O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada para campanhas de marketing, não só em épocas de promoções como Black Friday por exemplo, mas sim durante todo o ano uma vez que poderão ser criadas campanhas para aniversariantes, para clientes novos, clientes já antigos entre outras segmentações.

  Atualmente, dos planos 2017 em diante da Tray, é incluso uma quantidade de envios de e-mails permitidos mensalmente através da ferramenta de e-mail marketing, lembrando que a quantidade de e-mails varia de acordo com o plano contratado (vide através deste link). Caso seu plano não contemple o disparo de e-mails marketing, será necessário que faça um upgrade de plano ou mesmo contrate a ferramenta a parte através deste link.

  Acessando o aplicativo

  • Acesse em seu painel administrativo: Meus Aplicativos, na próxima página localize o app “E-mail Marketing” e clique em "Acessar".

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  Atenção: Caso não tenha este aplicativo instalado em sua loja, isso quer dizer que utiliza um plano antigo da Tray que não possui este recurso habilitado. Sendo assim, poderá realizar uma migração de plano de sua loja ou então clicar em "Instalar novos aplicativos".

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  Filtre pelo Nome do aplicativo: "E-mail Marketing" e então em "Filtrar"

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  Clique em "Instalar aplicativo" para acessar a página de contratação, escolha o plano desejado e clique em "Escolher o plano e contratar".

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  A configuração do aplicativo

  •   Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, você receberá um e-mail para confirmar a utilização da ferramenta, onde apenas bastará clicar no link de confirmação contido no e-mail. Este e-mail de confirmação poderá chegar após alguns minutos da ativação do aplicativo.

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  Atenção: O e-mail do remetente apresentado nesta etapa, é o mesmo e-mail principal da loja cadastrado em Minha loja » Informações da loja. Neste primeiro momento, deverá obrigatoriamente ativar este e-mail de remetente para utilização do aplicativo. Após sua ativação, poderá alterá-lo a qualquer momento no menu lateral "Informações".

  •   Na página aberta serão apresentadas algumas informações sobre seu plano de E-mail Marketing como mensagens, quantidade de envios realizados, quantidade de envios disponíveis e também um gráfico de erros, envios e mensagens visualizadas;

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  •   Em Contatos » Gerenciar Contatos será apresentada a lista de contatos de sua loja, na listagem da direita (Status) poderá verificar os e-mail que estão sincronizados ou seja os os e-mails que já poderão ser incluídos em suas campanhas, lembrando que os clientes no qual não aceitaram receber Newsletter por regra da ferramenta não serão sincronizados;

  •   Na parte superior do lado direito há o botão “Importar Contatos” onde já haverá um modelo de planilha Excel pronto, sendo necessário apenas que realize o download, preencha a planilha com os dados dos clientes e depois suba a planilha através da mesma página, lembrando que para a importação de clientes desta maneira não será aplicada a regra da Newsletter vista no tópico acima pois os e-mails não estarão cadastrados como clientes em seu painel administrativo da loja e sim somente no painel do e-mail marketing;

  •   Em Contatos » Enriquecimento de Dados você poderá criar um formulário com perguntas para posteriormente poder criar a segmentação de clientes com mais propriedade, as perguntas são opcionais porém poderá incluir perguntas como “De quanto em quanto tempo deseja receber nossas ofertas?” entre outras, isto para avaliar o comportamento do cliente;

  •   Acesse Envio de E-mail » Segmentação, no canto superior direito clique no botão “Cadastrar Segmentação”;

  •   No primeiro campo insira o nome da segmentação que estiver criando;
  •   Em Características selecione entre os gêneros “Masculino” e “Feminino”, abaixo insira a faixa de idade e também se deseja enviar para os aniversariantes do dia;
  •   Clientes cadastrados e Último compraNestas duas opções deverão ser selecionado período de tempo, como “há mais de 30 dias” “há exatos 10 dias” “Há menos de 60 dias”;
  •   Aplicação: Selecione se serão para todos os estados, marcas e produtos ou se desejar selecionar manualmente tais informações basta desmarcar a caixa de seleção e serão apresentadas as opções, depois salve;

  •   Em Envio de E-mail » Templates poderá criar templates personalizados para o envio das mensagens;

  •   Insira o nome do Template, abaixo selecione a quantidade de produtos que serão apresentados no template que está criando;
  •   Abaixo poderá desenvolver o template desejado, lembrando que a tag [conteúdo] irá buscar o conteúdo da mensagem cadastrada conforme será visto alguns itens abaixo, então tal Tag não deverá ser removida;

  •   Acessando Envio de E-mail >> Mensagem serão apresentadas as mensagens que já estiverem cadastradas em sua ferramenta de e-mail marketing como também os rascunhos, mensagens enviadas, mensagens agendadas, canceladas entre outras;
  •   Ainda na mesma opção do item acima no canto superior direito haverá a opção a opção “Cadastrar Mensagem” nesta página será necessário que preencha algumas informações para criar sua mensagem;

  •   Primeiro item a selecionar é a “Segmentação” podendo ser a padrão da plataforma ou uma que você mesmo criou seguindo os passos informados pouco acima;
  •   Poderá configurar para que as mensagens sejam enviadas logo após sua configuração completa ou agendar a data e hora para envio das mensagens;
  •   Em Template de Anúncios deverá selecionar um template padrão ou um que você mesmo criou conforme demonstrado alguns itens acima;
  •   Abaixo da palavra Campanha no canto esquerdo há um botão para inserir uma nova campanha, realize este procedimento e no centro da tela selecione a campanha criada;
  •   Agora deverá inserir o Assunto de sua mensagem;
  •   Abaixo poderá selecionar quais produtos ou categorias deseja enviar através da mensagem, após isto clique em salvar.

  Atenção: Caso agende o envio de alguma mensagem e por qualquer motivo esta mensagem não mais deva ser enviada, basta clicar na seta virada para baixo e ao lado direito da mensagem e clicar em "Cancelar Mensagem".

  •   Acessando Envio de E-mail » Recorrência você poderá criar mensagens recorrentes, ou seja, poderá criar mensagens para que sejam disparadas automaticamente em períodos pré-cadastrados, como enviar uma mensagem específica todas as semanas, todo mês, ou o período de tempo que desejar.

  •   Na opção Envio de E-mail » E-mails Inteligentes podendo ativar o envio de e-mails para clientes que não compram na loja a um certo tempo, clientes que acabaram de se cadastrar, clientes que acabaram de comprar entre outras opções;

  •   Por fim na opção “Configurações” terá acesso às informações de envios feitos e disponíveis como na página Inicial, e também poderá editar as informações do nome de sua loja e também conta de e-mail do qual serão disparadas as mensagens.

  Observações: Caso a quantidade de envio de e-mails (e-mail marketing) gratuitos disponibilizados para seu plano não forem o suficiente para sua loja e seu planejamento, fique tranquilo, você poderá entrar em contato com nossa equipe do Comercial através do telefone (11) 3136-0051 e obter informações sobre a contratação tanto de envios avulsos como também planos a parte de e-mails marketing.

  Para realizar a integração desta ferramenta com as Redes Sociais acesse este link, onde há a documentação completa!

 

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

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Gabriel Coimbra 
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