A contagem regressiva para a Black Friday já começou! Estamos nos aproximando da data mais aguardada pelos consumidores online e está na hora de preparar a operação da sua loja virtual. Por isso, preparamos esse material exclusivo para você, lojista Tray, com dicas valiosas para configurar o seu e-commerce e fazê-lo decolar + informações
Neste artigo, veremos  como realizar a integração com o intermediador de pagamento Paypal, e para facilitar ainda mais, não veremos apenas como é feito dentro da plataforma Tray, mas também lhe mostraremos dentro do ambiente do Paypal!!
 
Vamos lá:
 

Contratação

Para realizar a contratação do Paypal, acesse este link.

Agora, os próximos passos serão preenchimento de dados próprios para a criação de conta!

 

Obtendo Chaves Para Integração

Com sua conta já criada no Paypal, siga os passos abaixo:

  • No painel do Paypal, vá em "erramentas de Vendas >> Preferências do Vendedor, esta opção fica canto inferior esquerdo:

  • Na tela aberta, localize a opção "Acesso à API" e clique em Atualizar.

  • Em "API do PayPal" localize "Integração de API de NVP/SOAP (clássica)" e clique em "Gerenciar credenciais de API".​

  • Será solicitado uma confirmação de segurança para acesso, selecione a desejada e finalize este procedimento.​​

  • Em "Solicitar credenciais de API - PayPal" selecione a opção "Solicite uma assinatura da API" e clique em "Concordar e enviar".​

  • Em "Exibir ou remover assinatura de API" terá o acesso às três informações:
    • Nome do usuário da API;
    • Senha da API;
    • Assinatura.
  • Basta selecionar a opção "Mostrar", assim você terá acesso ao dados para integração:

Com os dados para a integração em mãos, vamos à plataforma Tray.

 

Configurando o Paypal em sua Loja

 

  • Acesse seu painel administrativo Tray e vá em Configurações >> Formas de Pagamento >> Ver Todos Intermediadores;
  • Agora, clique no quadro em azul ao lado direito:

  • Na aba "Status", coloque a forma de pagamento "Em Teste" e salve;

  • Na aba "Financeiro" poderá configurar os seguintes itens:
    • Adicionar um valor no pedido (a mais) caso o cliente utilize o Paypal;
    • Poderá limitar uma faixa de valor para que esta forma de pagamento seja disponibilizado, exemplo, de R$100 até R$500, assim somente pedidos entre estes valores teriam o Paypal como opção de pagamento;
    • Quantidade máxima de parcelas que irá permitir através do Paypal;
    • Na parcela mínima por pedido, poderá configurar, por exemplo R$30, desta maneira, se o cliente final deseja parcelar a compra, o sistema somente vai permitir se cada parcela tiver o valor de no mínimo R$30.
  • Salve no final da página!

  • Na aba "Mensagens" poderá inserir uma mensagem para ser exibida na página de finalização de compra, lembrando que esta mensagem somente será exibida se a forma de pagamento utilizada for o PayPal;
  • Solicitar Confirmação de Pagamento: Para o Paypal, a comunicação com a plataforma ocorre através de uma URL de retorno, desta maneira, não é preciso que o cliente final notifique o pagamento, pois o próprio PayPal fará isto;
  • Salve no final da página:

  • Na aba "Descontos", poderá oferecer descontos ou acréscimos para os pedidos que utilizarem esta forma de pagamento, lembrando que poderá tamqbém configurar de acordo com a forma de frete utilizada, conforme imagem abaixo:
  • Salve no final da página!

  • Já na aba "Configurações" será necessário preencher os seguintes dados:
    • E-mail Cadastro no Paypal;
    • Nome do Usuário de API;
    • Senha da API;
    • Assinatura;

Não se esqueça de salvar no final da página!

Agora, com as configurações feitas, você precisará configurar a URL de Retorno dentro do ambiente Paypal, veja na imagem acima a URL em questão, basta copiá-la de dentro de seu painel administrativo Tray após ter salvo as configurações.

 

Cadastrando a URL de Retorno

Para configurar a URL mencionada acima, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse sua conta do Paypal e na página inicial, localize o campo "Ferramentas de venda" e clique em "Preferências do vendedor":

  • No campo "Meu perfil", localize a opção "Notificações instantâneas de pagamento"​ e clique em "Atualizar":

  • Em "Notificação Instantânea de Pagamento (NIP)" clique em "Escolher configurações de NIP":

  • Em "Editar configurações de Notificação Instantânea de Pagamento (NIP)" Inclua a URL de notificação (URL de Retorno), altere a opção "Mensagens de NIP" para "Receber mensagens de NIP (ativado)" e clique em "Salvar" para finalizar este procedimento:

E agora, a forma de já está integrada e ativa com sucesso?

Não, ainda não!

Mas fique tranquilo, o procedimento para habilitá-la é fácil e rápido. Somente será necessário que realize uma compra teste, mas lembre-se deverá acessar Produtos >> Produtos Cadastrados e filtrar pelo nome PRODUTO DE TESTE, clique no nome do produto para ser direciona à página dele na loja virtual, agora basta seguir como uma compra comum, após selecionar a opção Paypal como pagamento e clicar em "Finalizar / Finalizar Pedido", poderá voltar em Configurações >> Formas de Pagamento >> Paypal >> Aba Status, colocar a forma como ativa e salvar!

Avisos

  1. O procedimento de compra teste informado acima é obrigatório, caso contrário, não será possível habilitar a forma de pagamento;
  2. A compra teste, obrigatoriamente deverá ser feito com o PRODUTO DE TESTE, caso contrário a opção do Paypal não será apresentado na finalização da compra, então caso esteja fazendo a compra teste e o mesmo não seja apresentado, você já saberá o motivo.

E aí, o que achou? Fácil, não é?

Pois é, a integração é simples e rápida!

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk