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Aqui reuniremos as principais dicas para você por em prática e acelerar a publicação de sua loja o mais rápido possível.

Vamos lá, mãos a obra.

 

 

1 - Cadastro de Categoria e subcategoria

Você deve cadastrar categorias e subcategorias em loja e relacionar com os produtos que serão cadastrados para venda. Categorizando sua loja virtual, ela ficará mais fácil de navegar, mais amigável e muito mais fácil do seu cliente encontrar os produtos e consequentemente COMPRAR. Em apenas alguns cliques você pode adicionar categorias e subcategorias, reorganizar, editar e/ou excluir.

DICA: Para as categorias e subcategorias, procure usar nomes simples, nomes que remetam aquilo que terá dentro da categoria como por exemplo:

Categoria: Eletrodomésticos
Subcategorias: Geladeira/Refrigerador, Freezer, Fogão, Cooktop, Lavadora, Secadora, Microondas

Fica claro que dentro da categoria Eletrodomésticos e subcategoria Lavadora, vamos encontrar várias lavadoras e não secadoras.

Veja aqui como cadastrar categorias e subcategorias em sua loja

 

2 - Cadastro de Produtos

Realize o cadastro dos seus produtos na loja virtual. Ao cadastrar, relacione o produto com a categoria e subcategoria criados no passo anterior. Não esqueça de preencher as demais informações, principalmente as informações de estoque, pesos e medidas que serão usados para cálculo do frete, imagens do produto, variações se houver e outras informações relevantes para seu cliente.

DICA: Quanto mais informações RELEVANTES você acrescentar no cadastro de produtos, MENOS dúvidas seu cliente terá e MELHOR vai ser o ranqueamento de sua loja no Google.

Seus produtos estão em uma planilha Excel? Você pode importar rapidamente os produtos desta planilha para sua loja ou até mesmo atualizá-los, ganhando tempo para realizar outras atividades em sua loja. Para ver o tópico sobre importação de produtos clique aqui.

Veja aqui as dicas de como cadastrar seus produtos em sua loja 

 

3 - Cadastro de Variação de Produtos

As variações são importantes para você dar ao seu cliente mais mais facilidade no momento de adquirir seus produtos. Você pode cadastrar na plataforma Tray variação nos produtos SIMPLES ou DUPLA. São exemplos de variações, tamanho de camisetas e calçados, cores de roupas, voltagem de aparelhos eletrônicos entre outros.

Evite criar muitas variações de produtos. Muitas vezes MENOS é MAIS quando falamos de conversão de vendas e usabilidade no comércio eletrônico.

Veja aqui as dicas de como cadastrar variações em sua loja

 

4 - Formas de Pagamento

Sua loja virtual já vem com as formas de pagamentos habilitadas através do TrayCheckout. Com isso você não precisa se preocupar com seus recebíveis. Você pode optar por configurar outras formas de pagamento com outros Intermediadores disponíveis no mercado ou ainda utilizar *meios próprios direto sem intermediador.

DICA: Tenha em sua loja as formas de pagamento mais comuns do mercado. É importante ter cartão de crédito, boleto bancário e transferência online. Assim seu cliente utilizará a mais conveniente para ele.

*Verificar condições para uso dos meios próprios direto sem intermediador. Clique no link abaixo e verificar o item 3. MÓDULO DE PAGAMENTO DIRETO – SEM INTERMEDIADOR.

Veja aqui como configurar as formas de pagamento em sua loja

 

5 - Formas de Envio/frete

A plataforma Tray traz uma integração direta com os Correios que permite o cálculo de frete online em sua loja virtual. Além disso, temos integração direta com a transportadora Jadlog e com os principais gateways de frete disponível no mercado como Sisfrete, Axado, Intelipost e Frenet.

Os gateways de frete conectam você com as mais diversas opções de transportadoras no Brasil.

Também disponibilizamos a opção de incluir tabelas de frete manualmente caso você NÃO tenha necessidade de contratar um gateway de frete para fazer a gestão para você.

Você pode oferecer em sua loja várias formas de envio, como por exemplo, Frete Grátis, Sedex e outros.

Veja aqui como configurar as foras de frete em sua loja

 

6 - Domínio de sua loja - www.sualoja.com.br

A Tray permite que você tenha um domínio próprio em sua loja. Inicialmente, sua loja possui um subdomínio fornecido pela Tray, para que você possa iniciar suas atividades na loja e já tenha ela disponível online, você até pode usar assim, mas não aconselhamos.

Quando sua loja e ativada, ela será aberta usando um subdomínio da Tray como por exemplo http://sualoja.commercesuite.com.br.

DICA: É muito importante que você utilize seu domínio em sua loja. O subdomínio acima deve ser utilizado temporariamente, até que você possa contratar e configurar o seu domínio.

Veja aqui como configurar o domínio em sua loja

 

7 - Layout da Loja, identidade visual

Ao contratar sua loja, a Tray oferece um template padrão básico onde você pode fazer algumas personalizações de cores, imagens e banners no editor da loja.

Além do template padrão, a Tray disponibiliza uma loja de temas no endereço https://temas.tray.com.br com temas gratuitos e pagos para sua escolha.

Uma outra opção é você utilizar a tecnologia OpenCode da Tray, que possibilita você desenvolver layouts personalizados através de alguma agência especialista ou através de algum profissional que conheça o processo de criação de design e de programação frontend. Com o OpenCode você tem a liberdade para criar e desenvolver o seu layout, utilizando programação HTML, CSS, JavaScript bem como trabalhar com o conceito de responsividade.

DICA: É muito importante você ter um layout de alto impacto positivo para seu cliente, com conceito de usabilidade e focado em conversão de vendas. Ao contratar uma agência para desenvolver um layout personalizado, pense nisso e discuta com a agência as melhores práticas. Consulte projetos direto com a agência interna da Tray, temos um time de especialistas com experiência em projetos de todos os tamanhos.

Veja aqui mais dicas sobre o layout de sua loja  

 

8 - Dados da loja

É importante manter atualizadas as informações sobre seu endereço, telefone, e-mail de contato e telefones. Além disso, de acordo com o Decreto nº 7.962, de 15 de Março de 2013.

É obrigatório que os dados como Endereço e CNPJ estejam visíveis para o seu cliente em sua loja, geralmente no rodapé da loja.

DICA: Não hesite em disponibilizar os dados, quanto mais transparente você melhor para o seu negócio virtual.

Veja como alterar os dados de sua loja virtual  

 

Vamos fazer uma pausa ;)
Pronto, com estes 8 passos iniciais, você já pode publicar sua loja virtual. Publique sua loja para o seu público agora mesmo, no entanto, os passos a seguir vão agregar ainda mais valor a sua loja. Não deixe de conferir! Você pode continuar estruturando os demais itens mesmo após publicar sua loja.

 

9 - Páginas personalizadas informativas

É importante você mostrar as regras de uso da sua loja loa, como por exemplo, as informações sobre a sua loja, informações de como comprar, as informações de segurança, de envio, de pagamento e garantia e principalmente as políticas de trocas e devoluções.

DICA: Seja o mais claro possível com o seu cliente. Estas informações geralmente ficam disponíveis no rodapé das lojas virtuais. Procure ser transparente com o seu cliente pois não havendo dúvidas isso vai gerar credibilidade para o seu negócio.

Veja como editar as páginas personalizadas informativas

 

10 - Publicando a loja virtual

Quando estiver tudo pronto, com um clique você faz a publicação da sua loja através do painel administrativo.

DICA: Não deixe de conferir as demais dicas, pois quanto melhor você usar a plataforma, melhor vai ser o aproveitamento no seu negócio.

Que venham as vendas!

Veja aqui como fazer a publicação de sua loja

 

11 - Personalize mensagens de e-mail da loja

Durante as interações do seu cliente com a sua loja, existe uma comunicação por e-mail como por exemplo quando o cliente fizer um pedido ele receberá um e-mail com as informações do pedido. A personalização dos e-mails colabora para uma personalização da sua comunicação. Na personalização, você pode, inclusive, customizar o conteúdo que deseja enviar ao cliente.

DICA: A comunicação por e-mail vem configurada de maneira padrão na plataforma Tray, no entanto, é muito importante que você personalize com as informações da sua loja, principalmente sua logomarca. 

Veja aqui as dicas de como personalizar os e-mails da loja 

 

12 - Atendimento Online

Além de telefone, se possível, é importante ter outras formas de contato do seu cliente com voce, afinal, o cliente não pode ter dúvidas para não visitar seu concorrente. Existem diversas opções de ferramentas de chat no mercado que permite você falar com o seu cliente em tempo real. O chat ajuda a tirar dúvidas dos clientes e é um excelente aliado para a sua conversão de vendas.

DICA: Existem licenças gratuitas de chat que você encontra na Internet, porém é importante analisar se elas atenderão sua expectativa e principalmente se vão permitir a comunicação instantânea com seu cliente de maneira eficaz. A Tray comercializa 2 versões do chat Zopim para facilitar seu processo. Consulte a página 

Veja aqui como instalar um chat em sua loja  

 

13 - Configuração de Google Analytics

O Google Analytics permite que você passe a ter conhecimento sobre diversas métricas do seu e-commerce. Esse tema é bastante longo e complexo e aqui na Tray não temos suporte específico para Google Analytics.

DICA: Recomendamos você estudar bastante sobre o assunto através dos artigos disponíveis na Internet ou até mesmo fazer cursos a respeito deste tema. Se você gostar de informação este é o caminho!

Confira aqui algumas dicas de como ativar o Google Analytics para gerar dados de sua loja

 

Agradecemos a leitura até aqui.

Não deixe de conferir nossos outros artigos através da central de ajuda http://atendimento.tray.com.br

Um abraço.

Equipe Tray

Tray 
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Comentários

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    Gleison Rodrigues de Lima

    Estou apenas iniciando nossa loja na Tray e estou vindo de outra plataforma que é relativamente boa e estou ficando impressionado com os recursos e o suporte da Tray. Simplesmente fantástico à princípio. Espero que continue sempre com esta impressão e que possa ficar satisfeito como estou agora. Parabéns à toda equipe da Tray. ???

  • Avatar
    Tray

    Olá, Gleison. Boa tarde.
    =)
    Ficamos muito satisfeitos em saber que estamos atendendo às suas expectativas e lhe damos as Boas-vindas à Tray. Esteja sempre à vontade para nos trazer as suas sugestões
    (conheça a nossa Central de sugestões :http://sugestoes.tray.com.br/forums/257976-geral) e falar conosco.
    Desejamos sucesso!

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    Rafael Borges

    Paguei o produto é cancelarao o produto como assim

  • Avatar
    Rafael Borges

    E agora como vão fazer com o dinheiro que paguei

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    Edson Albuquerque

    Comprei .... Banco confirmou pagamento, logo após recebi email pagamento reprovado . Gostaria de saber motivo !

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    Paulinho ROCAM

    Bom dia
    Ainda n recebi o código de rastreamento, nem data de quando o meu produto irá chegar em minha residência.

  • Avatar
    Ed Carlos

    Bom dia, fiquei com dúvida , selecionei camiseta e fiz pagamento na hora , mas parece que não concluiu , gostaria de confirmar

  • Avatar
    gesso recreio

    Meu pedido ainda chegou.
    Sabe me dizer a onde ele está?

  • Avatar
    rosenalva aparecida Marcondes

    Meu pedido não chegou nem código de rastreio tem!

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