Que tal realizar a integração com o Google Avaliações? É um ótimo meio de gerar confiança e passar credibilidade para a loja virtual, você pode até pensar o porquê disto, e a resposta seria simples, se você vê alguma propagando ou mesmo pesquisando pela internet encontra o produto que deseja comprar e por um bom preço, mas em uma loja virtual que você nunca ouviu falar, ou seja, você não tem confiança em comprar nesta loja, qual a primeira coisa que você, eu ou mesmo um outro cliente faria? Exato, ir direto para as avaliações dos produtos e da loja virtual, assim através de informações sobre a experiência de compra e qualidade dos produtos postados por outros clientes, trará esta confiança para que possamos realizar a compra sem ter aquele “pé” atrás.

    Ah! Lembre-se, isto vale também para sua loja virtual, para toda primeira compra haverá sempre um cliente com este pé atrás, com receio de comprar em sua loja, e ele fará a mesma coisa que faríamos como mencionado acima, ele vai logo ver as avaliações que seus clientes fizeram sobre sua loja e produtos! Agora imagine que você não tenha tal ferramenta integrada à loja virtual?! Já deu para entender, não é mesmo?!

 

Sabendo disto, vamos ao que interessa, as configurações:

Importante: A integração com o Google Avaliações é feito através do Google Tag Manager, assim é preciso que o Google Tag Manager já esteja integrado à sua loja, lembrando que o código de integração é incluído em Minha Loja >> Integrações >> Ferramentas Google >> Tag Manager.

  • Primeiro passo é reivindicar a URL de sua loja para poder utilizar as ferramentas Google, neste link há um tutorial completo para o procedimento;
  • Já com a URL reivindicada, acesse este outro link e crie uma conta no Google Tag Manager;

Agora que você já tem um conta no Google Tag Manager, vamos às configurações para utilizar o Google Avaliações, lembrando que dentro de sua conta do Google Tag Manager será necessário que crie algumas variáveis, acionadores e tags.

  • No menu do Tag Manager (lado esquerdo do painel) clique em Variáveis >> Nova e crie a variável conforme informações abaixo;

Nome: deadline

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.deadline

Versão da camada de dados: Versão 2

  • Vamos à próxima variável que deverá criar, o caminho é o mesmo Variáveis >> Nova, abaixo segue imagem e informações de preenchimento;

 

Nome: email

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: email

Versão da camada de dados: Versão 2

  • A próxima variável a ser configurada é a “IdPedido”, e o caminho é o mesmo das demais acima;

Nome: IdPedido

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.id

Versão da camada de dados: Versão 2

  • Agora por fim, a última variável a ser configurada é a “prazoEntrega”, e o caminho é o mesmo, porém em “Tipo de Variável” selecione a opção “JavaScript personalizado”, assim será aberto um espaço para preenchimento no qual deverá utilizar o código abaixo da imagem;

 

Nome: prazoEntrega

Escolher tipo: JavaScript personalizado

Abaixo segue o código inteiro a ser utilizado:

function() {

var today = new Date();

 

var aux = new Date(today);

aux.setDate(aux.getDate() + {{deadline}});

 

var estimated = new Date(aux);

 

var estimatedMonth = estimated.getMonth() + 1;

 

var estimatedDay = estimated.getDate();

 

return estimated.getFullYear() + '-' +

 

        (estimatedMonth < 10 ? '0' + estimatedMonth : estimatedMonth) + '-' +

 

        (estimatedDay < 10 ? '0' + estimatedDay : estimatedDay)

 

}

Importante: É preciso que copie e cole o código inteiro descrito acima, iniciando em “function….” e finalizando com a chave “ } ”.

Em primeiro momento até parece ser complicado, não acha? Mas fique tranquilo, pois agora faltam poucas configurações e já deu para perceber que seguindo o passo a passo não tem como errar.

Agora vamos para as configurações dos “Acionadores”:

  • No menu esquerdo acesse Acionadores >> Novo e crie o acionado conforme informações abaixo:

Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

Escolher evento: Evento personalizado

Nome do evento: purchase

  • O próximo “Acionador” a ser configurado é o DOM, basta configurá-lo conforme imagem e informações abaixo:

Nome: DOM

Escolher opção: DOM Pronto

E para finalizar a integração do Avaliações Google com sua loja virtual veremos a criação/configuração da TAG, lembrando que o caminho é Tag >> Novo.

Nome: GoogleAvaliacao

Produto: Tag HTML personalizado

Disparar em: EasyCheckout_OrderPlaced

Disparar também em: DOM

ATENÇÃO: Deverá ser feita a alteração do código do Google, conforme sinalizado abaixo. Sendo informado o código do seu Merchant junto ao Google

 

HTML personalizado:

<!-- BEGIN GCR Opt-in Module Code -->

<script src="https://apis.google.com/js/platform.js?onload=renderOptIn"

async defer>

</script>

 

<script>

var id_pedido = {{IdPedido}};

var email = {{email}};

var prazo_entrega = {{prazoEntrega}};

window.renderOptIn = function() {

        window.gapi.load('surveyoptin', function() {

        window.gapi.surveyoptin.render(

        {

        "merchant_id": COLOQUE_SEU_ID_MERCHANT_AQUI,

        "order_id": id_pedido,

        "email": email,

        "delivery_country": "BR",

        "estimated_delivery_date": prazo_entrega,

        "opt_in_style": "CENTER_DIALOG"

        });

        });

}

</script>

<!-- END GCR Opt-in Module Code -->

 

<!-- BEGIN GCR Language Code -->

<script>

window.___gcfg = {

        lang: 'pt_BR'

};

</script>

<!-- END GCR Language Code →

Apenas olhando os códigos e nomes até parece ser complicada esta integração, mas seguindo o passo a passo acima você vai ver que é muito simples e rápido. Então não deixe de utilizar esta ótima ferramenta.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Toribio 
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