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Disponibilizamos integrado a plataforma um excelente aliado para as suas campanhas de vendas, o e-mail marketing. Esta ferramenta vai te ajudar a estreitar o relacionamento com seus clientes e divulgar a sua loja e seus produtos, aumentando suas chances de venda.

A Tray oferece vários planos para que você possa utilizar este recurso, diretamente do seu painel administrativo.

Acesse o painel administrativo, no menu lateral, a opção: Meus Aplicativos.

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Após acessar este menu, será exibido todos os aplicativos disponíveis em sua loja e caso não tenha instalado anteriormente o E-mail Marketing, será necessário instalar este aplicativo em sua loja. Para isto clique no botão "Instalar Novos Aplicativos".

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Após clicar em "Instalar Novos Aplicativos", será exibido vários aplicativos que você poderá adicionar na sua loja. Localize e clique para instalar o e-mail marketing.

emailmark.png

Ao clicar em "Instalar Aplicativo", embaixo da imagem do e-mail marketing você terá várias informações sobre os benefícios e recursos da ferramenta, onde, ao final das informações, poderá fazer a contratação da mesma.

Leia os Termos e condições e estando de acordo, selecione o botão Contratar.

Os valores de cada plano serão apresentados para que escolha o melhor que atenda suas necessidades.

Após a contratação e instalação, sempre que precisar acessar o aplicativo E-mail Marketing basta clicar no menu em Aplicativos, localizar o E-mail Marketing na lista e clicar em acessar.


Depois de contratar e instalar, as opções de recursos serão mostradas no menu específico para uso do E-mail marketing, na lateral da página.

Este é o menu que ficará disponível para você fazer a gestão da ferramenta.

 

1. Inicial


Clicando em "Inicial" você terá o dashboard para facilitar sua gestão operacional.

 

2. Contatos

Você pode gerenciar seus contatos que serão utilizados. Clique no menu Contatos. Você terá duas opções, Gerenciar Contatos e Enriquecimento de Dados.

 

2.1. Gerenciar Contatos

Em Gerenciar Contatos, você pode Importar Contatos, Exportar Contatos e fazer toda a gestão dos contatos, bem como Excluir um contato que você não deseja mais enviar e-mails. A tela abaixo ilustra estas opções.

2.2 Enriquecimento de dados

Esta funcionalidade permite você trabalhar melhor sua base de e-mails, deixando a mais amigável com seus clientes. Você pode por exemplo perguntar para o cliente de quanto em quanto tempo ele deseja receber seus emails. 

3. Envio de E-mail

Neste item, você fará toda a gestão dos envios de emails.

3.1. Mensagem

Aqui você fará a gestão das mensagens que serão enviadas. Para cadastrar sua primeira mensagem, clique em .

Observação: Você pode trabalhar seus dados antes de criar suas mensagens. Se preferir, verifique o passo 3.4 abaixo antes de criar as mensagens.

Defina todos os itens da sua mensagem de e-mail que será utilizado em sua campanha. Destaque para o agendamento, template e produtos que serão utilizados na divulgação. Quanto mais assertivo seu planejamento melhor as chances de conversão de vendas.

 

3.2. E-mails inteligentes

Você pode trabalhar alguns e-mails e encantar seu cliente. Para isso, temos alguns e-mails pré-definidos para facilitar o seu trabalho.

Observações Importantes:

a) Avaliação de produtos: O e-mail é enviado ao comprador para que ele acesse a loja (o link já leva para o produto comprado) para que ele possa avaliar o produto. O envio é feito da seguinte forma:

    • Envio do pedido por Correios: quando o sistema identificar que o pedido foi entregue, haverá o envio do e-mail;
    • Envio do pedido por outros formas: passados 21 dias desde a compra, haverá o envio do e-mail.

b) Avaliação da loja: O e-mail é enviado ao comprador para que ele avalie a loja (o link já leva para o formulário de avaliação da loja). Para o funcionamento, você deve ativar o recurso na loja depoimentos de clientes disponível gratuitamente na plataforma Tray. Para ativar clique aqui.

Veja o artigo sobre o uso da ferramenta depoimento de cliente disponível em nossa central clicando aqui.

3.3. Recorrência

Você pode cadastrar mensagens recorrentes e definir a recorrência de envio destes e-mails, selecionando prazo diário, semanal ou mensal. Além de definir a recorrência, você selecionará o template, assunto, produtos e o texto que será enviado a seus clientes.

 

3.4. Segmentação

Você pode definir diversos tipos de segmentação para trabalhar com sua base de emails.

Você pode por exemplo, criar uma segmentação somente para o público MASCULINO e outra segmentação para público FEMININO.

Quanto mais elaborado for sua segmentação, melhor sua assertividade e economia, pois você atingirá o público certo.

A ilustração abaixo mostra uma segmentação de Clientes Recorrentes, ou seja, clientes que costumam comprar com frequência, com mais de 40 anos de idade e que fizeram a última compra a mais de 90 dias.

3.5. Templates

Você pode criar seus templates, a partir do uso de Tags.

Acesse o painel administrativo, no menu lateral, a opção Aplicativos > E-mail marketing. Em seguida, selecione a opção Templates, como mostra a imagem abaixo.

Ao selecionar Template, na página você vai clicar no botão Cadastrar.

 

Após clicar em cadastrar, você informe um título para o seu Template e defina a quantidade de produtos que deseja mostrar. 

 

Logo ao lado, na mesma página, você pode também ter acesso às Tags que precisa para fazer a sua configuração. Selecione o botão Tags disponíveis.

 

Lembre-se: Para incluir uma tag dentro do template, copie o texto, inclusive com os [ ], e cole no código fonte no local desejado.

 

4. Informações

O e-mail de sua loja deverá estar ativo e preenchido no painel, para que possa disparar os e-mails de suas campanhas. Antes de configurar e programar os envios, consulte qual e-mail que você usará para enviar os e-mails aos seus clientes.

Acesse no menu a opção Informações.

Veja qual o e-mail você informou como principal. Será deste e-mail que suas Campanhas serão enviadas. Você pode trocar o e-mail se precisar. Lembre-se que ao trocar o e-mail é preciso validar este e-mail. Você receberá uma mensagem no seu e-mail para fazer a validação e somente após a validação você poderá utilizar este e-mail em suas campanhas.

Você precisa de um e-mail válido.

Verificada esta informação, prossiga para a configuração dos envios de seus e-mails.

Importante: Você conseguirá prosseguir com a configuração de sua campanha depois que o sistema enviar, para o seu e-mail, uma mensagem solicitando que você confirme o e-mail, semelhante a mensagem abaixo:

 

 

 

Após confirmar, aparecerá esta mensagem para você:

 

 

Espero que goste da ferramenta.

Um abraço e boas vendas.

Equipe Tray.

Tray 
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Comentários

  • Avatar
    Alan Silva

    Boa noite, estou tentando criar um template de email marketing e preciso enviar algumas imagens como por exemplo imagem do topo e rodapé, por favor como proceder?

  • Avatar
    Alan Silva

    Preciso enviar as imagens via FTP ou através do Painel consigo fazer o upload das imagens?

  • Avatar
    Tray

    Olá, Alan. Bom dia.
    Se você já tem esse topo e rodapé criado em suas mensagens e emails, copie o codigo fonte e cole na edição de seu e-mail marketing. Caso seja uma imagem arquivada em seu computador, poderá buscar por esta imagem no ícone que temos de importar imagem, dentro das ferramentas de edição .
    Permanecemos à disposição.

  • Avatar
    Wilde Grangeiro Morais Tavares ( Júnior )

    Olá, uma dúvida...
    se eu fechar o contrato nessa quarta-feira dia 21/06 o meus 10.000 envios por exemplo eu posso utilizar até o dia 21/07? como é contabilizado isso? os 30 dias.

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