Sumário

  1. Por que integrar minha loja com o Google Avaliações?
  2. Os requerimentos da integração.
  3. Configurando o Google Tag Manager - Variáveis.
  4. Configurando o Google Tag Manager - Acionadores.
  5. Configurando o Google Tag Manager - Tags.

 

1. Por que integrar minha loja com o Google Avaliações?

  Que tal realizar a integração com o Google Avaliações? Este é um ótimo meio de gerar confiança e dar ainda mais credibilidade para sua loja virtual! Você pode até pensar o porquê disto, e a resposta seria simples, como no exemplo a seguir:

  Digamos que ao navegar pela internet você se depara com alguma propaganda, ou até mesmo, ao realizar alguma pesquisa pela internet, encontra algum produto que deseja comprar por um bom preço, mas em uma loja virtual que você nunca ouviu falar, ou seja, você acaba não tendo confiança para comprar nesta loja, assim, qual seria a primeira coisa que você, eu ou mesmo outro cliente faria? Exato, ir direto para as avaliações dos produtos e da loja virtual, assim através de informações sobre a experiência de compra e qualidade dos produtos postados por outros clientes, você teria uma confirmação de que esta loja é de confiança e poderia realizar a compra sem ter aquele “pé” atrás.

  Ah! Lembre-se, isto vale também para sua loja virtual, para toda primeira compra haverá sempre um cliente com este pé atrás, com receio de comprar em sua loja, e ele fará a mesma coisa que faríamos como mencionado acima, ele vai logo ver as avaliações e comentários que seus outros clientes fizeram sobre sua loja e produtos! Agora imagine que você não tenha tal ferramenta integrada à loja virtual? Já deu para entender, não é mesmo?

 

  Sabendo disto, vamos ao que interessa, às configurações!

 

2. Os requerimentos da integração.

Pontos Importantes!

1.  Antes de realizar a configuração do Google Avaliações, tenha certeza de integrar sua loja com o Google Merchant Center e enviar os seus produtos para o Google Shopping, sem os quais esta integração não será possível, clique aqui para aprender como realizar esta integração.

2.  A integração com o Google Avaliações é feito através do Google Tag Manager, assim é preciso que o Google Tag Manager já esteja integrado à sua loja, lembrando que o código de integração é incluído em Minha Loja > Integrações > Ferramentas Google > Tag Manager. Para mais informações sobre o Google Tag Manager, clique aqui.

3.  Lembre-se que é necessário reivindicar a URL de sua loja para que possa utilizar as ferramentas do Google, neste link há um tutorial completo para o procedimento, caso ainda não tenha feito nos passos anteriores.

 

  Já subiu os produtos para o Google Merchant Center, realizou a integração com o Google Tag Manager, e já reivindicou a propriedade de seu domínio? Se sim, agora vamos às configurações para utilizar o Google Avaliações em sua loja, para isso, acesse sua conta do Google Tag Manager para que possa criar as variáveis, acionadores e tags necessárias para esta integração.

 

3. Configurando o Google Tag Manager - Variáveis

  Ao acessar sua conta do Google Tag Manager, prossiga para o menu lateral esquerdo onde deverá clicar em "Variáveis". Agora clique em "Nova". Crie a variável conforme as informações abaixo;

Nome: deadline

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.deadline

Versão da camada de dados: Versão 2

  •   Salve a variável anterior e crie outra, acessando novamente Variáveis > Nova. Configure esta nova variável como demonstrado abaixo:

Nome: email

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: email

Versão da camada de dados: Versão 2

  •   A próxima variável a ser configurada é a “IdPedido”, segue a configuração:

Nome: IdPedido

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.id

Versão da camada de dados: Versão 2

  •   A variável seguinte é a "productsGtins", segue a configuração:

mceclip0.png

Nome: productsGtins

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: productsGtins

Versão da camada de dados: Versão 2

  •   Por fim, a última variável a ser configurada é a “prazoEntrega”, e o caminho é o mesmo, porém em “Tipo de Variável” selecione a opção “JavaScript personalizado”, assim será aberto um espaço para preenchimento no qual deverá utilizar o código abaixo da imagem; 

Nome: prazoEntrega

Escolher tipo: JavaScript personalizado

 

Copie o código abaixo, e cole no campo "Javascript personalizado":

function() {

var today = new Date();

var aux = new Date(today);

aux.setDate(aux.getDate() + {{deadline}});

var estimated = new Date(aux);

var estimatedMonth = estimated.getMonth() + 1;

var estimatedDay = estimated.getDate();

return estimated.getFullYear() + '-' +

        (estimatedMonth < 10 ? '0' + estimatedMonth : estimatedMonth) + '-' +

        (estimatedDay < 10 ? '0' + estimatedDay : estimatedDay)

}

 

Importante!

  É preciso que copie e cole o código inteiro descrito acima, iniciando em “function…” e finalizando com a chave “ } ”.

  Em primeiro momento até parece ser complicado, não acha? Mas fique tranquilo, pois agora faltam poucas configurações e já deu para perceber que seguindo o passo a passo não tem como errar.

 

4. Configurando o Google Tag Manager - Acionadores.

  Agora vamos para as configurações dos “Acionadores”:

  •   No menu esquerdo acesse Acionadores > Novo e crie o acionador conforme as informações abaixo:

Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

Escolher evento: Evento personalizado

Nome do evento: purchase

  • O próximo acionador a ser configurado é o DOM, basta configurá-lo conforme imagem e informações abaixo:

Nome: DOM

Tipo de acionador: DOM Pronto

 

  • O último acionador é o "EasyCheckout_ProductsGtins", configure-o como demonstrado abaixo:

mceclip2.png

Nome: EasyCheckout_ProductsGtins

Tipo de acionador: Evento personalizado

Nome do evento: productsGtins

Este acionador é acionado em: Todos os eventos personalizados

 

5. Configurando o Google Tag Manager - Tags.

  E para finalizar a integração do Google Avaliações com sua loja virtual, veremos a criação/configuração das TAGs, lembrando que o caminho agora é Tags > Nova.

  •   A primeira Tag é a "Google Avaliações - Variáveis", segue as configurações:

mceclip3.png

Nome: Google Avaliações - Variáveis

Tipo de tag: HTML personalizado

Acionamento: EasyCheckout_OrderPlaced

 

Em "HTML", insira o seguinte código:

<script>
var OrderData = {{OrderData}};
var products = OrderData.products;
var productsGtins = [];
for (product in products) {
productsGtins.push({"gtin":products[product].ean});
};
dataLayer.push({
'event': 'productsGtins',
'productsGtins': productsGtins
});
</script>

 

  • A segunda e última Tag a ser criada é a "GoogleAvaliacao", segue a configuração:

Nome: GoogleAvaliacao

Tipo de tag: HTML personalizado

Disparar em: EasyCheckout_OrderPlaced

Disparar também em: DOM

 

Atenção!

  Deverá ser feita as alterações no código do Google, conforme sinalizado abaixo.

 

HTML personalizado:

<!-- BEGIN GCR Opt-in Module Code -->

<script src="https://apis.google.com/js/platform.js?onload=renderOptIn"

async defer>

</script>


<script>
var id_pedido = {{IdPedido}};
var email = {{email}};
var prazo_entrega = {{prazoEntrega}};
var gtin = {{productsGtins}};

window.renderOptIn = function() {

window.gapi.load('surveyoptin', function() {

window.gapi.surveyoptin.render(

{

"merchant_id": COLOQUE_SEU_ID_MERCHANT_AQUI,

"order_id": id_pedido,

"email": email,

"delivery_country": "BR",

"estimated_delivery_date": prazo_entrega,

"products": gtin,

"opt_in_style": "BOTTOM_TRAY"

});

});

}

</script>

<!-- END GCR Opt-in Module Code -->

<!-- BEGIN GCR Language Code -->

<script>

window.___gcfg = {

lang: 'pt-BR'

};

</script>

<!-- END GCR Language Code -->

 

Atenção!

  É preciso que você publique o CONTÊINER após realizar as configurações mencionadas acima, pois é através da publicação do Contêiner que as configurações serão aplicadas.

  A publicação é feita através do botão "ENVIAR", localizado no canto superior direito do Google Tag Manager.

  Apenas olhando os códigos e nomes até parece ser complicada esta integração, mas seguindo o passo a passo acima você vai ver que é muito simples e rápido. Então, não deixe de utilizar esta ótima ferramenta.

 

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Maurício Muela
    3

    Perfeito, eu acabei de realizar o passo a passo da configuração, como devo testar? em quais locais o cliente vai ser impactado com os campos para realizar a avaliação. 

    Em resumo precisamos testar.

    Loja 39590

    Ações de comentário Permalink
  • TEK DISTRIBUIDOR Humberto
    1

    Ola como testar? Loja 

    448593 

    Ações de comentário Permalink
  • hedirodrigo
    0

    Olá,

    Já configurei e simulei a compra.

    Apareceu certinho a mensagem do google avaliação.

    Contudo estou com o seguinte problema:

    01 - a mensagem do google não é responsivo, no celular não ficou legal. Será que tem como configurar?

    02 - a informação no painel do google que um cliente aceitou fazer a avaliação, não aparece. Será que demora muito para aparecer?

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    1

    Olá, pessoal! Como estão?
    Hedi, ambas as informações deverão ser validadas diretamente com o Google, pois referem-se especificamente ao código disponibilizado por eles.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • hedirodrigo
    2

    Olá.

    Vocês tem algum tutorial ou dicas de como incluir selo na página?

    Seria legal incluir um item na loja de aplicativos da Tray do google avaliação, como tem na Loja Integrada.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Hedi!
    Ótima dica, de fato, facilitaria muito a configuração do Google Avaliações, entretanto, pedimos por gentileza, que encaminhe esta sugestão através do canal específico para sugestões, acesse clientes.tray.com.br e abaixo de "Evoluções em Andamento" você encontrará o botão "Sugestão".

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Michael Douglas Correia Pereira
    2

    É possível também capturar as avaliações de produto como é informado neste link?  https://support.google.com/merchants/answer/7519329

     

     

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    1

    Olá Michael!

    É possível realizar as configurações no código informado acima como desejar, porém é importante que tudo seja testado para que não haja problemas na integração com o Google Avaliações.

    Atualmente o funcionamento da integração irá avaliar toda a experiência de compra na loja, entretanto, esta parte do código para informar o Gtin dos produtos ainda não foi desenvolvida.

    Deixe uma sugestão para que nossas equipes de desenvolvimento possam validar a inclusão deste código! Acesse o site clientes.tray.com.br e abaixo de "Evoluções em Andamento" você encontrará o botão "Contribua com sua sugestão".

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • FOTOPARTS
    1

    Acabei de integrar. So uma pequena dúvida. onde que essa integração irá aparecer na página? Isso serve apenas para o carrinho de compras ou depois tem como colocar as "Estrelinhas" e avaliações gerais (comentários dos clientes) na própria página como exemplo estes sites que colocam proximo ao rodapé ou em algum lugar das páginas (dessas que utilizam o Opinioes Verificadas, YourViews, etc...)? 

    Ações de comentário Permalink
  • Vinon
    0

    Olá, onde encontro o merchant id?

    Ações de comentário Permalink
  • Maurício Muela
    1

    Vinon, segue abaixo um print

     

    https://prnt.sc/tqobne

    Ações de comentário Permalink
  • Jota K
    0

    O tutorial está bem elaborado, eu que sou leigo consegui fazer tudo certinho. 

    falta em o que fazer após configurar, não ficou claro o que ele faz... seria avaliação do google maps que vai aparecer no site ? existe selo pra inserir ? como fazer? Ficou vago a parte do que fazer com o que essa configuração vai começar a gerar... se tem que esperar até gerar venda e esperar que cliente responderem ... para quem nunca viu o que é isso , dá pra configurar como guia o tutorial mas fica muito vago a onde isso vai chegar e o que precisa ser feito. 

     

    pelos comentários, parece que há algum selo, há mensagens sendo enviadas ,,, mas onde vejo isso ? alguém pode dar uma luz ? estou vendo que uma explicaçãozinha já faria entender o que é ...

    Ações de comentário Permalink
  • Jota K
    0

    Vasculhei um pouco e acho que entendi... segue a info que estava faltando.

     

    essa configuração deste tutorial, ela faz com que o google envie um email pedindo que avalie a sua experiencia de compra com a loja, isso acontece somente quando alguém finaliza a compra. o vendedor pode fazer teste gerando uma venda teste de boleto , dessa forma o google avaliação deste tutorial, se estiver bem configurado, ira mandar email perguntando. 

     

    para o tal selo, precisamos alcançar 100 avaliações. entretanto, os novatos como eu que está iniciando a sua loja, tem que chegar a conquistar 100 vendas. kkkkk nessa pandemia, com uma venda por semana e olhe lá, vai ser só no ano q vem. ....

     

    enfim, é isso que esse tutorial faz. se quiser testar pra ver se está tudo funcionando, tente fazer uma compra teste e veja se recebe os emails do google pedindo avaliação

    Ações de comentário Permalink
  • Jota K
    2

    Agora sim surgiu uma dúvida produtiva. 

     

    No meu caso, sou fabricante e meus produtos não possuem o GTIN (ou aquele código global que cada produtos das grandes marcas possuem em comum).

     

    Neste cenário, os códigos HTML que eu vi na integração, me parece que usa GTIN do produto.

    No meu caso, ao cadastrar produtos na TRAY , deixo em branco o campo GTIN, pois não possuo e a quantidade dos produtos produzidos não fazem o jus ao custo de investimento pra se ter(comprar) o GTIN.

     

    Isso interfere em algo? Quem tem produtos sem GTIN como eu, devo editar o HTML trocando o GTIN para referencia do produto por exemplo? Ou não afeta em anda ?

    Ações de comentário Permalink
  • Jota K
    0

    Outra dúvida.

    Este tutorial engloba(inclui e resolve) a integração do módulo de permissão da pesquisa ?

    https://support.google.com/merchants/answer/7106244

     

    Ficou a dúvida se o Tagmanager que configuramos no tutorial substitui a necessidade de fazer os passos pedidos no link acima configurando o modulo de permissão.

    Ações de comentário Permalink
  • Carrossel Ateliê
    0

    Estou com a mesma duvida do Jota K sobre o GTIN, também tenho produtos nesta situação.

    Ações de comentário Permalink
  • KARINA DA SILVA STAIER
    0

    olha o que esta acontecendo comigo nao deixa publicar

    O nome da variável é desconhecido A variável desconhecida "OrderData" foi encontrada em uma tag. Edite a tag e remova a referência à variável em questão.
     
    Ações de comentário Permalink
  • Jota K
    0

    KARINA DA SILVA >

    já que aqui só tem gente com dúvida,, vou tentar contribuir. mas é no achismo =^=

     

    eu acho que essa variável orderData seria onde está guardado o dia em que o pedido foi feito. 

    e em uma tag que vc configurou está usando esse valor. então o google instrui vc em entrar nessa tag e alterar, talvez esteja reservado pra outro uso... algo do tipo.

    Ações de comentário Permalink
  • KARINA DA SILVA STAIER
    0

    e na criação da  tag Google Avaliações - Variáveis quando envia para publicar diz isso.

     

    O nome da variável é desconhecido
    Google Avaliações - Variáveis
    A variável desconhecida "OrderData" foi encontrada em uma tag. Edite a tag e remova a referência à variável em questão.
    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk