As vendas na loja virtual e nos demais marketplaces são capturadas automaticamente, mas também é possível incluir um pedido manualmente. Veja abaixo como realizar este procedimento:

  • Acesse Vendas >> Incluir Pedido Manual.

  • Serão apresentados três menus: Dados do pedido, Dados do Cliente e Finalização.
  • Primeiramente, vamos configurar a aba Dados do Pedido.

menu_dados_pedidos.PNG

  • A primeira opção que deverá configurar é o "Código do Cliente" (caso esteja incluindo um pedido para uma lista, selecione na parte superior a qual lista pertence o pedido).

dadosdocliente.PNG

  • Ao clicar em "Código do Cliente", será aberta uma nova janela, para realizar a busca deste cliente, a busca pode ser realizada por e-mail ou pelo nome.
  • Após digitar o nome/email do cliente, clicar em "Buscar" e será exibida uma lista com todos os clientes com nome/email relacionado.
  • Agora, basta selecionar o cliente ao qual o pedido será atribuído, e clicar em "OK". Veja abaixo:

Importante: Caso o cliente a quem você queira atribuir este pedido, ainda não esteja cadastrado em sua loja, será necessário que preencha os dados manualmente, para relacionar este pedido ao seu comprador.

  • Após selecionar o cliente que irá atribuir este pedido, o código do cliente selecionado será preenchido automaticamente ao campo "Código do Cliente".

codigocliente.PNG

  • O próximo passo é selecionar os produtos que farão parte do pedido.
  • Todos os produtos cadastrados na loja serão exibidos na lista "Produtos".

Atenção: Os produtos com preenchimento vermelho estão indisponíveis (sem estoque / inativos) para venda.

  • Para selecioná-los, basta clicar no produto (coluna da direita) e depois clicar na seta virada para o lado direito (no centro), assim o produto será transferido da coluna esquerda para a direita.

Print__4_.PNG

  • Caso queira remover algum produto que já foi selecionado, basta clicar no produto (na coluna da esquerda) e em seguida clique na seta (no centro) virada para a esquerda, assim o produto será transferido da coluna de Produtos Selecionados (coluna da esquerda) para a coluna de Produtos (coluna da direita).
  • Assim que escolher quais produtos farão parte deste pedido, basta clicar em "Continuar" para prosseguir com a inclusão dos demais dados do pedido.

 

menudados_do_cliente.PNG

  • Em Dados do Cliente, serão apresentadas algumas informações, como: Dados do Cliente, Endereço de entrega, Produto, Dados do Pedido e Envio de E-mail.
  • Nesta tela, os dados do cliente selecionado já vem preenchidos e se necessário, poderá alterar essas informações manualmente.

dadosdoclienteproduto.PNG

  • As informações que não estão preenchidas, é possível manualmente adicioná-las, porém, não são campos obrigatórios e sendo assim, você pode deixa-las em branco. Caso o endereço de cobrança seja diferente do endereço de entrega, basta selecionar a opção "O endereço de cobrança é diferente do endereço de entrega" e definir o novo endereço de cobrança.

1111111111.PNG

  • Em produtos, serão listados todos os itens que foram adicionados na configuração anterior. Caso algum dos produtos possua variações, é necessário escolher a variação correspondente a esta venda. Se desejar adicionar, por exemplo, 3 variações diferentes do produto, basta clicar em "+ Variação" e definir quais as variações farão parte do pedido.

vaaaar.PNG

No item Dados do Pedido, serão definidas as seguintes informações:

  • Data: Definir a data que o pedido foi realizado.
  • Status: Definir o status do pedido.
  • Local Venda: Local onde a venda foi realizada, caso tenha realizado a venda em um canal que não tenha integração com a plataforma, você poderá selecionar "OUTRO" e inserir manualmente o local em questão.
  • Cálculo de Frete: A maneira que o frete será calculado.
  • Frete: Caso tenha preenchido o frete para ser entregue o produto, o sistema captura o valor e o mesmo é apresentado neste campo.
  • Parceiro: Parceiro a qual foi atribuído o pedido.
  • Observações: Observações que o lojista poderá inserir sobre o pedido.

dadosdopedidoddd.PNG

No item Envio de e-mail, caso a opção seja SIM, um e-mail será enviado ao cliente, alertando-o para entrar em contato com a loja virtual para confirmação da compra. Caso a opção marcada seja NÃO, o cliente não precisará confirmar o pedido.

sssss.PNG

Após finalizar as configurações desta tela, basta clicar em Continuar.

menudadosfinaliza__o.PNG

Por fim, em Finalização, o lojista receberá a mensagem de inclusão de venda ao cliente. Nesta mesma aba, também poderá ver o pedido realizado, cadastrar um novo ou listar todos realizados.

pedidofinalizacao.PNG

  • Ver pedido: Permite que você visualize o pedido realizado. Ao clicar neste botão,você será redirecionado uma janela na qual poderá visualizar todos os dados da compra realizada, bem como os dados do cliente.

pedido47.PNG

  • Cadastrar Novo: Ao clicar neste botão, você poderá cadastrar um novo pedido em sua loja virtual.
  • Listar todos: Permite visualizar todos os pedidos realizados.

pedidosrealizados.PNG

Viu como é fácil incluir um pedido manual em sua loja virtual? Temos a certeza que com esta ferramenta, você poderá deixar registrado todas as vendas que acontecem dentro e fora de seu e-commerce, gerando assim, um acompanhamento geral de todos os seus pedidos evitando divergência de controle.

 

Boas vendas!

Equipe Tray.

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk