Há duas maneiras de integrar o Google Analytics à loja virtual Tray e neste artigo, veremos as duas. Uma delas é através da própria plataforma e a outra é através do Google TagManager.

Integrando direto na plataforma.

Para que você consiga integrar o Google Anlytics em sua loja, o primeiro passo é a Reivindicação da sua URL junto ao Google. Caso ainda não tenha realizado esse processo, siga o nosso tutorial através desse artigo: Reinvindicação de URL

Com a Reivindicação feita, precisamos realizar a criação de uma conta no Google Analytics. Para isso siga as orientações do artigo a seguir: Google Analytics - Como obter o Código UA para integrar com a Tray.

  • Com a conta do Analytics criada, você só precisa copiar o código UA (Universal Analytics) e colar dentro da sua loja na Tray. Para isso, acesse o seguinte link e faça o Login na sua conta.
  • Feito o Login, você deverá acessar em Todas as contas

1.1.png

  • Ao acessar, já será exibido o seu código UA conforme a imagem abaixo:

mceclip0.png

Observação Importante: Caso o código UA não apareça em sua conta, veja como cria-lo através desse artigo: Google Analytics - Como obter o Código UA para integrar com a Tray.

  • Com o código em mão, vamos incluir esse código dentro da Tray.Acesse Minha Loja >> Integrações >> Ferramentas Google.

mceclip0.png

  • Em seguida, clique em "Configurar".

mceclip1.png

  • Pronto, agora somente é necessário inserir o código universal de acompanhamento de sua conta do Google Analytics e clicar em Salvar.

mceclip2.png

Integração via Google Tag Manager

Para integrar com o Google Analytics através da plataforma somente é preciso realizar o procedimento acima, bem simples, não achou?

Agora, caso você não tenha um SSL (certificado de segurança) contratado e instalado no domínio próprio, então é altamente recomendado que integre o Google Analytics através do Google TagManager, e para isto, siga o passo a passo abaixo:

Pontos de Atenção:

  1. É preciso que já tenha o Google Tag Manager integrado com sua loja virtual, caso ainda não tenha realizado tal integração, veja este artigo!
  2. É preciso que tenha uma conta criada junto ao Google Analytics, para que assim possa conseguir o código de acompanhamento, caso ainda não tenha, crie aqui!
  • Com as informações acima já validadas, acesse sua conta do Google Tag Manager e clique em "Adicionar uma Nova Tag".

  • Clique no quadro para escolher um tipo de tag.

  • Selecione a opção "Google Analytics - Universal Analytics".

  • Em "Configurações do Google Analytics", selecione a opção "Nova Variável".

  • Insira o ID (código) de acompanhamento de seu Google Analytics e em seguida, clique em "Salvar".

  • Agora, clique no quadro "Escolha um acionador para esta tag".

  • Selecione "All Pages".

  • Para confirmar a configuração da Tag, clique em "Salvar".

  • Pronto, agora somente será necessário que publique o container, e para isto deverá clicar em "Enviar".

  • Lembrando que a publicação do container é o que fará, de fato, que sua tag seja "ativa".

Fácil, não achou? Pois é, dissemos que seria! Não se esqueça que ter o Google Analytics integrado em sua loja virtual é de suma importância se você almeja o sucesso, pois através dos dados que você consegue com o Analytics ficará muito mais fácil para você criar suas campanhas de marketing, dentre outras diversas ações.

Não se esqueça, que caso já tenha realizado a integração com o Analytics através do próprio painel administrativo Tray, será preciso que remova o código de acompanhamento.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk