ATENÇÃO: Para lojas sem domínio próprio, exemplo: sualoja.commercesuite.com.br não será possível ativar o recurso.

Google, Yahoo e Bing usam como um dos principais fatores de relevância a URL das páginas para apresentar aos usuários os resultados das buscas. Quanto mais objetiva a URL do seu produto ou categoria, maior será a relevância junto aos buscadores fazendo com que sua loja alcance mais clientes.

Visando o SEO das lojas, é possível definir e alterar manualmente a URL das Categorias, Produtos, Marcas/Fabricantes e Páginas da Loja.

Exemplo:
Ao invés de ter a URL do produto como www.dominio.com.br/loja/123-camera-digital-798
Poderá criar/editar por exemplo para www.dominio.com.br/camera-digital

A segunda URL é muito mais simples para um cliente identificar em qual página está, assim como os buscadores

Exemplos:

  • Produto:

www.dominio.com.br/[arvore-categoria]/nome-produto

www.dominio.com.br/cameras-profissionais/camera-nikon-30-mega-pixel

  • Categoria:

www.dominio.com.br/[arvore-categoria]/categoria

www.dominio.com.br/camera-digital

  • Exemplo subcategoria:

www.dominio.com.br/camera-digital/profissional

  • Marca:

www.dominio.com.br/[nome-marca]

www.dominio.com.br/nikon

  • Páginas Extras:

www.dominio.com.br/[nome-pagina-extra]

www.dominio.com.br/como-limpar-sua-camera

Alteração manual

A qualquer momento você também poderá alterar a URL de suas páginas (Ficha do Produto,Categoria, Marca/Fabricante, Páginas da Loja) e efetuar a alteração desejada.

Caso você  não venha a cadastrar os produtos, categorias, marcas ou páginas da loja já com a URL desejada, ela será criada automaticamente pela plataforma, via de regra, assumindo o nome do item cadastrado, exemplo:

Se cadastrar um produto "Bola Nike", a URL cadastrada automaticamente será "domíniodaloja.com.br/categoria/bola-nike" ou "domíniodaloja.com.br/bola-nike", porém, é possível realizar a edição desta URL, veja abaixo:

Produtos

Alterando para a nova URL no local indicado na figura abaixo:

  • O caminho é Produtos >> Produtos Cadastrados >> Opções Avançadas.

URL.png

  • Em "SEO - Otimização para Busca" clique em editar.

URL1.png

  • Pronto, agora basta inserir a URL desejada, mas lembre-se, não poderá utilizar uma URL já existente.

URL2.png

Categoria

Para alterar a URL de uma categoria:

  • Acesse Produtos >> Categorias >> Editar.

URL3.png

  • Basta descer a página e encontrará o campo "Endereço da Categoria", neste local poderá inserir o sufixo da URL desejada, seguindo a mesma regra da URL de produtos, não poderá já existir uma igual.

URL4.png

Marcas e Fabricantes

Caso seja necessário alterar a URL de uma Marca/Fabricante:

  • Vá em Produtos > Marcas e Fabricantes > Editar.

URL5.png

  • Agora basta inserir a URL desejada, desde que a mesma ainda não exista em sua loja virtual.

URL6.png

Páginas da Loja:

Para editar a URL de uma das Páginas da Loja.

  • Acesse Minha Loja >> Páginas da Loja >> Editar.

URL7.png

  • Basta alterar a URL para a desejada, lembrando que segue a mesma regra das demais URLs, não é permitido utilizar alguma URL que já exista em sua loja virtual.

Garantia contra páginas duplicadas na alteração da URL

Ao alterar qualquer URL de forma manual você poderá ser penalizado pelos buscadores por ter duas URLs com o mesmo conteúdo. Pensando nisso a Tray preparou nossa plataforma com duas ações preventivas:

1- Realizamos um redirecionamento 301 da URL anterior para a nova URL que foi alterada de forma manual.

2- Inserimos uma marcação no código fonte de todas as URLs das páginas antigas pelas quais sua loja era acessada antes de ativar a nova ferramenta de URL Personalizada. A marcação é Meta Canonical e informa automaticamente aos buscadores qual a nova URL que ele deve considerar em seu próximo acesso.

Dessa forma a sua loja está totalmente protegida de qualquer penalização dos buscadores em relação à alteração de suas URLs.

 

Relatórios Google Analytics

Agora as URLs estão preparadas para uma melhor indexação e pensamos também nos seus relatórios no Google Analytics, realizando a alteração no código de acompanhamento para demonstrar as buscas realizadas através do código:

loja/busca.php?loja=[id_loja]&palavra_busca=[palavra-buscada]

Não haverá qualquer problema com o relatório de palavra buscada caso utilize o Google Analytics para acompanhar as visitas de sua loja.

Regras

1- As URLs são geradas de forma automática no momento do cadastro do produto, categoria, marca ou página personalizada. Portanto, é necessário fazer o cadastro do produto antes fazer a alteração manual das URLs.

2- Caracteres especiais não são permitidos na URL, sendo: ‘.’ (ponto), ‘:’ (dois pontos), ‘?’ (ponto de interrogação), espaços e as sequências ‘.html’ ou ‘.php’. Também não poderá iniciar com o caracter ‘/’ ou com a sequência ‘/loja/’ ou ainda terminar com o caracterer ‘/’.

3- Ao modificar a URL de forma manual, automaticamente é gerado um redirecionamento 301 da URL anterior para a nova, desde que esta seja no novo modelo da URL personalizada. As URLs antes da ativação da ferramenta não terão redirecionamento 301 de forma automatica.

4- Sempre que for acessada uma URL que não esteja pré cadastrada em um produto, categoria, marca, página personalizada ou não seja uma página padrão do sistema, será automaticamente realizada uma busca com os termos informados após o domínio da loja. Exemplo: www.dominio.com.br/camera-super-poderosa, para ser feita a busca pelo termo “câmera super poderosa”

5- Após receberem qualquer tipo de filtro, as páginas de categoria ou busca, paginação ou ordenação, será demonstrada a URL não amigável com parâmetros representando os filtros, paginação ou ordenação.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com demais os lojistas Tray através de nossa comunidade. 

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk