O painel administrativo Tray disponibiliza uma ferramenta ótima para fidelizar seus clientes, o Programa de Fidelidade, nele você poderá cadastrar pontos diretamente em nos produtos ou a cada X reais em compras, poderá utilizar esta ferramenta para suas campanhas de marketing, fidelizando assim os clientes.

Um exemplo bem simples para melhor entender o funcionamento da ferramenta é a “Milhagem por Avião” que é bem similar, onde o cliente ganha pontos pelas compras realizadas e estes pontos poderão ser utilizados como descontos em compras futuras.

Atenção: Somente serão disponibilizados os pontos para os clientes após a confirmação de pagamento do pedido.

Vamos às configurações:

  • Em seu painel administrativo acesse Marketing >> Programa de Fidelidade;
  • Na primeira aba “Bônus por Clientes” poderá utilizar o filtro acima para localizar mais facilmente o cliente desejado;
  • Ainda nesta aba serão apresentadas algumas outras informações sobre o cliente como quantidade de pontos, pedidos que geraram os pontos, se aceitou ou não o recebimento de newsletters;
  • Em "Ações" é possível adicionar/remover pontos dos clientes e enviar e-mail com o desconto para o cliente, conforme veremos mais abaixo:

  • Na aba “Configurações” você encontrará os seguintes itens;
  • Nome dos Pontos: Deverá inserir o nome dos pontos (exemplo: PontosPet, SuaLojaPontos);
  • Habilitar o Recurso: Possibilita habilitar e desabilitar a ferramenta;
  • Habilitar Exibição de Pontos nos Produtos: Selecione se a quantidade de pontos deve ser exibida ou não na página do produto;
  • Calcular Pontos/Bônus por: Aqui temos as seguintes opções:
    • Se optar por PREÇO então a quantidade de ponto que o cliente ganhará ao realiza a compra do produto será definida de acordo com a configuração abaixo (valor por ponto/bônus em reais).
    • Caso opte pela opção PONTOS será  preciso que defina quantos pontos cada produto oferecerá independente do preço do venda, e para esta configuração veja este artigo ou em massa (como será visto mais abaixo);
  • Valor por ponto/bônus em reais (na compra): Esta opção somente precisa ser configurada se optou por calcular os pontos/bônus por PREÇO, aqui você deverá definir qual o valor que o cliente precisa comprar para ganha 1 ponto, ou seja, se definir por exemplo, R$5,00 a cada cinco reais em compra o cliente ganhará um ponto, se ele comprar um produto que custa R$16,00 reais, ganhará 3 pontos e assim por diante.
  • Valor do ponto/bônus em reais (na troca/resgate): Defina quanto cada ponto vale para seu cliente na troca, ou seja, configurando 0,50 significa que cada ponto que o cliente tiver, valerá R$00,50 centavos de desconto, lembrando que quando o cliente for realizar o resgate (utilizar os pontos) ele deverá inserir quantos pontos ele quer resgatar e o sistema fará o calculo automaticamente, seguindo o mesmo exemplo, se o cliente resgatou 100 pontos (e cada vale R$00,50) então o sistema gerará um cupom de desconto no valor de R$50,00;
  • Quantidade mínima de bônus...: Defina a quantidade mínima de pontos que o cliente deve ter acumulado para poder utilizá-los, por exemplo, configurando 1.000 não irá permitir aos clientes que tiverem menos de 1.000 resgatá-los, somente os clientes que já tiverem acumulado 1.000 pontos ou mais poderão utilizá-los (para ganhar o desconto);
  • Disponibilizar o resgate...: Selecione se os clientes terão a possibilidade de resgatar os pontos diretamente em sua central do cliente ou não (desta maneira o cliente poderá sozinho utilizar os pontos).

mceclip0.png

  • Há também a opção do Indique e Ganhe, veja abaixo:
  • Cadastro da Newsletter: Pode configurar pontos para o cliente que indica e também o indicado que veio a se cadastrar na Newsletter;
  • Clientos AtivosInsira até quantos dias o cliente precisa estar ativo em sua loja para que possa receber os pontos que configurar no quadro a direita;
  • Pedido Realizado: Configure um desconto para o pedido realizado pelo cliente que foi indicado;
  • Novo Cadastro: Poderá dar pontos automaticamente para os clientes que fizerem aniversário;
  • Limite de Indicados: Defina neste campo quantas indicações cada cliente poderá fazer;
  • Expiração dos Pontos: Defina por quantos dias os pontos serão válidos;
  • Texto Informativo do Indique e Ganhe: Nesta caixa deverá inserir um texto informando como funciona o “Indique e Ganhe” e auxiliando o cliente no processo.

Importante: Para que o cliente possa indicar outra a um dos procedimentos informados acima, deverá acessar a Central do Cliente >> Premiações >> Indique e Ganhe, onde será apresentado um link para que ele possa disponibilizar à pessoa que ele está indicando. Atente-se somente assim o sistema irá identificar que o novo cliente foi indicado e irá disponibilizar os pontos configurados para esta ação.

  • Agora basta salvar e pronto, é só espalhar a notícia e fidelizar os clientes.

mceclip1.png

  • Vejamos agora como configurar a aba "Atualização em Massa":
  • Valor: É a quantidade de pontos que será disponibilizado nos produtos selecionados (independente do preço de venda, conforme vimos mais acima);
  • Data do bônus: Deverá inserir um data inicial e final para a validade dos bônus;
  • Faixa de preço: Por exemplo, inserindo de R$50,00 até R$100,00 somente os produtos selecionados que tiverem seus preços de venda entre os valores configurados é que receberão a atualização dos pontos;
  • Filtro de produtosNesta opção deverá selecionar produtos específicos, categorias ou mesmo todos os produtos, lembrando que são aplicados os dois filtros, tanto o Filtro de Produtos como o Faixa de Preço.

ImportanteTodos os produtos que tiverem pontos configurados e não entrarem nas regras aplicadas nesta aba perderão os pontos, ou seja, somente os produtos que forem atualizados terão seus pontos, todos os demais perderão os pontos.

Atenção: Após ter clientes já com pontos em sua loja, os mesmos serão apresentados na aba "Bônus de Clientes" conforme visto no início do artigo. Selecionando a opção “Enviar Cupom” será aberto uma página onde:

  • Serão apresentadas algumas informações básicas sobre o cliente;
  • Se deseja zerar ou não o bônus do cliente após enviar o cupom;
  • Selecione se deseja que seja criado um novo cupom de desconto para o cliente com o desconto de acordo com os pontos adquiridos ou mesmo se deseja enviar o cupom de desconto já criado devido aos pontos;
  • Abaixo haverá apenas informações sobre a quantidade de pontos e a quantidade de desconto (baseada nos pontos), após as configurações desejadas basta clicar em “Salvar e Enviar”;
  • Porém caso queira Criar um novo Cupom para este cliente poderá clicar na última linha da tela que foi aberta.

Se você clicou para criar uma novo cupom de desconto, você foi direcionado à página conforme imagem abaixo:

  • No primeiro campo insira o Código do Cupom, para que o cliente possa inserir em sua loja no momento da compra e gerar o desconto;
  •  Preencha a “Descrição” (apenas para controle interno);
  • Insira a data para início e fim da promoção;
  • Preencha o valor do desconto em % ou R$;
  • Selecione se deseja que seja obrigatório ou não a validação do cupom por chave através da Newsletter;
  • Configure o valor inicial e final do pedido para aplicar o desconto, ou seja, insira a faixa (valor) de compra do cliente para que possa utilizar o cupom de descontos;
  • Limite neste campo o valor do desconto, estipulando um valor máximo;
  • Insira a quantidade máxima de vezes que o cupom poderá ser utilizado;
  • E por fim, selecione se o cupom poderá ser aplicado para todos os produtos, produtos específicos ou categorias específicas. Lembrando que dentro desta configuração irá seguir a regra da faixa inicial e final do pedido. Agora basta salvar e enviar.
  • Lembrando ainda, que em "Ações" é possível adicionar/remover pontos de um determinado cliente e para isto, basta clicar em "+/-" localizado em "Ações".

 

Então, que tal fidelizar seus clientes? Com esta ferramenta este processo ficou muito mais fácil!

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Conheça nosso programa de pontos e vire um Mestre da plataforma Tray!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk