Neste artigo você encontrará informações sobre as configurações gerais das formas de pagamento, alguns exemplos e até mesmo links que irão lhe direcionar ao artigo específico para cada forma de pagamento.
Observação: Por padrão todas as lojas Tray já estão configuradas o pagamento por Yapay, assim sua loja ESTÁ PRONTA PARA VENDER. Saiba mais sobre o Yapay aqui
Para habilitar Meios de Pagamento: É necessário contratar os serviços de um intermediador de pagamento, no qual é feito um processo de análise cadastral para futura liberação e ativação. Basta entrar em contato com o intermediador de pagamento de sua preferência e confirmar a ativação junto à equipe de Suporte Técnico. Segue abaixo a lista das opções de Intermediadores:
- Yapay;
- PagSeguro;
- MercadoPago;
- MoIP;
- Paypal.
Yapay: Todas as lojas virtuais Tray, por padrão, já vem com o intermediador de pagamento Yapay Integrado e Habilitado, para saber mais informações sobre segurança e taxas, entre em contato diretamente com a equipe Yapay.
2. CARTÕES DE CRÉDITO – SEM INTERMEDIADOR
É possível realizar a integração através da Cielo, Rede e Getnet,
3. MÓDULO DE PAGAMENTO DIRETO – SEM INTERMEDIADOR
Para saber mais sobre o módulo de pagamento direto e como habilitá-lo, acesse por gentileza o este link.
Lembrando que os bancos permitidos para esta integração são o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.
Instruções para configurações de cada forma de pagamento ↑
Configuração:
Todas as formas de pagamento são configuradas em Configurações >> Formas de Pagamento neste local deverá escolher qual a forma de pagamento que irá configurar e clicar no quado em azul (lápis) ao lado direito dela. Vale lembrar que ao acessar as formas de pagamento na plataforma serão apresentados 3 (três) quadros, o primeiro é dos intermediadores de pagamento, o segundo quadro é para a configuração dos cartões (Rece, Cielo, GeNet) e o terceiro quadro é o módulo de pagamento direto (banco Bradesco, Banco do Brasil e Itaú).
Então vamos às configurações:
Importante: Abaixo, no exemplo de configuração foi utilizado o PagSeguro, mas a maneira de configuração das formas de pagamento são exatamente as mesmas independente de qual intermediador e/ou formas de pagamento. A única mudança que tem entre elas é apenas a nomenclatura, isto pode variar de token para chave secreta, id de cliente, chave de integração, entre outros. Então fique tranquilo se não for o PagSeguro que está configurando, basta seguir o mesmo passo a passo mas utilizando os dados de seu intermediador.
O caminho sempre será Configurações >> Formas de Pagamento.
- Haverá uma lista com as formas de pagamento ativas e logo abaixo selecione a opção “Ver Todos os Intermediadores”;
- Dentre a lista de intermediadores inativos localize o PagSeguro e clique no lápis no canto direito dentro de um quadro azul;
- Acesse a aba “Financeiro” e configure a forma de pagamento de acordo com seu contrato/conta do intermediador de pagamento sendo cada item descrito abaixo da imagem;
Importante: Toda a configuração da aba Financeira deverá estar exatamente de acordo com as configurações de seu contrato com o intermediador/operadora de pagamento, isto porque as informações preenchidas na plataforma, são de cunho informativo, ou seja, se não inserir nenhum juros, porém se em suas configurações/contrato junto ao intermediador tiver juros, seu cliente verá o valor sem juros na loja e quando for, de fato, finalizar a compra, será cobrado juros! Sem dúvidas, isto trará insatisfação ao cliente.
- Valor adicional fixo no pedido: será cobrado além do valor do pedido, ou seja, se configurado o valor de R$10,00 nesta opção, qualquer pedido que utilizar esta forma de pagamento será acrescido R$10,00 no valor final da compra;
- Utilizar esta forma de pagamento para pedidos de: Neste local poderá ser configurada a faixa de pedido para poder utilizar esta forma de pagamento, ou seja, se configurar de R$100,00 até R$150,00 apenas pedidos entre estes valores que terão a possibilidade de comprar com esta forma de pagamento, deixando os valores R$0,00 até R$0,00 a forma de pagamento estará disponível para compras de qualquer valor;
- Parcelar as compras em até: Nesta opção poderá limitar a quantidade de parcelas que irá oferecer através da forma de pagamento em questão, exemplo se inserir até 5x as compras somente poderão ser parceladas em no máximo cinco (5) vezes;
- Valor Minimo de cada parcela: É o valor mínimo permitido para cada parcela, ou seja, se for configurado parcela mínima de R$20,00 um produto de R$40,00 poderia ser parcelado em no máximo duas (2) vezes sendo cada parcela R$20,00, porém se o produto tiver o preço de venda de R$39,90 ele teria de ser compra à vista pois não seria permitido o parcelamento uma vez que se fosse parcelar em duas (2) vezes o valor de cada parcela seria R$19,95 estando abaixo do valor mínimo permitido;
- Parcelamento SEM JUROS até: Insira o parcelamento máximo sem juros que você permite através desta forma de pagamento.
- Parcelas de X até Y cobrar juros de: Neste local deverá inserir a % (porcentagem) de juros que será cobrado de seu cliente.
- Forma de parcelas e tarifa: Deverá selecionar o forma do juros, como por exemplo, Juros Simples ou Composto.
- Para confirmar as configurações, clique em “Salvar”;
- Na aba "Mensagens", é possível incluir uma mensagem para a finalização da compra, conforme visto acima, caso tenha preenchido alguma mensagem basta clicar em "Salvar".
- Na aba “Descontos” poderá incluir desconto ou acréscimo para quando esta forma de pagamento for utilizado em sua loja virtual;
- Poderá selecionar o desconto configurado para apenas algumas formas de frete e envio se desejar;
- Acesse a aba “Configurações” onde irá obter a URL de Retorno no qual deverá ser configurada dentro de seu painel do PagSeguro para que as informações do intermediador de pagamento sejam importadas para a o painel adm Tray;
- Pouco abaixo haverá dois campos que deverá inserir o e-mail de sua conta do PagSeguro e também o Token de Segurança;
- Lembrando que utilizamos o PagSeguro como exemplo, porém, a integração com os demais intermediadores e formas de pagamento é a mesma, com exceção da nomenclatura!
- Ao salvar os dados na aba "Configurações" o status da forma de pagamento ficará em "Teste" e neste momento será preciso apenas que faça um pedido teste para poder ativar a forma de pagamento.
Atenção: Embora a forma de pagamento esteja em teste e a compra também seja uma compra teste, se for inserido dados válidos de um cartão o mesmo será debitado;
- Após a compra ter sido finalizada clicando em “Finalizar Pedido” você poderá voltar em Configurações >> Formas de Pagamento, acessar a forma de pagamento que realizou a compra teste e na aba “Status” poderá “Ativar” a forma de pagamento para que ela possa ser utilizada em sua loja por seus clientes.
Viu como é fácil? E lembre-se o passo a passo é o mesmo para qualquer intermediador de pagamento, assim mesmo que o exemplo acima tenha sido do PagSeguro, poderá segui-lo para configurar o Mercado Pago por exemplo.
Boas Vendas!
Equipe Tray.
Comentários
PARABÉNS TRAY. UMA DICA.
Eu abrir esse chamado porque o suporte que para mim todos são excelente.... mais a pessoa que me atendeu não sabia dessa opção, disse que eu tinha que fazer um a um...
______
Isso vai me ajudar e muito, e uma dica: orientar novamente para o seu suporte que isso é possível. OK?
Parabéns toda a equipe Tray.
Wilde - Bordados do Ceará
O que quer dizer venda intermediada neste contexto?
Boa tarde pessoal, como estão?
Wilde, obrigado pela dica! Esta informação já foi repassada para a equipe de atendimento.
Roberto, venda normal é a ocorrida direto na loja virtual, já a venda intermediada são as que ocorrem através dos Marketplaces, lembrando que a opção "Venda Intermediada" foi descontinuada e está sendo removida da plataforma.
Estamos a disposição!
Att,
Não encontro onde posso mudar minha conta yapay, tenho uma conta configurada para receber , mas quero mudar a conta e o emial ,
alguem me ajuda
Olá, como vai?
Para isto, é preciso que seja aberto um chamado junto à equipe da própria Yapay, segue link:
https://atendimento.yapay.com.br/hc/pt-br/requests/new
Att,
Não encontrei a configuração do gateway de pagamento da Rede.
Bom dia, Cesar!
Segue link do artigo referente a configuração da Rede:
https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/360019956551-Formas-de-Pagamento-Rede
Att,
Tive problemas com a YAPAY, pois eles não respeitam os valores inseridos em meu site, cobrando um valor inferior ao valor do parcelamento do meu produto, por isso eu preciso alterar a forma de recebimento em meu site.
Desde já deixo o alerta a TODOS OS LOJISTAS a respeito da empresa YAPAY. Eles não oferecem um bom suporte, te transferem o tempo todo e só te dão informações a respeito das condições depois que você vai reclamar por ter sido diferente do valor cobrado em sua loja. O prazo de retorno é de 3 a 5 dias e enquanto isso você fica amargando os prejuízos sozinho e sem possibilidade de ressarcimento.
Olá, Bruno!
Verificamos que o senhor recebeu um suporte do Yapay e as taxas antigas de sua conta foram retomadas, conforme solicitação.
Qualquer dúvida, estamos a disposição!
Att,