Precisa de ajuda?

→
Usuário do plano Start, Professional, Premium ou Exclusive: Verifique a disponibilidade do recurso de acordo com seu plano.

Obs: Disponível mediante contratação.

A integração com o Shopping online Rakuten permite aos nossos lojistas uma grande oportunidade para a promoção de seus produtos e serviços. Com integração à plataforma Tray, todas as atividades que permeiam compra, promoção e pagamento de produtos serão executados pelo shopping Rakuten, sendo de responsabilidade da plataforma Tray somente dados e ações referentes a produto, pedido e estoque.

Contratação do Shopping online Rakuten

A integração entre plataforma Tray e shopping online Rakuten, será efetivada mediante a prévia contratação realizada pelo próprio lojista. Ao contatar a Rakuten, será enviado em seu e-mail um código de registro da loja virtual, uma chave de integração, a confirmação do e-mail utilizado para o cadastro e a senha para acesso. Todos esses dados serão requeridos para promover a integração da plataforma Tray a Rakuten.

Configuração desta funcionalidade no Painel Administrativo

Após o recebimento de todos os dados de registro, via e-mail, o lojista utilizará tais dados para promover a integração da plataforma Tray ao shopping online Rakuten. Toda a integração será realizada em seu ambiente BackOffice. O lojista deverá acessar:

Caminho de acesso: Extensão > Integração Rakuten

Passo 1: Na aba Geral , o lojista fará a configuração geral da plataforma ao shopping online.

RakutenA

  • 1Ativo Integração: permite ou inibe a nova integração.
  • 2Código Rakuten: código de registro da loja virtual.
  • 3Chave de Integração de Pedidos: código de registro para cadastro.
  • 4Usuário Rakuten: e-mail utilizado em cadastro e confirmado em ambiente Rakuten.
  • 5Senha Rakuten: senha utilizada em ambiente Rakuten
  • 6CNPJ: cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Código Rakuten e Chave de Integração de Pedidos são informações cadastrais que oferecem ao lojista segurança ao utilizar o shopping online Rakuten Para confirmação dos dados inseridos, clique no botão “Salvar”.

Passo 2: Na aba Produtos, o lojista fará a integração de seus produtos para o shopping online Rakuten. A integração de produtos será realizada através de arquivos em .txt emitido pela plataforma Tray.

RakutenB

  • 1Realizar integração (Produtos): permite ou não realizar a integração de produtos.
  • 2Envio de Produtos: permite ou envio de produtos disponíveis e indisponíveis.
  • 3Realizar Integração (Estoques de Preços): permite ou não realizar a integração de estoques e preços entre a plataforma e shopping online.
  • 4Endereço Host(Produto): sequência numérica oferecida pela Rakuten para o envio e integração de produtos.
  • 5Usuário: nome de usuário oferecido pelo shopping online Rakuten.
  • 6Senha: sequência de números e letras oferecida pela Rakuten para o envio e integração de produtos.
  • 7Endereço Host(Imagens): sequência numérica oferecida pela Rakuten para o envio e integração de imagens.
  • 8Usuário: permite inserir o nome do usuário cadastrado.
  • 9Senha: permite inserir a senha do usuário cadastrado.

Para confirmar a inserção de dados em todos os campos, basta pressionar o botão “Salvar”.

A integração de produtos será realizada 4 (quatro) vezes ao dia, às 8h, 12h, 18h e 22h. As atualizações ou alterações serão realizadas nestes períodos.

Passo 3: A aba Logs oferece ao lojista dados de atualização, alteração de preço e estoque de sua loja virtual em integração ao shopping online.

RakutenC

No BackOffice, ao acessar Vendas > Localizar Vendas, as vendas realizadas pela Rakuten poderão ser identificadas facilmente, não permitindo ao lojista confundir com vendas realizadas por sua loja virtual.

RakutenD

Todas as informações de vendas são provenientes da Rakuten. Para visualizar, acesse a ficha de um pedido realizado pela Rakuten em seu Painel Administrativo: Vendas > Localizar Vendas > clique sobre o pedido Rakuten > Ficha de Pedido.

RakutenE

Na aba Links e Logs encontram-se links para uteis para confirmação de serviços. Quando a compra é realizada pela loja virtual, os links estarão a disposição do lojista. Caso a compra seja realizada pela Rakuten, não haverá nem um link disponível em Painel Admnistrativo, sendo estes somente disponíveis em Painel Admnistrativo Rakuten.

Compra em loja virtual
Rakuten_8

Compra em ambiente Rakuten
Rakuten_9

Este fato ocorre devido as atividades principais, compra e venda, serem realizadas por Rakuten. Todas as informações são recebidas da Rakuten, não sendo possível a alteração junto ao pedido,mas somente a inserção do código de rastreamento.

Visualização desta funcionalidade na loja virtual

No shopping online, o cliente fará as suas compras e pagamentos em ambiente Rakuten. Os produtos, formas de pagamento e envio serão todos geridos e enviados ao Painel Admnistrativo pela Rakuten.

Rakuten_4

Rakuten_5

Validação de Estoque

Para validação do estoque antes do fechamento do pedido, deverá ser configurado na Rakuten a URL: [DOMINIO_LOJA]/mvc/loja/rakuten/estoque/index/loja:[ID_LOJA]

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk