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O painel administrativo Tray disponibiliza uma ferramenta ótima para fidelizar seus clientes, o Programa de Fidelidade, nele você poderá cadastrar pontos diretamente em nos produtos ou a cada X reais em compras, poderá utilizar esta ferramenta para suas campanhas de marketing, fidelizando assim os clientes.

Um exemplo bem simples para melhor entender o funcionamento da ferramenta é a “Milhagem por Avião” que é bem similar, onde o cliente ganha pontos pelas compras realizadas e estes pontos poderão ser utilizados como descontos em compras futuras.

Importante: Somente serão disponibilizados os pontos para os clientes após a confirmação de pagamento do pedido.

Abaixo veremos como é feita sua configuração:

  • Em seu painel administrativo acesse Marketing >> Programa de Fidelidade;
  • Na primeira aba “Bônus por Clientes” poderá utilizar o filtro acima para localizar mais facilmente os clientes e a quantidade de bônus de cada um, nesta aba serão apresentadas algumas informações sobre o cliente como quantidade de pontos, pedidos que geraram os pontos, se aceitou o recebimento de newsletters e alguns outros itens;

  • Agora na aba “Configurações” haverá os seguintes itens;

1. Deverá inserir o nome dos pontos (exemplo: PontosPet, SuaLojaPontos);

2. Possibilita habilitar e desabilitar a ferramenta;

3. Selecione se a quantidade de pontos deve ser exibida ou não na página do produto;

4. Nesta opção se selecionar por Preço, serão aplicadas as configurações conforme vista no item abaixo, se selecionar por Pontos o item (5) será desconsiderado e será preciso cadastrar os pontos de cada produto diretamente nas opções avançadas (Produtos >> Produtos Cadastrados >> Opções Avançadas >> Programa de Fidelidade) de cada produto onde haverá uma opção também chamada “Programa de Fidelidade”;

5. Irá definir quantos reais em compras o cliente tem de realizar para ganhar 1 ponto, por exemplo, se configurar 5,00 a cada R$5,00 reais em compras o cliente ganhará 1 ponto, se o cliente comprar um produto de R$50,00 ele ganhará 10 pontos e assim por diante;

6. Deverá definir quanto cada ponto vale para seu cliente na troca, ou seja, configurando 0,50 significa que cada ponto que o cliente tiver valerá R$00,50 centavos de desconto, lembrando que quando o cliente for realizar o resgate (utilizar os pontos) de tal desconto a plataforma irá calcular automaticamente e aplicar o desconto;

7. Defina a quantidade mínima de pontos que o cliente deve ter acomulado para poder utilizá-los, por exemplo, configurando 1.000 não irá permitir aos clientes que tiverem menos de 1.000 utilizá-los, somente os clientes que já tiverem acomulado 1.000 pontos ou mais poderão utilizá-los (para ganhar o desconto);

8. Selecione se os clientes terão a possibilidade de resgatar os pontos diretamente em sua central do cliente ou não (desta maneira o cliente poderá sozinho utilizar os pontos).

 

 

9. Se desejar poderá dar pontos para clientes que indicarem outros a se inscrever na Newsletter e também pontos para este outro cliente que se inscreveu na Newsletter;

10. Caso deseje insira pontos para o cliente que indicar outro a se inscrever em sua loja e também pontos para o novo cliente inscrito;

11. Insira até quantos dias o cliente precisa estar ativo em sua loja para que possa receber os pontos que configurar no quadro à direita;

12. Configure um desconto para o pedido realizado pelo cliente que foi indicado;

13. Insira a quantidade de pontos que o cliente ganhará na data de seu aniversário;

14. Limite a quantidade de indicações, ou seja, se inserir 4 os clientes poderão no máximo indicar 4 outros clientes;

15. Poderá configurar uma quantidade de dias para que o os pontos percam sua validade, ou seja, se configurar 10 dias, os pontos do cliente não mais terão validade após 10 dias de quando recebeu tais pontos;

16. Nesta caixa deverá inserir um texto informando como funciona o “Indique e Ganhe”.

Importante: Para que o cliente possa indicar outra a um dos procedimentos informados acima, deverá acessar a Central do Cliente >> Premiações >> Indique e Ganhe, onde será apresentado um link para que ele possa disponibilizar à pessoa que ele está indicando. Atente-se somente assim o sistema irá identificar que o novo cliente foi indicado e irá disponibilizar os pontos configurados para esta ação.

Agora basta salvar e pronto, é só espalhar a notícia e fidelizar os clientes.

  • Na aba “Atualização em Massa” haverá as seguintes opções:

1. Valor: É a quantidade de pontos que será disponibilizado nos produtos selecionados;

2. Data do bônus: Deverá inserir um data inicial e final para a validade dos bônus;

3. Faixa de preço: Inserindo de R$50,00 até R$100,00 somente os produtos selecionados que tiverem seus preços de venda entre os valores configurados é que receberão a atualização dos pontos;

4. Filtro de produtos: Nesta opção deverá selecionar produtos específicos, categorias ou mesmo todos os produtos.

ImportanteTodos os produtos que tiverem pontos configurados e não entrarem nas regras aplicadas nesta aba perderão os pontos, ou seja, somente os produtos que forem atualizados terão seus pontos, todos os demais perderão os pontos.

Na aba “E-mail Bônus” você poderá editar o e-mail disparado automaticamente para os clientes que tiverem pontos para serem utilizados em sua loja virtual, e deixá-lo com a cara de sua loja, lembrando que na aba ao lado “Visualizar E-mail” poderá verificar como o e-mail está ficando.

Após ter clientes já com pontos em sua loja os mesmos serão apresentados na aba Bônus por Clientes conforme visto no início do artigo. Selecionando a opção “Enviar Cupom” (conforme imagem abaixo) será aberto uma página onde:

  • Serão apresentadas algumas informações básicas sobre o cliente;
  • Se deseja zerar ou não o bônus do cliente após enviar o cupom;
  • Selecione se deseja que seja criado um novo cupom de desconto para o cliente com o desconto de acordo com os pontos adquiridos ou mesmo se deseja enviar o cupom de desconto já criado devido aos pontos;
  • Abaixo haverá apenas informações sobre a quantidade de pontos e a quantidade de desconto (baseada nos pontos), após as configurações desejadas basta clicar em “Salvar e Enviar”;
  • Porém caso queira Criar um novo Cupom para este cliente poderá clicar na última linha da tela que foi aberta.

Se você clicou para criar uma novo cupom de desconto, você foi direcionado à página conforme imagem abaixo:

  • No primeiro campo insira o Código do Cupom, para que o cliente possa inserir em sua loja no momento da compra e gerar o desconto;
  •  Preencha a “Descrição” (apenas para controle interno);
  • Insira a data para início e fim da promoção;
  • Preencha o valor do desconto em % ou R$;
  • Selecione se deseja que seja obrigatório ou não a validação do cupom por chave através da Newsletter;
  • Configure o valor inicial e final do pedido para aplicar o desconto, ou seja, insira a faixa (valor) de compra do cliente para que possa utilizar o cupom de descontos;
  • Limite neste campo o valor do desconto, estipulando um valor máximo;
  • Insira a quantidade máxima de vezes que o cupom poderá ser utilizado;
  • E por fim, selecione se o cupom poderá ser aplicado para todos os produtos, produtos específicos ou categorias específicas. Lembrando que dentro desta configuração irá seguir a regra da faixa inicial e final do pedido. Agora basta salvar e enviar.

Ferramenta de Fidelização

Ah! Há ainda uma ferramenta complementar ao Programa de Fidelidade, ela se chama Ferramenta de Fidelidade, sua funcionalidade é fazer "campanhas" de brindes baseadas na colocação de cada cliente.

Exemplo: Serão contabilizados os pontos que cada cliente possuir do programa de fidelidade e assim será feita um "ranking", quanto mais pontos o cliente possuir o mesmo terá um melhor posicionamento em tal ranking, assim você poderá cadastrar tais campanhas para apenas os três (3) primeiros colocados, o primeiro, ou os dez (10) primeiros, mas lembre-se a funcionalidade desta ferramenta é dar brindes ou seja presentar os clientes de acordo com seus posicionamentos (no ranking), ou seja, irá cadastrar qual produto o cliente irá ganhar ficando entre X e Y posição. É claro, a utilização desta ferramenta é opcional e o próprio lojista é quem deverá configurar de acordo com as campanhas que deseja disponibilizar aos clientes. 

E para localizá-la basta clicar na lupa no canto superior direito do painel administrativo e pesquisar por Ferramenta.

Ferramenta_de_Fideliza__o1.png

Na parte superior da ferramenta haverá um filtro onde poderá localizar mais facilmente as configurações já feitas. E ao lado direito há a opção "Criar".

Após clicar para criar, na página aberta haverá algumas configurações:

  • O primeiro campo será o nome desta "campanha" de fidelização;
  • Preencha data inicial e final para validade desta configuração;
  • Selecione se esta configuração deverá estar Ativa ou não;
  • Poderá selecionar uma imagem em seu Computador ou Notebook para apresentação desta "campanha";
  • Selecione entre "Sim" e "Não" para que os pontos sejam zerados ao final da promoção, caso selecione não os pontos serão mantidos para os respectivos clientes;
  • Critérios de desempate, serão levados em consideração primeiro o cliente que comprou mais, segundo o cliente que tem sua conta ativa por mais tempo e por último o cliente que indicou mais amigos;
  • Por fim, cadastre a descrição desta "campanha", após isto clique em "Salvar'.

Ferramenta_de_Fideliza__o.png

Agora na aba Produtos, será apresentada a lista dos produtos cadastrados, selecione o produto ou os produtos que desejar e clique na seta vermelha (virada para o lado direito), pronto, agora basta inserir a colocação para que o cliente precisa estar para ganhar os produtos selecionados, lembrando que esta colocação será por exemplo de 1 a 1 (para ser apenas o primeiro colocado) ou de 1 a 3 (para serem os três primeiros colocados) e assim por diante.

Ferramenta_de_Fideliza__o2.png

Então, que tal fidelizar seus clientes? Com esta ferramenta este processo ficou muito mais fácil!

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Tray 
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Comentários

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    Raul Camilo

    Os ícones da ÁREA DO CLIENTE, precisam ser mais chamativos. Eles são cinza claro, a gente quase não enxerga. Eu que sou logista, depois de 2 anos só consegui ver o ícone da PREMIAÇÃO de pontos, depois de buscar ajuda. Precisa colocar símbolos e cores URGENTE. O cara que desenvolveu isso era um tremendo preguiçoso kkkk

  • Avatar
    Tray

    Olá, Raul. Bom dia.
    Agradecemos pela sua observação e encaminhamos o seu parecer para conhecimento da área responsável.
    Aproveitamos para informá-lo que oferecemos uma área exclusiva para envio de sugestões e melhorias, em nosso site. Acesse e conheça a nossa Central de sugestões e fique à vontade.
    As sugestões mais votadas pelos demais clientes, são analisadas, avaliadas e desenvolvidas pela equipe de Produtos.

  • Avatar
    Juliano Catalano

    Conforme o Raul já comentou, os ícones, botões, o design no geral da área do cliente são lamentáveis, parece que foi feito em 1980 e parou no tempo.
    Fazemos um trabalho certinho, mas aí o cliente entra na sua área do cliente e aquele design tosco joga toda a credibilidade da loja no lixo, pois design gera confiança, isto já foi provado em diversos estudos, mas parece que a Tray não sabe disto.
    Aquele botão "Resgatar" na parte de cupom de desconto parece que foi feito no Paint pelo sobrinho de 10 anos, é decepcionante ver aquilo e o pior, ver que ninguém da Tray enxerga o quão importante é uma área de cliente moderna.
    Já tem sugestão aberta faz tempo para melhorarem toda a área do cliente, mas nada até o momento.

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