Há duas maneiras de integrar o Google Analytics à loja virtual Tray e neste artigo, veremos as duas. Uma delas é através da própria plataforma e a outra é através do Google TagManager.

Vamos começar pela plataforma:

Atenção: Não é recomendado utilizar este método se seu domínio próprio não for seguro, ou seja, não houver um certificado de segurança instalado no mesmo.

  • Acesse Minha Loja >> Integrações >> Ferramentas Google.

mceclip0.png

  • Em seguida, clique em "Configurar".

mceclip1.png

  • Pronto, agora somente é necessário inserir o código universal de acompanhamento de sua conta do Google Analytics e clicar em Salvar.

mceclip2.png

Para integrar com o Google Analytics através da plataforma somente é preciso realizar o procedimento acima, bem simples, não achou?

Agora, caso você não tenha um SSL (certificado de segurança) contratado e instalado no domínio próprio, então é altamente recomendado que integre o Google Analytics através do Google TagManager, e para isto, siga o passo a passo abaixo:

Pontos de Atenção:

  1. É preciso que já tenha o Google Tag Manager integrado com sua loja virtual, caso ainda não tenha realizado tal integração, veja este artigo!
  2. É preciso que tenha uma conta criada junto ao Google Analytics, para que assim possa conseguir o código de acompanhamento, caso ainda não tenha, crie aqui!
  • Com as informações acima já validadas, acesse sua conta do Google Tag Manager e clique em "Adicionar uma Nova Tag".

  • Clique no quadro para escolher um tipo de tag.

  • Selecione a opção "Google Analytics - Universal Analytics".

  • Em "Configurações do Google Analytics", selecione a opção "Nova Variável".

  • Insira o ID (código) de acompanhamento de seu Google Analytics e em seguida, clique em "Salvar".

  • Agora, clique no quadro "Escolha um acionador para esta tag".

  • Selecione "All Pages".

  • Para confirmar a configuração da Tag, clique em "Salvar".

  • Pronto, agora somente será necessário que publique o container, e para isto deverá clicar em "Enviar".

  • Lembrando que a publicação do container é o que fará, de fato, que sua tag seja "ativa".

Fácil, não achou? Pois é, dissemos que seria! Não se esqueça que ter o Google Analytics integrado em sua loja virtual é de suma importância se você almeja o sucesso, pois através dos dados que você consegue com o Analytics ficará muito mais fácil para você criar suas campanhas de marketing, dentre outras diversas ações.

Não se esqueça, que caso já tenha realizado a integração com o Analytics através do próprio painel administrativo Tray, será preciso que remova o código de acompanhamento.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk