Precisa de ajuda?

→

A opção de frete usando o produto Frete Fácil surgiu para oferecer aos lojistas Tray, mais uma opção de envio de seus produtos com praticidade, segurança e redução de custos.

Confira tudo sobre o Frete Fácil aqui neste artigo.

 

1 - Principais mudanças da versão 2.0

A nova versão do Frete Fácil é chamada de Frete Fácil 2.0 e está disponível desde 03/07/2017.

Na nova versão, uma série de melhorias foram implementadas visando melhorar a performance, usabilidade e a eficácia do produto Frete Fácil.

1.1 - Compra de Etiquetas com saldo TrayCheckout

Com a migração para a versão 2.0, foi realizado a transferência do seu saldo virtual do Frete Fácil para o TrayCheckout, pois a partir de agora a compra de etiquetas está diretamente ligada com o seu saldo disponível no TrayCheckout.

ATENÇÃO: Se sua loja tem saque automático cadastrado no TrayCheckout, pedimos para que passe a realizar saque manualmente para que tenha saldo suficiente para compra de suas etiquetas.
 

2 - Acessando a versão anterior do Frete Fácil

Não se preocupe pois você pode acessar a versão anterior do Frete Fácil.

Os envios já realizados na versão anterior e as etiquetas já compradas e não postadas, ficarão disponíveis para consulta até 30/09/2017.

Para verificar a versão anterior, basta acessar o MENU no admin da plataforma Tray, e clicar em Meus Aplicativos > Tray Frete Fácil. Desta forma será possível consultar algum pedido caso seja necessário. Veja a ilustração abaixo.

ATENÇÃO: Para verificar os itens da versão anterior do Frete Fácil, não acesse o item Frete Fácil 2.0 conforme X em vermelho mostrado acima.

 

3 - Ativação do Frete Fácil 2.0

Para ativação do Frete Fácil 2.0 será necessário passar pelo processo de instalação do aplicativo.

Acesse no MENU da plataforma Tray a opção Frete Fácil 2.0.

Ao clicar em Frete Fácil 2.0, será mostrada a página de contratação. A seguir, leia atentamente as informações.

 

Estando de acordo, basta selecionar a opção "Estou de acordo com os termos e condições!" e clicar em "ATIVAR AGORA" para aproveitar os benefícios que o Frete Fácil 2.0 traz para o lojista Tray. A imagem abaixo demonstra este passo para você.


Após ativar, aguarde o processo de sincronização de pedidos e clique em .

 

A seguir, antes de clicar em "Continuar", verifique se o seu navegador não está bloqueando POP-UP, pois você poderá ter problemas se ocorrer bloqueio. Será aberto uma janela para você fazer a autenticação no TrayCheckout.

Clique em "Continuar" conforme tela acima. Veja no canto superior direito da sua tela, se vai ocorrer algum bloqueio de pop-up. Se ocorrer, faça o desbloqueio.

 

Agora, clique novamente no botão "Continuar" conforme imagem abaixo.

 

Agora você precisa fazer a autenticação no TrayCheckout. Esse processo é fundamental para a ativação.

Se você ainda não possui uma conta, esta é a hora de criar sua conta no TrayCheckout.

É bem provável que você já tenha uma conta pelo fato de ter cadastrado uma loja na Tray.

Se você não tem os dados, clique em "Esqueci minha senha".

 

Após fazer a autenticação você deve clicar em "Permitir" conforme imagem a acima (botão a direita).

Prontinho, agora você já pode aproveitar todos os benefícios do Frete Fácil 2.0.

 

4 - Regras de compra e uso de etiquetas

4.1 - Modalidades de pagamento para aquisição de etiquetas /compra

Você pode comprar as etiquetas, usando:

a) - Saldo do Traycheckout;

b) - Boleto bancário

c) - Transferência bancária

 

ATENÇÃO: A compra de etiquetas com cartão de crédito não está disponível. Esta ficou ativa até o dia 31/05/16.

 

4.2 - Quantidade de etiquetas para compra

a) - Restrições para lojas sem conta verificada no Traycheckout:

-Para lojas que ativarem o Frete Fácil 2.0  a partir do dia 25/05/2016: 
Duas  etiquetas por dia , limitando a quantidade de dez  etiquetas por mês;

-Para lojas que ativaram o Tray Frete Fácil  até 24/05/2016:
Cinco etiquetas por dia e cinquenta etiquetas por mês;

 

ATENÇÃO: Lojas que não tenham conta verificada junto ao TrayCheckout tem a limitação de pagamento com saldo limitada pelo valor disponível para transações com pagamento com saldo. O valor do limite é de R$ 500,00 (quinhentos reais) para contas de pessoa física e R$ 1.000,00 (um mil reais) para contas de pessoa jurídica.

 

Observação: Para entender mais sobre o processo de verificação de contas clique aqui.

 

b) - Lojas com conta verificada no Traycheckout (independente da data de ativação do aplicativo):

-Quantidade ilimitada para compra de etiquetas.

 

4.3 - Alteração cadastral na loja

Caso ocorram alterações nos dados de sua loja, disponíveis na opção do MENU no admin da Tray em MINHA LOJA > INFORMAÇÕES DA LOJA > SUA LOCALIZAÇÃO, é necessário entrar em contato com nossa equipe de atendimento, que informará ao time do Frete Fácil sobre a alteração. Caso contrário, sua operação do Frete Fácil poderá ser interrompida.

A alteração implicará na necessidade de efetuar nova verificação de conta, junto ao Traycheckout. 

5 - Perguntas frequentes

 

5.1 - Quem pode utilizar o Frete Fácil 2.0?
Todo lojista que já utiliza a plataforma Tray Commerce.

5.2 - Quais vantagens tenho com o Frete Fácil 2.0?
Oferecemos serviço de entrega para todo o Brasil em duas modalidades de transportes: Normal e Expresso, com desconto de até 50%.

5.3 - Como faço para utilizar o Frete Fácil 2.0?
Basta utilizar o saldo virtual de sua conta TrayCheckout e utilizá-los para compra das ofertas de frete, ou realizar o pagamento das ofertas de frete com transferência bancária ou boleto. Dúvidas sobre configuração volte ao início deste arquivo. 

5.4 - Como adiciono créditos ao TrayCheckout para comprar as etiquetas do Frete Fácil?
Acesse o aplicativo Frete Fácil no painel administrativo da sua loja virtual Tray e clique em “Adicionar Saldo”. Informe o valor que deseja adicionar à sua conta e serão listadas as opções de pagamento, via boleto e via transação on-line. Os créditos estarão liberados em sua conta TrayCheckout após confirmação do pagamento podendo ser de 2 a 3 dias úteis.

5.5 - Onde entrego minha encomenda?
Em qualquer agência dos correios próxima ao endereço cadastrado na sua plataforma da sua loja virtual. Para saber o endereço cadastro em sua plataforma Tray acesso o MENU e clique em MINHA LOJA > INFORMAÇÕES DA LOJA > SUA LOCALIZAÇÃO. Para saber os endereços acesse http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias

5.6 - O que devo levar na agência dos correios para postar minha encomenda?
Deve ser entregue a sua encomenda, devidamente identificada com a etiqueta do Frete Fácil e o PLP referente ao pedido expresso na etiqueta.

5.7 - O que é a PLP ou pré-lista de postagem?
A PLP, ou pré-lista de postagem, é um formulário de controle para indicar que o vendedor realizou a postagem da mercadoria em uma agência dos Correios e que esse recebeu a encomenda.

Obrigatoriamente, ela deve ser levada impressa até a agência dos Correios e entregue ao funcionário/operador junto com a(s) sua(s) encomenda(s). O funcionário/operador entregará sua via como comprovante da postagem.

 5.8 - Como imprimir o PLP (pré lista de postagem)? Qual PLP devo imprimir?
Toda etiqueta em formato de arquivo PDF já vem com o PLP no mesmo arquivo. Basta imprimir e levar à agência dos Correios junto com a etiqueta já colada em sua mercadoria.

Para etiquetas que foram impressas no formato para impressora térmica, basta procurar a PLP que está informada na etiqueta, acessando o menu PLP. Serão exibidos a data do PLP, o código do PLP com um botão para impressão e o status do PLP.

 5.9 - Devo pagar algum valor na agência dos Correios para postar minha encomenda?
Não, o valor do frete foi pago assim que você comprou a oferta do Frete Fácil.

 5.10 - Quando eu compro uma etiqueta do Frete Fácil, os custos da embalagem dos Correios já estão incluídos no preço?
Não, a embalagem dos Correios não está inclusa na oferta da Frete Fácil.

Caso você não tenha uma embalagem e queira comprar nos Correios será necessário pagar pelo valor da embalagem diretamente para os Correios.

5.11 - Os fretes do Frete Fácil possuem seguro?
Sim, todo serviço oferecido pelo Frete Fácil já inclui seguro automático e reembolsa até R$ 50,00 (cinquenta reais) em casos de avaria ou extravio da encomenda.

Para assegurar 100% do valor do produto, será possível adquirir junto com a oferta da etiqueta o seguro completo, sendo o valor declarado do seguro o mesmo do valor do produto.

5.12 - Depois que eu fiz a impressão da etiqueta do Frete Fácil, quando posso postar a mercadoria?
Assim que imprimir a etiqueta e colar na encomenda você poderá levá-la até a agência dos Correios mais próxima, e a validade da etiqueta é de 7 dias após a impressão. A data de validade é informada em seu arquivo da PLP.

Não se esqueça de levar a encomenda junto com o respectivo PLP.

5.13 - Quem garante a entrega das mercadorias?
A entrega é realizadas pelos Correios, maior empresa de logística e especializada em e-commerce do Brasil.

5.14 - Quais mercadorias posso enviar através do Frete Fácil?
Mercadoria com dimensões onde a soma dos lados A+B+C não ultrapasse 200cm, que o maior lado da caixa não tenha mais que 105 cm e o peso não seja maior que 30kg.

Verifique também as proibições e restrições definidas pelos Correios.

https://www.correios.com.br/para-voce/envio/encomendas/proibicoes-e-restricoes

5.15 - O que fazer em caso de extravio da mercadoria? Qual o valor recebido e qual o prazo de recebimento?
Quando detectar o extravio de mercadorias postadas via Frete Fácil, entre em contato com o atendimento Tray que uma equipe da Tray tratará o caso com os Correios.

Os valores serão repassados de acordo com os prazos dos Correios e com o seguro da mercadoria contratada na postagem, automático ou pelo valor do produto.

5.16 - Comprei a oferta de postagem do Frete Fácil, mas os Correios não conseguiram entregar meu produto e ele retornou. Vou ser cobrado por esse retorno da mercadoria?
Não. Ao comprar o frete do Frete Fácil, já estão inclusos nesse valor o serviço de 3 tentativas de entrega e o retorno da mercadoria ao lojista remetente quando a mercadoria não for entregue ao comprador.

Caso a mercadoria retorne ao remetente, o valor da oferta do Frete Fácil não será devolvido ao lojista, sendo considerado prestado o serviço contratado havendo a necessidade de nova compra de frete para o pedido em questão.

5.17 - O que acontece se o comprador/destinatário não puder receber a mercadoria?
Os Correios tentam por 3 vezes em dias diferentes realizar a entrega da mercadoria ao comprador/destinatário.

Caso a mercadoria não possa ser recebida, ela retornará ao lojista/remetente indicado na etiqueta de postagem.

5.18 - Como faço para comprar etiqueta?
No aplicativo do Frete Fácil serão listados os pedidos disponíveis para compra das ofertas de frete, sendo possível escolher entre o envio Normal e o Expresso. Serão demonstrados os valores dos fretes selecionados nos pedidos, os valores dos fretes no balcão dos Correios e as ofertas disponíveis do Frete Fácil com a respectiva economia obtida em relação à compra tradicional no balcão dos Correios.

Ao escolher comprar uma oferta e enviar um pedido através do Frete Fácil, clique no botão verde ao lado da oferta que surgirá a opção de compra da etiqueta.

5.19 - Posso contratar serviço de Aviso de Recebimento da Mercadoria?
Sim, no momento da compra da etiqueta será exibida a opção de compra do AR (Aviso de Recebimento).

5.20 - Quais opções tenho para imprimir uma etiqueta?
Temos duas opções de impressão:

a) PDF para impressoras convencionais;
b) Etiqueta de impressora térmica (zebra).

O usuário deverá configurar a impressora de acordo com o tamanho desejado.

5.21 - Como faço para imprimir uma etiqueta?
Após comprar a etiqueta você deverá acessar a guia “Etiquetas Compradas” no aplicativo Frete Fácil e clicar no botão verde em Ações.

5.22 - Posso imprimir um lote de etiquetas?
Sim, na guia “Etiquetas Compradas” selecione os pedidos que deseja imprimir e selecione o botão “Imprimir etiquetas”, localizado no canto superior direito do aplicativo.

5.23 - Como posso acompanhar meu créditos no Frete Fácil?
Acesse no menu, a opção extrato e acompanhe as movimentações de crédito e débito de valores. Os pagamentos deverão ser verificados diretamente em seu painel do TrayCheckout. O extrato do Frete Fácil serve para acompanhamento do seu consumo de créditos realizado no TrayCheckout.

5.24 - Como o frete é ofertado?
O Frete Fácil oferta o tipo de transporte de acordo com tipo de frete escolhido pelo comprador em sua loja virtual Tray.

Quando o Frete Fácil identificar uma modalidade diferente irá ofertar a opção mais econômica para o lojista.

5.25 - Como é calculado o valor do frete?
O valor do frete é calculado de acordo com as características do produto cadastradas nas Opções de Envio da Ficha de Propriedades do Produto, deverão ser informados corretamente o peso, altura, largura e comprimento da embalagem quando já preparado para envio ao comprador.

5.26 - O que acontecerá se o peso ou as medidas informados no cadastro do produto estiverem diferentes das informações coletadas nos Correios no momento da postagem?
Caso os dados informados no cadastro do produto estejam divergentes das obtidas no ato da postagem, os Correios notificarão a equipe do Frete Fácil que fará o ajuste no saldo do Frete Fácil do lojista.

5.27 - Como devo colocar a etiqueta em minha encomenda?
Deve ser afixada sempre do maior lado da encomenda, não podendo ser afixada em dobra da embalagem e nem ser passado fitas adesivas nos dados impressos.

5.28 - Meus produtos vendidos não aparecem no Frete Fácil, qual o motivo?
Reveja as configurações das características de seu produto na plataforma, através do caminho:

Acesse o MENU

Produtos > Produtos cadastrados

Serão listados os produtos cadastrados em sua loja virtual. Clique sobre o botão “Editar”.

Será aberta uma nova janela com os atributos do cadastro de produtos. Confira os dados inseridos na área de "Preço", "Estoque" e "Peso e dimensões" se estão preenchidos corretamente. 

 

Parabéns, você já está usando o Frete Fácil.

Para saber mais e ativar sobre o Frete Fácil em sua loja, clique aqui.

 

Ótimas postagens.

Equipe Tray e Frete Fácil ;)

Tray 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk