Aqui você verá todas as configurações relacionadas aos clientes e ao cadastro de clientes.

Então vamos lá:

  • Acesse Vendas >> Clientes.
  • Nesta página aberta você encontrará toda a lista de clientes cadastrados em sua loja virtual.
  • Na parte superior você encontrará diversos Filtros para localizar os clientes desejados.
  • E poderá também Exportar Clientes para excel, ou seja, os dados de seus clientes serão planilhados no Excel.
  • Ao clicar em "Incluir Cliente", você será direcionado à página de cadastro de clientes.

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Inclusão de Clientes

  • Na página aberta basta preencher os dados de seu cliente, lembrando que quanto mais informação de um cliente é melhor, então preencha todos os campos.

  • Caso tenha acesso a página de edição do cliente (que é a mesma que a de inclusão), haverá uma aba "Hist. Pedidos" onde mostrará todos os pedidos já feitos pelo cliente em questão, conforme imagem abaixo:

 

Configuração Gerais dos Clientes

Você poderá definir diversas configurações para o cadastro de clientes, veja abaixo:

  • Acesse Configurações > Configurações Gerais.
  • Veja os itens abaixo:
  • Habilitar cadastro de pessoa física e Habilitar cadastro de pessoa jurídica: É necessário caso for permitido os dois tipos serem clientes da loja, ambos devem estar selecionados. Ao marcar a opção, será aberto uma nova janela, no qual irá definir se o CPF/CNPJ serão obrigatórios no momento do cadastro.
  • Campos obrigatórios no cadastro: Irá definir quantos telefones são obrigatórios no momento do cadastro.
  • Cadastros devem ser aprovados antes de realizar login: Se esta opção estiver marcada, após o cliente realizar o cadastro, o lojista deverá aprovar este cadastro, para que o cliente possa fazer compras na loja.
  • Exibir produtos somente após cadastro/login: Caso esta opção estiver marcada, os produtos serão exibidos apenas para os usuários que fizerem o login.
  • Exibir campos de endereço no cadastro simplificado: O cadastro simplificado é um cadastrado oferecido pelo sistema, é um cadastro com menos campos a serem preenchidos e se esta opção estiver marcada, as informações referentes ao endereço serão exibidas para o cliente preencher.
  • Habilitar idade mínima/máxima para pedidos e cadastros: Define-se um intervalo de idade que os clientes deverão ter para comprar os produtos da loja.
  • Envio automático de e-mail para carrinho abandonado: Caso o usuário efetuar o login e adicionar produtos no carrinho porém não finalizar a compra, é possível definir o envio automático de um email alertando esta situação para o cliente. Para editar o email basta clicar na "?", que será redirecionado para a parte de edição do email. Possível definição de envio automático do email ou manual.
  • Data de nascimento obrigatória: A data de nascimento, no momento de cadastro do cliente, será obrigatória.

Todas as configurações referentes ao cadastro de clientes são definidas nesta opção. 

Características Adicionais

  • Acesse Configuração > Características de Clientes
  • Esta ferramenta permite você cadastrar novos campos para o cadastro do cliente, como por exemplo: Para uma loja de autopeças, pode ser cadastrado o campo "Veículo" ou "Modelo", para ter mais informações relevantes sobre os clientes.

  • Para incluir alguma informação adicional do cliente, basta clicar em "Incluir característica", que uma tela será exibida:

  • Característica: Nome da característica adicional.
  • Status: Se o status estiver ativo, será exibido na ficha de cadastro do cliente, caso esteja inativo, não aparecerá.
  • Tipo: Escolhe o tipo de interação que será exibida ao usuário, podendo ser um campo texto, ou caixa de seleção. Caso seja selecionada "Caixa de seleção", é necessário incluir os possíveis valores, basta digitar e clicar em "Incluir Tipo".
  • Campo Obrigatório no Cadastro: Caso seja uma informação obrigatória, selecionar esta opção.
  • Tipo de Pessoa: Vai definir em qual cadastro será necessária esta informação.

As características adicionais de clientes são ótimas para você conseguir segmentar seus clientes e ter uma comunicação muito mais assertiva.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

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Gabriel Coimbra 
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Comentários

  • Jonathan Jorge
    0

    Eu faço vendas pelo Mercado Livre e a tray captura os pedidos e faz um novo cadastro dos clientes. O problema que o ML envia o email deles com mascara, do formado @mail.mercadolivre.com e é esse email que fica registrado do cliente no meu site. Eu tenho clientes q depois voltam para comprar direto no meu site e ja compraram comigo pelo ML que nao conseguem efetuar a compra pois nao fizeram o cadastro direto no meu site e nao conseguem fazer outro por causa do CPF ja cadastrado, assim eles nao conseguem completar seu proprio cadastro e nem pedir nova senha, pois o email no qual ele receberá a senha é o do ML e nao o seu verdadeiro. Tem como ajustar isso? Obrigado.  

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