Precisa de ajuda?

→

O sistema de busca disponibilizado pelo Tray Commerce compõe as melhores funcionalidades referentes à localização de produtos junto a uma loja virtual. Os recursos oferecidos são disponibilizados da seguinte maneira para cada versão:

Buscar1

Filtros de Ordenação

*Algumas lojas utilizam o Elastic Search para ordenação dos produtos, abaixo segue a configuração deste mecanismo de busca.

A utilização de um Filtro de Ordenação facilita o cliente a buscar por tópicos os produtos desejados, os filtros disponíveis são:

  • Relevância: Os produtos buscados são baseados na relevância dos termos buscados.
  • Mais vendidos: Exibe os produtos mais vendidos para os menos vendidos.
  • Nome do Produto:Ordena os produtos em ordem alfabética.
  • Menor Preço: Ordena dos produto mais barato para o mais caros.
  • Maior Preço: Ordena dos produtos mais caro para o mais baratos.
  • Destaque: Os produtos que foram registrados como destaque, serão exibidos primeiro.
  • Lançamentos: Ordena os produtos por data de Lançamento na loja.
  • Data de Lançamento: Ordena pela Data de Lançamento do produto.
  • Disponibilidade: Exibe em ordem decrescente de estoque.
Caminho de Acesso: Configurações > Configurações de Busca > Configuração Sistema de Busca

  • Filtros disponibilizados: Seleciona os filtros disponíveis aos clientes para ordenação dos produtos na loja.
  • Filtro Inicial: O Filtro Inicial será carregado de maneira automática, sendo o primeiro filtro a ser aplicado.

A imagem acima, todos os filtros, exceto "Disponibilidade" são oferecidos aos clientes, para ordenação dos produtos, como pode ser observado ao visitar o site da loja.

 

O Filtro Inicial é o primeiro filtro que será aplicado no momento que o cliente carregar a página, neste caso o Filtro Inicial é "Lançamento", exibindo primeiro os produtos que foram cadastrados como lançamentos.

 

Buscar por Palavras

O sistema oferece ao cliente pesquisar termos/palavras em todo o site. Para configurar este mecanismo de busca, o lojista deve acessar o menu Configurações -> Configurações Gerais. Ao acessar essa configuração deve clicar na seta abaixo:

Ao clicar nesta opção, diversas outras configurações serão exibidas. Em Comportamentos, a opção "Local padrão de consulta utilizado na busca simples" e "Método de Busca", são as configurações relacionadas à este tipo de busca do cliente. 

 

Na opção "Local padrão de consulta utilizado na busca simples", são 4 opções possíveis:

  • Em títulos e descrição: Irá buscar a palavra informada pelo cliente tanto no título do produto, quanto na descrição dos produtos.
  • Em títulos somente: Será feita uma busca somente nos títulos dos produtos.
  • Em descrições somente: Uma busca na descrição do produto será realizada.
  • Em títulos e características: As palavras serão buscadas nos títulos e nas características. 

Exemplo, se a palavra buscada pelo cliente for "Cama", dependendo da configuração selecionada, o esta expressão será buscada nos locais definidos, se for selecionada a opção "Títulos e descrição", mesmo que o título não contenha a palavra digitada, mas na descrição sim, o produto será exibido ao cliente como resultado da busca.

 

 

 

 

Fonética

O sistema de busca Tray Commerce possui o sistema de fonética que entende a pronúncia da palavra buscada, demonstrando assim produtos referentes a sua busca. Caso o cliente não saiba como se escreve determinada palavra, poderá escrever a mesma semelhante a como se fala.

Exemplo: Câmera seria o modo correto de se escrever, mas o cliente poderá também escreve Kamera e encontrará os mesmos produtos, visto que a fonética é a mesma.

Estatísticas de Busca

Para que o lojista possa identificar as buscas que estão sendo realizadas em sua loja e assim estudar ações de marketing, será disponibilizado em seu Painel Administrativo um relatório completo. Serão disponibilizados dois relatórios, sendo um com todos os termos buscados e produtos encontrados e outro com termos buscados e com nenhum produto referente encontrado. O lojista poderá analisar quais produtos estão em falta e quais são os mais procurados.

Termos buscados e que apresentou produtos

Para maiores informações, o lojista deverá acessar em seu Painel Administrativo:

Caminho de acesso: Busca > Relatórios > Busca com Resultado

Buscar3

  • 1Termo buscado: poderá ser realizada a busca por um dos termos buscados pelo cliente em sua loja virtual.
  • 2Período: permite a visualização do período em que foi realizada a busca. Observação: o período poderá ser no máximo de 90 dias atrás.
  • 3Termo buscado: permite a demonstração dos termos buscados pelo cliente em sua loja virtual.
  • 4Quantidade: permite a visualização da quantidade de vezes que foi buscado o termo na loja, não faz diferenciação se foi pelo mesmo cliente ou se foi por clientes diferentes.

Termos buscados e que NÃO apresentou produtos

Para melhor visualização, o lojista deverá acessar em seu Painel Administrativo:

Caminho de acesso: Busca > Relatórios > Busca sem Resultado

Buscar4

  • 1Termo buscado: poderá ser realizada a busca por um dos termos buscados pelo cliente em sua loja virtual.
  • 2Período: permite a visualização do período em que foi realizada a busca. Observação: o período poderá ser no máximo de 90 dias atrás.
  • 3Termo buscado: permite a demonstração dos termos buscados pelo cliente em sua loja virtual.
  • 4Quantidade: permite a visualização da quantidade de vezes que foi buscado o termo na loja, não faz diferenciação se foi pelo mesmo cliente ou se foi por clientes diferentes.

Gestão de Sinônimos

O lojista poderá adicionar diretamente em seu Painel Administrativo as palavras sinônimas referentes aos produtos que comercializa. Exemplo de uma palavra sinônima: Geladeira = Refrigerador Dependendo da cultura e da região do Brasil que o cliente se encontra, poderá buscar o mesmo produto com nomes diferentes, assim o lojista poderá configurar para que sejam apresentados os mesmos produtos quando buscar por geladeira ou por refrigerador.

Para maiores informações, o lojista deverá acessar em seu Painel Administrativo:

Caminho de acesso: Busca > Gestão de Sinônimos

Buscar5

  • 1Titulo: permite buscar pelo titulo o grupo de sinônimos cadastrado.
  • 2Sinônimos: permite buscar pelos termos sinônimos cadastrados.
  • 3Cadastrar: Botão usado para o cadastro de mais sinônimos.
  • 4Titulo: permite a exibição do titulo do grupo de sinônimos.
  • 5Sinônimos: exibe a lista de sinônimos cadastrados..

Cadastro de novos sinônimos

Para que realize o cadastro de sinônimos, o lojista deverá acessar em seu Painel Administrativo:

Caminho de acesso: Busca > Gerenciar Sinônimos > Botão Cadastrar

Buscar6

  • 1Botão voltar: permite voltar a listagem de sinônimos. Não será salvo qualquer alteração.
  • 2Titulo: permite inserir um titulo para identificar os sinônimos. O nome pode ser qualquer palavra, não interferirá na busca.
  • 3Sinônimos: permite cadastrar os sinônimos. No exemplo de nossa imagem, o cliente busca pelos termos: TV, Televisor, Televisão ou Teve. Serão apresentados os mesmos resultados como se fizesse uma busca em separado por TV, Televisor, Televisão ou Teve, agrupando todos os resultados dos termos em separado e demonstrado todos em um único resultado, demonstrado ao realizar a busca por qualquer uma das 4 palavras cadastradas.
  • 4Adicionar Sinônimo: permite visualizar o link para abrir um novo campo para cadastro do sinônimo. Não há limite para o cadastro.
  • 5Salvar: Após realizar o preenchimento dos campos, o lojista deverá clicar em ‘Salvar para gravar suas alterações.

Auto Sugestão

Ao digitar o termo em sua busca, será apresentado automaticamente a sugestão de termos para busca e também produtos da loja que tenham os termos digitados. Os produtos serão demonstrados com base na relevância de produtos, assim como os termos, com base nos produtos que há na loja, nunca ocorrendo uma busca vazia.

Buscar7

A quantidade de palavras e produtos a ser exibida, poderá ser configurada ao acessar em seu Painel Administrativo:

Caminho de acesso: Busca > Configurar Sugestões

Buscar8

  • 1Ativar a demonstração da opção de auto sugestão e a quantidade de palavras que será demonstrada.
  • 2Ativar a demonstração de produto na auto sugestão e a quantidade de produtos que será demonstrada.

Observação: Para ativar a auto sugestão é necessário contato com a equipe comercial da Tray, visto que é um recurso que necessita de personalização do layout e possuirá um custo adicional.

Redirecionamento URL

Para que possa ser realizadas publicidades específicas, o lojista conta com a opção de redirecionamento para um termo buscado pelo cliente. Caso o cliente realize a busca por um determinado termo, poderá ser direcionado para um HotSite ou até mesmo para uma categoria especifica. Para cadastrar o redirecionamento, o lojista deverá acessar em seu Painel Administrativo:

Caminho de acesso: Busca > Redirecionamento de Busca

Buscar9

  • 1Termo: permite realizar a busca por termos que possuem redirecionamento configurado.
  • 2Cadastrar: Botão que permite cadastrar um novo redirecionamento.
  • 3Termo: Termo que já possui cadastrado um redirecionamento.
  • 4URL Destino: URL que permite o cliente ser redirecionado para que realize a busca pelo termo informado.
  • 5Ações: Botões de adição e exclusão do redirecionamento.

Para realizar o cadastro de um novo redirecionamento, o lojista deverá acessar em seu Painel Administrativo:

Caminho de acesso: Busca > Redirecionamento de Busca > Botão Cadastrar

Assim será necessário que apenas informe o termo que o cliente buscará e a url que será redirecionada após a busca.

Buscar10

  • 1Termo: termo de busca utilizado pelo cliente
  • 2URL de destino: endereço para o qual o usuário será redirecionado. Sempre que for cadastrar a URL insira o http://

O termo que será direcionado é exatamente igual ao termo digitado pelo cliente. Caso seja cadastrado um redirecionamento para a palavra “wireless” somente será redirecionado quando for digitado “wireless” na busca, e não será redirecionado quando digitar “wireless impressora”.

Menu Esquerdo Inteligente

O menu esquerdo inteligente conta com as seguintes funcionalidades:

  • Diferentes formas de filtrar resultados;
  • Remoção de termos;
  • Auto filtragem a cada escolha de filtro ou categoria.

A loja poderá disponibilizar ao cliente a opção de apenas clicar em um filtro para realizar o refinamento da busca ou então selecionar vários filtros de uma única vez. O lojista deverá acessar junto ao seu Painel Administrativo a opção:

Caminho de acesso: Extensões > Filtro Inteligente > Forma de exibição dos filtros

Serão disponibilizadas três opções:

  • Link;
  • Checkbox;
  • Ambos.

Link: Poderá ser clicado em qualquer característica para refinar o resultado de busca.
Buscar11

Checkbox: Poderá selecionar vários filtros de uma única vez para realizar o refinamento da busca, onde após selecionar os filtros, basta clicar no link Filtrar.
Buscar12

Observação: Após selecionar os filtros, é necessário clicar na opção “Filtrar”, onde serão somente adquiridos os filtros do respectivo bloco.
Exemplo: Caso o cliente selecione os filtros: Marca (Canon e Fuji) e Alimentação (2 Pilhas AA e 4 Pilhas AA).
O lojista deverá clicar no botão Filtrar para ser realizado o filtro. No entanto, se clicar no botão abaixo do bloco “Filtrar por Marca”, serão realizados os filtros Canon e Fuji e não os filtros da característica Alimentação. Se ao clicar no filtro de Alimentação, não será aplicado o filtro de Marca,deverá ser realizado 1 filtro de cada bloco e não todos de uma única vez.

Ambos: Seria a opção de link e checkbox juntas, assim o cliente poderá tanto clicar na característica como selecionar várias de uma única vez.

Remoção de Termos: Para que o cliente possa refinar ainda mais sua busca, ele poderá informar um termo para que seja excluído da busca.
Exemplo: Caso o cliente realize uma busca por Notebook, poderá excluir produtos que tenham o termo Mochila. Não serão apresentados produtos com a palavra mochila. A opção de remoção de termos é apresentada ao final do menu:
Buscar13

Auto filtragem a cada escolha de filtro ou categoria: A cada filtro ou categoria escolhida, o menu é refeito, gerando os filtros baseados nos produtos apresentados.
Exemplo: Ao filtrar produtos pela característica Pilhas AA, serão demonstrados determinados produtos, e o menu esquerdo será refeito com base nos produtos apresentados, assim não haverá características no menu que não possuam resultado e que não tenha nos produtos apresentados. Sempre terá a apresentação de um produto, independente do filtro escolhido. ‘Menu Após filtro de Pilha AA:’
Buscar15

Demonstração de filtros: O lojista poderá definir quais filtros deseja que sejam apresentados junto ao Menu Esquerdo, tendo as opções:

  • Exibir Marcas no filtro inteligente;
  • Exibir Características no filtro inteligente;
  • Exibir Variações no filtro inteligente;
  • Exibir Faixa de Preços no filtro inteligente;
  • Quantidade máxima na faixa de preços;

No entanto não é possível escolher quais marcas, características ou variações serão apresentadas, sendo somente de forma geral, apresentando ou não os filtros. Junto a faixa de preço, o lojista poderá informar a quantidade de faixas. No entanto, não é possível inserir os valores de cada faixa, sendo gerada automaticamente pelo sistema de acordo com a quantidade de faixas configuradas.

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk