As vendas na loja virtual e nos demais marketplaces são capturadas automaticamente, mas também é possível incluir um pedido manualmente. Veja abaixo como realizar este procedimento:

  • Acesse Vendas >> Incluir Pedido Manual.

  • Serão apresentados três menus: Dados do pedido, Dados do Cliente e Finalização.
  • Primeiramente, vamos configurar a aba Dados do Pedido.

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  • A primeira opção que deverá configurar é o "Código do Cliente" (caso esteja incluindo um pedido para uma lista, selecione na parte superior a qual lista pertence o pedido).

dadosdocliente.PNG

  • Ao clicar em "Código do Cliente", será aberta uma nova janela, para realizar a busca deste cliente, a busca pode ser realizada por e-mail ou pelo nome.
  • Após digitar o nome/email do cliente, clicar em "Buscar" e será exibida uma lista com todos os clientes com nome/email relacionado.
  • Agora, basta selecionar o cliente ao qual o pedido será atribuído, e clicar em "OK". Veja abaixo:

Importante: Caso o cliente a quem você queira atribuir este pedido, ainda não esteja cadastrado em sua loja, será necessário que preencha os dados manualmente, para relacionar este pedido ao seu comprador.

  • Após selecionar o cliente que irá atribuir este pedido, o código do cliente selecionado será preenchido automaticamente ao campo "Código do Cliente".

codigocliente.PNG

  • O próximo passo é selecionar os produtos que farão parte do pedido.
  • Todos os produtos cadastrados na loja serão exibidos na lista "Produtos".

Atenção: Os produtos com preenchimento vermelho estão indisponíveis (sem estoque / inativos) para venda.

  • Para selecioná-los, basta clicar no produto (coluna da direita) e depois clicar na seta virada para o lado direito (no centro), assim o produto será transferido da coluna esquerda para a direita.

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  • Caso queira remover algum produto que já foi selecionado, basta clicar no produto (na coluna da esquerda) e em seguida clique na seta (no centro) virada para a esquerda, assim o produto será transferido da coluna de Produtos Selecionados (coluna da esquerda) para a coluna de Produtos (coluna da direita).
  • Assim que escolher quais produtos farão parte deste pedido, basta clicar em "Continuar" para prosseguir com a inclusão dos demais dados do pedido.

 

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  • Em Dados do Cliente, serão apresentadas algumas informações, como: Dados do Cliente, Endereço de entrega, Produto, Dados do Pedido e Envio de E-mail.
  • Nesta tela, os dados do cliente selecionado já vem preenchidos e se necessário, poderá alterar essas informações manualmente.

dadosdoclienteproduto.PNG

  • As informações que não estão preenchidas, é possível manualmente adicioná-las, porém, não são campos obrigatórios e sendo assim, você pode deixa-las em branco. Caso o endereço de cobrança seja diferente do endereço de entrega, basta selecionar a opção "O endereço de cobrança é diferente do endereço de entrega" e definir o novo endereço de cobrança.

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  • Em produtos, serão listados todos os itens que foram adicionados na configuração anterior. Caso algum dos produtos possua variações, é necessário escolher a variação correspondente a esta venda. Se desejar adicionar, por exemplo, 3 variações diferentes do produto, basta clicar em "+ Variação" e definir quais as variações farão parte do pedido.

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No item Dados do Pedido, serão definidas as seguintes informações:

  • Data: Definir a data que o pedido foi realizado.
  • Status: Definir o status do pedido.
  • Local Venda: Local onde a venda foi realizada, caso tenha realizado a venda em um canal que não tenha integração com a plataforma, você poderá selecionar "OUTRO" e inserir manualmente o local em questão.
  • Cálculo de Frete: A maneira que o frete será calculado.
  • Frete: Caso tenha preenchido o frete para ser entregue o produto, o sistema captura o valor e o mesmo é apresentado neste campo.
  • Parceiro: Parceiro a qual foi atribuído o pedido.
  • Observações: Observações que o lojista poderá inserir sobre o pedido.

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No item Envio de e-mail, caso a opção seja SIM, um e-mail será enviado ao cliente, alertando-o para entrar em contato com a loja virtual para confirmação da compra. Caso a opção marcada seja NÃO, o cliente não precisará confirmar o pedido.

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Após finalizar as configurações desta tela, basta clicar em Continuar.

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Por fim, em Finalização, o lojista receberá a mensagem de inclusão de venda ao cliente. Nesta mesma aba, também poderá ver o pedido realizado, cadastrar um novo ou listar todos realizados.

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  • Ver pedido: Permite que você visualize o pedido realizado. Ao clicar neste botão,você será redirecionado uma janela na qual poderá visualizar todos os dados da compra realizada, bem como os dados do cliente.

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  • Cadastrar Novo: Ao clicar neste botão, você poderá cadastrar um novo pedido em sua loja virtual.
  • Listar todos: Permite visualizar todos os pedidos realizados.

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Viu como é fácil incluir um pedido manual em sua loja virtual? Temos a certeza que com esta ferramenta, você poderá deixar registrado todas as vendas que acontecem dentro e fora de seu e-commerce, gerando assim, um acompanhamento geral de todos os seus pedidos evitando divergência de controle.

 

Boas vendas!

Equipe Tray.

Tray 
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Comentários

  • Eloi Rocha Marino
    0

    Prezados bom dia,
    Ao incluir pedido manual aparece apenas a opção do CPF do cliente. E quando se tratar PJ onde devemos cadastrar o CNPJ e IE? Atualmente temos visto apenas após o pedido gerado onde clicamos em "ver pedido" editando os dados do cliente e alterando. Porém dificilmente dá certo pois o sistema não salva com a msg "todos os campos em negritos precisam ser preenchidos" . Porém msm preenchendo todos os campos não conseguimos alterar. Qual a possibilidade na inclusão inicial do pedido já ter esta opção de selecionar PF ou PJ ???

  • Erica
    0

    estamos incluindo um pedido manual para um cliente que já é nosso pois ele não esta conseguindo finalizar pelo nosso site e o mesmo não sai da tela de dados do cliente e não conseguimos da r continuidade no pedido. Como devemos proceder para a realização do pedido e envio do link de pagamento para o cliente?

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