Precisa de ajuda?

→
Usuário do plano Start, Professional, Premium ou Exclusive: Verifique a disponibilidade do recurso de acordo com seu plano.


A variação de produto permite que você tenha um produto cadastrado com variações, por exemplo, tamanhos P, M, G, GG e/ou numeração como 34, 35, 38, 40 entre outros.

Há 2 tipos de variações:

a - Variação Simples: permite que você tenha no produto apenas 1 único tipo de variação.

Exemplo 1 com variação simples:
Produto: Camisa Azul Manga Longa 50 fios
> Variação tamanho: P, M, G, GG 


b - Variação Dupla: permite que você tenha no produto 2 variações.

Exemplo 2 com variação dupla:
Produto: Camisa Manga Longa 50 fios
> Variação tamanho: P, M, G, GG
> Variação cor: Azul, Amarelo, Verde, Preto, Branco

São outros exemplos de variação: Cor, Largura, Peso, Marca, Medida, Quantidade, Tamanho e Voltagem.

 

Observação: você não pode ter variação SIMPLES e DUPLA no mesmo produto! Você pode ter variação SIMPLES em um produto e DUPLA em outro produto. Se desejar mudar de SIMPLES para DUPLA ou vice-versa, você deverá excluir as variações do produto que deseja alterar e acrescentar a outra variação escolhida.

1 - Cadastrar variações

Para cadastrar variações você precisa acessar a tela de cadastro de produtos em seu painel administrativo.

Para isso acesse no MENU os itens: Produtos > Produtos Cadastrados

Localize o produto que vai inserir variações e clique em Editar. Se você ainda não possui nenhum produto cadastrado você precisa primeiro cadastrar seu produto. Após clicar em Editar, localize a opção de variação conforme imagem abaixo. Você precisa definir se vai utilizar variação simples ou dupla.

1.1 - Cadastrar variações simples

Para cadastrar variações simples, ou seja, uma única variação por produto, escolha a opção Cadastrar variação simples conforme mostrado na imagem abaixo.

A partir de agora é só escolher o Tipo da variação. Neste exemplo, vamos escolher o Tipo da variação Tamanho.

Note: Aviso! Serão geradas até 50 variações por vez. Isso mostra que você pode cadastrar 50 variações por vez. Se precisar de mais variações você pode fazer as primeiros 50 e depois repetir o processo para incluir mais variações. Dica: Evite muitas variações para não dificultar para seu cliente.

Depois de escolhido o Tipo da variação, clique em Opções da variação. A seguinte tela aparecerá.

Lembrando que estamos cadastrando variações de Tamanho. Na tela acima, basta selecionar as opções de tamanho que corresponde ao produto.

A plataforma pode trazer algumas variações pré-cadastradas para você, porém, você poderá cadastrar as suas variações. No exemplo acima, a plataforma trouxe as variações G, M e P. Se a variação deste produto for algumas destas 3, basta selecionar. Caso a variação que você precisa não esteja na lista, basta fazer o cadastro da sua variação.

Se a variação que você deseja não aparece na listagem, clique na opção Incluir nova opção de variação, como mostrado na imagem abaixo.

Após, digite a variação desejada. Neste exemplo, digitamos a variação PP. Clique em Incluir variações.

Note que quando você inclui novas variações não presentes na listagem, se você está incluindo uma única variação, ela já ficará selecionada para o seu produto conforme imagem abaixo.

Veja Valor(es) selecionado(s).

Após escolher a variação referente ao produto, clique em Salvar.

Até aqui, fizemos a seleção da variação e é preciso gerar a variação. Para gerar a variação clique no botão Gerar variações.

 

Após gerar as variações, você verá a imagem abaixo que vai lhe permitir incluir o preço de venda para esta variação, o estoque o código de referência se houver e outras informações. Para ver mais opções clique no item Exibir mais opções da variação, conforme imagem abaixo.

Você pode incluir mais tamanhos para este produto, por exemplo, você pode ter para o mesmo produto, outros tamanhos como por exemplo: P, M, G, GG e etc.

Vamos incluir agora outros tamanhos P, GG, 35 e 37 no mesmo produto. Clique novamente sobre o campo Opções da variação onde está o PP conforme imagem abaixo.

Selecione as variações que desejar. Aqui no exemplo, P, GG, 35 e 37. Clique em Salvar.

Quando você seleciona mais de uma variação, após clicar em Salvar, os valores aparecerão separados por ponto e vírgula (;).

Agora clique em Gerar Variações. Todas as suas variações selecionadas vão aparecer para você preencher com as demais informações de cada variação, como dito acima, Preço de venda, Estoque, código de Referência e outras informações. Clique em Exibir mais opções da variação para ver todas as informações.

Pronto você cadastrou variação simples.

1.2 - Cadastrar variações duplas

Para cadastrar variações duplas, ou seja, mais de uma variação por produto, escolha a opção Cadastrar variação dupla conforme mostrado na imagem abaixo.

A partir de agora é só escolher o Tipo da variação. Neste exemplo, vamos escolher o Tipo da variação Tamanho e Cor.

Primeiro vamos escolher os tamanhos. Desta vez, vamos selecionar de uma única vez vários tamanhos.

Após selecionar, clique em Salvar. Vai aparecer as variações selecionadas separadas por ponto e vírgula (;) conforme abaixo.

Agora clique para selecionar as cores. Observação: Você deve clicar em cima do campo onde está escrito Clique aqui para selecionar as cores.

Selecione as cores corresponde as varições deste produto. Exemplo: Se você tem este produto nas cores Azul, Verde e Vermelho, escolha as 3 variações e clique em Salvar.

Feito isso, teremos as duas variações selecionadas conforme abaixo.

Agora basta clicar no botão Gerar Variações para que todas as variações sejam geradas. Serão mostradas conforme exemplo abaixo.

Note que será criado uma relação entre cada cor com cada tamanho ou cada tamanho para cada cor. Você pode remover as combinações que você não tenha em seu estoque. Por exemplo, se você não tem no seu estoque a combinação Cor Verde e Tamanho 35, você pode localizar na lista de variação e remover clicando em Excluir.

Pronto, você acabou de cadastrar variação dupla.

Você pode fazer vários testes antes de definir. Dica: Faça cadastros, apague, cadastre novamente, até você conseguir aproveitar melhor os recursos.

 

2 - Ordenar variações

Você pode ordenar as variações, de acordo com a sua necessidade visual. Para ordenar as variações já cadastradas, clique na opção Alterar a ordem das variações. Esta opção é localizada logo abaixo do botão Gerar Variações.

 

 

A seguir, as variações serão mostradas de maneira resumida conforme imagem abaixo, somente para que você possa fazer o processo de ordenação.

Depois, basta você clicar e segurar no ícone e arrastar para cima ou para baixo e soltar na posição desejada.

A ordem que você colocar as variações será a ordem que vai aparecer na sua loja virtual para o seu cliente.

Exemplo:

Se na página de produto aparecer a variação P, M e G e você alterar a ordem para G, M e P, vai aparecer da mesma forma que está ordenado no seu painel administrativo no layout da sua loja virtual.

Atenção:

a) O layout de sua loja virtual pode não ter sido programado para mostrar uma quantidade muito grande de variações. Confirme com uma agência ou profissional de programação "frontend" caso tenha algum problema de desconfiguração ou quebra de layout em sua loja.

b) Caso você faça a ordenação das variações e não consiga visualizar logo após a alteração em sua loja virtual, possivelmente o sistema de cache de loja virtual ainda não foi atualizado com as novas alterações. Se isso ocorrer basta aguardar 30 minutos e no máximo 1 hora para que seja demonstrado as alterações no visual de sua loja. Enquanto isso, você pode realizar outras atividades em sua loja.

 

3 - Observações importantes

a) A escolha da variação em sua loja virtual será sempre obrigatória para o consumidor que for comprar na loja com o objetivo de evitar compras sem a escolha de variação.
b) A variação será sempre exibida na pagina de produto e/ou no simulador de fretes. 

4 - Outras configurações de variações

Você tem mais opções de configurações para as variações. Para acessar clique no MENU em Configurações > Configurações de produtos e localize o bloco de configurações das variações conforme imagem abaixo.

Veja se para a sua loja é necessário alterar algumas das configurações acima.

5 - Regras de negócios das variações 

  • Caso o preço de venda esteja igual a 0.00, a variação receberá o preço do produto principal.
  • Caso o preço de custo, código de referencia, peso normal, peso cúbico esteja em branco, a variação receberá as informações do produto principal.
  • O campo Estoque seja 0, a variação será informada como indisponível (A configuração de estoque deve ser observada para este caso).
  • Se todas as variações estiverem sem estoque, será apresentado o produto de forma geral como indisponível, não sendo demonstradas as variações abertas para o cliente (A configuração de estoque deve ser observada para este caso).
  • Caso a variação esteja sem nenhuma imagem, receberá a imagem do produto principal. Você pode incluir imagens para cada variação.
  • Caso a variação não tenha preço receberá o preço do produto principal. Se o produto principal possuir promoção, a variação receberá o valor do preço em promoção.
  • Não recomendamos o uso de muitas variações pois isso pode confundir o cliente no momento da compra, atrapalhando a conversão de sua loja virtual.

 

Boas vendas.

Equipe Tray ;)

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk