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Conteúdo deste tópico:

  1. Relatório Produtos Por Cliente
  2. Relatório de Produtos Vendidos
  3. Relatório de Comissões de Pedidos Manuais
  4. Relatório de Cupom de Troca
  5. Relatório de Pedidos Por Local
  6. Relatório de Pedidos por Parceiro
  7. Relatório de Recebimentos do Dia
  8. Relatório de Resultado Econômico
  9. Relatórios de Pedidos Excluídos
  10. Relatório de Comissões de Vendas

Relatório de produtos por cliente

Atualmente a plataforma Tray disponibiliza vários tipos de relatórios, para que você lojista possa traçar de melhor maneira o planejamento de sua loja virtual, e neste artigo veremos a “configuração” e funcionalidade de cada uma, então vamos pelo começo, o “Relatório de Produtos por Clientes”.

Ah! Vale lembrar que os artigos sobre cada relatório serão curtos pois para obter as informações em cada relatório é bem simples, e a utilização destas informações deverá ser planejado pelo próprio lojista.

  • Acesse Vendas >> Relatórios;
  • Clique em Visualizar Relatório (Relatório de Produto por Cliente);

  • Na parte superior da página aberta utilize o filtro acima para gerar apenas as informações que deseja, com data inicial, data final, nome ou e-mail do cliente;
  • Clicando em “Filtrar” serão apresentadas as informações na tela sendo elas, data, código do pedido, código do produto, nome do produto, preço, nome do cliente, e-mail e se aceitou ou não receber Newsletter;

  • Se optar pela opção “Excel” serão exportadas as mesmas informações porém para um planilha excel.

Assim você lojista terá uma melhor controle sobre os produtos que são mais vendidos como também para quais cliente, podendo desenvolver campanhas de marketing ou promoções muito mais assertivas.

 

Relatório de Produtos Vendidos

Através do Relatório de Produtos Vendidos você terá acesso com o próprio nome do relatório diz, aos produtos vendidos, assim posteriormente poderá utilizar estas informações para desenvolvimento de campanhas de marketing, promoções e até mesmo de logísticas. As configurações são bem simples:

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatórios (Relatório de Produtos Vendidos);
  • Na parte superior da página aberta utilize as opções dos filtros para obter apenas as informações que desejar;
  • Poderá utilizar nos filtros informações como status dos pedidos, código do pedido, data inicial e final (dos pedidos), local de venda, ordem de apresentação (nome do produto ou código do pedido), e também o código ou nome do produto;
  • Após selecionar em tal filtro as informações desejadas basta clicar em "Filtrar";

A apresentação do relatório se dará da seguinte maneira (vide imagem abaixo), apresentando nome do produto, quantidade, preço, número (código) do pedido, data, local de venda e status.

No caso da imagem acima foi selecionado apenas o status “A ENVIAR” para gerar o relatório, lembrando que poderá gerar o relatório para o status que desejar, também é possível ver que quando um produto possui variações e o mesmo é apresentado no relatório, a respectiva variação também é apresentada, conforme o segundo produto do relatório.

Lembrando que poderá "imprimir" este relatório, clicando na opção "Imprimir" no final da página no canto direito.

 

Relatório de Comissões de Pedidos Manuais

Que tal um relatório sobre as comissões geradas através dos pedidos que foram incluídos manualmente?! Perfeito, lembrando que este relatório irá gerar informações sobre as comissões não de parceiros de sua loja virtual, mas sim dos usuários cadastrados em sua loja virtual, lembrando que para que seja apresentada as comissões é necessário que as mesmas estejam configuradas para o usurário e o pedido deve ter sido incluído manualmente.

Bem, segue abaixo o passo a passo:

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Comissão  de Pedido Manual);

  • Selecione o status dos pedidos que deseja que sejam apresentados no relatório;
  • Poderá também selecionar o código do pedido, caso seja apenas um pedido em específico;
  • Há também outros campos para auxiliar na pesquisa desejada, como Data inicial e final, usuário e poderá utilizar a ordem de apresentação do relatório entre Código do Pedido, Nome do Usuário ou Nome do Produto;
  • Após clicar em Localizar irá apresentar uma tela conforme imagem abaixo, onde há algumas informações sobre o pedido e ao lado direito há a informação sobre o valor de comissão;

Através deste relatório é possível ter um melhor controle sobre as comissões a serem pagas aos usuários (funcionários) de sua loja virtual. E para utilizar este relatório é muito simples, então não há porque não fazer uso desta ferramenta.

Ahh! Não vamos esquecer que poderá exportar tais informações para uma planilha excel, esta opção fica abaixo do relatório gerado, o botão é o “Exportar Excel”.

 

Relatório de Cupom de Troca

Veremos agora referente ao relatório de Cupons de Troca, o caminho é o mesmo, deverá acessar Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Cupom para Troca);

  • Selecione a Data Inicial e Final, o tipo de cupom podendo ser um cupom para troca, para toda loja ou para clientes específicos, ou mesmo se desejar utilize o código do cupom para gerar um relatório específico;
  • As informações apresentadas neste relatório serão o código do pedido, data do pedido, nome do cliente, total do pedido (R$), nome do cupom e o desconto. Para melhor compreensão visualize a imagem abaixo:

Assim com tais informações em mãos poderá melhor configurar e disponibilizar os cupons de desconto se adequando ao seu planejamento financeiro. Até agora vimos sobre os quatro primeiros relatórios e já deu para notar o quão fácil e simples é para gerar os relatórios.

E não para por aí, tem ainda muitos relatórios a serem vistos.

 

Relatório de Pedidos Por Local

A opção Relatório de Pedidos por Local serão apresentadas informações sobre a quantidade de vendas em cada local, como por exemplo a quantidade de vendas na loja virtual, B2W, Particular, Mercado Livre assim por diante.

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Pedidos Por Local);

  • Há apenas duas opções de filtro para este relatório, o primeiro é a quantidade de meses que deseja que sejam importadas as informações para o relatório, como último mês, últimos 2 meses, últimos 3 meses e assim por diante;
  • O outro campo do filtro é o Status dos Pedidos, como FINALIZADO, A ENVIAR e assim por diante.

Conforme foi visto na imagem acima este relatório será apresentado também em forma de gráfico em barras, facilitando ainda mais a visualização das informações.

 

Relatório de Pedidos por Parceiro

Que tal um relatório de pedidos por parceiro? Isto mesmo, é possível gerar um relatórios dos parceiros que foram cadastrados lá em Marketing >> Parceiros e Afiliados.

Como os demais relatórios este também é muito simples, basta acessar Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Pedidos Por Parceiros).

  • Primeiro selecione a data inicial e final para para geração do relatório;
  • Agora selecione o Status dos Pedidos e também o Parceiro, pronto será gerado um relatório conforme imagem abaixo:

Muito fácil, não achou? Pois é, e até o final deste artigo você vai perceber que para gerar todos os relatórios será tão fácil quanto os já vistos.

 

Relatório de Recebimentos do Dia

Através deste relatório é possível ver todas as vendas que ocorreram em um dia em específico, sua utilização não poderia ser mais fácil.

Basta acessar Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatórios (Relatório de Recebimento do Dia), onde basta selecionar a data (dia) que desejar e clicar em “OK”, veja como é simples nas imagens abaixo:

Figura 1

Figura 2

Fácil, não achou? Pois é, muito simples. E através deste relatório poderá administrar a parte financeira de sua loja ainda melhor, pois neste relatório já conta o preço de custo, de venda, valor recebido, frete até mesmo o lucro gerado por cada venda!

 

Relatório de Resultado Econômico

Tem também o Relatório de Resultado Econômico? Sim, a plataforma Tray tem sim. E adivinha, também é muito fácil de utilizar.

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Resultado Econômico);

  • Agora basta selecionar o Mês que deseja obter tal relatório e clicar em “Filtrar”, pronto;

  • Serão apresentadas informações como data, total do pedido, valor recebido, preço de custo em R$, preço de custo em dólar $, comissão, frete, acréscimo e desconto da forma de pagamento, lucro do dia.
  • E por último sendo o único campo que poder gerar alguma dúvida do que é, é o Diferença do Valor do Pedido x Recebido, ou seja, é o valor que ainda falta para o cliente pagar por completo o pedido, para um entendimento mais fácil imagine que o pedido do cliente foi de R$100,00 e ele pagou apenas R$70,00, assim a diferença entre o valor do pedido e o valor recebido seria de R$30,00 (pois R$100,00 - (menos) R$70,00 é = (igual) a R$30,00)

Aviso: Ao clicar na data (em azul) será informado o código do pedido!

Fácil não achou!? E o melhor de tudo é que este relatório vai ajudar e muito em seu controle financeiro.

 

Relatórios de Pedidos Excluídos

Antes de falarmos sobre este relatório, já gostaríamos de alertar que recomendamos que NÃO seja excluído nenhum pedido dentro do painel administrativo Tray, isto evita duplicidade de pedidos como também evita pedidos duplicados no intermediador de pagamento. Então se o pedido foi feito de maneira errônea ou mesmo não será utilizado é recomendado apenas que cancele o pedido e não faça a exclusão!

Bem, agora que você já sabe que não é recomendado excluir pedidos e não fará mais este procedimento, poderá acessar Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Pedidos Excluídos).

  • O relatório de pedidos gera tais informações apenas do presente mês, ou seja, não há como gerar um relatório de um mês que já passou, somente no mês em que nos encontramos!

Através deste relatório terá acesso ao usuário que realizou a exclusão!

 

Relatório de Comissões de Vendas

E por fim, o último relatório, o Relatório de Comissões de Vendas, o caminho de acesso é o mesmo e de tanto vermos ele hoje nem é mais preciso informá-lo, não é mesmo?!

  • Dentro da página do relatório, você deverá preencher a data inicial e data final;
  • Preencha também os status dos pedidos e locais de venda no qual deseja obter informações no relatório;
  • Pronto, agora basta clicar em gerar e será apresentada uma imagem conforme esta aqui abaixo:

Ah! Vale lembrar que estes são os relatórios encontrados no menu principal Vendas, porém há outros relatórios que você poderá encontrar em Marketing >> Relatórios, e em breve teremos um artigo completo sobre tais relatórios.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Toribio 
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