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Para que a integração da sua loja com a B2W via SkyHub de certo valide todas as regras abaixo:

1 - Produtos

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para B2W

  • Peso (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
  • Dimensões dos produtos  - Altura Largura e  Comprimento  (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
  • Imagem (B2W tem o limite mínimo de 400px);
  • Estoque;
  • Nome do produto (não pode conter caracteres especiais);
  • EAN único (EAN só é aceito em uma única oferta não pode estar em duas ou mais), caso a Loja não possua o EAN dos produtos e não consiga com seus fornecedores ou a loja  é a própria fabricante, poderá entrar em contato com B2W solicitando a remoção da obrigatoriedade do uso do EAN (método não recomendado pela B2W), uma vez que o marketplace disponibilizar o cadastro dos produtos sem EAN é necessário que entre em contato com equipe de suporte da Tray através dos canais de atendimento (telefônico, via chat ou abrindo um chamado na central de atendimento) solicitando a liberação do envio dos produtos sem o  EAN;
  • Descrição (não pode conter html, CSS,  caracteres especiais,  imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);

 

1.2 - Cadastro de Produtos

Nesta integração a Tray disponibiliza todos os produtos  que estão cadastrados em sua loja (localizado no menu produtos >> produtos cadastrados) para SkyHub ficando a critério do Lojista definir no painel da SkyHub quais produtos disponibilizará para venda na B2W.

Para visualizar as ofertas que enviamos para SkyHub acesse seu Painel Administrativo menu Marketplace >> B2W, nesta página conseguimos observar o nome SkyHub logo abaixo o  menu de Produtos >> lista de Produtos integrados conforme demonstramos abaixo:

 

Acessando o menu de Lista de produtos integrados temos uma página com os filtros de busca para facilitar a busca de ofertas,  seja por código ou referência, código do marketplace, produto (nome do produto), preço inicial (faixa inicial), preço final (faixa final), status e mensagem.

Logo abaixo conseguimos visualizar a listagem dos produtos que foram enviados para SkyHub (lembrando que a loja define dentro da skyhub o que será vendido na B2W), a Tray disponibiliza todos os produtos para eles podendo nesta  tela “inativar a oferta”, “Ativar”, “atualizar descrição”, atualizar preço. 

1.2.1 - Regra de envio de Preço

A integração que a Tray possui  permite ao lojista enviar preços diferenciados para SkyHUb disponibilizar para B2W.

Temos os seguintes modos de envio de preços:

Preço igual da loja:  Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.

Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.

Preço com acréscimo em Reais(R$)  ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o acréscimo dado será em cima do  preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custoDentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.

 

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 20,00

Ao incluir  acréscimo de  R$ 15,00 em sobre o preço de custo,  o valor da oferta custará R$ 35,00 pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.

   Preço com  Desconto em Reais(R$)  ou porcentagem (%) Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:

  •  Preço de venda:  Neste cenário o desconto  dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o  desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 35,00

Se concedermos um desconto de R$15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta custará R$ 20,00 pois  valor de custo do meu produto é  R$ 35,00.

 

Observação:  Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos  e escolha como base de preço de Custo  para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.

 

1.2.2 - Envio de Preço SkyHub

Para que a loja possa enviar preços diferenciados acesse Marketplace >> B2W >> Lista de produtos.

No campo Código Loja temos um botão de selecionar (checkbox), ao selecionar uma oferta ou mais do lado direito da tela será exibida uma seta do lado de “atualização completa”, escolhendo essa opção veremos “atualização de preço, escolhendo ela será exibida a página para escolhermos como será a regra de preço que será aplicada 1.2.1 - Regra de envio de Preço para o(s) produto(s) selecionado(s).

 

 

 

 

1.2.3 - Atualizações de Produtos, inativação e ativação

Na mesma tela de listagem de Produtos temos a opção de “Inativar produto” e “Ativar” (caso esteja inativo o produto será exibido o botão ativar) feito a inativação dentro do painel da tray será inativado na SkyHub e ao selecionar mais um produto ou mais temos a opção de “atualização completa" (esse recurso a loja pode utilizar em casos de ter feito uma mudança como por exemplo no preço e acabou não refletindo na SkyHub) conforme imagem abaixo

O Lojista possui também o recurso de enviar uma descrição personalizada dos produtos para B2W caso a descrição deles não estejam dentro dos critérios exigidos pela B2W conforme o tópico 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para B2W  clicando na seta do lado de cada produto exibe a opção de Adicionar descrição, feito isso será aberta uma página com editor de textos onde o lojista poderá redigir a descrição para enviar para B2W.

1.2.4 - Fluxo de envio de Produtos SkyHub

Abaixo temos o fluxo de envio de produtos, este fluxo mostra a trajetória do produto desde que sai da Tray até chegar no marketplace.

 

2 - Lista de Pedidos

Acessando o Painel Administrativo no menu  Marketplace >> B2W >> Lista de pedidos.

Nesta listagem temos as informações sobre o pedido, qual “status” que o mesmo está e o campo “Mensagem” que demonstra se está integrado ou com falha, além dos filtros que podem ser utilizados para encontrar um pedido específico ou filtrar uma data específica.

 

O filtro status conseguimos listar os pedidos que estão com determinadas situações:

 

Novo: São pedidos novos que entraram.

Aprovado: Pedidos aprovados no marketplace

Cancelado: Pedidos cancelados no marketplace

Falha: Pedidos que vieram do Marketplace que estão com alguma falha, tópico vamos ver a seguir.

Aguardando Pagamento: Pedidos que vieram do marketplace sem o pagamento

Enviado: Pedidos foram enviados pelos lojista (passando os dados fiscais dentro de cadastro, código de rastreio e data de envio)

Nota enviada: Pedidos que o lojista incluiu os dados da Nota fiscal no pedido

Não sincronizado: Pedidos que estão com alguma pendência de sincronização como por exemplo: sem dados fiscais.

2.1- Envio de rastreio e Nota fiscal

A Tray permite que o lojista ou ERP que a loja trabalha cadastre os dados da Nota Fiscal e Rastreio dentro da ficha de pedidos para que esses dados possam ser enviados para o marketplace facilitando o trabalho da loja de ter que cadastrar manualmente esses dados no painel da B2W.

Para que os dados possam ser enviados corretamente para B2W devemos seguir o seguinte fluxo:

1º Lojista ou ERP  cadastra no pedido a Nota fiscal.

2º Lojista ou ERP cadastra no pedido Código de Rastreio junto com Data de envio.

Observação: Caso a loja ou o ERP da empresa não siga esse fluxo corretamente os dados de rastreio e nota fiscal não serão cadastrados corretamente no marketplace.

Para visualizarmos dentro do(s) pedido(s) os campos de preenchimento da Nota fiscal, Código de rastreio e Data de envio acesse painel de Vendas >> pedidos realizados, clicando em cima do pedido é aberto a página "pedido" onde temos os campos de "código de rastreio" e "Data de envio" conforme podemos observar nas imagens abaixo.ink__16_.PNGink__15_.png

 

Dentro da ficha do pedido temos a aba "Dados fiscais", nesta aba temos os campos para preenchimento da Nota fiscal conforme demonstrado abaixo.

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2.2- Falhas de Pedidos

Quando um pedido é feito no Marketplace nem sempre ele entra no painel de vendas >> Pedidos realizados, pois existem algumas pendências para serem corrigidas, ficando o pedido no menu Marketplace >> B2W lista de pedidos “status” com “Falha” a seguir vamos listar os erros mais comuns 

Falha ao integrar  pedido  sem  Dados fiscais:  Quando a loja inclui dentro da ficha do pedido apenas a Data de Rastreio junto com Código de envio ou apenas uma dessas informações faltando a nota fiscal o pedido entra com status de falha pois está faltando dados para fechá-lo corretamente.

Caso tenha feito isso a solução é acessar o portal da B2W e incluir os dados fiscais manualmente

Falha ao integrar Pedido Produto sem estoque:  Falha ocorre quando o Estoque do produto zera Solução:  Acessar o produto e incluir quantidade de estoque maior que zero, aguarde 5 minutos acesse menu Marketplace >> B2W >> lista de pedidos reenviar pedido

3 - Configurações

Acessar menu Marketplace >> B2W >> Configurações a loja possui o recurso de enviar preço diferenciado para todas os produtos integrados com  SkyHub, esta é uma regra Geral sendo que será válida se a regra de preço de cada produto com eles estiver configurado para pegar o preço igual da loja

Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo

Ainda tem dúvidas? Veja se as perguntas frequentes pode te ajudar!

- Inseri novos produtos ontem a noite e ainda não foi para Skyhub? (Quanto tempo demora p/ ser enviado p/ lá?)

R: Sim, está tudo cadastrado. A partir do início da integração já entra em uma rotina que envia os produtos da loja em uma fila, se tem poucos produtos é bem rápido (3 mil produtos em menos de uma hora). 

 

- Se mandar o produto e depois do envio alterar informações como por exemplo dimensão, código de barras e descrição, as informações vão para Skyhub automaticamente;

R: Atualiza automaticamente uma vez por dia  (de madrugada). Código de Barra é um campo chave e crítico, se ele criar um produto com código errado pode gerar venda incorreta. O ideal é cadastrar com o código correspondente ao produto que ele quer vender.

 

- De quanto em quanto tempo são atualizados preço e estoque?

R: Em média a cada 30 minutos após a alteração na loja (ou sempre que existir venda ou ajuste de preço, estoque feito pelo cliente).

 

- Depois de enviar todos os produtos, se inserir uma categoria nova, vai para Skyhub automaticamente?

R: Não, a inclusão de "produto" no Skyhub é automática com base no cadastro do produto na Tray.

Por isso é importante o cliente cadastrar o produto completo ( e não em partes, pois poderá gerar inconsistência no skyhub).

 

- Em quanto tempo um pedido é integrado?

R: Depende do tempo de disponibilização do pedido no Skyhub (ainda não temos essa estimativa). Após o pedido está disponível na Api Skyhub, leva no máximo 10 minutos pra Tray importar.

 

Geraldo Andrade 
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