Precisa de ajuda?

→

Liberamos a integração BETA da Netshoes, imagina sua loja virtual integrada a este gigante? Pois é, agora é possível esta integração e o melhor de tudo é que é bem simples, abaixo há um passo a passo para que possa iniciar as atividades neste marketplace.

Não perca tempo e comece a anunciar seus produtos em uma das maiores lojas de artigos Esportivos do Brasil.

Para se cadastrar acesse o link: Netshoes

 

Sumário

1 - Produtos

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes

1.2 - Cadastro de Produtos

1.2.1 -  Produtos com falha de Cadastro

1.2.2 - Regra de envio de Preço

1.2.2.1 - Regra de envio de preço de produtos com variação

1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com promoção

1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

2 - Fluxo de cadastro de produtos

3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

4- Requisitos obrigatórios Netshoes

5 - Características

6 - Categorias

7 - Marcas 

8 - Configurações

8.1 - Estoque Mínimo

8.2 - Preço de Venda

8.3 - Frete

 

 

1 - Produtos

Importante! O recurso de Kits de produtos não está disponível para cadastrar nos marketplaces.

1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes

  •  Nome do produto (pode conter no máximo 100 caracteres); 
  • Peso (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
  • Dimensões dos produtos  - Altura Largura e  Comprimento  (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
  • Imagem (Validação de urls permitidas: http e https Formato: .jpeg Dimensões da imagem: Max. 1200X1200px e Mín. 400pX400px);
  • Estoque;
  • Variação/Característica obrigatórias (a Netshoes possui algumas regras de cadastro do produto, vamos falar no tópico 4- Requisitos obrigatórios Netshoes); 
  • Descrição tem limite de 2000 Caracteres (não pode conter html, CSS,  caracteres especiais,  imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);
  • Marca;
  • Preço (Produtos com variação que não possuem preço cadastrado, enviamos o preço do produto principal);

 

1.2 - Cadastro de Produtos

Para criação de produtos no Marketplace acesse marketplace >> Netshoes>> Produtos >> Incluir produtos no marketplace.

Neste menu será exibido 4 métodos de envio que a loja poderá usar sendo elas:

Selecionar todos os produtos:  A Tray carrega todos os produtos da loja para cadastro no marketplace.

Selecionar produtos manualmente: Opção para que a lojista possa selecionar um ou  mais produtos específicos para envio.

Selecionar uma ou mais categorias: Caso a loja decida enviar por categoria considera apenas os produtos que estiverem cadastrados como “categoria Principal”.

Ex: Produto XPTO está cadastrado na categoria Xbox One e como categoria Adicional “acessórios” se eu tentar enviar a categoria “acessórios” este produto não será cadastrado pois está em uma categoria Adicional” para que o mesmo possa ser enviado deverá selecionar a categoria Xbox One.

Selecionar uma ou mais marcas: Dentro da ficha de cadastro dos produtos tem o campo de Marcas como exemplo: Apple, Samsung, Motorola Sony, Microsoft, uma vez que selecionar essa opção a loja pode escolher as marcas  cadastradas para que seja enviado os produtos que tenham as mesmas cadastradas em suas respectivas fichas.

Observação: Caso a loja tenha enviado produtos para o marketplace e volte selecionar uma das opções de envio acima as ofertas que foram enviadas sofrem apenas uma atualização.

  

 1.2.1 -  Produtos com falha de Cadastro

Os produtos que não atenderem os requisitos 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes podem apresentar falhas no envio. Nesse momento será exibido uma tela com a seguinte mensagem:

 ink.png

 

Nesta tela de falha a loja tem a opção de baixar o Excel  com os produtos com falha e corrigi-los.

Observação: Caso a loja tenha produtos que atendam os requisitos para cadastro, e retornem outros produtos com  falhas, os que estiverem com todas as informações cadastradas corretamente são enviados ficando apenas estes para loja analisar.

 

1.2.2 - Regra de envio de Preço

A integração que a Tray possui,  permite ao lojista enviar preços diferenciados para Netshoes.

Temos os seguintes modos de envio de preços:

Preço igual da loja:  Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.

Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.

Preço com acréscimo em Reais(R$)  ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:

  • Preço de venda:  Neste cenário o acréscimo dado será em cima do  preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 20,00

Ao incluir  acréscimo de  R$ 15,00 em sobre o preço de custo,  o valor da oferta custará R$ 35,00 pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.

Preço com  Desconto em Reais(R$)  ou porcentagem (%) Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:

  • Preço de venda:  Neste cenário o desconto  dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
  • Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o  desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.

Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e “preço de custo” R$ 35,00

Se concedermos um desconto de R$15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta custará R$ 20,00 pois  valor de custo do meu produto é  R$ 35,00.

Observação: Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos  e escolha como base de preço de Custo  para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.

 

Se a loja tiver produtos que foram enviados para o  marketplace também poderá atualizar o seu preço, acesse menu marketplace >> Netshoes>> Lista de produtos integrados (do lado direito de cada oferta possui uma seta), clicando nela temos a opção de “atualizar preço”, podemos atualizar o preço selecionando várias ofertas  de uma vez sendo necessário apenas clicar em cima do checkbox o(pção de selecionar quadrado do lado esquerdo)  abaixo do campo código loja conforme demonstramos no exemplo abaixo.

 

ink.png

ink.png

 

 

 1.2.2.1 - Regra de envio de preço de produtos com variação

 

As lojas que trabalham com variações em seus produtos precisam ficar atentos pois existem alguns critérios no envio dos preços, a seguir vamos citá-los:

Produto com variação sem Preço: Uma vez que a variação não possui preço quando a oferta é criada no marketplace será herdado o valor do produto “pai”

Exemplo: Produto XPTO possui valor R$ 200,00 com variação “Cor” Preta sem valor

Quando a oferta for criada será enviado o preço de R$ 200,00 correspondente  ao produto Pai.

Produto com variação com Preço: Uma vez que as variações tenham preços cadastrados serão enviados os preços das mesmas

Exemplo: Produto XPTO valor R$ 200,00 variação “Cor” Preto custando R$ 50,00, Azul custando R$ 100,00 na criação da oferta será enviado respectivamente os preços R$ 50,00 para variação Preta e R$ 100,00 para variação Azul.

Caso a loja utilize uma regra de preço com acréscimo ou desconto será dado com base no preço da variação.

Observação: Caso tenha mais de uma variação o produto e algumas variações possuem preço e outras não, as que não tiverem vão herdar o preço do produto pai.

 

1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com promoção

As lojas que trabalham com promoções ativas em seus produtos são enviados os preços promocionais se utilizar as seguintes regras de preço:  Preço igual da loja, Acréscimo ou desconto com Base no Preço de Venda.

Ex:  Produto XPTO  tem valor de R$ 40,00 com uma promoção ativa a partir do  dia 05/12/2017 válida até 06/12/2017  com valor DE R$ 15,00.

 ink__1_.png

O valor enviado para o Marketplace será de R$ 15,00 pois trata-se do  preço vigente do produto (preço sendo ofertado) tendo acréscimo, ou desconto ou podendo ser o preço igual da loja de acordo com a regra de preço escolhida e conforme citado no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço.

Quando ocorrer o término da data de promoção o valor do produto volta o preço de “venda” com isso o produto no marketplace também atualiza o preço pegando o valor vigente (preço do produto sendo vendido na loja virtual).

 

1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada

O Lojista possui o recurso de enviar uma descrição personalizada para seus produtos na Netshoes caso a descrição do seus produtos não estejam dentro dos critérios que a Netshoes exige 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes

O envio da descrição pode ser feito de duas Maneiras sendo elas: na inclusão de um novo produto no Marketplace ou na edição de um produto que foi enviado que foi reprovado na análise da Netshoes conforme seus critérios.

 Observação: Após a Netshoes aprovar os produtos de sua loja, caso lojista mude a descrição a mesma não será atualizada, pois a Netshoes bloqueia todas atualizações depois do produto estar aprovado exceto de preço e estoque.

Esta regra vale para produtos que a Netshoes aprova, caso eles reprovem seus produtos retornando com falha, caso lojista mude a descrição, a mesma será reenviada e atualizada com eles após a loja efetuar as correções no produto.

Estas  regras fazem parte da politica da Netshoes, caso tenham alguma duvida podem entrar em contato com equipe de suporte deles.

 

1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos

Acessando menu marketplace >> Netshoes>> Incluir Produtos no marketplace ou menu marketplace >> Netshoes >> Lista de produtos integrados >> Incluir Produtos no marketplace.

ink__4_.png

Assim que escolher maneira que deseja incluir seus produtos no marketplace, seja todos os produtos,  produtos manualmente, por marcas específicas  ou categorias 1.2 - Cadastro de Produtos específicas   quando clicar em continuar será exibida uma tela de “revisão dos produtos” nesta tela temos a opção do lado direito de cada produto de “editar descrição” ao clicar nesta opção exibe o editor de textos para o lojista cadastrar a descrição conforme desejado conforme exemplos abaixo.

ink__5_.png

ink__6_.png

 

 

 Observação: Após a Netshoes aprovar os produtos de sua loja, caso lojista mude a descrição a mesma não será atualizada, pois a Netshoes bloqueia todas atualizações depois do produto estar aprovado exceto de preço e estoque.

Esta regra vale para produtos que a Netshoes aprova, caso eles reprovem seus produtos retornando com falha, caso lojista mude a descrição, a mesma será reenviada e atualizada com eles após a loja efetuar as correções no produto.

Estas  regras fazem parte da politica da Netshoes, caso tenham alguma duvida podem entrar em contato com equipe de suporte deles.

 

 2 - Fluxo de cadastro de produtos

Abaixo temos o fluxo de cadastro de produtos, desde a sua criação até a aprovação.

 Acompanhamento_de_Status_de_produto_Netshoes_V2.jpg

 

 

3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)

As lojas que possuem integração diretamente com a Netshoes com ofertas cadastradas diretamente no portal deles e passam a integrar com a Tray é necessário realizar o De Para dos produtos existentes com no painel deles com os de sua Loja virtual para que ocorra a integração de estoque, preço, disponibilidade e entre os pedidos corretamente.

Acesse Marketplace >> Netshoes >> Lista de anúncios não relacionados será listado todas as ofertas que estão cadastradas diretamente com a Netshoes que não estão vinculadas ao produto na Tray.

2.PNG

ink__8_.png

 

 Selecionando a opção relacionar anúncio  o lojista será redirecionado para página de relacionamento conforme demonstrado abaixo.

 

ink__9_.png

 

 

4- Requisitos obrigatórios Netshoes

Para que a loja consiga realizar o cadastro de seus produtos na Netshoes é obrigatório que o lojista cadastre Variação nos produtos ou Característica de: Tamanho, sendo esta obrigatória, junto com Variação nos produtos ou Características de Cor ou Sabor, o lojista pode escolher uma das duas, porém deve ser enviada junto com a de Tamanho.

Para saber como se realiza o cadastro de novas Características acesse Características nova função 

Para saber como se realiza o cadastro de novas variações acesse Cadastrar Variação de Produtos

 5 - Características

A Netshoes possui uma serie de características (atributos) que precisam que a loja envie para eles para que os produtos enviados para Netshoes possam ser cadastrados corretamente.

Para que a loja possa realizar estes relacionamentos,  disponibilizamos dentro do painel administrativo o menu marketplace >>Netshoes >> Relacionar Características.

 

3.PNG

 

 

 

 4.PNG

 

 

Nesta Página a loja consegue realizar o relacionamento das características da loja com as da Netshoes clicando no botão "Editar" conforme demonstramos na imagem acima.

 

Exemplo: característica Cor: Amarelo utilizada na loja a mesma deve ser relacionada com a característica Cor: Amarelo da Netshoes, característica Cor: Azul utilizada na loja com a característica Cor: Azul da Netshoes, após concluir o relacionamento desta característica no final da página clique em "salvar". 

 

 

5.PNG

 

 

6.PNG

Observação: A loja deverá realizar o relacionamento de todas as características da loja com as da Netshoes, caso a loja tenha uma característica que a Netshoes não possua,  por exemplo: "Farol do carro", ao clicar no botão editar para relacionar temos a opção de Não enviar os valores das características, ao selecionar esta opção e salvar a característica de sua loja não será enviada para Netshoes.

 

7.PNG

  

6 - Categorias 

 A loja virtual contém uma organização de categorias diferente do site da Netshoes, dessa forma para que seu produto seja cadastrado corretamente na Netshoes é obrigatório que realize o relacionamento da sua categoria com a categoria dos mesmos.

Para realizar o relacionamento de categoria acesse o menu Marketplace > Netshoes> Relacionar Categorias conforme demonstrado abaixo.

ink__2_.png

ink__3_.png

 7 - Marcas

A Netshoes possui filtros de marca com isso eles pedem para que as lojas vinculem as marcas da loja com as marcas da Netshoes para que os produtos possam ser cadastrados corretamente.

Para que a loja possa realizar estes relacionamentos de marcas,  disponibilizamos dentro do painel administrativo o menu marketplace >>Netshoes >> Relacionar Marcas.

 

8.PNG

9.PNG

Dentro da página de relacionar marcas temos os filtros que a loja pode utilizar para buscar o nome de uma marca contida na loja, ou o nome de alguma  marca que a loja tenha feito o relacionamento com a Netshoes, temos também o filtro para listar as marcas relacionadas e não relacionadas, um botão de atualizar lista de marcas da loja.

Exemplo: Dentro do painel administrativo criei uma marca na loja chamada "Rener", quando acesso esse menu de relacionar marcas da Netshoes a mesma não está exibindo, necessário clicar neste botão para que ocorra a importação das marcas que cadastrei no painel da minha loja para que possa efetuar o relacionamento com a Netshoes.

Clicar no botão editar exibe uma tela para podermos buscar a marca da Netshoes para relacionar com a loja conforme exemplo abaixo.

 

10.PNG

 

Caso a loja tenha feito um relacionamento incorreto na página de Relacionar Marcas do lado do botão editar temos uma seta, clicando nela temos a opção de "remover relacionamento".

11.png

 

 

8 - Configurações

Para ter acesso a este menu entre no seu painel administrativo da Tray Marketplace >>  Netshoes>> Configurações

8.1 - Estoque Mínimo

A integração de estoque não ocorre em tempo real pois existe uma cron (rotina) responsável pelo envio das atualizações de estoque para Netshoes.

Esta trava existe para lojas que trabalham com quantidades limitadas de produtos, para não ter problemas de vender produtos  a mais e não ter o  estoque foi inserido essa configuração devido esta comunicação não ser em tempo real.

ink__7_.png

Exemplo: Produto XPTO possui 10 unidades de estoque, na configuração da Netshoes está 2 unidades de estoque mínimo, quando o produto for vendido e chegar em 1 unidades ou menos, na Netshoes será pausado pois o estoque do produto é menor que estoque mínimo configurado.

Observação: A integração de pedidos pode levar até 1 hora para entrar na Tray (nesse meio tempo a loja pode acabar tendo vendas em outros canais como mercado livre, loja virtual etc)  enquanto o pedido não entra na Tray não ocorre a baixa de estoque do produto  e consequentemente não ocorre a atualização no marketplace.

 

8.2 - Preço de Venda  

Recurso utilizado para as lojas que desejam enviar um preço diferenciado para o marketplace seja ele um acréscimo ou um desconto (em reais ou porcentagem) sobre o  valor dos produtos conforme descrito no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço.

Essa regra é Geral e será aplicado o desconto ou acréscimo em todos os produtos que foram enviados para Netshoes junto com os novos que forem  cadastrados.

Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo

 

8.3 - Frete

A integração da Netshoes utiliza o mesmo  cálculo de frete obtido de seus produtos em sua loja virtual de acordo com as tabelas de frete ativas no Painel administrativo.

Quando cliente inclui o Cep no site da Netshoes eles enviam uma requisição para a Tray solicitando o valor do frete para o Produto em questão de acordo com as suas dimensões e peso e cubagem.

Com base configuração que a loja definir para envio do frete tais como: "Utilizar o frete com valor mais barato" ou "utilizar o frete com entrega mais rápida" a Tray repassa para Netshoes a tabela de frete que a loja tem disponível e que atenda a configuração escolhida.

12.png

 

Dentro das configurações do Marketplace  temos a opção  Adicionar custo de imposto ao frete  está configuração uma vez que estiver selecionada adiciona o valor dos impostos que a Loja possui configurada.

 

A Tray tem um recurso de  Não utilizar as forma de envio, esse recurso é utilizado para as lojas que não querem que determinadas tabelas de frete sejam repassadas para a Netshoes, como por exemplo: tabela de Frete Grátis, tabela de Frete A Retirar etc., basta a loja selecionar as que não deseja utilizar na Netshoes e salvar como exemplo abaixo.

13.PNG

 

 

Geraldo Andrade 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk