoque;
  • Nome do produto (não pode conter caracteres especiais);
  • EAN único (EAN só é aceito em uma única oferta não pode estar em duas ou mais), caso a Loja não tenha EAN  o Walmart não exige essa informação;
  • Descrição (não pode conter html, CSS,  caracteres especiais,  imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);

1.2 - Cadastro de Produtos

Para criação de produtos no Marketplace acesse Marketplace >> Walmart>> Produtos >> Inclui produtos no Marketplace.

Neste menu será exibido 4 métodos de envio que a loja poderá usar sendo elas:

Selecionar todos os produtos:  A Tray carrega todos os produtos da loja para cadastro no marketplace

Selecionar produtos manualmente: Opção para que a lojista possa selecionar um ou  mais produtos específicos para envio

Selecionar uma ou mais categorias: Caso a loja decida enviar por categoria considera apenas os produtos que estiverem cadastrados como “categoria Principal”

Exemplo: Produto XPTO está cadastrado na categoria Xbox One e como categoria Adicional “acessórios” se eu tentar enviar a categoria “acessórios” este produto não será cadastrado pois está em uma categoria Adicional” para que o mesmo possa ser enviado deverá selecionar a categoria Xbox One

Selecionar uma ou mais marcas: Dentro da ficha de cadastro dos produtos tem o campo de Marcas como exemplo: Apple, Samsung, Motorola Sony, Microsoft, uma vez que selecionar essa opção a loja pode escolher as marcas  cadastradas para que seja enviado os produtos que tenham as mesmas cadastradas em suas respectivas fichas

 

Observação 1: Caso a loja tenha enviado produtos para o marketplace e volte selecionar uma das opções de envio acima as ofertas que foram enviadas sofrem apenas uma atualização.

Observação 2: Caso a loja tenha incluído um Produto diretamente no  painel da Walmart (exemplo  produto XPTO), ao enviar o mesmo produto pela integração marketplace Tray este produto será cadastrado no painel deles ocasionando na duplicação da oferta, essa situação ocorre pois o código da oferta que foi cadastrada diretamente na Walmart é diferente do código produto cadastrado no seu Painel Administrativo.

Observação 3: Caso lojista cadastre a oferta diretamente no painel do Walmart com mesmo código do seu produto na Tray, quando enviar o produto da Tray (utilizando um dos métodos de envio descritos acima) ocorre o relacionamento pois o código da oferta do Walmart é o mesmo da Tray.

1.2.1 - Produtos com falha

Os produtos que não atenderem os requisitos mencionados no tópico  1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Walmart podem apresentar falha no envio. Nesse momento será exibido uma tela com a seguinte mensagem:

Nesta tela de falha a loja tem a opção de baixar o excel  dos produtos que falharam e corrigi-lo.

Observação: Caso a loja tenha produtos que atendam os requisitos para cadastro, e retornem alguns  com falhas, os que estiverem com todas as informações cadastradas corretamente são enviados ficando apenas estes para loja analisar.

1.2.2 - Regra de envio de Preço

A integração que a Tray possui permite ao lojista enviar preços diferenciados para o  Walmart.

Temos os seguintes modos de envio de preços:

Preço igual da loja:  Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.

Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.

Preço com acréscimo em Reais(R$)  ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o acréscimo dado será em cima do  preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custoDentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.

 Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 20,00

Ao incluir  acréscimo de  R$ 15,00 em sobre o preço de custo,  o valor da oferta custará R$ 35,00 pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.

   Preço com  Desconto em Reais(R$)  ou porcentagem (%) Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o desconto  dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o  desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 35,00

Se concedermos um desconto de R$15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta custará R$ 20,00 pois  valor de custo do meu produto é  R$ 35,00.

 Observação:  Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos  e escolha como Base de preço de Custo  para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.

 

 Caso a loja tenha produtos que foram enviados para o  marketplace também poderá atualizar o seu preço, acesse menu marketplace >> Walmart>> Lista de produtos integrados do lado direito de cada oferta possui uma seta, clicando nela temos a opção de “atualizar preço”, podemos atualizar o preço selecionando várias ofertas  de uma vez sendo necessário apenas clicar em cima do checkbox opção de selecionar quadrado do lado esquerdo (checkbox) abaixo do campo código loja conforme demonstramos no exemplo abaixo.

 

 

 

 

1.2.2.1 - Regra de envio de preço de produtos com variação:

As lojas que trabalham com variações em seus produtos precisam ficar atentos pois existem alguns critérios no envio dos preços, a seguir vamos citá-los:

Produto com variação sem Preço: Uma vez que a variação não possui preço quando a oferta é criada no marketplace será herdado o valor do produto “pai”

Exemplo: Produto XPTO possui valor R$ 200,00 com variação “Cor” Preta sem valor

Quando a oferta for criada será enviado o preço de R$ 200,00 correspondente  ao produto Pai.

 

Produto com variação com Preço: Uma vez que as variações tenham preços cadastrados serão enviados os preços das mesmas

Exemplo: Produto XPTO valor R$ 200,00 variação “Cor” Preto custando R$ 50,00, Azul custando R$ 100,00 na criação da oferta será enviado respectivamente os preços R$ 50,00 para variação Preta e R$ 100,00 para variação Azul.

Caso a loja utilize uma regra de preço com acréscimo ou desconto será dado com base no preço da variação.

Observação: Caso tenha mais de uma variação o produto e algumas variações possuem preço e outras não, as que não tiverem vão herdar o preço do produto pai

1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com Promoção.

As lojas que trabalham com promoções ativas em seus produtos são enviados os preços promocionais se utilizar as seguintes regras de preço:  Preço igual da loja, Acréscimo ou desconto com Base no Preço de Venda.

 Exemplo:  Produto XPTO  tem valor de R$ 40,00 com uma promoção ativa a partir do  dia 05/12/2017 válida até 06/12/2017  com valor DE R$ 15,00

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 O valor enviado para o marketplace será de R$ 15,00 pois trata-se do preço vigente do produto (preço sendo ofertado) tendo acréscimo, ou desconto ou podendo ser o preço igual da loja de acordo com a regra de preço escolhida e conforme citado no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço

Quando ocorrer o término da data de promoção, o valor do produto volta o preço de “venda” com isso, o produto no marketplace também atualiza o preço atribuindo o valor vigente (preço do produto que está sendo vendido na loja virtual).

 

1.2.2.3 - Falhas de Atualização de Preço

Preço com desconto ou acréscimo maior que 50%

Conforme mencionamos no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço  a loja pode utilizar o Preço igual da loja, incluir um acréscimo ou desconto, porém existem alguns critérios ao qual precisam seguir para que não ocorra erros na atualização.

Mudança de Preço: Caso a loja tenha  um produto e o mesmo está ativo no Walmart exemplo: Produto XPTO valor R$ 20,00. Se incluir um acréscimo ou desconto de 50%  sobre o valor ofertado vai causar falha de sincronização pois o Marketplace não aceita uma mudança muito alta de preço com base no que está sendo ofertado.

Em casos do Marketplace agregar o valor incorreto do produto ou o lojista cadastrar incorretamente o valor tendo a necessidade de uma mudança brusca no preço ele pode fazer de duas maneiras.

Supondo que o valor do produto XPTO na Walmart esteja custando R$ 1,00 e na minha loja R$ 50,00, posso aumentar o preço diretamente no portal da Walmart para igualar o que vendo na loja e depois sincronizar preço. Marketplace >> Walmart>> Lista de produtos >> seleciono o produto  no campo “código loja”>>  atualização de preço caso seja mais de um produto.

 

Caso seja apenas um do lado direito do produto clique na seta >> atualização de preço conforme demonstrado abaixo.

 

Outro Método para corrigir esse tipo de situação caso o preço do produto dentro do Marketplace esteja com um valor X e na Loja Y   subindo ou diminuindo (dependendo do caso) o valor do seu produto dentro da Loja para que o valor se equipare ou fique próximo ao do Marketplace para que estabeleça o sincronismo e por fim a loja possa atualizar o preço para que fique correto em ambos os locais.

 

1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

O Lojista possui o recurso de enviar uma descrição personalizada para para seus produtos na Walmart caso a descrição do seus produtos não estejam dentro dos critérios que a Walmart exige 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Walmart

O envio da descrição pode ser feito de duas Maneiras sendo elas: na inclusão de um novo produto no Marketplace ou na edição de um produto que foi enviado que foi reprovado na análise da Walmart conforme seus critérios.

 

1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

Acessando menu Marketplace >> Walmart>> Incluir Produtos no Marketplace ou menu Marketplace >> Walmart >> Lista de produtos integrados >> Incluir Produtos no Marketplace

Assim que escolher maneira que deseja incluir seus produtos no marketplace, seja todos os produtos,  produtos manualmentepor marcas específicas  ou categorias específicas 1.2 - Cadastro de Produtos  quando clicar em continuar será exibida uma tela de “revisão dos produtos” nesta tela temos a opção do lado direito de cada produto de “editar descrição” ao clicar nesta opção exibe o editor de textos para o lojista cadastrar a descrição conforme desejado conforme exemplos abaixo

 

 

 

 

 

 

 

1.2.3.2 - Envio de Descrição Personalizada com ofertas cadastradas no Marketplace

Acessar Marketplace >> Walmart>> Lista de produtos integrados temos a listagem das ofertas que foram enviadas do lado da opção “inativar produto temos uma seta, clicando nela exibe a opção “editar descrição” clicando nela será aberto o editor de textos para poder editar a descrição para a oferta que está na Walmart.

 

 

 

Observação: Caso o Produto esteja ativo no marketplace  o mesmo não recebe atualização de descrição por critérios internos da Walmart. A atualização da descrição somente ocorrerá quando o produto estiver com Falha. 

2 - Fluxo de Envio de produtos Walmart

Abaixo temos o fluxo de envio de produtos, este fluxo mostra a trajetória do produto desde que sai da Tray até chegar no marketplace.

 

3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

As lojas que possuem integração diretamente com Walmart com ofertas cadastradas no portal deles e passam a integrar com a Tray é necessário realizar o De Para dos produtos existentes no painel deles com os de sua Loja virtual para que ocorra a integração de estoque, preço, de pedidos e etc.

Acesse Marketplace >> Walmart >> Lista de anúncios não relacionados será listado todas as ofertas que estão cadastradas diretamente com a Walmart que não estão vinculadas ao produto na Tray.

 

 

 

 

Ao selecionar a opção relacionar anúncio  será redirecionado para página abaixo.

Neste página temos a escolha da regra de preço 1.2.2 - Regra de envio de Preço e a opção para escolher o produto da loja virtual para que possa relacionar a oferta no painel da Walmart. Caso a loja tenha mais 1000 produtos exibe apenas os campos para busca dos produtos como o de Busca pelo nome, Busca pelo código e Busca por Referência.

Uma vez que relacionar o seu produto Tray com a oferta Walmart a Tray passa a enviar o estoque, preço do produto, disponibilidade (ativo ou inativo), prazo de disponibilidade do produto caso tenha cadastrado no seu produto), descrição completa, imagem, marca e todas as demais informações de cadastro fazendo com que sobreponha o que estiver cadastrado na Walmart.

Em casos de Produtos com variações ao listar  o produto da loja que possui a variação para relacionar com a oferta Walmart será exibido  a mesma logo abaixo com isso basta selecioná-la conforme exemplo abaixo

4 - Lista de Pedidos

Dentro do Painel Administrativo da Tray temos no menu marketplace >> Walmart >> Lista de pedidos a listagem de todos os pedidos gerados pelo marketplace conforme demonstrado abaixo.

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Nesta listagem temos as informações sobre o pedido, qual “status” que o mesmo está “Mensagem” se está integrado ou com falha, além dos filtros que podem ser utilizados para encontrar um pedido específico ou filtrar uma data específica.

 

O filtro Status conseguimos listar os pedidos que estão com determinadas situações:

Novo: São pedidos novos que entraram.

Aprovado: Pedidos aprovados no marketplace

Cancelado: Pedidos cancelados no marketplace

Falha: Pedidos que vieram do Marketplace que estão com alguma falha, tópico vamos ver a seguir.

Aguardando Pagamento: Pedidos que vieram do marketplace sem o pagamento

Enviado: Pedidos foram enviados pelos lojista (passando os dados fiscais dentro de cadastro, código de rastreio e data de envio)

Nota enviada: Pedidos que o lojista incluiu os dados da Nota fiscal no pedido

Não sincronizado: Pedidos que estão com alguma pendência de sincronização como por exemplo: sem dados fiscais.

4.1- Envio de rastreio e Nota fiscal

A Tray permite que o lojista ou ERP que a loja trabalha cadastre os dados da Nota Fiscal e Rastreio dentro da ficha de pedidos para que esses dados possam ser enviados para o marketplace facilitando o trabalho da loja de ter que cadastrar manualmente esses dados no painel da Walmart.

Para que os dados possam ser enviados corretamente para Walmart devemos seguir o seguinte fluxo:

1º Lojista ou ERP  cadastra no pedido a Nota fiscal.

2º Lojista ou ERP cadastra no pedido Código de Rastreio junto com Data de envio.

Observação: Caso a loja ou o ERP da empresa não siga esse fluxo corretamente os dados de rastreio e nota fiscal não serão cadastrados corretamente no marketplace.

Para visualizarmos dentro do(s) pedido(s) os campos de preenchimento da Nota fiscal, Código de rastreio e Data de envio acesse painel de Vendas >> pedidos realizados, clicando em cima do pedido é aberto a página "pedido" onde temos os campos de "código de rastreio" e "Data de envio" conforme podemos observar nas imagens abaixo.ink__16_.PNGink__15_.png

 

Dentro da ficha do pedido temos a aba "Dados fiscais", nesta aba temos os campos para preenchimento da Nota fiscal conforme demonstrado abaixo.

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4.2- Falhas de Pedidos

Quando um pedido é feito no Marketplace nem sempre ele entra no painel de vendas >> Pedidos realizados, pois existem algumas pendências para serem corrigidas, ficando o pedido no menu Marketplace >> Walmart lista de pedidos “status” com “Falha” a seguir vamos listar os erros mais comuns

Falha ao integrar  pedido  sem  Dados fiscais: Quando a loja inclui dentro da ficha do pedido apenas a Data de de Envio junto com Código de envio ou apenas uma dessas informações  deixando de incluir a nota fiscal o pedido entra com status de falha pois está faltando dados para fechá-lo corretamente.

Solução: A solução é acessar o portal da Walmart e incluir que estão faltando manualmente.

Falha ao integrar Pedido Não é possível enviar o pedido sem oferta Sku: Essa falha pode é gerada quando Lojista cadastrou Oferta direto no painel da Walmart e não relacionou com produto na tray:  Quando a loja não faz o devido relacionamento quando ocorre a venda no marketplace o pedido entra com status de falha Falha ao integrar o pedido - Não é possível enviar o pedido sem oferta. Sku XXXXX

Solução: acessar o menu de relacionar produtos 3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)e fazer o relacionamento, depois disso aguardar 5 minutos após o produto estiver integrado com a oferta acessar menu Marketplace >> Walmart>> Lista de pedidos >> status “Falha” filtrar.  do lado direito da oferta clique em “Reenviar pedido” conforme exemplo abaixo.

 

Falha ao integrar Pedido Variant Id é inválido: Esta falha ocorre quando a loja envia o produto para o Marketplace sem a variação e posteriormente cadastra as variações na ficha de cadastro do produto porém não envia para a Walmart as mesmas. Quando ocorre a venda no Marketplace a mesma entra sem a variação pois o produto originalmente havia sido criado sem elas na Walmart.

Solução:  Remover as variações na ficha de cadastro do produto (caso não tenha enviado as variações para o marketplace), aguardar  5 minutos e reenviar o pedido na lista de pedidos da Walmart 7 - Lista de Pedidos

No caso da loja ter cadastrado o produto sem variação no marketplace e ter uma venda dele  e neste período a loja enviou as variações para o marketplace, recomenda-se dar baixa no pedido manualmente no portal deles ou abrir um chamado com os mesmos para que possam incluir manualmente a variação dentro do pedido

 

Falha ao integrar Pedido Produto sem estoque:  Falha ocorre quando o Estoque do produto é menor que o mínimo configurado ou atingiu 0 4.1 - Estoque Mínimo

Solução:  Acessar o produto e incluir quantidade de estoque maior do o mínimo configurado, depois disso recomenda-se aguardar 5 minutos acessar listagem de pedidos com falhas e reenviar o pedido 4 - Lista de Pedidos

5 - Configurações

Para ter acesso a este menu entre no seu painel adminnistrativo da tray Marketplace >>  Walmart >> Configurações

5.1 - Estoque Mínimo

A integração de estoque não ocorre em tempo real pois existe uma cron (rotina) responsável pelo envio das atualizações de estoque para Walmart a cada 30 minutos.

Esta trava existe para lojas que trabalham com quantidades limitadas de produtos, para não ter problemas de vender produtos  a mais e não ter o  estoque foi inserido essa configuração devido esta comunicação não ser em tempo real.

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Exemplo: Produto XPTO possui 10 unidades de estoque, na configuração do Walmart está 2 unidades de estoque mínimo, quando o produto for vendido e chegar em 1 unidades ou menos, na Walmart será pausado pois o estoque do produto é menor que estoque mínimo configurado.

Observação: A integração de pedidos pode levar até 1 hora para entrar na Tray (nesse meio tempo a loja pode acabar tendo vendas em outros canais como mercado livre, loja virtual etc)  enquanto o pedido não entra na Tray não ocorre a baixa de estoque do produto  e consequentemente não ocorre a atualização no marketplace.

 

5.2 - Preço de Venda  

Recurso utilizado para as lojas que desejam enviar um preço diferenciado para o marketplace seja ele um acréscimo ou um desconto (em reais ou porcentagem) sobre o  valor dos produtos conforme descrito no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço.

Essa regra é Geral e será aplicado o desconto ou acréscimo em todos os produtos que foram enviados para Walmart  os novos que forem  cadastrados.

Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo

 

5.3 - Frete

A integração do Walmart utiliza o mesmo  cálculo de frete obtido de seus produtos em sua loja virtual de acordo com as tabelas de frete ativas no Painel administrativo.

Quando cliente inclui o cep no site do Walmart eles enviam uma requisição para a Tray solicitando o valor do frete para o Produto em questão de acordo com as suas dimensões e peso e cubagem.

A Tray repassa os valores, prazos disponíveis e o nome da tabela de frete.

O Walmart define qual melhor frete a ser exibido para o consumidor

Dentro das configurações do Marketplace  temos a opção  Adicionar custo de imposto ao frete  está configuração uma vez que estiver selecionada adiciona o valor dos impostos que a Loja  possui configurada.

 

A tray tem um recurso de  Não utilizar a forma de envio que contenha a palavra abaixo

Neste caso a loja pode informar o nome da tabela de frete que não deve ser usada pelo Walmart.

5.4 - Urls de Serviços

A loja que ativar a integração com a Walmart deve passar a url abaixo para que os mesmos possam cadastrá-la para obter as notificações do sistema.

6 - Tempo de Atualizações das Rotinas

Toda atualização do marketplace, seja ela de preço, estoque disponibilidade (ativo ou inativo) são feitas por rotinas que são executadas em determinados períodos conforme vamos ver a seguir.

  • Atualização de Preço:     Ocorre a cada 30 minutos
  • Atualização de Estoque: Ocorre a cada 30 minutos
  • Atualização de Disponibilidade (ativo / inativo):  Ocorre a cada 30 minutos
  • Atualização de Produtos com falha: Ocorre uma vez ao dia na Madrugada
  • Criação de Pedidos dentro do Painel da Tray:  Pode levar 1 hora  para entrar a partir do momento que ele foi criado no Marketplace.
  • Atualização de Listagem de relacionamento de Produtos:  Ocorre uma vez por semana.
Geraldo Andrade 
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