As categorias de sua loja permitirão uma fácil localização dos produtos comercializados por você. É importante que os nomes sejam simples e de fácil entendimento. Uma categorização direta, simples e de fácil compreensão pode interferir positivamente no resultado de vendas.

  Vídeo ou Artigo? Sinta-se a vontade para escolher e, até mesmo ver o vídeo e também ler o artigo:

  Antes de começar a cadastrar suas categorias, crie um projeto ou, simplificando, faça rascunhos em papel ou utilizando uma planilha, até você conseguir ter a visão ideal das suas categorias em sua loja. Crie uma "árvore" de categorias de fácil entendimento. Veja abaixo um exemplo de categorização de 3 níveis e 2 níveis.

Exemplo:


  Agora veja um rascunho de um projeto de categorização sendo elaborado para uma loja de roupas. Note que em uma planilha, fica fácil a visualização do seu projeto de categorização. Aqui você consegue fazer todos os ajustes necessários antes de cadastrar em sua loja virtual.

  Você pode a qualquer momento, incluir, apagar ou editar as categorias, porém, com um projeto realizado com um pouco de planejamento prévio, você irá realizar poucas mudanças após cadastrado as suas categorias. É importante que você não fique substituindo categorias com muita frequência, pois seu cliente irá se acostumar com a disposição dos itens e poderá não encontrar os produtos após você mudar as categorias. Pense bem!

  Vamos lá.

 

  •  Acesse Produtos >> Categorias >> Incluir Categoria.

mceclip0.png

  • Após clicar para inserir uma categoria, defina se sua categoria está ativa ou não, ou seja, se vai aparecer na loja virtual ou não.
  • Depois escolha o Nível da Categoria.
  • Defina o nome da sua categoria.

mceclip1.png

Agora, você precisa definir as características da sua categoria. Antes, vamos entender um pouco mais sobre características.


  Lembrando:

  a - Variações: são atributos que o cliente terá uma ação de clique para escolha, por exemplo, escolher o tamanho (P, M, G, GG) da camiseta e o tamanho (35, 36, 40) de um sapato.

  b - Características de categorias: sua aplicabilidade é diferente. As características são usadas para que você tenha condições de realizar filtros em sua loja ou apenas para você demonstrar informações sobre o produto. Permite que você coloque vários atributos como, por exemplo, Tipo de Tecido, Solado, Palmilha entre outros. São informações que o cliente terá visibilidade, mas não terá ação nenhuma de clique para escolher, exceto filtrar. Será usado em filtros de categoria em sua loja virtual, além de ser de extrema importância para passar informações relevantes do seu produto.

  • Agora, selecione as características que os produtos cadastrados nesta categoria poderão ter.

mceclip2.png

  • Para ordenar a apresentação das características em seus produtos, basta clicar e arrastar conforme imagem abaixo:

mceclip4.png

  •   A seguir temos as configurações de SEO da Categoria. 

  • Título da categoria: O título será utilizado pelos buscadores como o Google. Lembre-se da importância do SEO.

Atenção: Todo o SEO é de extrema importância para o sucesso de uma loja virtual, desta maneira é altamente recomendado que sejam feitas pesquisas ou até mesmo a contratação de uma agência especializada no assunto, pois irá influenciar e muito na localização e consequentemente no ranqueamento de suas páginas nos sites buscadores como o Google, por exemplo.

  • Descrição completa (meta description): utilize as principais palavras-chave desta categoria na descrição, lembrando que esta descrição deve ser atratativa e deve despertar o interesse do cliente para que ele clique e acesse a página da sua categoria (esta descrição é apresentada no Google quando sua loja aparece nos resultados).
  • Palavras chaves (meta keywords): Coloque as palavras chaves relacionadas a esta categoria (aquelas que você utilizou em sua descrição).
  • Endereço da categoria: Defina o endereço de sua categoria após o domínio de sua loja, lembrando que é importante que esta URL seja amigável, ou seja, seja curta, sem "espaços" e sem caracteres especiais.
  • Você poderá incluir uma descrição para a categoria, lembrando que esta descrição também é importante para o Google, então, utilize novamente as principais palavras-chave nesta descrição e lembre-se também que ela é apresentada em sua loja virtual na página da categoria antes dos produtos.

Por fim, você pode incluir um termo de aceito na categoria. O termo de aceite não é uma prática muito utilizada, porém se o seu negócio demanda esta necessidade você pode ativar e digitar o termo de aceite. Exemplo, se você tem uma loja de bebidas alcoólicas, você poderá criar um termo de aceite "Ao aceitar os termos desta loja, você afirma ter 18 anos ou mais e se responsabiliza pela compra".

Não se esqueça de planejar bem suas categorias antes do cadastro, evitando assim retrabalho, e gerando o melhor de tudo, facilidade para o cliente localizar facilmente e rapidamente o produto desejado.

  Boas vendas.

  Equipe Tray ;)

Conheça nosso programa de pontos e vire um Mestre da plataforma Tray!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Gleison Rodrigues de Lima
    0

    Olá, boa noite. Tenho uma dúvida quanto à alteração do nome da categoria, a dúvida é: se eu mudar o nome da categoria, os produtos que estão linkados nessa categoria, vão automaticamente para o novo nome da categoria depois de alterada? Desde já agradeço a ajuda.

    Ações de comentário Permalink
  • Tray
    1

    Oi Gleison, boa tarde.
    A alteração do nome da categoria não altera os produtos que fazem parte dela. Trata-se apenas da edição do nome, sem afetar os produtos inseridos.

    Ações de comentário Permalink
  • Gleison Rodrigues de Lima
    0

    Olá, boa tarde. Então se eu mudar o nome de uma categoria, os links dos produtos passarão a ter o nome da nova categoria! Por exemplo, se eu mudar a categoria Bebês pra Infantil, os links dos produtos mudam de:
    loja.com/bebes/kit-xxxx, para: loja.com/infantil/kit-xxxx. Obrigado pela atenção.

    Ações de comentário Permalink
  • Tray
    0

    Oi Gleison. Bom dia !
    Ao alterar o nome da categoria, o link do produto que faz parte da categoria, não é alterado automaticamente. Será preciso acessar a página do produto e fazer a alteração manualmente. Como também, recomendamos verificar o link da categoria e realizar a alteração, se achar necessário.

    Ações de comentário Permalink
  • Gleison Rodrigues de Lima
    0

    Olá, bom dia. Ok, fiz a alteração da categoria aqui, deu certo! Mas percebi que só aparece no link do produto o nome da categoria caso esta tenha uma subcategoria, ex: o cliente entra na categoria "BEBÊS" e depois clica em um produto desta, o link fica: loja.com.br/bebes/subcategoria/nome-produto. Caso não tenha subcategorias na categoria, o link não exibe a categoria, somente o link da loja e o nome do produto! Vlw pela atenção e ajuda.

    Ações de comentário Permalink
  • Tray
    0

    Oi,Gleison. O nome da categoria devria aparecer , mesmo não havendo uma subcategoria. No entanto, é uma situação que não interfere na visualização dos produtos. Para melhor auxiliá-lo, uma analista entrará em contato com você, para analisar estas configurações .
    Permanecemos à sua disposição.

    Ações de comentário Permalink
  • Gleison Rodrigues de Lima
    0

    Certo! Estarei no aguardo então. Obrigado desde já.

    Ações de comentário Permalink
  • ADEILTON NASCIMENTO SALES
    0

    Bom dia! Como faço para EXCLUIR uma subcategoria???

    Ações de comentário Permalink
  • Tray
    0

    Olá, Adeilton. Bom dia.
    Acesse o painel administrativo e selecione no menu, a opção PRODUTOS. Em seguida, selecione CATEGORIAS. Vai aparecer a lista com todas as categorias cadastradas, onde você deverá clicar no botão ( lado direito) EXPANDIR TODAS AS CATEGORIAS. Ao clicar neste botão, as subcategorias aparecerão. Para excluir, veja em frente ao nome da subcategoria,  um botão com o desenho de uma seta para baixo, bem ao lado do botão EDITAR. Clique nesta seta e poderá excluir a subcategoria.

    Ações de comentário Permalink
  • Thaís Charello
    0

    Olá, como faço para inserir um texto explicativo na página de categorias?
    Por ex: minhaloja.com.br/sapatos nela, além dos produtos deve ter um texto explicando sobre os sapatos.

    Aguardo, att

    Ações de comentário Permalink
  • Tray
    0

    Olá, Thaís. Bom dia.
    Acesse o painel de sua loja e no menu lateral, selecione Produtos > Categorias. Clique em Categorias e na página onde aparecerão as categorias cadastradas, selecione a opção Editar, bem à frente do nome da categoria. Em caso de dúvida neste procedimento, entre em contato, por gentileza, com a nossa equipe de atendimento. Poderá utilizar os canais chat, ticket (abrindo um chamado) ou telefone.

    Ações de comentário Permalink
  • George ACS Leão
    0

    Srs
    Na minha Adm de Categorias não há o campo mencionado acima.
    "Descrição da Categoria" para aparecer na loja.

    Pode ser que acesso uma versão de Adm desatualizada ou qq outro caso?

    Este campo é muito importante para a nossa empresa detalhar as categorias.

    Agradeço o retorno
    Atenciosamente

    Ações de comentário Permalink
  • Denise Maina
    0

    Gostaria de excluir todas as categorias de uma vez para refaze-las, como devo proceder?

    Ações de comentário Permalink
  • Vendas
    0

    Bom dia, é permitido cadastrar 1 categoria e 2 niveis de subcategoria? Não há possibilidade criar 3 niveis de subcategoria?

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, pessoal!

    George, identificamos que seu plano foi atualizado e o mesmo já consta com o campo mencionado.

    Denise, atualmente não é possível realizar a exclusão de categorias em massa, o processo de exclusão deverá ser feito manualmente.

    Vendas, é possível sim! É permitido o cadastro de até três níveis de categorias, sendo eles:

    Principal (nível 1)

                    Sub-Categoria (nível 2)

                                              Sub da Sub-Categoria (nível 3).

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Ozeas Berto da Silva Filho
    0

    Olá,

    No passo 5 na descrição da categoria, teria como esconder parte da descrição? E Ficar por exemplo um "ver mais".

    Tentei sair escrevendo mas ficou extremamente grande, gostaria de ocultar uma parte, mas caso o cliente clique em "Ver Mais" ele teria acesso ao restante da descrição.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Ozeas!
    Pedimos que inclua sua sugestão em nosso canal de sugestões, para que seja analisado por nossa equipe, havendo a possibilidade de ser desenvolvida e implantada na plataforma. Lembrando que demais lojistas poderão também votar em sua sugestão, tornando a possibilidade ainda maior.

    http://sugestoes.tray.com.br/

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Alex Xavier
    0

    Boa noite,

    É possível inativar categoria? para que não apareça na loja (site).

    Pois realizamos o cadastro das categorias para um determinado nicho de produto no qual não iremos vender em nosso site, mais iremos vender através dos Marketplace integrados porem quanto, pois são produtos bem distinto do nosso ramo principal,

    Já inativamos estes produtos para não ficarem disponíveis na loja, Mais mesmo assim a categoria do mesmo ainda continua visível, como faço para inativar estas categorias.

    Att. 

    Ações de comentário Permalink
  • Wellington
    0

    Oi Alex,

    Hoje não é possível fazer isto pela plataforma, para ocultar uma categoria é preciso que tenha conhecimento em programação ou agência contratada, pois esta configuração hoje é feita via HTML.

    Mas encontrei esta solicitação de melhoria que acredito que é exatamente o que precisa, lá você poderá votar na sugestão:

    http://sugestoes.tray.com.br/communities/1/topics/857-ter-a-opcao-de-ocultar-um-menu-categoria-da-loja-virtual

    Espero ter ajudado

    Ações de comentário Permalink
  • janaina
    0

    Olá! Alterei o nome de uma categoria pore´m ela nao refletiu no skyhub ( lá continua nome antigo) e os produtos cadastrados agora nao esta passando pra lá tambem, logo não aprecem para associar com a tray. E, na consulta no site o link desses itens aparecem com nome da antiga categoria ainda, porém entro nas categorias e ela e ela não existe, o que pode ser isso. Ela só aparece no skyhub e no link na hora de selecionar o item para comprar.

    Ações de comentário Permalink
  • Renata de Castro Chan
    0

    Olá boa tarde! Todo tema suporta categorização de 3 níveis? Muito obrigada 

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá Renata! Sim, todos os temas da Tray e parceiros suportam até 3 níveis de categoria!
    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Roberto Edson Pimenta
    0

    Boa tarde. notei que ao entrar na loja , nem todas as categorias aparecem. entrando varias vezes, da pra perceber bem. as vezes aparece uma, outras vezes duas... e por aí vai... por que ocorre isso? o que devo fazer ? onde está o erro? dominio sonicgames.com.br

    Ações de comentário Permalink
  • Ronaldo Lopes
    0

    Porque as categorias estão cadastradas e não aparecem todas na loja? Cadastrei 9 categorias e só aparecem 2 na loja.

    Ações de comentário Permalink
  • Vanessa Goldberg F
    0

    se eu tiver apens 1 tipo de produto, com 3 apresentaçoes ( tamanhos ) eh possivel nao coloca-los em nenhuma categoria ? e deixa-los na home direto ?

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá pessoal!

    Roberto e Ronaldo: O caso de vocês pode estar relacionado ao recurso de ocultar categorias sem produtos. Também pode estar relacionado com o tema que estão utilizando. Alguns temas possibilitam a escolha das categorias que serão exibidas na loja através do ID de cada categoria.

    Vanessa: É obrigatório para o cadastro e exibição de um produto que o mesmo esteja vinculado à uma categoria na loja. Mesmo cadastrando um produto sem categoria (possível através de uma importação Excel) o mesmo não será apresentado na loja, nem mesmo na home, visto que não possui uma categoria atrelada ao mesmo.

    Ações de comentário Permalink
  • Tiago Gonçalves Silveira Alves
    0

    Qual é a forma correta de preencher as colunas Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cadastro de produtos via planilha, para que os produtos sejam enviados para a categoria principal e TAMBÉM para as subcategorias?

    Se coloco o CÓDIGO da Categoria Nível 1 dá certo. Se coloco CÓDIGO das subcategorias 2 e 3 NÃO dá certo a vinculação.

    Se coloco NOME das subcategorias 2 e 3 NÃO dá certo a vinculação também. 

    Se coloco CÓDIGO e NOME também NÃO dá certo a vinculação.

    Em todos os casos, o produto fica cadastrado APENAS na categoria Nível 1.

    Obs. Já tenho a árvore de hierarquia cadastrada. Quero cadastrar os produtos em massa e os vincular à estrutura hierárquica pré-cadastrada.

    Ações de comentário Permalink
  • Karlane Tartaglia
    0

    Cadastrei todas as minhas categorias no administrativo do meu site, porém na visualização do site aparece apenas uma única categoria. Qual o problema? Como faço para resolver esse problema?

    Ações de comentário Permalink
  • Linkdospresentes
    0

    Meu domínio pertence ao Hostgator válido até 2022, é necessito transferir para Locaweb? Quais são os prós e os contras de permanecer com o domínio no Hostgator?

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk