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O sistema deverá possuir um workflow para status e ações de pedidos de acordo com a forma de pagamento utilizada, forma de frete e números de dias após geração do pedido. O lojista poderá configurar seu fluxo de status de pedidos e envio de e-mail da forma que desejar, sendo necessária a configuração dos critérios do pedido e da ação que realizará.

Acesse o painel administrativo, no menu lateral, a opção: Configurações> Regras e ações dos pedidos.

Escolha dos Critérios do Pedido

Escolha os critérios que deverão ser respeitados para realizar a ação que será configurada. Poderão ser filtrados os seguintes critérios:

WorkflowA

  • 1Status: status dos Pedidos.
  • 2Local de Vendas: local que foi realizado o pedido.
  • 3Pagamento Confirmado: consta se o pedido contem ou não pagamento inserido, independente do valor.
  • 4Código de Envio do Pedido: consta se o pedido contém ou não o numero de rastreamento, independente do valor.
  • 5Formas de Pagamento: formas de pagamento ativa na loja.
  • 6Frete: formas de frete ativo na loja
  • 7Número de Dias do Pedido: número de dias após a criação do pedido, para ação instantânea coloque o dia como 0.

Aplicação da ação automática

Serão aplicadas as ações configuradas ao pedido de acordo com os critérios configurados. Com as ações é possível definir:

WorkflowB

  • 1Nome da Ação/Aplicação: Permite inserir um nome para a aplicação.
  • 2Status da Ação: permite definir se a aplicação está habilitada ou desativada.
  • 3Alteração do Status do Pedido: permite definir qual o status que o pedido será alterado.
  • 4Enviar Email: permite que o lojista escolha do email que será enviado para o cliente. O remetente será cadastrado junto à opção: Configurações > Dados da loja > Email 1.
  • 5Contato notificação: permite a inserção de um contato para notificação.
  • 6Email notificação: permite a escolha do email de notificação que será enviado para o cliente.

 

Monitoramento dos Correios

* Atenção, esta regra é válida para pedidos com frete dos Correios.

Atualmente o sistema da plataforma  já faz, de forma padrão, o monitoramentos das entregas dos Correios e notifica os compradores uma vez ao dia . 

Até 21/01/2016, quando um pedido era despachado e o lojista incluía a data e código de envio no sistema, o status do pedido era alterado para "AGUARDANDO QUALIFICAÇÃO" (se a compra tem origem do MercadoLivre), "AGUARDANDO VALE POSTAL" (se o pedido foi comprado usando o Sedex a Cobrar) ou "FINALIZADO" (demais situações); O que causava dúvidas nos compradores, pois efetivamente não finalizou o processo.

Nossa atualização, (a partir de 22/01/16) fará com que o pedido tenha o status alterado para "ENVIADO" (muitos lojistas já mudam para este status manualmente). Após isso, passaremos a monitorar a entrega, como já é feito atualmente e, quando o pedido for entregue, o status mudará para os acima como já temos hoje ("AGUARDANDO QUALIFICAÇÃO", "AGUARDANDO VALE POSTAL", "FINALIZADO"). Ou seja,  foi adicionado um novo status intermediário que, quando o pedido for entregue, voltará ao fluxo normalmente. Se por ventura algum problema ocorrer com a entrega (roubo de carga, produto avariado etc), o status será alterado para "PROBLEMAS NA ENTREGA" e uma notificação será disponibilizada ao lojista na adm para que possa atuar sobre o pedido.

Se não desejar este modelo, mude o status para outro, manualmente. Ou através do worflow. 

Listagem

No rodapé da página será demonstrada uma listagem de todas as ações configuradas pelo lojista.

Configuração dos E-mails Personalizados

Nesta página você pode configurar novos e-mails para utilização no Workflow. Nos "e-mails padrão" do sistema, não será possível a retirada, sendo possível somente a inserção de novos e-mails.

Acesse o painel administrativo, no menu lateral, a opção: Configurações > E-mails da loja

Campos para o preenchimento das informações :

  • Titulo interno do email - visto no Painel Administrativo
  • Assunto do email;
  • Conteúdo do email- sendo possível utilizar HTML e Tag pré disponibilizados.

Workflow3

Tray 
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