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O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada para campanhas de marketing, não só em épocas de promoções como Black Friday por exemplo, mas sim durante todo o ano uma vez que poderão ser criadas campanhas para aniversariantes, para clientes novos, clientes já antigos entre outras segmentações.

Atualmente, nos planos 2017 da Tray é incluso uma quantidade de envios de e-mails permitidos mensalmente através da ferramenta de e-mail marketing, lembrando que a quantidade de e-mails varia de acordo com o plano contratado (vide através deste link). Caso seu plano não contemple o disparo de e-mails marketing, será necessário que faça um upgrade de plano ou mesmo contrate a ferramenta a parte através deste link.

Abaixo informações sobre sua configuração:

  • Acesse em seu painel administrativo Meus Aplicativos e localize o app “E-mail Marketing” e clique em Ativar;
  • Verifique se já consta uma conta de e-mail configurada para o app, caso não insira a conta de e-mail desejada;
  • Após isto entre em contato com nossa equipe do Suporte através do telefone (11) 3136-0050 ou mesmo abrindo um chamado através da central de atendimento no link atendimento.tray.com.br informando que deseja habilitar o APP em questão;
  • Após o contato com nossa equipe você receberá um e-mail para confirmar a utilização da ferramenta onde apenas bastará confirmar através do e-mail que recebeu;
  •  Agora a ferramenta está liberada para você utilizá-la, então acesse novamente Meus Aplicativos, localize o E-mail Marketing e clique em “Acessar”;
  • Na página aberta serão apresentadas algumas informações sobre seu plano de E-mail Marketing como mensagens, quantidade de envios realizados, quantidade de envios disponíveis e também um gráfico de erros, envios e mensagens visualizadas;

  • Em Contatos >> Gerenciar Contatos será apresentada a lista de contatos de sua loja, na listagem da direita (Status) poderá verificar os e-mail que estão sincronizados ou seja os os e-mails que já poderão ser incluídos em suas campanhas, lembrando que os clientes no qual não aceitaram receber Newsletter por regra da ferramenta não serão sincronizados;

  • Na parte superior do lado direito há o botão “Importar Contatos” onde já haverá um modelo de planilha excel pronto, sendo necessário apenas que realize o download, preencha a planilha com os dados dos clientes e depois suba a planilha através da mesma página, lembrando que para a importação de clientes desta maneira não será aplicada a regra da Newsletter vista no tópico acima pois os e-mails não estarão cadastrados como clientes em seu painel administrativo da loja e sim somente no painel do e-mail marketing;

  • Em Contatos >> Enriquecimento de Dados você poderá criar um formulário com perguntas para posteriormente poder criar a segmentação de clientes com mais propriedade, as perguntas são opcionais porém poderá incluir perguntas como “De quanto em quanto tempo deseja receber nossas ofertas?” entre outras, isto para avaliar o comportamento do cliente;

  • Acesse Envio de E-mail >> Segmentação, no canto superior direito clique no botão “Cadastrar Segmentação”;

  • No primeiro campo insira o nome da segmentação que estiver criando;
  • Em Características selecione entre os gêneros “Masculino” e “Feminino”, abaixo insira a faixa de idade e também se deseja enviar para os aniversariantes do dia;
  • Clientes cadastrados e Último compraNestas duas opções deverão ser selecionado período de tempo, como “há mais de 30 dias” “há exatos 10 dias” “Há menos de 60 dias”;
  • Aplicação: Selecione se serão para todos os estados, marcas e produtos ou se desejar selecionar manualmente tais informações basta desmarcar a caixa de seleção e serão apresentadas as opções, depois salve;

  • Em Envio de E-mail >> Templates poderá criar templates personalizados para o envio das mensagens;

  • Insira o nome do Template, abaixo selecione a quantidade de produtos que serão apresentados no template que está criando;
  • Abaixo poderá desenvolver o template desejado, lembrando que a tag [conteúdo] irá buscar o conteúdo da mensagem cadastrada conforme será visto alguns itens abaixo, então tal Tag não deverá ser removida;

  • Acessando Envio de E-mail >> Mensagem serão apresentadas as mensagens que já tiver cadastrado em sua ferramenta de e-mail marketing como também os rascunhos, mensagens enviadas, mensagens agendadas, canceladas entre outras;
  • Ainda na mesma opção do item acima no canto superior direito haverá a opção a opção “Cadastrar Mensagem” nesta página será necessário que preencha algumas informações para criar sua mensagem;

  • Primeiro item a selecionar é a “Segmentação” podendo ser a padrão da plataforma ou uma que você mesmo criou seguindo os passos informados pouco acima;
  • Poderá configurar para que as mensagens sejam enviadas logo após sua configuração completa ou agendar a data e hora para envio das mensagens;
  • Em Template de Anúncios deverá selecionar um template padrão ou um que você mesmo criou conforme demonstrado alguns itens acima;
  • Abaixo da palavra Campanha no canto esquerdo há um botão para inserir uma nova campanha, realize este procedimento e no centro da tela selecione a campanha criada;
  • Agora deverá inserir o Assunto de sua mensagem;
  • Abaixo poderá selecionar quais produtos ou categorias deseja enviar através da mensagem, após isto clique em salvar.

  • Acessando Envio de E-mail >> Recorrência você poderá criar mensagens recorrentes, ou seja, poderá criar mensagens para que sejam disparadas automaticamente em períodos pré-cadastrados, como enviar uma mensagem específica todas as semanas, todo mês, ou o período de tempo que desejar.

  • Na opção Envio de E-mail >> E-mails Inteligentes podendo ativar o envio de e-mails para clientes que não compram na loja a um certo tempo, clientes que acabaram de se cadastrar, clientes que acabaram de comprar entre outras opções;

  • Por fim na opção “Configurações” terá acesso às informações de envios feitos e disponíveis como na página Inicial, e também poderá editar as informações do nome de sua loja e também conta de e-mail do qual serão disparadas as mensagens.

 

Observações: Caso a quantidade de envio de e-mails (e-mail marketing) gratuitos disponibilizados para seu plano não forem o suficiente para sua loja e seu planejamento, fique tranquilo, você poderá entrar em contato com nossa equipe do Comercial através do telefone (11) 3136-0051 e obter informações sobre a contratação tanto de envios avulsos como também planos a parte de e-mails marketing.

Para realizar a integração desta ferramenta com as Redes Sociais acesse este link, onde há a documentação completa!

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Toribio 
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