Você verá neste artigo, os itens essenciais para poder inaugurar sua loja virtual sem medo de dar algo errado!

  É claro, há outras inúmeras configurações que podem ser feitas para que sua loja virtual vire uma máquina de vendas, porém, os itens encontrados aqui são o suficiente para dar o ponta pé inicial.

  Não deixe de validar todos os itens, evitando assim surpresas indesejadas.

Vamos lá, mãos a obra.

 

Para uma guia deste tópico, valide os itens ao lado direito.

 

1 - Preencha as informações de sua loja

  As Informações da Loja além de serem obrigatórias por lei, ajudam a dar credibilidade e passam confiança a seus clientes, já se imaginou comprando em uma loja virtual onde não há nenhuma informação sobre o CNPJ, endereço ou mesmo nenhum dado para contato? Exato, e seu cliente fará a mesma coisa.

  Agora, além do informado acima, as informações de endereço de sua loja virtual serão utilizadas também para fins de calculo de frete e envio em sua loja virtual, pois o CEP cadastrado será utilizado como CEP de origem.

  Quer saber mais? Acesse o link abaixo:

Veja aqui como preencher as informações da loja.

 

2 - Cadastre a árvore de Categorias e subcategorias

  Você deve cadastrar categorias e subcategorias em loja, de modo que possa inserir nelas cada um dos produtos que serão cadastrados para venda em sua loja. Categorizando sua loja virtual, ela ficará mais fácil de navegar, mais amigável e tornará mais simples para que seus clientes encontrem os produtos e consequentemente COMPRA-LOS. Em apenas alguns cliques você pode adicionar categorias e subcategorias, reorganizar, editar e/ou excluir.

DICA!!

  Para as categorias e subcategorias, procure usar nomes simples, nomes que remetam aquilo que sua loja venderá dentro da categoria como por exemplo:

 - Categoria: Eletrodomésticos

 - Subcategorias: Geladeira/Refrigerador, Freezer, Fogão, Cooktop, Lavadora, Secadora, Microondas...

  Fica claro que dentro da categoria Eletrodomésticos e subcategoria Lavadora, vamos encontrar várias lavadoras e não secadoras.


Veja aqui como cadastrar categorias e subcategorias em sua loja

 

3 - Cadastre os produtos de sua loja

  Realize o cadastro dos seus produtos na loja virtual. Ao cadastrar, relacione o produto com a categoria e subcategoria criados no passo anterior. Não esqueça de preencher as demais informações, principalmente as informações de estoque, pesos e medidas que serão usados para cálculo do frete, imagens do produto, variações se houver e outras informações relevantes para seu cliente.

DICA!!

  Quanto mais informações RELEVANTES você acrescentar no cadastro de produtos, MENOS dúvidas seu cliente terá e MELHOR vai ser o ranqueamento de sua loja no Google.

  Seus produtos estão em uma planilha Excel? Você pode importar rapidamente os produtos desta planilha para sua loja ou até mesmo atualizá-los, ganhando tempo para realizar outras atividades em sua loja. Para ver o tópico sobre importação de produtos clique aqui.

Veja aqui as dicas de como cadastrar seus produtos em sua loja 

 

4 - Cadastro de Variações de Produtos

  As variações são importantes para você dar ao seu cliente mais mais facilidade no momento de adquirir seus produtos. Você pode cadastrar na plataforma Tray variação nos produtos SIMPLES ou DUPLA. São exemplos de variações, tamanho de camisetas e calçados, cores de roupas, voltagem de aparelhos eletrônicos entre outros.

  Evite criar muitas variações de produtos. Muitas vezes MENOS é MAIS quando falamos de conversão de vendas e usabilidade no comércio eletrônico.

Veja aqui as dicas de como cadastrar variações em sua loja.

 

5 - Ativar Formas de Pagamento

  A importância das formas de pagamento estarem corretamente configuradas em sua loja virtual não diz respeito apenas a ter como finalizar a conta, mas também por vários outros fatores, como confiança de clientes, taxas, dentre outras.

  E devido a isto, sabemos que as formas de pagamento são um dos pontos mais importantes para a vida saudável de uma loja virtual.

  Por padrão, em todas as lojas virtuais Tray, o intermediador Yapay já vem configurado e habilitado. Mas é possível editar tais configurações padrões, para assim, você oferece um parcelamento diferenciado.

  Caso este seja um dos fatores diferenciais de sua loja, você precisará entrar em contato com o intermediador Yapay e validar as regras para alteração, após isto, poderá seguir o material completo abaixo, lembrando que no artigo você encontrará informações gerais sobre as formas de pagamento, mas também como realiza a alteração do parcelamento padrão:

Veja aqui informações sobre as formas de pagamento em geral.

 AtençãoAntes de mudar o parcelamento na plataforma, altere junto ao intermediador de pagamento primeiro!

 

6 - Frete e Envio

  Caso sua loja não se enquadre nos requisitos mínimos dos Correios para abertura de contrato, sem problemas! A Tray desenvolveu o Frete Fácil, sendo uma ferramenta para gerar as etiquetas para envio através dos Correios, e isto com desconto sobre o valor padrão dos Correios, que tal pagar até 50% menos que o padrão? Pois é, isto é o que o Frete Fácil oferece, até 50% de desconto sobre o valor padrão!

  Quer mais informações sobre as duas funções, basta acessar o link abaixo:

Veja aqui como configurar o Contrato Com os Correios ou o Frete Fácil.

 

7 - Personalizar E-mails da Loja

  Você sabia que todas as lojas virtuais da Tray possuem por padrão vários e-mails que são disparados automaticamente de acordo com as ações ocorridas na loja virtual?

  Pois é, são vários e-mails e todos já tem suas mensagens padrões, e devido a isto sabe-se que são mensagens genéricas, ou seja, que estará correta para qualquer loja ou segmento, mas... Como disse, as mensagens são genéricas, então porque não deixa-las com a cara de sua loja?

  A Tray permite que você realize a customização de cada uma destes mensagens, para que assim você consiga utilizá-los fidelizar seus clientes.

Veja aqui como customizar os e-mails de sua loja virtual.

 

8 - Mercado Livre - Marketplace

  Expandir sua área de atuação? Aumentar vendas? Aumentar publicidade da loja e produtos? Então estamos falando a mesma língua, Marketplaces. E dentre os marketplaces, o mais popular é o Mercado Livre.

  A criação de conta junto ao Mercado Livre é bem simples e rápida, logo em seguida já é possível cadastrar seus anúncios e começar a vender, e o melhor de tudo é que a Tray possui várias opções de configurações junto ao Mercado Livre devido a sua integração.

  Não vai querer ficar de fora desta, não é? Acesse o link abaixo e veja mais informações sobre a integração.

Veja aqui como integrar com o Mercado Livre. 

 

9 - Layout da Loja

  Muitas vezes o Layout da Loja não tem sua devida atenção, e isto é um enorme erro.

  Porque? Simples, um Layout bem feito, transmite profissionalismo ao cliente final, o que consequentemente gera confiança suficiente para que o mesmo realize a compra.

  Sejamos sinceros, quantas lojas virtuais já abandonamos antes mesmo de encontrarmos o produto desejado devido a um Layout mal desenvolvido, o que trás a sensação de amadorismo. 

  Assim, separamos abaixo um material completo do que pode ser feito em sua loja virtual para deixar sua loja com a cara dela, uma cara profissional!

  O melhor de tudo, não precisa de conhecimento em programação!

 

9.1 - Páginas da Loja

  Através das páginas da loja, é possível criar o institucional e as políticas de sua loja, possibilitando que você informe aos seus clientes de onde sua empresa surgiu, seu quadro de funcionários, quais são os valores, missão e visão da empresa, dentre outras informações.

  Como também, criar páginas de Políticas de Tocas e Devoluções, Como Pagar, dentre outras.

  É um ótimo meio para gerar confiança junto a seus clientes e também tranquilidade no momento de realizar as compras, pois terão a sensação de conhecer sua empresa, além de conhecer também os meios de solicitar uma troca, um cancelamento e assim por diante.

Veja mais informações de como cadastrar seu institucional em sua loja virtual. 

 

9.2 - Logotipo

  O logotipo é a marca de sua empresa, é a imagem que ao ser vista por um cliente, automaticamente deverá ser remetida à sua loja virtual, a seu negócio e produtos!

  Através dele, sua marca deverá ficar marcada na cabeça dos clientes! 

  Mas lembre-se, a marca de uma empresa pode influência positivamente como também negativamente, desta maneira é altamente recomendado que faça um bom estudo/pesquisa antes de criar sua marca, para que assim atinja o melhor resultado possível!

  Já está com a marca pronta? Então acesse o link abaixo:

Veja aqui como incluir o Logotipo de sua loja virtual.

 

9.3 - Favicon

  Sabe aquela pequena imagem no canto esquerdo de cada aba aberto no navegador? Ela chama-se Favicon.

  Sabia, que embora a favicon seja pequena ela tem muita importância para a loja virtual, na verdade para qualquer site, e o motivo é simples. Eu, você e todos os internautas em alguns momentos abrimos diversas abas no navegador, e de tantas abas, o navegador as agrupam, não permitindo que nós vejamos o nome do site de cada aba, aí entra a Favicon.

  Atualmente, onde todos tem um tempo curto, a Favicon irá ajudar a identificar mais rapidamente o site desejado, agora imagine os sites que não tem Favicon cadastrada, pode ter certeza que serão os primeiros a serem fechados. 

  O processo de inclusão de Favicon é muito rápido e fácil.

Veja como incluir a favicon em sua loja virtual.

 

9.4 - Edição de Cores

  Deixar o Layout da Loja virtual com a cara de sua marca é essencial para um bom negócio, pois através do Layout da loja, você irá transmitir confiança e profissionalismo aos clientes finais.

  Você pode até pensar que não, mas isto faz uma enorme diferença, imagine que sua marca/loja precisa de uma identidade, e ela será transmitida além da qualidade e preço dos produtos, através do Layout de sua Loja.

  Assim, é altamente recomendado que configure o Layout de sua loja Virtual de acordo com sua marca!

Veja aqui como realizar a edição de cores de seu Layout.

 

9.5 - Incluir Redes Sociais

  Através das Redes Sociais você consegue fazer uma ótima publicidade de seus produtos e loja virtual, sabemos que há a publicidade paga através das redes sociais, mas mesmo de maneira gratuita você consegue atingir muita gente.

  E o bacana é que, além da Tray possibilitar que você inclua as redes sociais de sua empresa para que os clientes possam curtir, comentar, dentre outros, é possível também incluir os ícones das redes sociais para que os clientes acessem o próprio perfil já faça ali um post sobre seu produto, loja, sobra a experiência de compra.

Veja aqui como configurar as redes sociais em sua loja virtual.

 

9.6 - Inclusão de Banners

  Os banners são ótimos meios de divulgação de promoções, descontos e até mesmo cupons de descontos e avisos.

  Isto, porque os banners são uns dos itens mais chamativos de uma Loja Virtual, por exemplo, o Banner Home, é o banner (imagem) que é apresentado no topo da página inicial de sua loja virtual, podemos dizer que ele é a primeira coisa que o cliente final verá, não tenha dúvidas, ele será mesmo a primeira coisa a ser vista. 

  Imagine acessar uma loja virtual e já dar de cara com informações atraentes, como por exemplo, Frete Grátis acima de X valor, categorias com X% de desconto e assim por diante.

  Não deixe de utilizar esta ferramenta poderosa!

Veja neste link como realizar a inclusão de banners em sua loja virtual.

 

10 - Incluir Domínio

  A inclusão do domínio próprio em sua loja virtual é um ótimo meio para ganhar credibilidade, pois é sua marca, o nome de sua loja que será apresentado no navegador quando o cliente estiver em sua loja virtual.

  Um domínio compartilhado não traz estes benefícios, uma vez que é um nome genérico e outras pessoas também o utilizam, dificultando a memorização de sua loja por parte dos clientes.

  Ainda não possui um registro de domínio? Sem problemas, verifique a possibilidade de registrá-lo gratuitamente aqui, ou acesse este link e veja como é fácil registrá-lo.

  Já possui o registro? Então acesse o link abaixo:

Veja aqui como incluir seu domínio próprio na plataforma Tray.

 

Sua loja está pronta!

  Primeiramente gostaríamos de agradecer sua leitura até aqui!

  Em segundo lugar, gostaríamos de dizer, que se você chegou até aqui realizando todas as configurações mencionadas acima, sua loja está pronta para vender!

  Mas...Não significa que não dá para melhorar, não é mesmo?

  Então, não deixe de conferir nossos outros artigos através da central de ajuda http://atendimento.tray.com.br, pois há muitas outras ferramentas que você poderá fazer uso para alavancar vendas!!!

  Um abraço e boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade.

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • alexandrecardoso
    1

    Olá bom dia.

    Cadastrei 3 banner, tipo vitrine na minha loja, porém eles não estão rotativos.

     

    Como faço???

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá,

    É preciso que valide se foram configurados três banners separados ou se foi de fato configurado um único banner rotativo com três imagens diferentes.

    Peço que valide esta informação e caso esteja cadastrado como rotativo, recomendamos que abra um chamado direcionado à nossa equipe do setor de atendimento.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • sandra rodrigues de carvalho
    0

    Estou com 2 dificuldades , 1 é o nome errado do usuario , não consegui mudar , imagem abaixo, outra , não escolhi o apelido na hora de subir os produtos do ML, subiu de 2 contas que tenho , como devo proceder? excluir tudo e começar de novo ?

     

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá Sandra!
    Para alterar o nome do usuário em sua loja, visualize este manual e edite o usuário principal e altere o nome do usuário, bem como outras informações se necessário.
    Quanto às questões relacionadas aos anúncios enviados ao ML, prossiga para o manual do Mercado Livre, e realize os passos de inclusão de anúncios, onde deverá determinar para qual apelido será incluso o anúncio em questão.
    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Fercomtec
    0

    Boa tarde, comecei a construir a minha loja, e estou com algumas dificuldades; ja cadastrei 2 produtos, e agora nao consigo definir o lay out da loja, e tambem nao sei quais os proximos passos. Preciso de ajuda

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá Fercomtec!

      A partir do passo 10 deste artigo, vem uma série de artigos para auxiliar na configuração dos temas, entretanto, para melhor auxiliar nossos lojistas de forma prática quanto as configurações do layout da loja, montamos o curso e.tray de Layout da loja. Segue o link para que possa assistir as aulas: https://e.tray.com.br/cursos/design-da-loja-tray/.

      Se ainda ficar alguma dúvida nas configurações, por gentileza, entre em contato com nossa equipe de suporte para que possam melhor lhe auxiliar!

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Lojasmarycosmeticos
    -1

    Bom dia.

    Estou montando minha loja, mas fazendo migração da loja integrada para Tray, mas não estou conseguindo importar meus produtos uma vez que já baixei os produto da minha loja ativa em excel e esta dando só erro. Estou sentindo falta do chat continuar o processo.

     

    Ações de comentário Permalink
  • camposmoraes10
    0

    Olá, boa tarde.

    Estou com o banner cadastrado porém ele não aparece na minha loja.
    Banner: 4 - Extra Superior
    Loja:742107

    Aguardo breve contato.

    Ações de comentário Permalink
  • tulitel
    0

    Boa tarde!
    loja: 791864

    Gostaria de um atendimento telefonico

    Aguardo contato

    Ações de comentário Permalink
  • Maria Das Graças Batista Morais
    0

    Não tenho numero da loja! Favor me passar! 19.983354349

    Ações de comentário Permalink
  • Josias Carlos Da Silva Boppre
    0

    Olá, já tentei de todas as formas tirar essa cor cinza e não consegui. também gostaria de tirar essa opção de todas as categorias.

     

    Ações de comentário Permalink
  • IGRAN DOMINGOS
    0

    BOA TARDE, NÃO ESTOU CONSEGUINDO MONTAR A LOJA, NA VERDADE NEM SEI POR ONDE COMEÇO. NÃO ESTOU ACHANDO NO SITE OS CAMINHOS INFORMADOS NOS VÍDEOS...

    Ações de comentário Permalink
  • Sergio R Paixão
    0

    Boa noite!

    Não consigo iniciar a loja pois não sei o código.

    Tento novo cadastro mas informa já cadastrado com e-mail da esposa.?!?!

    Gostaria de um atendimento urgente.

    Aguardo contato

     

    Ações de comentário Permalink
  • Eryka Salvatore
    0

    não consigo achar onde iniciar , apenas videos explicativos , estou já arrependida pq suporte não tem

    Ações de comentário Permalink
  • Reinaldo Justo da Silva
    1

    Saudações

    Vocês possuem alguma plataforma para EAD? Onde após o fechamento da relação comercial com uma empresa ou alunos, treinamentos poderão ser disponibilizados em ambientes com as seguintes características: ON-LINE, OFF-LINE vídeos. e SLIDES e etc.

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk