A contagem regressiva para a Black Friday já começou! Estamos nos aproximando da data mais aguardada pelos consumidores online e está na hora de preparar a operação da sua loja virtual. Por isso, preparamos esse material exclusivo para você, lojista Tray, com dicas valiosas para configurar o seu e-commerce e fazê-lo decolar + informações

Sumário

Wizard

1 - Produtos

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Walmart

1.2 - Cadastro de Produtos

1.2.1 - Produtos com falha

1.2.2 - Regra de envio de Preço

1.2.2.1 - Regra de envio de preço de produtos com variação

1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com Promoção

1.2.2.3 - Falhas de Atualização de Preço

1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

1.2.3.2 - Envio de Descrição Personalizada com ofertas cadastradas no Marketplace

1.2.4 - Prazo de Disponibilidade (crossdocking)

1.2.4.1 - crossdocking  Walmart

2 - Fluxo de Envio de produtos Walmart

3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

4 - Lista de Pedidos

5 - Configurações

5.1 - Estoque Mínimo

5.2 - Preço de Venda

5.3 - Frete

5.4 - Urls de Serviços

6 - Tempo de Atualizações das Rotinas

7 - Duvidas Frequentes

 

 

Wizard

Para iniciar a integração com Walmart é necessário que a loja primeiro realize seu cadastro no Walmart através do link: Walmart o Walmart disponibiliza para loja o "código vendedor", "usuário" e "senha" para que o lojista possa integrar com a Tray.

 

 Quando a loja tiver posse destes dados de integração, dentro do seu Painel Administrativo da Tray deve acessar o menu marketplace >> Walmart >> iniciar integração e incluir os dados nos campos indicados, clique na opção "concordo com a tarifa de 1% sobre as vendas pagas no marketplace", por fim clique no botão "Ativar integração", conforme demonstramos abaixo.

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 Após a loja clicar no botão "Ativar integração", a Tray realiza uma consulta no Walmart para checar se existem produtos que foram cadastrados no painel do Walmart que precisam ser relacionados com os produtos da Tray (explicaremos como se realiza o relacionamento no tópico 3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)), conforme a imagem abaixo.

 

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O Lojista pode aguardar o termino da consulta ou se quiser pode clicar no botão "Fechar" pois a Tray continua a realizar essa consulta.

 

Após o termino da consulta ou se a loja fechar a janela da página de verificação de anúncios não relacionados conforme explicamos acima, o lojista é direcionado para página de "configurações gerais do marketplace" para que possa definir as configurações que serão aplicadas para o Walmart, (lembrando que é necessário que a loja deve enviar para o Walmart a url de notificação que está na página de configurações, explicaremos no artigo 5 - Configurações).

 

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Assim que terminar de realizar as configurações no final da página de configurações clique no botão  "Salvar". Após a conclusão o lojista será direcionado para página inicial da integração com Walmart  conforme imagem abaixo.

 

Atenção:  No processo de ativação da conta, na Wizard do Walmart no Passo 5 eles pegam alguns produtos da loja e realizam uma consulta de frete para poder concluir a integração com eles.

Os ceps que o Walmart utiliza para consulta são: 06449-410 e 06460-020.

Caso apresente falha neste processo impedindo da loja prosseguir, certifique-se que dentro das configurações de frete do Walmart dentro do painel Administrativo da Tray, menu marketplace >> Walmart >> configurações >> gerenciar configurações >> Frete e envio (conforme a imagem acima) é necessário que a loja deixe desmarcado pelo menos uma opção de frete disponível, uma vez que se marca qualquer tabela de frete ocorre a loja passa a bloquear o seu uso para o Walmart.

Para a maioria as regiões do Brasil estes ceps do Walmart atendem apenas por Sedex, caso tenha duvidas a loja poderá realizar um teste simples dentro de sua própria loja pegando um produto que e fazendo o calculo do frete na loja para estes ceps pois o mesmo calculo que é feito na loja será enviado para o Walmart.

 

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 1 - Produtos

Importante! O recurso de Kits de produtos não está disponível para cadastrar nos marketplace.

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Walmart

  • Peso (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
  • Dimensões dos produtos  - Altura Largura e  Comprimento  (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
  • Imagem (Walmart tem o limite mínimo de 1000px);
  • Produto deve conter no mínimo duas imagens;
  • O título dos produtos  deve conter até 250 caracteres;
  • Estoque;
  • Nome do produto (não pode conter caracteres especiais);
  • EAN único (EAN só é aceito em uma única oferta não pode estar em duas ou mais), caso a Loja não tenha EAN  o Walmart não exige essa informação;
  • Descrição (não pode conter html, CSS,  caracteres especiais,  imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);

1.2 - Cadastro de Produtos

Importante:  Caso a Oferta esteja com status "Em Pausa", após a atualização do seu produto na Tray (Produtos >> Produtos cadastrados) a "Ativação" da oferta no Walmart poderá ocorrer na madrugada.

 

Para criação de produtos no Marketplace acesse Marketplace >> Walmart>> Produtos >> Inclui produtos no Marketplace.

Neste menu será exibido 4 métodos de envio que a loja poderá usar sendo elas:

Selecionar todos os produtos:  A Tray carrega todos os produtos da loja para cadastro no marketplace

Selecionar produtos manualmente: Opção para que a lojista possa selecionar um ou  mais produtos específicos para envio

Selecionar uma ou mais categorias: Caso a loja decida enviar por categoria considera apenas os produtos que estiverem cadastrados como “categoria Principal”

Exemplo: Produto XPTO está cadastrado na categoria Xbox One e como categoria Adicional “acessórios” se eu tentar enviar a categoria “acessórios” este produto não será cadastrado pois está em uma categoria Adicional” para que o mesmo possa ser enviado deverá selecionar a categoria Xbox One

Selecionar uma ou mais marcas: Dentro da ficha de cadastro dos produtos tem o campo de Marcas como exemplo: Apple, Samsung, Motorola Sony, Microsoft, uma vez que selecionar essa opção a loja pode escolher as marcas  cadastradas para que seja enviado os produtos que tenham as mesmas cadastradas em suas respectivas fichas

 

Observação 1: Caso a loja tenha enviado produtos para o marketplace e volte selecionar uma das opções de envio acima as ofertas que foram enviadas sofrem apenas uma atualização.

Observação 2: Caso a loja tenha incluído um Produto diretamente no  painel da Walmart (exemplo  produto XPTO), ao enviar o mesmo produto pela integração marketplace Tray este produto será cadastrado no painel deles ocasionando na duplicação da oferta, essa situação ocorre pois o código da oferta que foi cadastrada diretamente na Walmart é diferente do código produto cadastrado no seu Painel Administrativo.

Observação 3: Caso lojista cadastre a oferta diretamente no painel do Walmart com mesmo código do seu produto na Tray, quando enviar o produto da Tray (utilizando um dos métodos de envio descritos acima) ocorre o relacionamento pois o código da oferta do Walmart é o mesmo da Tray.

1.2.1 - Produtos com falha

Os produtos que não atenderem os requisitos mencionados no tópico  1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Walmart podem apresentar falha no envio. Nesse momento será exibido uma tela com a seguinte mensagem:

Nesta tela de falha a loja tem a opção de baixar o excel  dos produtos que falharam e corrigi-lo.

Observação: Caso a loja tenha produtos que atendam os requisitos para cadastro, e retornem alguns  com falhas, os que estiverem com todas as informações cadastradas corretamente são enviados ficando apenas estes para loja analisar.

1.2.2 - Regra de envio de Preço

A integração que a Tray possui permite ao lojista enviar preços diferenciados para o  Walmart.

Temos os seguintes modos de envio de preços:

Preço igual da loja:  Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.

Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.

Preço com acréscimo em Reais(R$)  ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o acréscimo dado será em cima do  preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custoDentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.

 Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 20,00

Ao incluir  acréscimo de  R$ 15,00 em sobre o preço de custo,  o valor da oferta custará R$ 35,00 pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.

   Preço com  Desconto em Reais(R$)  ou porcentagem (%) Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o desconto  dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o  desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 35,00

Se concedermos um desconto de R$15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta custará R$ 20,00 pois  valor de custo do meu produto é  R$ 35,00.

 Observação:  Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos  e escolha como Base de preço de Custo  para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.

 

 Caso a loja tenha produtos que foram enviados para o  marketplace também poderá atualizar o seu preço, acesse menu marketplace >> Walmart>> Lista de produtos integrados do lado direito de cada oferta possui uma seta, clicando nela temos a opção de “atualizar preço”, podemos atualizar o preço selecionando várias ofertas  de uma vez sendo necessário apenas clicar em cima do checkbox opção de selecionar quadrado do lado esquerdo (checkbox) abaixo do campo código loja conforme demonstramos no exemplo abaixo.

 

 

 

 

1.2.2.1 - Regra de envio de preço de produtos com variação

As lojas que trabalham com variações em seus produtos precisam ficar atentos pois existem alguns critérios no envio dos preços, a seguir vamos citá-los:

Produto com variação sem Preço: Uma vez que a variação não possui preço quando a oferta é criada no marketplace será herdado o valor do produto “pai”

Exemplo: Produto XPTO possui valor R$ 200,00 com variação “Cor” Preta sem valor

Quando a oferta for criada será enviado o preço de R$ 200,00 correspondente  ao produto Pai.

 

Produto com variação com Preço: Uma vez que as variações tenham preços cadastrados serão enviados os preços das mesmas

Exemplo: Produto XPTO valor R$ 200,00 variação “Cor” Preto custando R$ 50,00, Azul custando R$ 100,00 na criação da oferta será enviado respectivamente os preços R$ 50,00 para variação Preta e R$ 100,00 para variação Azul.

Caso a loja utilize uma regra de preço com acréscimo ou desconto será dado com base no preço da variação.

Observação: Caso tenha mais de uma variação o produto e algumas variações possuem preço e outras não, as que não tiverem vão herdar o preço do produto pai

1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com Promoção

As lojas que trabalham com promoções ativas em seus produtos são enviados os preços promocionais se utilizar as seguintes regras de preço:  Preço igual da loja, Acréscimo ou desconto com Base no Preço de Venda.

 Exemplo:  Produto XPTO  tem valor de R$ 40,00 com uma promoção ativa a partir do  dia 05/12/2017 válida até 06/12/2017  com valor DE R$ 15,00

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 O valor enviado para o marketplace será de R$ 15,00 pois trata-se do preço vigente do produto (preço sendo ofertado) tendo acréscimo, ou desconto ou podendo ser o preço igual da loja de acordo com a regra de preço escolhida e conforme citado no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço

Quando ocorrer o término da data de promoção, o valor do produto volta o preço de “venda” com isso, o produto no marketplace também atualiza o preço atribuindo o valor vigente (preço do produto que está sendo vendido na loja virtual).

 

1.2.2.3 - Falhas de Atualização de Preço

Preço com desconto ou acréscimo maior que 50%

Conforme mencionamos no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço  a loja pode utilizar o Preço igual da loja, incluir um acréscimo ou desconto, porém existem alguns critérios ao qual precisam seguir para que não ocorra erros na atualização.

Mudança de Preço: Caso a loja tenha  um produto e o mesmo está ativo no Walmart exemplo: Produto XPTO valor R$ 20,00. Se incluir um acréscimo ou desconto de 50%  sobre o valor ofertado vai causar falha de sincronização pois o Marketplace não aceita uma mudança muito alta de preço com base no que está sendo ofertado.

Em casos do Marketplace agregar o valor incorreto do produto ou o lojista cadastrar incorretamente o valor tendo a necessidade de uma mudança brusca no preço ele pode fazer de duas maneiras.

Supondo que o valor do produto XPTO na Walmart esteja custando R$ 1,00 e na minha loja R$ 50,00, posso aumentar o preço diretamente no portal da Walmart para igualar o que vendo na loja e depois sincronizar preço. Marketplace >> Walmart>> Lista de produtos >> seleciono o produto  no campo “código loja”>>  atualização de preço caso seja mais de um produto.

 

Caso seja apenas um do lado direito do produto clique na seta >> atualização de preço conforme demonstrado abaixo.

 

Outro Método para corrigir esse tipo de situação caso o preço do produto dentro do Marketplace esteja com um valor X e na Loja Y   subindo ou diminuindo (dependendo do caso) o valor do seu produto dentro da Loja para que o valor se equipare ou fique próximo ao do Marketplace para que estabeleça o sincronismo e por fim a loja possa atualizar o preço para que fique correto em ambos os locais.

 

1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

O Lojista possui o recurso de enviar uma descrição personalizada para para seus produtos na Walmart caso a descrição do seus produtos não estejam dentro dos critérios que a Walmart exige 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Walmart

O envio da descrição pode ser feito de duas Maneiras sendo elas: na inclusão de um novo produto no Marketplace ou na edição de um produto que foi enviado que foi reprovado na análise da Walmart conforme seus critérios.

 

1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

Acessando menu Marketplace >> Walmart>> Incluir Produtos no Marketplace ou menu Marketplace >> Walmart >> Lista de produtos integrados >> Incluir Produtos no Marketplace

Assim que escolher maneira que deseja incluir seus produtos no marketplace, seja todos os produtos,  produtos manualmentepor marcas específicas  ou categorias específicas 1.2 - Cadastro de Produtos  quando clicar em continuar será exibida uma tela de “revisão dos produtos” nesta tela temos a opção do lado direito de cada produto de “editar descrição” ao clicar nesta opção exibe o editor de textos para o lojista cadastrar a descrição conforme desejado conforme exemplos abaixo

 

 

 

 

 

 

 

1.2.3.2 - Envio de Descrição Personalizada com ofertas cadastradas no Marketplace

Acessar Marketplace >> Walmart>> Lista de produtos integrados temos a listagem das ofertas que foram enviadas do lado da opção “inativar produto temos uma seta, clicando nela exibe a opção “editar descrição” clicando nela será aberto o editor de textos para poder editar a descrição para a oferta que está na Walmart.

 

 

 

Observação: Caso o Produto esteja ativo no marketplace  o mesmo não recebe atualização de descrição por critérios internos da Walmart. A atualização da descrição somente ocorrerá quando o produto estiver com Falha. 

 

1.2.4 - Prazo de Disponibilidade (crossdocking)

O prazo de cross docking trata-se do campo “disponibilidade do produto” dentro da Tray, em resumo trata-se de um prazo que a loja fornece que se  soma com prazo de envio da loja.

Exemplo: Loja fabrica móveis sob demanda, a mesma disponibiliza o prazo emitido pela transportadora que o produto leva até chegar na residência do consumidor, como a loja fabrica móveis ela tem o tempo de fabricação dele, este tempo de fabricação nada mais é do que a disponibilidade do produto (crossdocking) produto XPTO tem prazo de disponibilidade de 15 dias e a transportadora leva 5 dias para entregar o produto até o consumidor no cep xxxx-yyy então o prazo passado no ato da compra é de 20 dias.

Este campo está localizado no Painel administrativo da loja na ficha de cadastro de cada produto menu Produtos >> Produtos cadastrados >> clique em editar >> dentro da página de edição do produto.

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 1.2.4.1 - crossdocking  Walmart

A Tray faz o calculo do frete e envia para o Walmart via integração, se loja inserir um prazo de disponibilidade na ficha do seu produto (conforme demonstramos acima) pegamos este prazo e somamos ao prazo de frete para ser repassado ao Walmart.

Exemplo: Produto XPTO tem prazo de disponibilidade de 10 dias cadastrado na ficha do produto. 

Ao calcular o frete desse produto para o cep: 73801-110 retorna com prazo de entrega 15 dias custando R$ 20,00 , pegamos o prazo de 15 dias (retornado no calculo do frete) e somamos com 10 dias (cadastrado no campo de disponibilidade do produto) com isso temos o total de 25 dias. Esse prazo que será exibido no Walmart. 

  • O Walmart só receberá esse campo no momento da criação da oferta ou seja quando o lojista enviar o produto através do painel administrativo para ser criado no marketplace;
  • Caso o produto seja reprovado no marketplace retornando com falha e o lojista atualize o campo de disponibilidade dentro do Painel administrativo o mesmo será enviado após a correção do produto caso o lojista atualize a oferta ou na madrugada do dia seguinte quando o sistema reenvia todos os produtos com falha;
  • Após a oferta estar ativa no Walmart e o lojista atualize o campo de prazo de disponibilidade dentro do(s) produto(s) o mesmo não será atualizado no marketplace pois eles passam a aceitar apenas atualização de “preço, estoque e o campo de produto ativo ou inativo” sendo esta uma política deles;
  • Caso produto esteja ativo no marketplace e a loja precise atualizar o prazo de crossdocking necessário abrir um chamado com eles para que possam auxiliar a realizar esse processo no ambiente deles;

2 - Fluxo de Envio de produtos Walmart

Abaixo temos o fluxo de envio de produtos, este fluxo mostra a trajetória do produto desde que sai da Tray até chegar no marketplace.

 

3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

As lojas que possuem integração diretamente com Walmart com ofertas cadastradas no portal deles e passam a integrar com a Tray é necessário realizar o De Para dos produtos existentes no painel deles com os de sua Loja virtual para que ocorra a integração de estoque, preço, de pedidos e etc.

Acesse Marketplace >> Walmart >> Lista de anúncios não relacionados será listado todas as ofertas que estão cadastradas diretamente com a Walmart que não estão vinculadas ao produto na Tray.

 

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Ao selecionar a opção relacionar anúncio  será redirecionado para página abaixo.

Neste página temos a escolha da regra de preço 1.2.2 - Regra de envio de Preço e a opção para escolher o produto da loja virtual para que possa relacionar a oferta no painel da Walmart. Caso a loja tenha mais 1000 produtos exibe apenas os campos para busca dos produtos como o de Busca pelo nome, Busca pelo código e Busca por Referência.

Uma vez que relacionar o seu produto Tray com a oferta Walmart a Tray passa a enviar o estoque, preço do produto, disponibilidade (ativo ou inativo), prazo de disponibilidade do produto caso tenha cadastrado no seu produto), descrição completa, imagem, marca e todas as demais informações de cadastro fazendo com que sobreponha o que estiver cadastrado na Walmart.

Em casos de Produtos com variações ao listar  o produto da loja que possui a variação para relacionar com a oferta Walmart será exibido  a mesma logo abaixo com isso basta selecioná-la conforme exemplo abaixo

 

Observação: Caso lojista não efetue o De Para na listagem de anúncios não relacionados e acabe acessando o painel do Marketplace (painel de acesso que a Walmart libera para o lojista) e remova as ofertas cadastradas diretamente com eles. As ofertas contidas dentro do painel administrativo da Tray continuam sendo exibidas durante uma semana pois temos uma rotina de atualização semanal que faz a verificação se aquelas ofertas que o lojista não relacionou existe no marketplace, caso lojista tenha removido, durante este prazo efetuamos a remoção no painel da Tray.

4 - Lista de Pedidos

Dentro do Painel Administrativo da Tray temos no menu marketplace >> Walmart >> Lista de pedidos a listagem de todos os pedidos gerados pelo marketplace conforme demonstrado abaixo.

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Nesta listagem temos as informações sobre o pedido, qual “status” que o mesmo está “Mensagem” se está integrado ou com falha, além dos filtros que podem ser utilizados para encontrar um pedido específico ou filtrar uma data específica.

 

O filtro Status conseguimos listar os pedidos que estão com determinadas situações:

Novo: São pedidos novos que entraram.

Aprovado: Pedidos aprovados no marketplace

Cancelado: Pedidos cancelados no marketplace

Falha: Pedidos que vieram do Marketplace que estão com alguma falha, tópico vamos ver a seguir.

Aguardando Pagamento: Pedidos que vieram do marketplace sem o pagamento

Enviado: Pedidos foram enviados pelos lojista (passando os dados fiscais dentro de cadastro, código de rastreio e data de envio)

Nota enviada: Pedidos que o lojista incluiu os dados da Nota fiscal no pedido

Não sincronizado: Pedidos que estão com alguma pendência de sincronização como por exemplo: sem dados fiscais.

4.1- Envio de rastreio e Nota fiscal

A Tray permite que o lojista ou ERP que a loja trabalha cadastre os dados da Nota Fiscal e Rastreio dentro da ficha de pedidos para que esses dados possam ser enviados para o marketplace facilitando o trabalho da loja de ter que cadastrar manualmente esses dados no painel da Walmart.

Para que os dados possam ser enviados corretamente para Walmart devemos seguir o seguinte fluxo:

1º Lojista ou ERP  cadastra no pedido a Nota fiscal.

2º Lojista ou ERP cadastra no pedido Código de Rastreio junto com Data de envio.

Observação: Caso a loja ou o ERP da empresa não siga esse fluxo corretamente os dados de rastreio e nota fiscal não serão cadastrados corretamente no marketplace.

Para visualizarmos dentro do(s) pedido(s) os campos de preenchimento da Nota fiscal, Código de rastreio e Data de envio acesse painel de Vendas >> pedidos realizados, clicando em cima do pedido é aberto a página "pedido" onde temos os campos de "código de rastreio" e "Data de envio" conforme podemos observar nas imagens abaixo.ink__16_.PNGink__15_.png

 

Dentro da ficha do pedido temos a aba "Dados fiscais", nesta aba temos os campos para preenchimento da Nota fiscal conforme demonstrado abaixo.

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4.2- Falhas de Pedidos

Quando um pedido é feito no Marketplace nem sempre ele entra no painel de vendas >> Pedidos realizados, pois existem algumas pendências para serem corrigidas, ficando o pedido no menu Marketplace >> Walmart lista de pedidos “status” com “Falha” a seguir vamos listar os erros mais comuns

Falha ao integrar  pedido  sem  Dados fiscais: Quando a loja inclui dentro da ficha do pedido apenas a Data de de Envio junto com Código de envio ou apenas uma dessas informações  deixando de incluir a nota fiscal o pedido entra com status de falha pois está faltando dados para fechá-lo corretamente.

Solução: A solução é acessar o portal da Walmart e incluir que estão faltando manualmente.

Falha ao integrar Pedido Não é possível enviar o pedido sem oferta Sku: Essa falha pode é gerada quando Lojista cadastrou Oferta direto no painel da Walmart e não relacionou com produto na tray:  Quando a loja não faz o devido relacionamento quando ocorre a venda no marketplace o pedido entra com status de falha Falha ao integrar o pedido - Não é possível enviar o pedido sem oferta. Sku XXXXX

Solução: acessar o menu de relacionar produtos 3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)e fazer o relacionamento, depois disso aguardar 5 minutos após o produto estiver integrado com a oferta acessar menu Marketplace >> Walmart>> Lista de pedidos >> status “Falha” filtrar.  do lado direito da oferta clique em “Reenviar pedido” conforme exemplo abaixo.

 

Falha ao integrar Pedido Variant Id é inválido: Esta falha ocorre quando a loja envia o produto para o Marketplace sem a variação e posteriormente cadastra as variações na ficha de cadastro do produto porém não envia para a Walmart as mesmas. Quando ocorre a venda no Marketplace a mesma entra sem a variação pois o produto originalmente havia sido criado sem elas na Walmart.

Solução:  Remover as variações na ficha de cadastro do produto (caso não tenha enviado as variações para o marketplace), aguardar  5 minutos e reenviar o pedido na lista de pedidos da Walmart 7 - Lista de Pedidos

No caso da loja ter cadastrado o produto sem variação no marketplace e ter uma venda dele  e neste período a loja enviou as variações para o marketplace, recomenda-se dar baixa no pedido manualmente no portal deles ou abrir um chamado com os mesmos para que possam incluir manualmente a variação dentro do pedido

 

Falha ao integrar Pedido Produto sem estoque:  Falha ocorre quando o Estoque do produto é menor que o mínimo configurado ou atingiu 0 4.1 - Estoque Mínimo

Solução:  Acessar o produto e incluir quantidade de estoque maior do o mínimo configurado, depois disso recomenda-se aguardar 5 minutos acessar listagem de pedidos com falhas e reenviar o pedido 4 - Lista de Pedidos

5 - Configurações

Para ter acesso a este menu entre no seu painel adminnistrativo da tray Marketplace >>  Walmart >> Configurações

5.1 - Estoque Mínimo

A integração de estoque não ocorre em tempo real pois existe uma cron (rotina) responsável pelo envio das atualizações de estoque para Walmart a cada 30 minutos.

Esta trava existe para lojas que trabalham com quantidades limitadas de produtos, para não ter problemas de vender produtos  a mais e não ter o  estoque foi inserido essa configuração devido esta comunicação não ser em tempo real.

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Exemplo: Produto XPTO possui 10 unidades de estoque, na configuração do Walmart está 2 unidades de estoque mínimo, quando o produto for vendido e chegar em 1 unidades ou menos, na Walmart será pausado pois o estoque do produto é menor que estoque mínimo configurado.

Observação: A integração de pedidos pode levar até 1 hora para entrar na Tray (nesse meio tempo a loja pode acabar tendo vendas em outros canais como mercado livre, loja virtual etc)  enquanto o pedido não entra na Tray não ocorre a baixa de estoque do produto  e consequentemente não ocorre a atualização no marketplace.

 

5.2 - Preço de Venda  

Recurso utilizado para as lojas que desejam enviar um preço diferenciado para o marketplace seja ele um acréscimo ou um desconto (em reais ou porcentagem) sobre o  valor dos produtos conforme descrito no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço.

Essa regra é Geral e será aplicado o desconto ou acréscimo em todos os produtos que foram enviados para Walmart  os novos que forem  cadastrados.

Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo

 

5.3 - Frete

A integração do Walmart utiliza o mesmo  cálculo de frete obtido de seus produtos em sua loja virtual de acordo com as tabelas de frete ativas no Painel administrativo.

Quando cliente inclui o cep no site do Walmart eles enviam uma requisição para a Tray solicitando o valor do frete para o Produto em questão de acordo com as suas dimensões e peso e cubagem.

A Tray repassa os valores, prazos disponíveis e o nome da tabela de frete.

O Walmart define qual melhor frete a ser exibido para o consumidor

Dentro das configurações do Marketplace  temos a opção  Adicionar custo de imposto ao frete  está configuração uma vez que estiver selecionada adiciona o valor dos impostos que a Loja  possui configurada.

 

A tray tem um recurso de  Não utilizar a forma de envio que contenha a palavra abaixo

Neste caso a loja pode informar o nome da tabela de frete que não deve ser usada pelo Walmart.

5.4 - Urls de Serviços

A loja que ativar a integração com a Walmart deve passar a url abaixo para que os mesmos possam cadastrá-la para obter as notificações de Pedido.

6 - Tempo de Atualizações das Rotinas

Toda atualização do marketplace, seja ela de preço, estoque disponibilidade (ativo ou inativo) são feitas por rotinas que são executadas em determinados períodos conforme vamos ver a seguir.

  • Atualização de Preço:     Ocorre a cada 30 minutos
  • Atualização de Estoque: Ocorre a cada 30 minutos
  • Atualização de Disponibilidade (ativo / inativo):  Ocorre a cada 30 minutos
  • Atualização de Produtos com falha: Ocorre uma vez ao dia na Madrugada
  • Criação de Pedidos dentro do Painel da Tray:  Pode levar 1 hora  para entrar a partir do momento que ele foi criado no Marketplace.
  • Atualização de Listagem de relacionamento de Produtos:  Ocorre uma vez por semana.

7 - Duvidas Frequentes

 

- Foi gerado um pedido no Walmart que está apresentando falha na Tray  por falta de estoque como corrigir.

 

1ª Situação: Necessário verificar a hora que o pedido foi criado no Walmart, supondo que o pedido foi gerado as 23:00h,  o produto comprado neste pedido que está relacionado com produto da Tray está sem estoque ou abaixo do mínimo que a loja estabelece nas configurações de 5.1 - Estoque Mínimo, caso a loja atualize o estoque apenas no dia seguinte exemplo as 08:00h o pedido não será integrado, pois o Walmart fica tentando criar o pedido na Tray durante 1 hora aproximadamente caso não consiga o Walmart cancela esse  impossibilitando de ser gerado na Tray.

2ª Situação: Se o pedido foi gerado no Walmart e o produto comprado que está relacionado com a loja não tem estoque ou esteja abaixo do estoque mínimo de acordo com a configuração que a loja estabelece 5.1 - Estoque Mínimo, caso a loja inclua o estoque no produto  dentro do período de 1 hora que o pedido foi criado no Walmart, a loja deve acessar o menu Marketplace >> Walmart >> Lista de pedidos >> filtrar no campo Status pedidos com "Falha", após localizar o pedido deve clicar no botão "Reenviar pedido", basta aguardar cerca de 5 a 10min para que o pedido seja integrado.

 

Geraldo Andrade 
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