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Sumário

1 - Produtos

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para B2W

1.2 - Cadastro de Produtos

1.2.1 - Regra de envio de Preço

1.2.2 - Envio de Preço SkyHub

1.2.3 - Atualizações de Produtos, inativação e ativação

1.2.4 - Fluxo de envio de Produtos SkyHub

2 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

3 - Lista de Pedidos

3.1- Envio de rastreio e Nota fiscal

3.2- Falhas de Pedidos

4 - Configurações

5 - Atualização de Token SkyHub

6 - Duvidas Frequentes!

Migração da integração da B2W para SkyHub duvidas frequentes

 

1 - Produtos

Importante! O recurso de Kits de produtos não está disponível para cadastrar nos marketplaces.

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para B2W

  • Peso (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
  • Dimensões dos produtos  - Altura Largura e  Comprimento  (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
  • Imagem (B2W tem o limite mínimo de 400px);
  • Estoque;
  • Nome do produto (não pode conter caracteres especiais);
  • EAN único (EAN só é aceito em uma única oferta não pode estar em duas ou mais), caso a Loja não possua o EAN dos produtos e não consiga com seus fornecedores ou a loja  é a própria fabricante, poderá entrar em contato com B2W solicitando a remoção da obrigatoriedade do uso do EAN (método não recomendado pela B2W), uma vez que o marketplace disponibilizar o cadastro dos produtos sem EAN é necessário que entre em contato com equipe de suporte da Tray através dos canais de atendimento (telefônico, via chat ou abrindo um chamado na central de atendimento) solicitando a liberação do envio dos produtos sem o  EAN;Atenção: Mesmo com a liberação do Ean, a B2W obriga o envio para as categorias: Livros, Telefonia e Eletro.
  • Descrição (não pode conter html, CSS,  caracteres especiais,  imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);

 

1.2 - Cadastro de Produtos

Nesta integração a Tray disponibiliza todos os produtos  que estão cadastrados em sua loja (localizado no menu produtos >> produtos cadastrados) para SkyHub ficando a critério do Lojista definir no painel da SkyHub quais produtos disponibilizará para venda na B2W.

Para visualizar as ofertas que enviamos para SkyHub acesse seu Painel Administrativo menu Marketplace >> B2W, nesta página conseguimos observar o nome SkyHub logo abaixo o  menu de Produtos >> lista de Produtos integrados conforme demonstramos abaixo:

 

Acessando o menu de Lista de produtos integrados temos uma página com os filtros de busca para facilitar a busca de ofertas,  seja por código ou referência, código do marketplace, produto (nome do produto), preço inicial (faixa inicial), preço final (faixa final), status e mensagem.

Logo abaixo conseguimos visualizar a listagem dos produtos que foram enviados para SkyHub (lembrando que a loja define dentro da skyhub o que será vendido na B2W), a Tray disponibiliza todos os produtos para eles podendo nesta  tela “inativar a oferta”, “Ativar”, “atualizar descrição”, atualizar preço. 

1.2.1 - Regra de envio de Preço

A integração que a Tray possui  permite ao lojista enviar preços diferenciados para SkyHUb disponibilizar para B2W.

Temos os seguintes modos de envio de preços:

Preço igual da loja:  Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.

Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.

Preço com acréscimo em Reais(R$)  ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o acréscimo dado será em cima do  preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custoDentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.

 

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 20,00

Ao incluir  acréscimo de  R$ 15,00 em sobre o preço de custo,  o valor da oferta custará R$ 35,00 pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.

   Preço com  Desconto em Reais(R$)  ou porcentagem (%) Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o desconto  dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o  desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 35,00

Se concedermos um desconto de R$15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta custará R$ 20,00 pois  valor de custo do meu produto é  R$ 35,00.

 

Observação:  Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos  e escolha como base de preço de Custo  para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.

 

1.2.2 - Envio de Preço SkyHub

Para que a loja possa enviar preços diferenciados acesse Marketplace >> B2W >> Lista de produtos.

No campo Código Loja temos um botão de selecionar (checkbox), ao selecionar uma oferta ou mais do lado direito da tela será exibida uma seta do lado de “atualização completa”, escolhendo essa opção veremos “atualização de preço, escolhendo ela será exibida a página para escolhermos como será a regra de preço que será aplicada 1.2.1 - Regra de envio de Preço para o(s) produto(s) selecionado(s).

 

 

 

 

1.2.3 - Atualizações de Produtos, inativação e ativação

Na mesma tela de listagem de Produtos temos a opção de “Inativar produto” e “Ativar” (caso esteja inativo o produto será exibido o botão ativar) feito a inativação dentro do painel da tray será inativado na SkyHub e ao selecionar mais um produto ou mais temos a opção de “atualização completa" (esse recurso a loja pode utilizar em casos de ter feito uma mudança como por exemplo no preço e acabou não refletindo na SkyHub) conforme imagem abaixo

O Lojista possui também o recurso de enviar uma descrição personalizada dos produtos para B2W caso a descrição deles não estejam dentro dos critérios exigidos pela B2W conforme o tópico 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para B2W  clicando na seta do lado de cada produto exibe a opção de Adicionar descrição, feito isso será aberta uma página com editor de textos onde o lojista poderá redigir a descrição para enviar para B2W.

1.2.4 - Fluxo de envio de Produtos SkyHub

Abaixo temos o fluxo de envio de produtos, este fluxo mostra a trajetória do produto desde que sai da Tray até chegar no marketplace.

 

 

 

 

2 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

As lojas migraram para Skyhub ou com ofertas cadastradas diretamente no portal deles e passam a integrar com a Tray é necessário realizar o De Para dos produtos existentes com no painel deles com os de sua Loja virtual para que ocorra a integração de estoque, preço, disponibilidade e entre os pedidos corretamente.

Acesse Marketplace >> B2W >> SkyHub >> Lista de anúncios não relacionados ,será listado todas as ofertas que estão cadastradas diretamente com na SkyHub que não estão vinculadas ao produto na Tray.

 

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Selecionando a opção relacionar anúncio  o lojista será redirecionado para página de relacionamento conforme demonstrado abaixo.

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Nesta página temos a escolha da regra de preço 1.2.1 - Regra de envio de Preço e a opção para escolher o produto da loja virtual para que possa relacionar a oferta no painel da SkyHub. Caso a loja tenha mais 1000 produtos exibe apenas os campos para busca dos produtos como o de Busca pelo nome, Busca pelo código e Busca por Referência.

Uma Vez que Relacionar o seu Produto Tray com a oferta SkyHub a Tray passa a enviar o estoque, preço do produto, disponibilidade (ativo ou inativo), descrição completa, imagem, marca e todas as demais informações de cadastro fazendo com que sobreponha o que estiver cadastrado na SkyHub.

Em casos de Produtos com variações, ao listar  o produto da loja que possui a variação para relacionar com a oferta SkyHub será exibido  a mesma logo abaixo com isso basta selecioná-la conforme exemplo abaixo.

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Observação: Caso lojista não efetue o De Para na listagem de anúncios não relacionados e acabe acessando o painel do Marketplace (painel de acesso que a SkyHub libera para o lojista) e remova as ofertas cadastradas diretamente com eles. As ofertas contidas dentro do painel administrativo da Tray continuam sendo exibidas durante uma semana pois temos uma rotina de atualização semanal que faz a verificação se aquelas ofertas que o lojista não relacionou existe no marketplace, caso lojista tenha removido, durante este prazo efetuamos a remoção no painel da Tray.

 

Caso tenha duvidas abaixo temos um vídeo explicando como é feito o relacionamento das ofertas cadastradas da SkyHub com a Tray.

 

 

3 - Lista de Pedidos

Acessando o Painel Administrativo no menu  Marketplace >> B2W >> Lista de pedidos.

Nesta listagem temos as informações sobre o pedido, qual “status” que o mesmo está e o campo “Mensagem” que demonstra se está integrado ou com falha, além dos filtros que podem ser utilizados para encontrar um pedido específico ou filtrar uma data específica.

 

O filtro status conseguimos listar os pedidos que estão com determinadas situações:

 

Novo: São pedidos novos que entraram.

Aprovado: Pedidos aprovados no marketplace

Cancelado: Pedidos cancelados no marketplace

Falha: Pedidos que vieram do Marketplace que estão com alguma falha, tópico vamos ver a seguir.

Aguardando Pagamento: Pedidos que vieram do marketplace sem o pagamento

Enviado: Pedidos foram enviados pelos lojista (passando os dados fiscais dentro de cadastro, código de rastreio e data de envio)

Nota enviada: Pedidos que o lojista incluiu os dados da Nota fiscal no pedido

Não sincronizado: Pedidos que estão com alguma pendência de sincronização como por exemplo: sem dados fiscais.

3.1- Envio de rastreio e Nota fiscal

A Tray permite que o lojista ou ERP que a loja trabalha cadastre os dados da Nota Fiscal e Rastreio dentro da ficha de pedidos para que esses dados possam ser enviados para o marketplace facilitando o trabalho da loja de ter que cadastrar manualmente esses dados no painel da B2W.

Para que os dados possam ser enviados corretamente para B2W devemos seguir o seguinte fluxo:

1º Lojista ou ERP  cadastra no pedido a Nota fiscal.

2º Lojista ou ERP cadastra no pedido Código de Rastreio junto com Data de envio.

Observação1: Caso a loja ou o ERP da empresa não siga esse fluxo corretamente os dados de rastreio e nota fiscal não serão cadastrados corretamente no marketplace.

Para visualizarmos dentro do(s) pedido(s) os campos de preenchimento da Nota fiscal, Código de rastreio e Data de envio acesse painel de Vendas >> pedidos realizados, clicando em cima do pedido é aberto a página "pedido" onde temos os campos de "código de rastreio" e "Data de envio" conforme podemos observar nas imagens abaixo.ink__16_.PNGink__15_.png

 

Dentro da ficha do pedido temos a aba "Dados fiscais", nesta aba temos os campos para preenchimento da Nota fiscal conforme demonstrado abaixo.

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Observação 2: A loja que realizar a mudança no status do Pedido dentro do Painel administrativo, por exemplo de A Enviar para Enviado ou qualquer outro status sem preencher nota fiscal, data de envio e rastreio não irá interferir na integração.

O status que a loja utiliza em seus pedidos na  Tray não interfere na B2W, podendo assim a loja usar qualquer status, porém a Nota fiscal, Data de Envio e Código de Rastreio somente são enviados para B2W se o lojista seguir o fluxo correto de inclusão:

1º Lojista ou ERP  cadastra no pedido os dados da  Nota fiscal.

2º Lojista ou ERP cadastra no pedido Código de Rastreio junto com Data de envio ao mesmo tempo.

 

3.2- Falhas de Pedidos

Quando um pedido é feito no Marketplace nem sempre ele entra no painel de vendas >> Pedidos realizados, pois existem algumas pendências para serem corrigidas, ficando o pedido no menu Marketplace >> B2W lista de pedidos “status” com “Falha” a seguir vamos listar os erros mais comuns 

Falha ao integrar  pedido  sem  Dados fiscais:  Quando a loja inclui dentro da ficha do pedido apenas a Data de Rastreio junto com Código de envio ou apenas uma dessas informações faltando a nota fiscal o pedido entra com status de falha pois está faltando dados para fechá-lo corretamente.

Caso tenha feito isso a solução é acessar o portal da B2W e incluir os dados fiscais manualmente

Falha ao integrar Pedido Produto sem estoque:  Falha ocorre quando o Estoque do produto zera Solução:  Acessar o produto e incluir quantidade de estoque maior que zero, aguarde 5 minutos acesse menu Marketplace >> B2W >> lista de pedidos reenviar pedido

4 - Configurações

Acessar menu Marketplace >> B2W >> Configurações a loja possui o recurso de enviar preço diferenciado para todas os produtos integrados com  SkyHub, esta é uma regra Geral sendo que será válida se a regra de preço de cada produto com eles estiver configurado para pegar o preço igual da loja

Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo

 

5 - Atualização de Token SkyHub

Em casos da SkyHub realizar a troca do Token de sua loja é necessário realizar a troca na Tray.

Para realizar a troca acesse menu marketplace >> B2W >> "Dados de integração", nele contêm: "Chave de acesso e E-mail da integração" conforme exemplo abaixo.

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Ao clicar em "Gerenciar Dados"  temos a tela que o lojista consegue realizar a troca da chave de acesso e e-mail e clicar em "Atualizar dados de integração", conforme exemplo abaixo.

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 Todos produtos que  haviam sido enviados para SkyHub anteriormente, serão Reenviados dentro de 4 horas (rotina ocorre durante o dia), caso  altere o token no final da tarde será atualizado na madrugada podendo levar mais do que 4 horas, porém todas as ofertas são reenviadas.

 

Duvida: 
 
Tenho uma loja com 50 produtos, havia cadastrado apenas 10 produtos na Skyhub após mudar o Token no Painel Administrativo são enviados todos os produtos da minha loja para SkyHub?
 
Resposta: 
 
Não, será reenviado apenas os 10 produtos que havia sido cadastrado na integração com token antigo, caso a loja queira enviar o restante dos produtos após a mudança do token deverá acessar menu Marketplace >> SkyHub >> Incluir produtos no marketplace. 
 
Atenção: A partir do momento que a loja clicar em ATUALIZAR INTEGRAÇÃO seja com token novo ou antigo a integração é zerada e reenviado  todas as ofertas que haviam sido enviadas  tendo a necessidade de aguardar o prazo de 4 horas.
 
Ex: Loja possui 100 produtos, clicou sendo destes 80 já haviam atualizados sendo necessário apenas aguardar a atualização do restante, se clicar em "ATUALIZAR INTEGRAÇÃO" novamente, os 80 produtos que estavam corretos serão novamente reenviados tendo a necessidade da loja aguardar o período de 4 horas até que seja concluído todo o processo.
 
 

6 - Duvidas Frequentes!

 

- O campo Referência do produto é enviado para SkyHub? 

R: Não, apenas o código do produto é enviado para para SkyHub

 

- Inseri novos produtos ontem a noite e ainda não foi para Skyhub? (Quanto tempo demora p/ ser enviado p/ lá?)

R: Sim, está tudo cadastrado. A partir do início da integração já entra em uma rotina que envia os produtos da loja em uma fila, se tem poucos produtos é bem rápido (3 mil produtos em menos de uma hora). 

 

- Se mandar o produto e depois do envio alterar informações como por exemplo dimensão, código de barras e descrição, as informações vão para Skyhub automaticamente;

R: Atualiza automaticamente uma vez por dia  (de madrugada). Código de Barra é um campo chave e crítico, se ele criar um produto com código errado pode gerar venda incorreta. O ideal é cadastrar com o código correspondente ao produto que ele quer vender.

 

- De quanto em quanto tempo são atualizados preço e estoque?

R: Em média a cada 30 minutos após a alteração na loja (ou sempre que existir venda ou ajuste de preço, estoque feito pelo cliente).

 

- Depois de enviar todos os produtos, se inserir uma categoria nova, vai para Skyhub automaticamente?

R: Não, a inclusão de "produto" no Skyhub é automática com base no cadastro do produto na Tray.

Por isso é importante o cliente cadastrar o produto completo ( e não em partes, pois poderá gerar inconsistência no skyhub).

 

- Em quanto tempo um pedido é integrado?

R: Depende do tempo de disponibilização do pedido no Skyhub (ainda não temos essa estimativa). Após o pedido está disponível na Api Skyhub, leva no máximo 10 minutos pra Tray importar.

 

- Após ter feito a inclusão do produto na SkyHub é possível alterar o nome da oferta?

R: Quando o produto é enviado para B2W através da SkyHub, a B2W não permite a alteração do nome da oferta, sendo assim, a loja que cadastrar o produto com nome X após esta oferta estar na SkyHub a loja não consegue alterar seu nome pois a B2W não permite tal alteração.

Solução 1: A loja poderá entrar em contato com time da SkyHub solicitando a alteração manual do nome da oferta.

Solução 2: O lojista pode inativar a oferta que enviou para SkyHub dentro do painel da tray acessando: Marketplace >> B2W >> Lista de Produtos integrados >> busque a oferta para inativar, do lado direito temos a opção de "Inativar produto".

Após inativar a oferta o lojista poderá cadastrar um novo produto em sua loja que o mesmo será enviado para SkyHub.

- Cadastrei meu produto com variação porém realizei a remoção dela e desejo que seja cadastrado o produto sem a variação na B2W.

 

R: Antes de realizar a remoção das variações recomendamos que a loja acesse o menu Marketplace >> B2W >> Lista de produtos integrados e inative as variações para que as mesmas possam ser inativadas na SkyHub.

Após realizar este processo a Loja poderá acessar o menu de Produtos >> Produtos cadastrados, acessar a ficha de cadastro e remover as variações.

Após este processo acesse novamente menu Marketplace >> B2W >> Reenvio manual, realize o envio novamente do produto que o mesmo será cadastrado sem variações.

 

Migração da integração da B2W para SkyHub duvidas frequentes

Abaixo listamos algumas das principais duvidas que podem surgir quando a loja migrar a integração que possui direto com a B2W para SkyHub

 

1 - Produto não entrou na SkyHub


Loja deve acessar seu painel da Tray e checar se o produto X está ativo e com estoque acesse menu Produtos >> Produtos cadastrados, (caso produto tenha variação checar se todas as variações possuem estoque).

Após loja ativar o produto ou colocar estoque, acesse: Marketplace >> B2W >> SkyHub >> Reenvio Manual, escolha uma das opções de envio sendo elas: Selecionar todos os produtos ou Selecionar Produtos Manualmente ou Selecionar uma ou mais Categorias, Selecionar uma ou mais Marcas.


2 - Produto está cadastrado na SkyHub e não relacionou automaticamente com produto da Tray

Poderá ser ocasionado por 2 motivos:

2.1 : Produto cadastrado na B2W não tem variação e a loja contém variação no produto:

O lojista cadastrou seu produto sem variação e enviou para B2W (na integração antiga) com isso a oferta foi cadastrada sem variação.


Posteriormente o lojista fez o cadastro da variação em seu produto e não realizou o reenvio do produto para a B2W.


Após a loja ter migrado com a SkyHub foi enviado a carga de produtos, onde a Tray passou a enviar a variação uma vez que o produto possui.


Solução: Loja deverá acessar o portal da B2W e inativar o produto sem variação e deixar o produto com variação da SkyHub.



2.2 Produto foi cadastrado diretamente na B2W


Neste caso o produto foi cadastrado diretamente na B2W e não contém o relacionamento com a Tray.


Será necessário o relacionamento manual. Entrar em contato com equipe da SkyHub e solicitar que eles migrem esses produtos que estão cadastrados direto na B2W.


Depois que a SkyHub fizer este procedimento, acesse seu painel Administrativo da Tray menu Marketplace >> B2W >> SkyHub >> Lista de anúncios não relacionados clique no botão “Verificar anúncios para relacionar”, dentro de alguns minutos começará a exibir as ofertas, para que possam efetuar o relacionamento do produto da SkyHub com seu produto da Tray para que integrem corretamente

Observação: Quando clicarem no botão “Verificar anúncios para relacionar, pode levar alguns minutos até que todas as ofertas que a SkyHub migrou para base deles, caso não apresente os produtos no painel da Tray é necessário que entre em contato com suporte da SkyHub para analisarem.



3 - Produtos que não chegaram para SkyHub estão com status de falha na Tray


Lojista pode acessar o menu Marketplace >> B2W >> Skyhub >> Lista de produtos integrados. no campo de Status o mesmo pode listar “Falha”, do lado direito de cada produto, tem um ícone de uma seta que contém a opção “Ver detalhes”, onde exibe a falha para que o lojista possa acessar a ficha de cadastro de seu produto corrigir e aguardar que a tray reenvia para SkyHub.

 

O reenvio de produtos com falha ocorre no período da madrugada.



4 - Produtos cadastrados direto na B2W e não tem o produto cadastrado na loja.


Neste caso o produto foi cadastrado diretamente na B2W e não contém o produto na loja


Será necessário realizar o cadastro do produto na loja virtual acessando menu produtos >> Produtos cadastrados >> incluir produto, após realizar inclusão é necessário o fazer relacionamento manual da Oferta da SkyHub com produto de sua loja.


Entre em contato com equipe da SkyHub e solicitar que eles migrem esses produtos que estão cadastrados direto na B2W.


Depois que a SkyHub fizer este procedimento, acesse seu painel Administrativo da Tray menu Marketplace >> B2W >> SkyHub >> Lista de anúncios não relacionados clique no botão “Verificar anúncios para relacionar”, dentro de alguns minutos começará a exibir as ofertas, para que possam efetuar o relacionamento do produto da SkyHub com seu produto da Tray para que integrem corretamente


Observação: Quando clicarem no botão “Verificar anúncios para relacionar, pode levar alguns minutos até que todas as ofertas que a SkyHub migrou para base deles, caso não apresente os produtos no painel da Tray é necessário que entre em contato com suporte da SkyHub para analisarem.
 
 

 

Geraldo Andrade 
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