Precisa de ajuda?

→

Para que a integração da sua loja com a Amazon de certo valide todas as regras abaixo:

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Amazon

  • Peso dos produtos;
  • Dimensões dos produtos  - Altura Largura e  Comprimento;
  • Imagem (imagem  tem o limite mínimo de 600px);
  • Estoque;
  • Nome do produto (não pode conter caracteres especiais)
  • EAN único obrigatório (EAN só é aceito em uma única oferta não pode estar em duas ou mais),
  • Descrição (não pode conter html, CSS,  caracteres especiais,  imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);
  • Características (será visto no tópico abaixo);
  • Categorias (será visto no tópico abaixo);

1.2 - Cadastro de Produtos

Para criação de produtos na Amazon acesse  marketplace >> Amazon>> Produtos >> Incluir produtos no Marketplace.

Neste menu será exibido 4 métodos de envio que a loja poderá usar sendo elas:

Selecionar todos os produtos:  A Tray carrega todos os produtos da loja para cadastro no marketplace

Selecionar produtos manualmente: Opção para que a lojista possa selecionar um ou  mais produtos específicos para envio

Selecionar uma ou mais categorias: Caso a loja decida enviar por categoria considera apenas os produtos que estiverem cadastrados como “categoria Principal”

Exemplo: Produto XPTO está cadastrado na categoria Xbox One e como categoria Adicional “acessórios” se eu tentar enviar a categoria “acessórios” este produto não será cadastrado pois está em uma categoria Adicional” para que o mesmo possa ser enviado deverá selecionar a categoria Xbox One

Selecionar uma ou mais marcas: Dentro da ficha de cadastro dos produtos tem o campo de Marcas como exemplo: Apple, Samsung, Motorola Sony, Microsoft, uma vez que selecionar essa opção a loja pode escolher as marcas  cadastradas para que seja enviado os produtos que tenham as mesmas cadastradas em suas respectivas fichas

Observação 1: Caso a loja tenha enviado produtos para o marketplace e volte selecionar uma das opções de envio acima as ofertas que foram enviadas sofrem apenas uma atualização.

Observação 2: Caso a loja tenha incluído um Produto diretamente no  painel da Amazon (exemplo produto XPTO), ao enviar o mesmo produto pela integração marketplace Tray este produto será cadastrado no painel deles ocasionando na duplicação da oferta, essa situação ocorre pois o código da oferta que foi cadastrada diretamente na Amazon é diferente do código produto cadastrado no seu Painel Administrativo.

Observação 3: Se o lojista cadastrar a oferta diretamente no painel da Amazon com mesmo código do seu produto na Tray, quando enviar o produto da Tray (utilizando um dos métodos de envio descritos acima) ocorre o relacionamento pois o código da oferta da Amazon é o mesmo da Tray.

1.2.1 - Produtos com falha

Os produtos que não atenderem os requisitos mencionados acima podem dar falha no envio. Nesse momento será exibido uma tela com a seguinte mensagem:

ink.png

Nesta tela de falha a loja tem a opção de baixar o excel  com os produtos com falha e corrigi-lo .

Observação: Caso a loja tenha produtos que atendam os requisitos para cadastro, e retornem alguns  com falhas os que estiverem com todas as informações cadastradas corretamente são enviados ficando apenas estes para loja analisar.

1.2.2 - Regra de envio de Preço

A integração que a Tray possui permite ao lojista enviar preços diferenciados para Amazon

Temos os seguintes modos de envio de preços:

Preço igual da loja:  Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.

Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.

Preço com acréscimo em Reais(R$)  ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:

  • Preço de venda:  Neste cenário o acréscimo dado será em cima do  preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 20,00

Ao incluir  acréscimo de  R$ 15,00 em sobre o preço de custo,  o valor da oferta custará R$ 35,00 pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.

Preço com  Desconto em Reais(R$)  ou porcentagem (%) Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:

  • Preço de venda:  Neste cenário o desconto  dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o  desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 35,00

Se concedermos um desconto de R$15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta custará R$ 20,00 pois  valor de custo do meu produto é  R$ 35,00.

Observação:  Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos  e escolha como base de preço de Custo  para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.

Caso a loja tenha produtos que foram enviados para o  marketplace também poderá atualizar o seu preço, acesse menu marketplace >> Amazon>> Lista de produtos integrados do lado direito de cada oferta possui uma seta, clicando nela temos a opção de “atualizar preço”, podemos atualizar o preço selecionando várias ofertas  de uma vez sendo necessário apenas clicar em cima do checkbox opção de selecionar quadrado do lado esquerdo (checkbox) abaixo do campo código loja conforme demonstramos no exemplo abaixo.

ink__2_.pngink__1_.png

1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com Promoção.

As lojas que trabalham com promoções ativas em seus produtos são enviados os preços promocionais se utilizar as seguintes regras de preço:  Preço igual da loja, Acréscimo ou desconto com Base no Preço de Venda.

Exemplo:  Produto XPTO  tem valor de R$ 40,00 com uma promoção ativa a partir do  dia 05/12/2017 válida até 06/12/2017  com valor DE R$ 15,00.

ink__3_.png

 O valor enviado para o marketplace será de R$ 15,00 pois trata-se do preço vigente do produto (preço sendo ofertado) tendo acréscimo, ou desconto ou podendo ser o preço igual da loja de acordo com a regra de preço escolhida e conforme citado no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço

Quando ocorrer o término da data de promoção, o valor do produto volta o preço de “venda” com isso, o produto no marketplace também atualiza o preço atribuindo o valor vigente (preço do produto que está sendo vendido na loja virtual).

1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

O Lojista possui o recurso de enviar uma descrição personalizada para para seus produtos na Amazon caso a descrição do seus produtos não estejam dentro dos critérios que a Amazon exige 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Amazon

O envio da descrição pode ser feito de duas Maneiras sendo elas: na inclusão de um novo produto no marketplace ou na edição de um produto que foi enviado que foi reprovado na análise da Amazon conforme seus critérios.

 1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

Acessando menu Marketplace >> Amazon>> Incluir Produtos no Marketplace ou menu Marketplace >> Amazon >> Lista de produtos integrados >> Incluir Produtos no Marketplace

Assim que escolher maneira que deseja incluir seus produtos no marketplace, seja todos os produtos,  produtos manualmentepor marcas específicas  ou categorias específicas 1.2 - Cadastro de Produtos quando clicar em continuar será exibida uma tela de “revisão dos produtos” nesta tela temos a opção do lado direito de cada produto de “editar descrição” ao clicar nesta opção exibe o editor de textos para o lojista cadastrar a descrição conforme desejado conforme exemplos abaixo

 

 

 

 

 

 

 

1.2.3.2 - Envio de Descrição Personalizada com ofertas cadastradas no Marketplace

Acessar Marketplace >> Amazon>> Lista de produtos integrados temos a listagem das ofertas que foram enviadas do lado da opção “inativar produto temos uma seta, clicando nela exibe a opção “editar descrição” clicando nela será aberto o editor de textos para poder editar a descrição para a oferta que está na Amazon.

 

 

 

Observação: Caso o Produto esteja ativo no marketplace  o mesmo não recebe atualização de descrição por critérios internos da Amazon. A atualização da descrição somente ocorrerá quando o produto estiver com Falha. 

1.2.4 Envio de Produtos Amazon

No momento que a loja efetua o  cadastro de novos  produtos  para a Amazon, a Tray envia uma carga a cada 2 horas.

Observação: Assim que enviamos para Amazon a carga de produtos eles possuem um tempo para analise e catalogação dos produtos para exibição no marketplace este tempo de liberação pode variar de acordo com a demanda deles, em caso de duvidas o lojista deverá entrar em contato com a Amazon.

1.2.4.1 Relacionamento de produtos entre vendedores Amazon

Quando um lojista (A) cadastra um determinado produto na Amazon e outro lojista (B) efetua o cadastro de outro produto igual, eles podem relacionar o produto  do lojista (B) com o do lojista (A) ficando apenas uma oferta com vários vendedores. A Amazon exibe as informações do produto que foi cadastrado primeiro como imagem, descrição, detalhes do produto etc.

Logo abaixo temos um exemplo de uma Câmera que está sendo vendida pela Intelbras com todas as informações deste vendedor, logo abaixo no canto direito da imagem podemos observar que existem outros vendedores que ofertam o mesmo produto porém as informações contidas na oferta são da Intelbras.

ink__4_.PNG

2- Características

As lojas virtuais possuem uma  série de características que podem ser usadas para diversas finalidades como por exemplo filtros, menus, busca etc. para organização da loja.

A Amazon requer que a loja relacione as características contidas na loja juntamente com as deles.

Exemplo: característica Cor utilizada na loja pode ser relacionada com a Color usada na Amazon.

Observação: existem algumas categorias da Amazon que requer o uso de características específicas onde o lojista precisa enviar nos seus produtos

Para efetuar esse relacionamento acesse Marketplace >> Amazon>> Relacionar característica conforme demonstrado abaixo.

ink.png

ink__5_.png

3 - Categorias

A loja virtual contém uma organização de categorias diferente do site da Amazon, dessa forma para que seu produto seja cadastrado corretamente é obrigatório que realize o relacionamento das categorias de sua loja  com as categorias da Amazon

Exemplo: Loja GA Acessórios contém a categoria “Almofadas” corresponde as seguintes categorias da Amazon: Casa e Jardim >> Cama, Mesa e Banho >> Almofadas e Acessórios >> Capas De Almofada

Para realizar o relacionamento de categorias acesse o menu Marketplace > Amazon> Relacionar categorias conforme demonstrado abaixo.

ink__2_.png

ink__6_.PNG4 - Frete

O calculo de frete é feito pela Amazon sendo necessário entrar em contato com área de suporte deles para auxiliarem a incluir tabelas de frete, pois a Amazon não disponibiliza de uma APi de frete para enviar da loja para eles.

5- Lista de Pedidos

Dentro do Painel Administrativo da Tray temos no menu marketplace >> Amazon>> Lista de pedidos a listagem de todos os pedidos gerados pelo marketplace conforme demonstrado abaixo.

ink__5_.png

Nesta listagem temos as informações sobre o pedido, o “status” que o mesmo se encontra “Mensagem” se está integrado ou com falha, além dos filtros que podem ser utilizados para encontrar um pedido específico ou filtrar uma data específica.

Sobre os filtros de  Status conseguimos listar os pedidos que estão com determinadas situações:

Novo: São pedidos novos que entraram;

Aprovado: Pedidos aprovados no marketplace;

Cancelado: Pedidos cancelados no marketplace;

Falha: Pedidos que vieram do Marketplace que estão com alguma falha exemplo: produto sem estoque;

Aguardando Pagamento: Pedidos que vieram do marketplace sem o pagamento;

Enviado: Pedidos foram enviados pelos lojista (passando os dados fiscais dentro de cadastro, código de rastreio e data de envio);

Não sincronizado: Pedidos que estão com alguma pendência de sincronização como por exemplo: Lojista cadastra oferta direto no painel da Amazon quando a venda entra vem como "não sincronizada" pois a oferta não está relacionada a nenhum produto de sua loja;

Observação: A Amazon não tem um método de Nota Fiscal, portanto não é necessário preencher esse dado no pedido pois não recebem.

6 - Configurações

Para ter acesso a este menu entre no seu Painel Administrativo da Tray Marketplace >>  Amazon>> Configurações.

6.1 - Estoque Mínimo

A integração de estoque não ocorre em tempo real pois existe uma cron (rotina) responsável pelo envio das atualizações de estoque para Amazon a cada 30 minutos.

Esta trava existe para lojas que trabalham com quantidades limitadas de produtos, para não ter problemas de vender produtos  a mais e não ter o  estoque foi inserido essa configuração devido esta comunicação não ser em tempo real.

ink__7_.png

Exemplo: Produto XPTO possui 10 unidades de estoque, na configuração da Amazon está 2 unidades de estoque mínimo, quando o produto for vendido e chegar em 1 unidades ou menos, na Amazon será pausado pois o estoque do produto é menor que estoque mínimo configurado.

 Observação: A Tray só captura os pedidos Aprovados da Amazon (nesse meio tempo a loja pode acabar tendo vendas em outros canais como mercado livre, loja virtual etc.)  enquanto o pedido não entra na Tray não ocorre a baixa de estoque do produto  e consequentemente não ocorre a atualização no marketplace.

6.2 - Preço de Venda  

Recurso utilizado para as lojas que desejam enviar um preço diferenciado para o marketplace seja ele um acréscimo ou um desconto (em reais ou porcentagem) sobre o  valor dos produtos conforme descrito no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço

Essa regra é Geral e será aplicado o desconto ou acréscimo em todos os produtos que foram enviados para Amazon e os novos que forem  cadastrados.

ink__8_.png

Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo.

ink__9_.png

 

7 -  Envio de Variação

Nesta versão Beta da integração o envio de variações para Amazon não está disponível no momento. 

Em breve vamos lançar a segunda versão que contempla o cadastro de variações da Amazon.

8 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

Nesta versão Beta da integração a tela de De / Para da Amazon (tela de relacionamento de produtos que foram cadastrados na Amazon com os produtos da loja) não está disponível no momento. 

Em breve vamos lançar a segunda versão que contempla a tela de relacionamento de produtos (De / Para) da Amazon.

 

Geraldo Andrade 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk