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Deseja personalizar os status dos pedidos em sua loja? Deseja alterar os e-mails que são enviados automaticamente com a mudança dos status dos pedidos? Então você está no artigo certo, aqui veremos como realizar as devidas configurações em seu painel administrativo para que possa criar regras de alterações dos status dos pedidos e também dos e-mails enviados automaticamente. Aqui você verá como alterar por exemplo o Status de “A ENVIAR” para por exemplo “AGUARDANDO ENVIO” ou “PAGAMENTO CONFIRMADO” e também o e-mail que deveria ser enviado junto ao e-mail padrão do “A ENVIAR” poderá incluir um e-mail personalizado, editando o já existente ou mesmo criando um novo e-mail.

Acesse este link para ter acesso ao artigo de personalização/criação dos e-mails.

Que tal irmos direto ao ponto? Então vamos para as configurações:

  • Acesse em seu painel administrativo Configurações >> Cadastro de Status de Pedidos >> Incluir Status;

  • Insira as informações e configurações desejadas para o status conforme imagem abaixo;

Agora que o status personalizado foi criado, acessar Configurações >> Regras e Ações de Pedidos (Workflow) onde será aberta a seguinte página (as informações sobre cada campo estão abaixo da imagem:

Critérios:

  • Status: Selecionar o Status que sua pedido deve estar para que o Workflow seja aplicado;
  •  Local de Vendas: Selecionar para qual local de venda será aplicado (Loja Virtual, Mercado Livre, Particular…);
  • Pagamento Confirmado: Aplicar quando estiver com pagamento confirmado? SIM ou NÃO;
  • Código de Envio do Pedido: Aplicar somente quando estiver com o número de rastreamento ? SIM ou NÃO;
  • Formas de Pagamento: Aplicar quando estiver em qual forma de pagamento? (Boleto, Cartão MasterCard Yapay, PagSeguro…) ;
  • Frete: Aplicar quando a venda estiver com qual forma de frete? (Sedex, Jadlog, PAC …);
  • Número de Dias do Pedido: Incluir número de dias após a criação do pedido que deseja que seja aplicado ou, para ação instantânea coloque o dia como 0.

Observação: Quando não selecionado os itens acima, deixando na opção “(...)” será aplicada a regra para todas as opções que conter no campo, por exemplo ao manter em Formas de Pagamento (...) serão aplicadas para todas as formas de pagamento conforme demonstrado na imagem abaixo:

Importante: Para alteração de Status é obrigatório selecionar como critério algum dos status.

 

Aplicações:

  • Nome da Ação/Aplicação: Incluir um nome para a aplicação (nome da regra);
  • Status Ativo: Esta aplicação (regra) está Ativa ou Inativa? Deixando SIM ela será aplicada, se selecionar NÃO a regra será configurada no painel administrativo mas não será aplicada nos pedidos;
  • Alteração do Status do Pedido: Permite definir para qual status que o pedido será alterado;
  • Enviar E-mail: Permite que o lojista escolha um e-mail que será enviado para o cliente (e-mails de Configurações >> E-mails da Loja).
  • Contato de Notificação: Poderá neste campo inserir um e-mail para que o cliente possa entrar em contato (enviar alguma notificação);
  • E-mail de Notificação: Permite encaminhar um e-mail de notificação para o cliente, claro, isto além do e-mail principal que irá encaminhar em "Enviar E-mail"

Importante: Em "Enviar E-mail" somente serão apresentadas as opções de e-mails se já houverem e-mails extras (personalizados) criados e se na opção "Alteração do Status do Pedido" tiver sido selecionado um status personalizado!

Aviso: Foi desenvolvida uma melhoria para este ferramenta referente a vendas ocorridas no Mercado Livre, pois anteriormente era possível apenas selecionar o Local de Venda > Mercado Livre, mas não era possível especificar o apelido, assim se o lojista tivesse dois ou mais apelidos integrados, a regra seria criada e aplicada para todos, mas com a melhoria foi disponibilizado um campo extra ao selecionar Mercado Livre como local de venda, este campo extra refere-se ao apelido do Mercado que o lojista desejar configurar, ou seja, agora você poderá criar regras diferentes para cada apelido do Mercado Livre, quer saber como é fácil? Basta acessar a URL abaixo e ver em vídeo como é sua apresentação:

Tutorial em Vídeo: http://recordit.co/pjzOMdLmum

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Tray 
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Comentários

  • Avatar
    Michael Douglas Correia Pereira

    Bom, vi que aqui eu consigo enviar um e-mail para o cliente após "X" dias da data de pedido. Minha intenção é mandar um e-mail para ele avaliar a loja (assim que ele recebesse o produto, mas não dá, mas configurando alguns dias depois do pedido já ajuda) e alguns dias depois outro e-mail para avaliar o produto, porém pelo que percebi a TRAY não possui variáveis que direcionam o cliente direto a a avaliação da loja ou direto a avaliação do produto comprado. Espero que eu esteja enganado!

  • Avatar
    Tray

    Oi, Michael. Bom dia.
    Para levar o cliente a fazer uma avaliação da loja, é possível. Porém, para fazer avaliação de produto específico, não.
    Para esclarecer o procedimento, pedimos, por gentileza, que entre em contato com a nossa equipe de atendimento Suporte técnico, pelos canais de atendimento oferecidos, que são Chat, telefone ou ticket (através de chamado na Central de atendimento).

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    Ezequiel

    Um Work Flow para um valor específico, melhor, para só rodar com pedidos acima de um valor determinado. Não tem certo?

    Editado por Ezequiel
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    Thiago Araujo Pires de Carvalho

    Gostaria de enviar um e-mail para os clientes informando que os pedidos já estão sendo preparados para o envio, evitando assim que fiquem entrando em contato para saber se será enviado no mesmo dia. Consigo fazer utilizando o Workflow? Se sim, como devo proceder?

  • Avatar
    Ezequiel

    A Plataforma já possui essa ferramente em "Emails da Loja"

  • Avatar
    Wdson Eduardo

    Quero saber como faço pra mandar uma mensagem pós venda assim que meu cliente comprar algum dos meus produtos no mercado livre

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