Mais uma gigante do mercado está com a Tray ➜ Agora, nós temos o Grupo Netshoes! Com essa nova integração, nossos lojistas passarão a expor seus produtos no maior marketplace de artigos esportivos do e-commerce brasileiro, aumentando suas oportunidades de venda. Além disso, nossos clientes também terão acesso a vitrine do marketplace de moda Zattini. + informações

Sumário

1- Obter chaves de Acesso Amazon

2 - Produtos

2.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Amazon

2.2 - Cadastro de Produtos

2.2.1 - Produtos com falha

2.2.2 - Regra de envio de Preço

2.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com Promoção

2.2.2.3 - Regra de envio de preço de produtos com variação

2.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

2.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

2.2.3.2 - Envio de Descrição Personalizada com ofertas cadastradas no Marketplace

2.2.4 - Envio de Produtos Amazon

2.2.4.1 -  Relacionamento de produtos entre vendedores Amazon

2.2.5 - Cadastro de Produto sem EAN

2.2.5.1 - Duvidas Frequentes

3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

4 - Características

4.1 - Características Amazon

5 - Categorias

6 - Frete

7 - Lista de Pedidos

8 - Configurações

8.1 - Estoque Mínimo

8.2 - Preço de Venda

9 - Duvidas Frequentes 

 

Obtendo chaves de Acesso Amazon

Para iniciar as atividades com a Amazon é necessário que a loja realize seu cadastro junto a eles para que possam obter as chaves de acesso, abaixo vamos explicar o passo a passo de como obter essas credenciais.

Link para se cadastrar na AmazonRegistro na Amazon

Link para obter o manual de como conseguir as chaves para a integraçãomanual_amazon_tray_v3.pdf

Link para acessar as regras gerais de tal integraçãoManual Tray 

 

Atenção: Lojista deve inserir as chaves no Painel Administrativo da mesma maneira que a Amazon fornece  na Central deles, caso não insira da mesma forma pode haver falhas de comunicação com a integração.   

 

 

Wizard 

Para que a loja possa iniciar as atividades com a Amazon é necessário seguir alguns passos para poder ativar esta integração, a seguir vamos falar de cada um deles.

Dentro do Painel Administrativo acesse o menu marketplace >> Amazon>>Iniciar integração.

1º Passo Informação: Neste passo a loja deverá acessar o link Amazon para realizar seu cadastro com eles (caso não tenha cadastro ainda), nesta página disponibilizamos um manual de como obter o SellerId e a o MWS Auth-Token acesse: manual_amazon_tray_v3.pdf , assim que a loja tiver em posse desses dados clique no botão "Continuar" conforme demonstramos na imagem abaixo.

 

2 - Produtos

2.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Amazon

  • Peso dos produtos (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
  • Dimensões dos produtos  - Altura Largura e  Comprimento (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
  • Imagem (imagem  tem o limite mínimo de 600px);
  • Estoque;
  • Nome do produto (não pode conter caracteres especiais)
  • EAN único obrigatório (EAN só é aceito em uma única oferta não pode estar em duas ou mais),
  • Descrição (não pode conter html, CSS,  caracteres especiais,  imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);
  • Características (será visto no tópico abaixo);
  • Categorias (será visto no tópico abaixo);

 

2.2 - Cadastro de Produtos

Importante:  Caso a Oferta esteja com status "Em Pausa", após a atualização do seu produto na Tray (Produtos >> Produtos cadastrados) a "Ativação" da oferta na Amazon poderá ocorrer na madrugada.

 

Para criação de produtos na Amazon acesse  marketplace >> Amazon>> Produtos >> Incluir produtos no Marketplace.

Neste menu será exibido 4 métodos de envio que a loja poderá usar sendo elas:

Selecionar todos os produtos:  A Tray carrega todos os produtos da loja para cadastro no marketplace

Selecionar produtos manualmente: Opção para que a lojista possa selecionar um ou  mais produtos específicos para envio

Selecionar uma ou mais categorias: Caso a loja decida enviar por categoria considera apenas os produtos que estiverem cadastrados como “categoria Principal”

Exemplo: Produto XPTO está cadastrado na categoria Xbox One e como categoria Adicional “acessórios” se eu tentar enviar a categoria “acessórios” este produto não será cadastrado pois está em uma categoria Adicional” para que o mesmo possa ser enviado deverá selecionar a categoria Xbox One

Selecionar uma ou mais marcas: Dentro da ficha de cadastro dos produtos tem o campo de Marcas como exemplo: Apple, Samsung, Motorola Sony, Microsoft, uma vez que selecionar essa opção a loja pode escolher as marcas  cadastradas para que seja enviado os produtos que tenham as mesmas cadastradas em suas respectivas fichas

Observação 1: Caso a loja tenha enviado produtos para o marketplace e volte selecionar uma das opções de envio acima as ofertas que foram enviadas sofrem apenas uma atualização.

Observação 2: Caso a loja tenha incluído um Produto diretamente no  painel da Amazon (exemplo produto XPTO), ao enviar o mesmo produto pela integração marketplace Tray este produto será cadastrado no painel deles ocasionando na duplicação da oferta, essa situação ocorre pois o código da oferta que foi cadastrada diretamente na Amazon é diferente do código produto cadastrado no seu Painel Administrativo.

Observação 3: Se o lojista cadastrar a oferta diretamente no painel da Amazon com mesmo código do seu produto na Tray, quando enviar o produto da Tray (utilizando um dos métodos de envio descritos acima) ocorre o relacionamento pois o código da oferta da Amazon é o mesmo da Tray.

2.2.1 - Produtos com falha

Os produtos que não atenderem os requisitos mencionados acima podem dar falha no envio. Nesse momento será exibido uma tela com a seguinte mensagem:

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Nesta tela de falha a loja tem a opção de baixar o excel  com os produtos com falha e corrigi-lo .

Observação: Caso a loja tenha produtos que atendam os requisitos para cadastro, e retornem alguns  com falhas os que estiverem com todas as informações cadastradas corretamente são enviados ficando apenas estes para loja analisar.

2.2.2 - Regra de envio de Preço

A integração que a Tray possui permite ao lojista enviar preços diferenciados para Amazon

Temos os seguintes modos de envio de preços:

Preço igual da loja:  Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.

Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.

Preço com acréscimo em Reais(R$)  ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:

  • Preço de venda:  Neste cenário o acréscimo dado será em cima do  preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 20,00

Ao incluir  acréscimo de  R$ 15,00 em sobre o preço de custo,  o valor da oferta custará R$ 35,00 pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.

Preço com  Desconto em Reais(R$)  ou porcentagem (%) Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:

  • Preço de venda:  Neste cenário o desconto  dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o  desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 35,00

Se concedermos um desconto de R$15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta custará R$ 20,00 pois  valor de custo do meu produto é  R$ 35,00.

Observação:  Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos  e escolha como base de preço de Custo  para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.

Caso a loja tenha produtos que foram enviados para o  marketplace também poderá atualizar o seu preço, acesse menu marketplace >> Amazon>> Lista de produtos integrados do lado direito de cada oferta possui uma seta, clicando nela temos a opção de “atualizar preço”, podemos atualizar o preço selecionando várias ofertas  de uma vez sendo necessário apenas clicar em cima do checkbox opção de selecionar quadrado do lado esquerdo (checkbox) abaixo do campo código loja conforme demonstramos no exemplo abaixo.

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2.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com Promoção.

As lojas que trabalham com promoções ativas em seus produtos são enviados os preços promocionais se utilizar as seguintes regras de preço:  Preço igual da loja, Acréscimo ou desconto com Base no Preço de Venda.

Exemplo:  Produto XPTO  tem valor de R$ 40,00 com uma promoção ativa a partir do  dia 05/12/2017 válida até 06/12/2017  com valor DE R$ 15,00.

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 O valor enviado para o marketplace será de R$ 15,00 pois trata-se do preço vigente do produto (preço sendo ofertado) tendo acréscimo, ou desconto ou podendo ser o preço igual da loja de acordo com a regra de preço escolhida e conforme citado no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço

Quando ocorrer o término da data de promoção, o valor do produto volta o preço de “venda” com isso, o produto no marketplace também atualiza o preço atribuindo o valor vigente (preço do produto que está sendo vendido na loja virtual).

 

2.2.2.3 - Regra de envio de preço de produtos com variação

As lojas que trabalham com variações em seus produtos precisam ficar atentos pois existem alguns critérios no envio dos preços, a seguir vamos citá-los:

Produto com variação sem Preço: Uma vez que a variação não possui preço quando a oferta é criada no marketplace será herdado o valor do produto “pai”

Ex: Produto XPTO possui valor R$ 200,00 com variação “Cor” Preta sem valor

Quando a oferta for criada será enviado o preço de R$ 200,00 correspondente  ao produto Pai.

Produto com variação com Preço: Uma vez que as variações tenham preços cadastrados serão enviados os preços das mesmas

Ex: Produto XPTO valor R$ 200,00 variação “Cor” Preto custando R$ 50,00, Azul custando R$ 100,00 na criação da oferta será enviado respectivamente os preços R$ 50,00 para variação Preta e R$ 100,00 para variação Azul.

Caso a loja utilize uma regra de preço com acréscimo ou desconto será dado com base no preço da variação.

Observação: Caso tenha mais de uma variação o produto e algumas variações possuem preço e outras não, as que não tiverem vão herdar o preço do produto pai.

 

2.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

O Lojista possui o recurso de enviar uma descrição personalizada para para seus produtos na Amazon caso a descrição do seus produtos não estejam dentro dos critérios que a Amazon exige 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Amazon

O envio da descrição pode ser feito de duas Maneiras sendo elas: na inclusão de um novo produto no marketplace ou na edição de um produto que foi enviado que foi reprovado na análise da Amazon conforme seus critérios.

2.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

Acessando menu Marketplace >> Amazon>> Incluir Produtos no Marketplace ou menu Marketplace >> Amazon >> Lista de produtos integrados >> Incluir Produtos no Marketplace

Assim que escolher maneira que deseja incluir seus produtos no marketplace, seja todos os produtos,  produtos manualmentepor marcas específicas  ou categorias específicas 1.2 - Cadastro de Produtos quando clicar em continuar será exibida uma tela de “revisão dos produtos” nesta tela temos a opção do lado direito de cada produto de “editar descrição” ao clicar nesta opção exibe o editor de textos para o lojista cadastrar a descrição conforme desejado conforme exemplos abaixo

 

 

 

 

 

 

 

2.2.3.2 - Envio de Descrição Personalizada com ofertas cadastradas no Marketplace

Acessar Marketplace >> Amazon>> Lista de produtos integrados temos a listagem das ofertas que foram enviadas do lado da opção “inativar produto temos uma seta, clicando nela exibe a opção “editar descrição” clicando nela será aberto o editor de textos para poder editar a descrição para a oferta que está na Amazon.

 

 

 

Observação: Caso o Produto esteja ativo no marketplace  o mesmo não recebe atualização de descrição por critérios internos da Amazon. A atualização da descrição somente ocorrerá quando o produto estiver com Falha. 

 

2.2.4 - Envio de Produtos Amazon

No momento que a loja efetua o  cadastro de novos  produtos  para a Amazon, a Tray envia uma carga a cada 2 horas.

Observação: Assim que enviamos para Amazon a carga de produtos eles possuem um tempo para analise e catalogação dos produtos para exibição no marketplace este tempo de liberação pode variar de acordo com a demanda deles, em caso de duvidas o lojista deverá entrar em contato com a Amazon.

2.2.4.1 - Relacionamento de produtos entre vendedores Amazon

Quando um lojista (A) cadastra um determinado produto na Amazon e outro lojista (B) efetua o cadastro de outro produto igual, eles podem relacionar o produto  do lojista (B) com o do lojista (A) ficando apenas uma oferta com vários vendedores. A Amazon exibe as informações do produto que foi cadastrado primeiro como imagem, descrição, detalhes do produto etc.

Logo abaixo temos um exemplo de uma Câmera que está sendo vendida pela Intelbras com todas as informações deste vendedor, logo abaixo no canto direito da imagem podemos observar que existem outros vendedores que ofertam o mesmo produto porém as informações contidas na oferta são da Intelbras.

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2.2.5 - Cadastro de Produto sem EAN

 Lojista deverá acessar o link  e logar no painel da Amazon com seus dados e avaliar as possibilidades de isenção através do link: https://sellercentral.amazon.com/gp/help/help.html?ie=UTF8&itemID=200426310&ref_=ag_200426310_h_r0_cont_sgsearch&

 Após a loja ter realizado o processo acima deverá abrir um chamado junto equipe da Amazon logando em sua conta no link que mencionamos acima. A Amazon fará uma analise cadastral da loja.

A Amazon pode conceder a isenção de algumas maneiras, todavia é necessário entre em contato com a equipe de suporte da Tray avisando que a Amazon isentou a loja para enviar produtos sem EAN, para que a equipe possa remover a trava existente na Tray.

 

Abaixo vamos falar sobre os modos mais comuns de liberação utilizado pela Amazon.

  • Marcas especificas: Neste modo é necessário que o lojista cadastre seus produtos nomes de marcas especificas que são determinadas e autorizadas pela Amazon.

Ex: Loja trabalha com peças de reposição e a Amazon liberou o envio das marcas: LG, CCE, Sharp.

É necessário que o lojista cadastre na ficha dos seus produtos os nomes das marcas liberadas pela Amazon.

Após ter feito o processo acima é necessário que acesse dentro do painel administrativo da Tray o menu marketplaces >> Amazon >> Configurações gerais >> Marcas. Selecione a opção: "Forçar sempre a marca Original"  conforme demonstramos na imagem abaixo, depois clique no botão "salvar" no fim da página de configuração. 

 

  • Nome da loja como marca:  Neste modo A Amazon passa a usar o nome da loja como marca. 

Para este modo Não é necessário realizar quaisquer alterações na ficha do seu produto.

O Lojista deverá acessar painel Administrativo da Tray o menu minha loja >> informações da loja  conforme demonstramos na imagem abaixo e certificar-se que o nome da loja esteja idêntico com o nome que a Amazon utilizará como marca.

Caso não esteja o lojista poderá pedir para Amazon colocar o nome que deseja ou lojista poderá alterar  dentro das configurações.

 

 

 

 

Após ter feito o processo acima é necessário que acesse dentro do painel administrativo da Tray o menu marketplaces >> Amazon >> Configurações gerais >> Marcas. A loja possui duas opções que poderá escolher a que se enquadra melhor ao seu caso

 

  • Enviar nome da loja somente quando não houver EAN: Caso seu produto tenha EAN cadastrado será enviado o nome da Marca contido na ficha de cadastro do produto, caso não tenha EAN será enviado nome da Loja.

 

  • Forçar sempre o nome da loja como Marca: Se a loja escolher esta opção sempre será enviado o nome da loja como marca independente se o produto possuir EAN ou não.

 

"salvar" no fim da página de configuração. 

 

 

Atenção: A Amazon pode isentar o envio de produtos sem EAN para categorias especificas da Amazon ou para todo site deles (independente do modo de isenção que adotem conforme falamos acima) dependendo do acordo firmado com a Amazon.

Exemplo: Amazon Isentou envio de produto para categoria Acessórios >> Acessórios para celulares, nesta categoria loja poderá cadastrar seus produtos sem o EAN (seguindo um dos modos liberados por eles conforme falamos  acima).

Caso a loja cadastre um produto XPTO na categoria da Amazon Moda >> Artigos esportivos  sem o EAN este produto será recusado e será exibido mensagem de falha de EAN dentro do painel da Tray, neste caso a loja deve acessar seu produto no painel Administrativo da Tray e efetuar a correção.

 

2.2.5.1 - Duvidas Frequentes

 

Produtos foram enviados para Amazon sem o EAN e falharam pois a loja não era isenta. Amazon autorizou a isenção o que fazer para atualizar essas ofertas com falha?

 

Solução: Loja deverá acessar seu painel administrativo da Tray menu marketplaces >> Amazon >> Lista de produtos cadastrados >> liste os produtos com a Falha.

Loja deverá selecionar os produtos clicando na caixa de seleção abaixo do campo "código da loja" depois clicar no botão "atualização completa" que será enviado uma atualização para Amazon conforme demonstramos abaixo.

 

 

 

 3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

As lojas que possuem integração com a Amazon com ofertas cadastradas diretamente no portal deles e passam a integrar com a Tray é necessário realizar o De Para dos produtos existentes com no painel deles com os de sua Loja virtual para que ocorra a integração de estoque, preço, disponibilidade e entre os pedidos corretamente.

Acesse Marketplace >> Amazon>> Lista de anúncios não relacionados será listado todas as ofertas que estão cadastradas diretamente com a Amazon que não estão vinculadas ao produto na Tray.

 

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Selecionando a opção relacionar anúncio  o lojista será redirecionado para página de relacionamento conforme demonstrado abaixo.

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Nesta página temos a escolha da regra de preço 1.2.2 - Regra de envio de Preço e a opção para escolher o produto da loja virtual para que possa relacionar a oferta no painel da Amazon. Caso a loja tenha mais 1000 produtos exibe apenas os campos para busca dos produtos como o de Busca pelo nome, Busca pelo código e Busca por Referência.

Uma Vez que Relacionar o seu Produto Tray com a oferta Amazon, a Tray passa a enviar o estoque, preço do produto, disponibilidade (ativo ou inativo), prazo de disponibilidade do produto (crossdocking) caso tenha cadastrado no seu produto), descrição completa, imagem, marca e todas as demais informações de cadastro fazendo com que sobreponha o que estiver cadastrado na Amazon.

Em casos de Produtos com variações ao listar  o produto da loja que possui a variação para relacionar com a oferta Amazonserá exibido  a mesma logo abaixo com isso basta selecioná-la conforme exemplo abaixo.

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Observação: Caso lojista não efetue o De Para na listagem de anúncios não relacionados e acabe acessando o painel do Marketplace (painel de acesso que a Amazon libera para o lojista) e remova as ofertas cadastradas diretamente com eles. As ofertas contidas dentro do painel administrativo da Tray continuam sendo exibidas durante uma semana pois temos uma rotina de atualização semanal que faz a verificação se aquelas ofertas que o lojista não relacionou existe no marketplace, caso lojista tenha removido, durante este prazo efetuamos a remoção no painel da Tray.

 

4- Características

As lojas virtuais possuem uma  série de características que podem ser usadas para diversas finalidades como por exemplo filtros, menus, busca etc. para organização da loja.

A Amazon requer que a loja relacione as características contidas na loja juntamente com as deles.

Exemplo: característica Cor utilizada na loja pode ser relacionada com a Color usada na Amazon.

Observação: existem algumas categorias da Amazon que requer o uso de características específicas onde o lojista precisa enviar nos seus produtos.

Em caso de duvidas podem entrar em contato com suporte da Amazon para obter mais informações.

Para efetuar esse relacionamento  das características acesse Marketplace >> Amazon>> Relacionar característica conforme demonstrado abaixo.

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Conforme exemplo acima na página de características temos os filtros de:

Características da loja: Filtro utilizado para loja realizar a busca na página de alguma característica que possui cadastrado na loja;

Características do Marketplace: Filtro utilizado para loja realizar a busca pela característica da Amazon.

 Status:  No status temos alguns filtros para listar a situação que a característica se encontra com relação as da Amazon.

  • Não Enviar: Opção utilizada pelo Lojista para não enviar os valores da característica   selecionada para Amazon exemplo: característica "Altura do Colchão"  Caso clique em editar nela e marque a opção Não enviar os valores das características  a mesma não será enviada para o marketplace.

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  • Pendente: Status não utilizado no momento.

 

  • Relacionado: Status que indica quando a loja fez o relacionamento de uma ou mais características da loja com as do marketplace exemplo:  característica "Voltagem" relaciono com a característica Voltage da Amazon na página podemos observar o status relacionado conforme demonstrado abaixo. 

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Clicando na opção de Editar do lado direito de cada característica temos exibe a página de  Relacionar opções das características.

Nela temos a opção para buscar a característica do Marketplace digitando 3 caracteres ou mais. Assim que realizada a busca basta selecionar a caracteristica desejada e salvar conforme demonstramos abaixo.

 

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Observação: A Amazon é uma empresa Americana as características deles são exibidas todas em Inglês seguindo padrão da linguá nativa da empresa.

 

 

4.1 - Características Amazon

Quando o produto de sua loja possui determinadas características que por sua vez está relacionada com as características da Amazon conforme explicamos no tópico 3- Características

A Amazon exige que o lojista preencha na ficha de cadastro do produto determinados nomes que são aceitos pela Amazon.

Para visualizar as características que seu produto possui acesse menu Produtos >> Produtos Cadastrados >> botão "Editar" >> dentro da ficha de cadastro do produto temos o campo "Características", conforme demonstramos abaixo.

 

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Exemplo: Tenho um produto cadastrado na loja chamado XPTO,  dentro dele tenho as características "Formato da Mídia", "Sistema Operacional" e "Idade Mínima". conforme podemos observar na imagem abaixo.

 

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Acessar o painel administrativo menu Marketplaces >> Amazon >> Relacionar Características, realizei o relacionamento das características da minha loja com as da Amazon, ficando da seguinte forma:

 

 

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Dentro da ficha de cadastro do meu produto realizei a inclusão dos nomes das características conforme a Amazon aceita. Logo abaixo podemos observar como ficou o cadastro do meu produto.

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Abaixo temos algumas características da Amazon junto com os valores (nomes de características) aceitos pela Amazon. 

 

Característica Amazon: MediaFormat
AIFF AVI
Blu-ray CD-ROM
Disquete 3,5 polegadas Disquete 5,25 polegadas
DVD-ROM MP3 Audio
MPEG Download: Registration Code
USB Memory Stick VQF
WAV WMA

 

 

Característica Amazon: HardwarePlatform
Android Nintendo 3DS PlayStation TV
Android/iOS Nintendo 64 PlayStation Vita
Android/iOS/Fire OS Nintendo DS Pocket PC 2002
BBC Micro Nintendo NES Sega Dreamcast
Commodore 64 Nintendo Super NES Sega Game Gear
Commodore Amiga Nintendo Wii Sega Genesis
Fire OS Nintendo Wii U Sega Saturn
Game Boy Não específico da máquina Sem Sistema Operacional
Game Boy Advance Palm OS Sony PSP
Game Boy Color PC Super Nintendo
GameCube PC Download Tablet
iOS PC/Mac Tapwave Zodiac
Jogo Eletrônico PC/Mac/Linux TV Plug & Play
Linux PC/Mac/Linux/Unix Unix
Mac PDA Windows
Mac/Linux PlayStation Xavix
Vários PlayStation 2 Xbox
NEOGEO PlayStation 3 Xbox 360
NEOGEO Pocket Color PlayStation 4 Xbox One
N-Gage PlayStation Now Zeta

 

 

Característica Amazon: OperatingSystem
Linux Mac OS X 10.9 Windows 95
Mac OS 9 e Anteriores Mac OS X Intel Windows 98
Mac OS 9.X Microsoft Pocket PC 2002 Windows 98SE
Mac OS X Microsoft Windows Mobile 2003 Windows Advanced Server 2003
Mac OS X 10.1 Puma Microsoft Windows Mobile 5 Windows CE
Mac OS X 10.10 Não específico da máquina Windows ME
Mac OS X 10.11 Pre Mac OS 9 Windows Mobile
Mac OS X 10.2 Jaguar Windows 10 Windows NT
Mac OS X 10.3 Panther Windows 2000 Windows NT 4
Mac OS X 10.4 Tiger Windows 3x e anteriores Windows RT
Mac OS X 10.5 Leopard Windows 7 Windows Server 2003
Mac OS X 10.6 Windows 8 Windows Vista
Mac OS X 10.7 Windows 8 Pro Windows XP
Mac OS X 10.8 Windows 8.1  

 

Característica Amazon: AgeRangeDescription
10 anos
12 anos
14 anos
16 anos
18 anos
Livre

 

 

Observação:  O envio dessas características da Amazon são obrigatórias quando a loja possui determinadas categorias relacionadas com a Amazon. A Tray possui a relação que foi passada na data do dia 08/03/2018. Abaixo temos um arquivo disponibilizado pela Amazon com as categorias que requer o envio dessas características.

 

Caso seu produto possua essas características relacionadas com as da Amazon e no mesmo esteja preenchido com os valores corretamente, mesmo assim seu produto continua apresentando falha de Atributo (característica) entre em contato com suporte da Tray para auxilio.

5 - Categorias

A loja virtual contém uma organização de categorias diferente do site da Amazon, dessa forma para que seu produto seja cadastrado corretamente é obrigatório que realize o relacionamento das categorias de sua loja  com as categorias da Amazon

Exemplo: Loja GA Acessórios contém a categoria “Almofadas” corresponde as seguintes categorias da Amazon: Casa e Jardim >> Cama, Mesa e Banho >> Almofadas e Acessórios >> Capas De Almofada

Para realizar o relacionamento de categorias acesse o menu Marketplace > Amazon> Relacionar categorias conforme demonstrado abaixo.

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6 - Frete

O calculo de frete é feito pela Amazon sendo necessário entrar em contato com área de suporte deles para auxiliarem a incluir tabelas de frete, pois a Amazon não disponibiliza de uma API de frete para enviar da loja para eles.

Para configurar o frete deverá acessar o painel da Amazon (sellercentral.amazon.com), acessar a versão português e clicar no menu Configurações > Configurações de envio

 

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Atenção: No momento da integração de produto informamos que deverá ser utilizada a tabela padrão da Amazon. Dessa forma é necessário que altere os valores da tabela padrão ao invés de criar uma nova tabela.

 

7 - Lista de Pedidos

Dentro do Painel Administrativo da Tray temos no menu marketplace >> Amazon>> Lista de pedidos a listagem de todos os pedidos gerados pelo marketplace conforme demonstrado abaixo.

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Nesta listagem temos as informações sobre o pedido, o “status” que o mesmo se encontra “Mensagem” se está integrado ou com falha, além dos filtros que podem ser utilizados para encontrar um pedido específico ou filtrar uma data específica.

Sobre os filtros de  Status conseguimos listar os pedidos que estão com determinadas situações:

Novo: São pedidos novos que entraram;

Aprovado: Pedidos aprovados no marketplace;

Cancelado: Pedidos cancelados no marketplace;

Falha: Pedidos que vieram do Marketplace que estão com alguma falha exemplo: produto sem estoque;

Aguardando Pagamento: Pedidos que vieram do marketplace sem o pagamento;

Enviado: Pedidos foram enviados pelos lojista (passando os dados fiscais dentro de cadastro, código de rastreio e data de envio);

Não sincronizado: Pedidos que estão com alguma pendência de sincronização como por exemplo: Lojista cadastra oferta direto no painel da Amazon quando a venda entra vem como "não sincronizada" pois a oferta não está relacionada a nenhum produto de sua loja;

 

Atenção: A Tray consegue capturar os pedidos da Amazon que estiverem como "Aguardando Pagamento" ou "Aprovados" na Amazon.

Observação: A Amazon não tem um método de Nota Fiscal, portanto não é necessário preencher esse dado no pedido pois não recebem.

8 - Configurações

Para ter acesso a este menu entre no seu Painel Administrativo da Tray Marketplace >>  Amazon>> Configurações.

8.1 - Estoque Mínimo

A integração de estoque não ocorre em tempo real pois existe uma cron (rotina) responsável pelo envio das atualizações de estoque para Amazon a cada 30 minutos.

Esta trava existe para lojas que trabalham com quantidades limitadas de produtos, para não ter problemas de vender produtos  a mais e não ter o  estoque foi inserido essa configuração devido esta comunicação não ser em tempo real.

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Exemplo: Produto XPTO possui 10 unidades de estoque, na configuração da Amazon está 2 unidades de estoque mínimo, quando o produto for vendido e chegar em 1 unidades ou menos, na Amazon será pausado pois o estoque do produto é menor que estoque mínimo configurado.

 Observação: A Tray só captura os pedidos Aprovados da Amazon (nesse meio tempo a loja pode acabar tendo vendas em outros canais como mercado livre, loja virtual etc.)  enquanto o pedido não entra na Tray não ocorre a baixa de estoque do produto  e consequentemente não ocorre a atualização no marketplace.

8.2 - Preço de Venda  

Recurso utilizado para as lojas que desejam enviar um preço diferenciado para o marketplace seja ele um acréscimo ou um desconto (em reais ou porcentagem) sobre o  valor dos produtos conforme descrito no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço

Essa regra é Geral e será aplicado o desconto ou acréscimo em todos os produtos que foram enviados para Amazon e os novos que forem  cadastrados.

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Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo.

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 9 - Duvidas Frequentes

 

Pedidos: 

- Pedido(s) foram gerado(s) na Amazon  não entraram no painel de vendas da Tray

Necessário que verifique se o pedido não entrou no painel do marketplace da Amazon dentro da Tray, acesse menu marketplace >> Amazon >> Lista de pedidos, utilize o filtro de status e selecione a opção "Falha".

1º - Caso Pedido com mensagem: Falha ao integrar pedido - Não é possível enviar o pedido sem oferta. Sku XXX conforme exemplo abaixo.

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Este caso quer dizer que o Produto comprado na Amazon não está relacionado com produto de sua loja virtual.

Solução: 

Necessário realizar o relacionamento entre a oferta Amazon com produto Loja conforme explicamos no artigo 3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

Após realizar o relacionamento loja poderá aguardar que o sistema se encarrega de criar este pedido no painel de vendas da loja, se a loja preferir poderá clicar no botão de "Reenviar Pedido" dentro de alguns minutos este pedido será criado no painel de vendas.

 

Geraldo Andrade 
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Comentários

  • Avatar
    Valdinei Cerqueira Dauto

    Pessoal boa tarde!
    Por favor, qual é a taxa que pago para essa integração?

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