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Aqui reuniremos as principais dicas para você por em prática e acelerar a publicação de sua loja o mais rápido possível.

Vamos lá, mãos a obra.

 

 

1 - Ativar CNPJ

Ativar o CNPJ é um ótimo meio para ganhar credibilidade e confiança junto a seus clientes. Isto porque com um CNPJ aberto, significa que sua empresa (loja virtual) foi regularizada junto à Receita Federal, tornando seu negócio oficial e dizendo que tudo está feito de acordo com a lei.

É claro, embora haja investimento para abertura do CNPJ, há muitos benefícios atrelados à sua abertura, como por exemplo empréstimos especiais. E atualmente o processo de abertura de CNPJ ficou menos burocrático, facilitando e agilizando sua regularização.

Quer saber mais? então acesse o link abaixo:

Veja aqui mais benefícios e onde fazer a abertura de seu CNPJ. 

 

2 - Cadastro de Categoria e subcategoria

Você deve cadastrar categorias e subcategorias em loja e relacionar com os produtos que serão cadastrados para venda. Categorizando sua loja virtual, ela ficará mais fácil de navegar, mais amigável e muito mais fácil do seu cliente encontrar os produtos e consequentemente COMPRAR. Em apenas alguns cliques você pode adicionar categorias e subcategorias, reorganizar, editar e/ou excluir.

DICA: Para as categorias e subcategorias, procure usar nomes simples, nomes que remetam aquilo que terá dentro da categoria como por exemplo:

Categoria: Eletrodomésticos
Subcategorias: Geladeira/Refrigerador, Freezer, Fogão, Cooktop, Lavadora, Secadora, Microondas

Fica claro que dentro da categoria Eletrodomésticos e subcategoria Lavadora, vamos encontrar várias lavadoras e não secadoras.

Veja aqui como cadastrar categorias e subcategorias em sua loja

 

3 - Cadastro de Produtos

Realize o cadastro dos seus produtos na loja virtual. Ao cadastrar, relacione o produto com a categoria e subcategoria criados no passo anterior. Não esqueça de preencher as demais informações, principalmente as informações de estoque, pesos e medidas que serão usados para cálculo do frete, imagens do produto, variações se houver e outras informações relevantes para seu cliente.

DICA: Quanto mais informações RELEVANTES você acrescentar no cadastro de produtos, MENOS dúvidas seu cliente terá e MELHOR vai ser o ranqueamento de sua loja no Google.

Seus produtos estão em uma planilha Excel? Você pode importar rapidamente os produtos desta planilha para sua loja ou até mesmo atualizá-los, ganhando tempo para realizar outras atividades em sua loja. Para ver o tópico sobre importação de produtos clique aqui.

Veja aqui as dicas de como cadastrar seus produtos em sua loja 

 

4 - Cadastro de Variações de Produtos

As variações são importantes para você dar ao seu cliente mais mais facilidade no momento de adquirir seus produtos. Você pode cadastrar na plataforma Tray variação nos produtos SIMPLES ou DUPLA. São exemplos de variações, tamanho de camisetas e calçados, cores de roupas, voltagem de aparelhos eletrônicos entre outros.

Evite criar muitas variações de produtos. Muitas vezes MENOS é MAIS quando falamos de conversão de vendas e usabilidade no comércio eletrônico.

Veja aqui as dicas de como cadastrar variações em sua loja

 

5 - Ativar Correios ou Frete Fácil

Em sua loja virtual já vem habilitado por padrão as formas de frete e envio dos Correios (Encomenda PAC / SEDEX), mas porque não melhorar isto, não é mesmo?

Na plataforma Tray você terá duas opções, uma é de realizar um contrato diretamente com os Correios para que os cálculos de frete feitos em sua loja tenha um valor menor que o padrão, gerando consequentemente mais conversões.

Agora, se você não deseja fazer um contrato com os Correios ou mesmo não se enquadra nos requisitos dos Correios para abertura de contrato, sem problemas! A Tray desenvolveu o Frete Fácil, sendo uma ferramenta para gerar as etiquetas para envio através dos Correios, e isto com desconto sobre o valor padrão dos Correios, que tal pagar até 50% menos que o padrão?

Quer mais informações sobre as duas funções, basta acessar o link abaixo:

Veja aqui como configurar o Contrato Com os Correios ou o Frete Fácil.

 

6 - Ativar Formas de Pagamento

A importância das formas de pagamento estarem corretamente configuradas em sua loja virtual não diz respeito apenas a ter como finalizar a conta, mas também por vários outros fatores, como confiança de clientes, taxas, dentre outras.

E devido a isto, sabemos que as formas de pagamento são um dos pontos mais importantes para a vida saudável de uma loja virtual, é ótimo oferecer mais de 1 opção para seu clientes escolher e além disto, com mais de um intermediador habilitado em sua loja virtual você não ficará a mercê de um único.

Já imaginou a loja parar devido a algum problema junto a um intermediador de pagamento?! Pois é, tendo um outro habilitado, este problemas não ocorre!

Acesse o link abaixo para maiores informações sobre as formas de pagamento.

Veja aqui informações sobre as formas de pagamento em geral.

 

7 - Mercado Livre - Marketplace

Expandir sua área de atuação? Aumentar vendas? Aumentar publicidade da loja e produtos? Então estamos falando a mesma língua, Marketplaces. E dentre os marketplaces, o mais popular é o Mercado Livre.

A criação de conta junto ao Mercado Livre é bem simples e rápida, logo em seguida já é possível cadastrar seus anúncios e começar a vender, e o melhor de tudo é que a Tray possui várias opções de configurações junto ao Mercado Livre devido a sua integração.

Não vai querer ficar de fora desta, não é? Acesse o link abaixo e veja mais informações sobre a integração.

Veja aqui como integrar com o Mercado Livre. 

 

8 - Incluir Informações da Loja

As Informações da Loja além de serem obrigatórias por lei, ajudam a dar credibilidade e passam confiança a seus clientes, já se imaginou comprando em uma loja virtual onde não há nenhuma informação sobre o CNPJ, endereço ou mesmo nenhum dado para contato? Exato, e seu cliente fará a mesma coisa.

Agora, além do informado acima, as informações de endereço de sua loja virtual serão utilizadas também para fins de calculo de frete e envio em sua loja virtual, pois o CEP cadastrado será utilizado como CEP de origem.

Quer saber mais? Acesse o link abaixo:

Veja aqui mais informações de como cadastrar as informações de sua loja. 

9 - Criar Marca

A marca, se não o principal, é um dos mais importantes pontos de uma empresa, é como ela será conhecida por seus clientes e pelo publico em geral. Sua criação deverá ser feita com base em muitas pesquisas para ter esta fácil aceitação, assimilação e memorização.

Temos algumas dicas para você iniciar a pesquisa da criação de sua marca, acesse o link abaixo e veja os primeiros passos.

Veja aqui os primeiros passos para a criação de sua marca.

 

10 - Institucional

É através do institucional de sua loja que você informar aos seus clientes de onde sua empresa surgiu, seu quadro de funcionários, quais são os valores, missão e visão da empresa, dentre outras informações.

É um ótimo meio para gerar confiança junto a seus clientes e também tranquilidade no momento de realizar as compras, pois terão a sensação de conhecer sua empresa.

Veja mais informações de como cadastrar seu institucional em sua loja virtual. 

 

11 - Políticas da Loja

 Através das políticas da loja você deixa seu cliente informado de como é o funcionamento de sua loja, em todos os aspectos, como por exemplo a política de troca e devolução, política de entrega, pagamento, dentre outras.

Isto traz uma tranquilidade para o cliente realizar a compra, pois o mesmo saberá como todo o processo é feito e caso ocorra algum problema, saberá onde e como resolver este problema.

Um fato interessante é que, cerca de 40% das desistências das compras online ocorrem por motivo da loja não ter uma política de troca e devolução exposta ao cliente, assim os clientes ficam com medo de ser um processo trabalhoso ou mesmo de não haver a opção de troca/devolução.

Veja neste link como incluir as políticas de sua loja.

 

12 - Incluir Domínio

A inclusão do domínio próprio em sua loja virtual é um ótimo meio para ganhar credibilidade, pois é sua marca, o nome de sua loja que será apresentado no navegador quando o cliente estiver em sua loja virtual.

Um domínio compartilhado não traz estes benefícios, uma vez que é um nome genérico e outras pessoas também o utilizam, dificultando a memorização de sua loja por parte dos clientes.

Ainda não possui um registro de domínio? Sem problemas, acesse este link e veja como é fácil registrá-lo.

Já possui o registro? Então acesse o link abaixo:

Veja aqui como incluir seu domínio próprio na plataforma Tray.

 

13 - Criar Contas de E-mails

Que tal criar contas de e-mails com seu domínio próprio? Ótimo, mas não podemos esquecer que este pequeno manual somente irá lhe ajudar se seu domínio foi incluído como hospedagem Tray, caso tenha sido incluído como hospedagem externa, a criação de e-mails deverá ser validada com a empresa que tem a hospedagem contratada.

Mas não se esqueça de criá-los independente da hospedagem, eles darão um ar muito maior de profissionalismo para sua loja virtual, e consequentemente mais credibilidade também.

Veja aqui como criar os e-mails na Tray.

 

14 - Personalizar E-mails da Loja

Você sabia que todas as lojas virtuais da Tray possuem por padrão vários e-mails que são disparados automaticamente de acordo com as ações ocorridas na loja virtual?

Pois é, são vários e-mails e todos já tem suas mensagens padrões, e devido a isto sabe-se que são mensagens genéricas, ou seja, que estará correta para qualquer loja ou segmento, mas... Como disse, as mensagens são genéricas, então porque não deixa-las com a cara de sua loja?

A Tray permite que você realize a customização de cada uma destes mensagens, para que assim você consiga utilizá-los fidelizar seus clientes.

Veja aqui como customizar os e-mails de sua loja virtual.

 

15 - Criar Regras de E-mails 

Nada melhor do que administrar os assuntos da loja virtual em diferentes locais, através da opção "E-mails por Usuário" você consegue direcionar os e-mails da plataforma Tray para diferentes e-mails, como por exemplo, o e-mail avisando que seu estoque está baixo, e-mail que avisa sobre um novo pedido na loja virtual, entre outros.

Imagine direcionar cada um destes e-mails para um setor de sua empresa, mesmo que não tenha funcionários, você poderá criar seus e-mails como vendas@..., compras@..., sac@..., e direcionar cada assunto a seu respectivo e-mail.

Isto vai ajudar e muito em sua administração.

Veja aqui como realizar a configuração das regras de e-mails.

 

16 - Desk360

O Dek360 é um sistema de gestão de atendimento completo, através dele você poderá segmentar seus clientes, fazer atendimento via chamados (ticket), atendimento via chat-online e muitas outras funções.

E olha que ótimo, na contratação de um novo plano de loja virtual aqui na Tray você ganha um usuário básico do Desk360, ou se seu plano é antigo e você realizar uma atualização de plano, também ganha!

Não há como não experimentar esta ferramenta que facilitará e muito todo o atendimento de sua loja virtual.

Veja aqui como realizar a integração e configuração do Desk360.

 

17 - Favicon

Favicon é aquela imagem pequena que fica na aba do navegador, e por ser uma imagem pequena as vezes ela passa despercebida, ou mesmo o lojista não dá importância à mesma.

Um engano, sabia que embora a favicon seja pequena ela tem muita importância para a loja virtual, na verdade para qualquer site, e o motivo é simples. Eu, você e todos os internautas em alguns momentos abrimos diversas abas no navegador, e de tantas abas o navegador as agrupa não permitindo que nós vejamos o nome do site de cada aba, aí entra a Favicon.

Atualmente, onde todos tem um tempo curto, a Favicon irá ajudar a identificar mais rapidamente o site desejado, agora imagine os sites que não tem Favicon cadastrada, pode ter certeza que serão os primeiros a serem fechados. 

O processo de inclusão de Favicon é muito rápido e fácil.

Veja como incluir a favicon em sua loja virtual.

 

18 - Incluir Redes Socias

Através das Redes Sociais você consegue fazer uma ótima publicidade de seus produtos e loja virtual, sabemos que há a publicidade paga através das redes sociais, mas mesmo de maneira gratuita você consegue atingir muita gente.

E o bacana é que, além da Tray possibilitar que você inclua as redes sociais de sua empresa para que os clientes possam curtir, comentar, dentre outros, é possível também incluir os ícones das redes sociais para que os clientes acessem o próprio perfil já faça ali um post sobre seu produto, loja, sobra a experiência de compra.

E aí, pronto para divulgar sua loja?

Veja aqui como configurar as redes sociais em sua loja virtual.

 

Agradecemos a leitura até aqui.

Não deixe de conferir nossos outros artigos através da central de ajuda http://atendimento.tray.com.br

Um abraço.

Equipe Tray

Tray 
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Comentários

  • Avatar
    Gleison Rodrigues de Lima

    Estou apenas iniciando nossa loja na Tray e estou vindo de outra plataforma que é relativamente boa e estou ficando impressionado com os recursos e o suporte da Tray. Simplesmente fantástico à princípio. Espero que continue sempre com esta impressão e que possa ficar satisfeito como estou agora. Parabéns à toda equipe da Tray. ???

  • Avatar
    Tray

    Olá, Gleison. Boa tarde.
    =)
    Ficamos muito satisfeitos em saber que estamos atendendo às suas expectativas e lhe damos as Boas-vindas à Tray. Esteja sempre à vontade para nos trazer as suas sugestões
    (conheça a nossa Central de sugestões :http://sugestoes.tray.com.br/forums/257976-geral) e falar conosco.
    Desejamos sucesso!

  • Avatar
    Lelia Felipe da Cruz

    Por favor como eu descubro o numero da minha loja ?

  • Avatar
    criart.distribuidora

    Qual o número da minha loja?

  • Avatar
    Fabiosilgon

    Estou perdidos, alguém me ajuda? /:

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