Precisa de ajuda?

→

As categorias de sua loja permitirão uma fácil localização dos produtos comercializados por você. É importante que os nomes sejam simples e de fácil entendimento. Uma categorização direta, simples e de fácil compreensão pode interferir positivamente no resultado de vendas.

1 - Iniciando o entendimento sobre categorias

Antes de começar a cadastrar suas categorias, crie um projeto ou, simplificando, faça rascunhos em papel ou utilizando uma planilha, até você conseguir ter a visão ideal das suas categorias em sua loja. Crie uma "árvore" de categorias de fácil entendimento e evite ter mais do que 3 níveis de categorias. Veja abaixo um exemplo de categorização de 3 níveis e 2 níveis.

Exemplo:


Agora veja um rascunho de um projeto de categorização sendo elaborado para uma loja de roupas. Note que em uma planilha, fica fácil a visualização do seu projeto de categorização. Aqui você consegue fazer todos os ajustes necessários antes de cadastrar em sua loja virtual.

Você pode a qualquer momento, incluir, apagar ou editar as categorias, porém, com um projeto realizado com um pouco de planejamento prévio, você irá realizar poucas mudanças após cadastrado as suas categorias. É importante que você não fique substituindo categorias com muita frequência, pois seu cliente irá se acostumar com a disposição dos itens e poderá não encontrar os produtos após você mudar as categorias. Pense bem!

Vamos lá.

2 - Criando categorias

Acesse o painel administrativo de sua loja Tray e no MENU, acesse: Produtos > Categorias

Para iniciar a criação de uma categoria, você deve clicar no botão “Incluir categoria". Se você já possui alguma categoria cadastrada, ao acessar o menu Categorias, será mostrado as categorias já cadastradas. Para incluir uma nova categoria basta clicar no botão "Incluir categoria" localizado a direita.

PASSO 1

Após clicar para inserir uma categoria, você vai escolher o Nível da Categoria. Note que no primeiro cadastro a única opção será de categoria como Principal. Não é possível criar subcategoria sem antes ter uma categoria principal.

Defina o nome da sua primeira categoria. Neste exemplo, vamos criar a categoria MULHERES.

PASSO 2

Agora, você precisa definir as características da sua categoria. Antes, vamos entender um pouco mais sobre características.


Lembrando:

a - Variações: são atributos que o cliente terá uma ação de clique para escolha, por exemplo, escolher o tamanho (P, M, G, GG) da camiseta e o tamanho (35, 36, 40) de um sapato.

b - Características de categorias: são semelhantes as variações, porém, sua aplicabilidade é diferente. As características são usadas para que você tenha condições de realizar filtros em sua loja ou apenas para você demonstrar informações sobre o produto. Permite que você coloque vários atributos como por exemplo, Modelo, Tipo, Medida, Peso, Marca entre outros. São informações que o cliente terá visibilidade mas não terá ação nenhuma de clique para escolher, exceto filtrar. Será usado em filtros de categoria em sua loja virtual.

 

Vamos exemplificar.

Vamos imaginar sua categoria chamada MULHERES. Você adiciona as características Acessórios, Marca, Tamanho, Aba, Bolso, Cor Predominante, Esporte, Gênero, Idade e Indicação. Você pode escolher para que a característica seja exibida no filtro da loja virtual. O resultado seria um filtro semelhante a imagem abaixo.

 

Atenção: Os filtros acimas são ilustrativos e dependem de contratação avulsa do filtro inteligente. Além da contratação do filtro, é necessário ser feito ajustes no layout de sua loja virtual. Consulte nosso time sobre ativação do filtro inteligente e ajustes no layout. Se você trabalha com alguma agência de design parceira da Tray, alguma agência de design de sua escolha ou um profissional de frontend, você deverá consultá-los após a contratação do filtro para ajustes no layout da loja.

 

 Agora, vamos selecionar as características que você vai utilizar. Neste exemplo, vamos escolher as características Peso, Quantidade e Cor. Para selecionar a característica, basta clicar no botão azul "Selecionar" após localizar a sua característica desejada.

Note que após selecionar a característica você pode marcar a opção "Exibir no filtro". Marcando essa opção essa característica ficará disponível para ser filtrada na página de categoria. *Vide restrição no quadro acima.

Se sua característica preferida não aparecer na listagem você poderá incluir características clicando em "Incluir novas características". Para ver como cadastrar características clique aqui.

PASSO 3

Após selecionar, você também pode organizar suas características. Basta clicar no botão  e arrastar para cima ou para baixo. Você pode modificar apenas a ordem das categorias que estão no mesmo nível e que tem a mesma categoria "mãe". Não precisa se preocupar em salvar pois a nova ordenação das categorias é salva automaticamente.

clicar-e-arrastar

PASSO 4

A seguir temos as configurações de SEO da Categoria. 

a - Título da categoria: O título será utilizado pelos buscadores como o Google. Pode ser preenchido como por exemplo "Mulheres". Neste caso, estou usando uma tag personalizada da plataforma chamada [nome_categoria]. Isso significa que o sistema irá colocar neste campo exatamente o nome da categoria que eu coloquei lá no segundo campo quando iniciamos o cadastro da categoria "MULHERES". Isso lhe dá flexibilidade e mais agilidade no processo de cadastro e alteração futura.

Existem outras tags que podem ser usadas neste campo. Para ver quais são elas clique na opção "Tags disponíveis para título da categoria", localizada do lado esquerdo;



b - Descrição completa (meta description): Coloque a descrição da categoria que você está criando. Seja o mais direto possível sobre o que contém sua categoria. Neste exemplo, simplificamos para "Categoria exclusiva para mulheres. Sua moda fashion".

c - Palavras chaves (meta keywords): Coloque as palavras chaves relacionadas a esta categoria. Neste exemplo, usaremos: mulheres, roupas, sapatos, acessórios, moda, feminina, mulher 

d - Endereço da categoria: Defina o endereço de sua categoria após o domínio de sua loja. Neste exemplo, usaremos "mulheres" que resultará no seguinte endereço: http://www.sualoja.com.br/mulheres.

Atente-se para as regras clicando no item :

PASSO 5

Por fim, você pode incluir um temo de aceito na categoria. O termo de aceite não é uma prática muito utilizada, porém se o seu negócio demanda esta necessidade você pode ativar e digitar o termo de aceite.

Termo de Aceite, é usado quando há produtos que serão vinculadas a esta categoria que necessitam de um aviso especial. 

 

Agora basta clicar em "Salvar" e inserir as demais categorias ou subcategorias.

3 - Notas

Após ter categorias cadastradas, você pode organizar arrastando as categorias entre si buscando a melhor ordenação dentro do painel de sua loja. Note que a ordem que você colocar será mostrado na sua loja para seus clientes. Só não será alterado em sua loja se a construção da mesma foi feita de maneira fixa no layout. Se isso ocorrer consulte o profissional ou agência responsável pelo seu layout.

Você pode após cadastrar categorias, navegar pelos 3 botões em destaque .

Para entrar no modo de edição de uma categoria. Caso tenha esquecido algo, basta acessar e editar clicando no botão Editar conforme abaixo.

 

Para incluir subcategoria, visualizar produtos na categoria ou até mesmo excluir a sua categoria, basta clicar na seta conforme imagem abaixo.

   

Note que a opção Excluir não irá aparecer caso esta categoria tenha algum produto relacionado a ela. Para excluir você precisa trocar no cadastro de produto para uma outra categoria ou excluir o produto.

Categorias com subcategorias não podem ser excluídas mesmo que não tenham produtos cadastrados. Para excluir, você primeiro deverá excluir as subcategorias.

Para mover as categorias alterando a ordem, basta clicar e arrastar no botão abaixo.

4 - Exemplo de níveis de categorias 

Veja abaixo um exemplo, ilustrativo, de como pode ficar as categorias de sua loja. A loja FUT FANATICS utiliza categoria Principal e Subcategoria.

 

1 - Categoria de Nível 1: Acessórios

2 e 3 - Categoria de Nível 2: Bolas, Bolsas e Mochilas, Bonés, Proteção, Compressão, Térmicos, Relógios.

5 - Observações

A imagem acima da loja FUT FANATICS é ilustrativa. A loja FUT FANATICS é uma loja Corporativa. Recursos disponíveis nesta loja podem não estar incluso em seu plano. Consulte a equipe da Tray em caso de dúvidas.

 

Boas vendas.

Equipe Tray ;)

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Avatar
    Gleison Rodrigues de Lima

    Olá, boa noite. Tenho uma dúvida quanto à alteração do nome da categoria, a dúvida é: se eu mudar o nome da categoria, os produtos que estão linkados nessa categoria, vão automaticamente para o novo nome da categoria depois de alterada? Desde já agradeço a ajuda.

  • Avatar
    Tray

    Oi Gleison, boa tarde.
    A alteração do nome da categoria não altera os produtos que fazem parte dela. Trata-se apenas da edição do nome, sem afetar os produtos inseridos.

  • Avatar
    Gleison Rodrigues de Lima

    Olá, boa tarde. Então se eu mudar o nome de uma categoria, os links dos produtos passarão a ter o nome da nova categoria! Por exemplo, se eu mudar a categoria Bebês pra Infantil, os links dos produtos mudam de:
    loja.com/bebes/kit-xxxx, para: loja.com/infantil/kit-xxxx. Obrigado pela atenção.

  • Avatar
    Tray

    Oi Gleison. Bom dia !
    Ao alterar o nome da categoria, o link do produto que faz parte da categoria, não é alterado automaticamente. Será preciso acessar a página do produto e fazer a alteração manualmente. Como também, recomendamos verificar o link da categoria e realizar a alteração, se achar necessário.

  • Avatar
    Gleison Rodrigues de Lima

    Olá, bom dia. Ok, fiz a alteração da categoria aqui, deu certo! Mas percebi que só aparece no link do produto o nome da categoria caso esta tenha uma subcategoria, ex: o cliente entra na categoria "BEBÊS" e depois clica em um produto desta, o link fica: loja.com.br/bebes/subcategoria/nome-produto. Caso não tenha subcategorias na categoria, o link não exibe a categoria, somente o link da loja e o nome do produto! Vlw pela atenção e ajuda.

  • Avatar
    Tray

    Oi,Gleison. O nome da categoria devria aparecer , mesmo não havendo uma subcategoria. No entanto, é uma situação que não interfere na visualização dos produtos. Para melhor auxiliá-lo, uma analista entrará em contato com você, para analisar estas configurações .
    Permanecemos à sua disposição.

  • Avatar
    Gleison Rodrigues de Lima

    Certo! Estarei no aguardo então. Obrigado desde já.

  • Avatar
    ADEILTON NASCIMENTO SALES

    Bom dia! Como faço para EXCLUIR uma subcategoria???

  • Avatar
    Tray

    Olá, Adeilton. Bom dia.
    Acesse o painel administrativo e selecione no menu, a opção PRODUTOS. Em seguida, selecione CATEGORIAS. Vai aparecer a lista com todas as categorias cadastradas, onde você deverá clicar no botão ( lado direito) EXPANDIR TODAS AS CATEGORIAS. Ao clicar neste botão, as subcategorias aparecerão. Para excluir, veja em frente ao nome da subcategoria,  um botão com o desenho de uma seta para baixo, bem ao lado do botão EDITAR. Clique nesta seta e poderá excluir a subcategoria.

    Editado por Tray
  • Avatar
    Thaís Charello

    Olá, como faço para inserir um texto explicativo na página de categorias?
    Por ex: minhaloja.com.br/sapatos nela, além dos produtos deve ter um texto explicando sobre os sapatos.

    Aguardo, att

  • Avatar
    Tray

    Olá, Thaís. Bom dia.
    Acesse o painel de sua loja e no menu lateral, selecione Produtos > Categorias. Clique em Categorias e na página onde aparecerão as categorias cadastradas, selecione a opção Editar, bem à frente do nome da categoria. Em caso de dúvida neste procedimento, entre em contato, por gentileza, com a nossa equipe de atendimento. Poderá utilizar os canais chat, ticket (abrindo um chamado) ou telefone.

  • Avatar
    George ACS Leão

    Srs
    Na minha Adm de Categorias não há o campo mencionado acima.
    "Descrição da Categoria" para aparecer na loja.

    Pode ser que acesso uma versão de Adm desatualizada ou qq outro caso?

    Este campo é muito importante para a nossa empresa detalhar as categorias.

    Agradeço o retorno
    Atenciosamente

    Editado por George ACS Leão
  • Avatar
    DENISE FERRAZ MAINA

    Gostaria de excluir todas as categorias de uma vez para refaze-las, como devo proceder?

    Powered by Zendesk