Precisa de ajuda?

→

Este recurso permite o envio de arquivos para um servidor em "nuvem", tornando-os disponíveis para download. Você pode disponibilizar manuais de instruções, documentos, contratos, imagens entre outros tipos de arquivos para que seu cliente faça o download.

 


1 - Habilitando o recurso

Para habilitar o recurso, siga os seguintes passos.

Acesse em seu painel administrativo, no MENU, o item Meus Aplicativos.

Digite no campo de busca a palavra "arquivos" e clique em "Filtrar". Se o aplicativo já aparecer na loja significa que ele já está instalado. Caso não apareça, vamos clicar em "Instalar novos aplicativos".

Após clicar em "Instalar novos aplicativos", digite novamente a palavra "arquivos" na busca e clique em "Filtrar".

A seguir você verá o aplicativo que deverá ser instalado.

Clique em "Instalar aplicativo". Veja a ilustração abaixo.

 Na tela seguinte, basta clicar em Contratar.

 Após a contratação, você será redirecionado para a tela de configuração.

Sempre que precisar acessar a tela de configuração, você deve clicar no MENU em Meus Aplicativos, encontrar o aplicativo e clicar em "Acessar".

Note que agora, o aplicativo Gerenciador de Arquivos já irá aparecer na lista de aplicativos instalados.

 

2 - Configurando o recurso

Clique no MENU em Meus Aplicativos e localize o aplicativo "Gerenciador de arquivos". Para facilitar, digite "arquivos" na busca e clique em "Filtrar". Assim que encontrar, clique em Acessar para realizar a configuração do recurso de gerenciamento de arquivos.

2.1 - Aba "Configurações"

É obrigatório configurar o recurso antes de enviar arquivos.

Acesse a aba Configurações. Você deve preencher todos os campos requeridos nesta aba.



a - Título da Página de Download de Arquivos: permite que você adicione o título a ser exibido na página de download de arquivos. Você não terá esta informação visualmente em sua loja, somente a nível de código para sistemas de busca.

b - Título da Aba de Download no Produto: permite que o lojista adicione o título a ser exibido na aba de download no produto ofertado em loja virtual.

c - Nome do Host do FTP Servidor dos Arquivos: Você precisa informar o nome real do servidor de hospedagem onde ficarão seus arquivos. Este nome pode ser adquirido com o suporte da empresa de hospedagem.

d - Nome do Usuário do FTP Servidor dos Arquivos: Você deve especificar seu nome de usuário para fazer a autenticação na hospedagem.

e - Senha do FTP Servidor dos Arquivos: Você precisa informar a senha para que o sistema consiga completar a autenticação.

f - Nome da pasta onde serão inseridos arquivos Servidor FTP: Você deve informar o nome do diretório onde os arquivos serão inseridos.

Você precisa criar esta pasta dentro do seu serviço de hospedagem para poder armazenar os arquivos. Na dúvida, entre em contato com seu suporte. 

g - Url que será utilizada para download dos arquivos: Esta informação será para criar um endereço onde este permitirá downloads dos arquivos, como por exemplo http://www.minhaloja.com.br/downloads. Esta informação não é obrigatória.

h - Número de arquivos por página a página de Downloads: Você pode definir a quantidade de arquivos a ser exibido por página em sua loja. O número de arquivos pode prejudicar seu layout portanto recomendamos uma quantidade pequena ou fazer este procedimento junto com seu programador frontend.

Para confirmação dos dados inseridos, o lojista deve clicar no botão “Salvar”.

 

2.2 - Aba "Arquivos"

Aqui você deve inserir os arquivos que ficarão disponíveis para download. Clique em "Inserir arquivo" conforme imagem abaixo.

 

Após clicar para inserir, você precisa colocar algumas informações para adicionar o arquivo.

Nome Arquivo: Você precisa dar um nome para o arquivo que irá disponibilizar. Neste exemplo usamos "Edital - Agente de Telecomunicações da Policia Civil";

Arquivo: Escolha aqui o arquivo que está no seu computador e que você enviará para ficar disponível para download.

Imagem: Você pode inserir uma imagem referente ao arquivo que você vai disponibilizar. Esta imagem irá aparecer em sua loja. Verifique seu layout caso ela não apareça, pois seu layout pode ter sido construído sem esta opção.

Ativo: Marcando esta opção como SIM, o arquivo será disponibilizado. Caso contrário, não será possível baixar o arquivo.

Clique em Salvar ao terminar.

Neste nosso exemplo, inserimos 2 arquivos para ilustrar.

 

2.3 - Aba "Atualização Massa"

Você precisa associar os arquivos disponíveis com os produtos de sua loja virtual.

Nesta aba, você consegue fazer a aplicação EM MASSA para sua loja virtual.

Selecione os arquivos disponíveis para download e aplique nos devidos produtos de sua loja.

Você pode aplicar em todos os produtos, em categorias de produtos ou em produtos específicos.

Ao terminar, clique no botão “Salvar”.

a - Arquivos disponíveis para Downloads: permite que seja selecionado arquivos previamente cadastrados a serem aplicados em produtos ou categorias selecionadas.

b - Filtro de produtos: facilita seu processo de associação do arquivo que será disponibilizado com o produto ou categorias da loja.

- Aplicar em todos os produtos: permite que os arquivos selecionados sejam aplicados em todos os produtos da loja.
- Aplicar nas categorias selecionadas: permite que os arquivos selecionados sejam aplicados em categorias selecionadas.
- Aplicar nos produtos selecionados: permite que os arquivos selecionados sejam aplicados em produtos selecionados.

 

2.4 - Outra forma de associar produtos com os arquivos 

Além da aba "Atualização Massa" você pode acessar a ficha do produto para relacionar arquivos com os seus produtos cadastrados.

Para isso, acesso no MENU a opção Produtos > Produtos Cadastrados.

Agora, localize um determinado produto o qual você irá associar com um arquivo para download e clique em "Opções Avançadas", conforme imagem abaixo.

 

Agora, localize na listagem o item "Downloads", que refere-se aos arquivos para downloads e clique em "Editar".

Após clicar em "Editar", você verá a tela abaixo. Lembre que neste caso você está editando um produto específico. Em nosso exemplo, é o produto "Capacete Tutto Racing Multicolore C/Óculos Interno - GANHE Viseira Espelhada!".

Para associar com outro produto você precisa acessar o outro produto desejado. Para fazer em massa, você pode acessar o item 2.3 acima.

Você verá a lista de arquivos para selecionar. Basta clicar no botão "Selecionar" para associar o arquivo com este produto em questão.

Ao selecionar, o arquivo será selecionado e listado na caixa "Arquivo(s) Selecionado(s)". Veja a ilustração abaixo.

 

3 - Visualização da funcionalidade na loja virtual

Existem diversas formas visuais da funcionalidade ser mostrada em sua loja. Tudo depende de como seu programador front end (programação web) realizou sua configuração. Como padrão, a plataforma trará a opção de download do arquivo na página do produto, em uma aba com o nome que você colocou nas configurações da recurso. Aqui em nosso exemplo, demos o nome para a aba de "Baixar".

Veja a ilustração abaixo.

 

4 - Regras

a - Você obrigatoriamente deve possuir um serviço de hospedagem com a Tray ou com qualquer outra empresa fornecedora de serviços de hospedagem.

b - Sua hospedagem deve fornecer o serviço de FTP (File Transfer Protocol). Esse serviço é utilizado para envio e para a possibilidade de realizar downloads de arquivos.

c - A quantidade de arquivos possíveis dependerá do tamanho de armazenamento disponível em sua hospedagem.

d - As informações de usuário, senha, endereços, pastas/diretórios podem ser adquiridos com seu provedor de serviços.

e - Os arquivos são limitados em 2MB (mega bits) de tamanho.

f - Não são suportados extensões executáveis (EXE).

g - As extensões suportadas são PDF, DOC, XLS, PPT, JPG e PNG.

h - O recurso depende exclusivamente de um serviço de hospedagem ativo. Qualquer indisponibilidade no serviço de hospedagem afetará o recurso de gerenciador de arquivos.

i - Caso tenha algum problema no envio de arquivos (upload) verifique com seu provedor de serviços se seu serviço de hospedagem está configurado corretamente e com as devidas permissões de acesso nos pastas/diretórios as quais você deseja colocar seus arquivos.

 

Pronto, seu recurso Gerenciador de Arquivos já está habilitado e configurado.

Ótimas vendas.

Um abraço.

Equipe Tray ;)

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk