Precisa de ajuda?

→

ATENÇÃO: Para lojas sem domínio próprio, exemplo: loja.tray.com.br não será possível ativar o recurso.

Google, Yahoo e Bing usam como um dos principais fatores de relevância a URL das páginas para apresentar aos usuários os resultados das buscas. Quanto mais objetiva a URL do seu produto ou categoria, maior relevância junto aos buscadores fazendo com que sua loja alcance mais clientes.

Visando o SEO das lojas, agora é possível definir e alterar manualmente a URL das categorias, Marcas/Fabricantes e Páginas da Loja.

Exemplo:
Ao invés de ter o nome de produto como www.dominio.com.br/loja/123-camera-digital-798
Poderá apenas ter www.dominio.com.br/camera-digital

A segunda URL é muito mais simples para um cliente identificar em qual página está, assim como os buscadores

  • Produto:

www.dominio.com.br/[arvore-categoria]/nome-produto

www.dominio.com.br/cameras-profissionais/camera-nikon-30-mega-pixel

  • Categoria:

www.dominio.com.br/[arvore-categoria]/categoria

www.dominio.com.br/camera-digital

  • Exemplo subcategoria:

www.dominio.com.br/camera-digital/profissional

  • Marca:

www.dominio.com.br/[nome-marca]

www.dominio.com.br/nikon

  • Páginas Extras:

www.dominio.com.br/[nome-pagina-extra]

www.dominio.com.br/como-limpar-sua-camera

Alteração manual

A qualquer momento você também poderá alterar a URL de suas páginas (Ficha do Produto,Categoria, Marca/Fabricante, Páginas da Loja) e efetuar a alteração desejada.

Produto

Exemplo

Sua página de produto terá de forma automática a URL:
www.dominio.com.br/cameras-profissionais/camera-nikon-30-mega-pixel

É possível alterar para:

www.dominio.com.br/nome-da-minha-loja/promocao-camera/camera-nikon-promocao

Caminho de Acesso: Produtos > Produtos Cadastrados > Seta para baixo ao lado do editar > Opções Avançadas > SEO

Alterando para a nova URL no local indicado na figura abaixo:

Categoria

Para alterar a URL de uma categoria.

Caminho de Acesso: Produtos > Categorias > Editar > SEO

E alterar para a nova URL no local indicado abaixo:

Marcas e Fabricantes

Caso seja necessário alterar a URL de uma Marca/Fabricante.

Caminho de Acesso: Produtos > Marcas e Fabricantes > Editar

 

Páginas da Loja

Para editar a URL de uma das Páginas da Loja.

 

Garantia contra páginas duplicadas na alteração da URL

Ao alterar qualquer URL de forma manual você poderá ser penalizado pelos buscadores por ter duas URLs com o mesmo conteúdo. Pensando nisso a Tray preparou nossa plataforma com duas ações preventivas:

1- Realizamos um redirecionamento 301 da URL anterior para a nova URL que foi alterada de forma manual.

2- Inserimos uma marcação no código fonte de todas as URLs das páginas antigas pelas quais sua loja era acessada antes de ativar a nova ferramenta de URL Personalizada. A marcação é Meta Canonical e informa automaticamente aos buscadores qual a nova URL que ele deve considerar em seu próximo acesso.

Dessa forma a sua loja está totalmente protegida de qualquer penalização dos buscadores em relação à alteração de suas URLs.

Ferramenta de Redirecionamento

Sua loja virtual também conta com uma ferramenta de Redirecionamento de URL que pode ser configurada por você.

Caminho de Acesso: Minha Loja > URLs e Redirecionamentos > Incluir Redirecionamento

Nesta configuração é possível redirecionar uma URL do domínio da sua loja para uma outra URL.

Existem duas formas para realizar o redirecionamento:

  • Redirecionamento Exato: Será realizado o redirecionamento somente quando a URL for exatamente como digitada.
  • Redirecionamento Parcial: Além de ser redirecionada a URL de forma exata, também será redirecionada a URL caso tenha alguma informação posterior.

O Redirecionamento Parcial é ideal para lojas que estão migrando para a Tray e não querem perder a relevância de suas páginas já indexadas nos buscadores.

No Redirecionamento define-se o tipo deste redirecionamento, que pode ser 301 ou 302. O tipo 301, será definido que o redirecionamento será permanente, não retornando a URL antiga. Caso escolher o tipo 302, que é o tipo de redirecionamento temporário, será permitido ao usuário retornar a URL anterior.

Observação: Se em sua loja há alguma página sendo redirecionada de maneira incorreta, é possível que tenha ocorrido algum erro de configuração, ou seja, é necessário verificar as "URLs e redirecionamentos", e verificar se há algum redirecionamento definido incorretamente.

O sistema configura um redirecionamento automático, quando o produto for excluído, o próprio sistema irá redirecionar da página do produto para a página da categoria principal ao qual o produto está vinculado.

Relatórios Google Analytics

Agora as URLs estão preparadas para uma melhor indexação e pensamos também nos seus relatórios no Google Analytics, realizando a alteração no código de acompanhamento para demonstrar as buscas realizadas através do código:

loja/busca.php?loja=[id_loja]&palavra_busca=[palavra-buscada]

Não haverá qualquer problema com o relatório de palavra buscada caso utilize o Google Analytics para acompanhar as visitas de sua loja.

Regras

1- As URLs são geradas de forma automática no momento do cadastro do produto, categoria, marca ou página personalizada. Portanto, é necessário fazer o cadastro do produto antes fazer a alteração manual das URLs.

2- Caracteres especiais não são permitidos na URL, sendo: ‘.’ (ponto), ‘:’ (dois pontos), ‘?’ (ponto de interrogação), espaços e as sequências ‘.html’ ou ‘.php’. Também não poderá iniciar com o caracter ‘/’ ou com a sequência ‘/loja/’ ou ainda terminar com o caracterer ‘/’.

3- Ao modificar a URL de forma manual, automaticamente é gerado um redirecionamento 301 da URL anterior para a nova, desde que esta seja no novo modelo da URL personalizada. As URLs antes da ativação da ferramenta não terão redirecionamento 301 de forma automatica.

4- Sempre que for acessada uma URL que não esteja pré cadastrada em um produto, categoria, marca, página personalizada ou não seja uma página padrão do sistema, será automaticamente realizada uma busca com os termos informados após o domínio da loja. Exemplo: www.dominio.com.br/camera-super-poderosa, para ser feita a busca pelo termo “câmera super poderosa”

5- Após receberem qualquer tipo de filtro, as páginas de categoria ou busca, paginação ou ordenação, será demonstrada a URL não amigável com parâmetros representando os filtros, paginação ou ordenação.

Como ativar o recurso das URLs personalizadas

A ativação dessa nova ferramenta é feita de seu BackOffice.

Caminho de Acesso: Configurações > Opções > Config. Loja > URL Personalizada

Observação: Após a ativação não é possível reverter e desativar o recurso, de modo que todas as URLs serão automaticamente alteradas para o padrão de URL apresentada nos tópicos anteriores. Caso o lojista queira, será necessário o acesso manual a cada produto, categoria, marca ou página personalizada para alterar as URLs.

 

Para lojas contratadas a partir de 12/02/2015, não é necessária a ativação do recurso.

 

 

 

 

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk