O Sitemap como o próprio nome diz é o mapa de seu site (loja virtual), ou seja, será utilizado tais caminhos (mapa) pelos robôs dos sites buscadores como o Google para que encontrem, indexem e também armazenem seus arquivos.

  Mas como assim um mapa? É um arquivo no qual constam todas as URLs de seu site (loja virtual) norteando os robôs de busca!

  Por padrão ele é gerado automaticamente, e uma de suas configurações padrões é para não disponibilizar os produtos indisponíveis no XML.

  A frequência de atualização configurada por padrão é diária, mas você poderá configurar para que seja semanal, mensal ou anual, como desejar! Esta configuração irá manipular com qual frequência o XML do Sitemap de sua loja será atualizado pelo sistema, deixando os dados disponíveis após tal atualização para os buscadores que o acessarem. Lembrando que é necessário incluir a URL do Sitemap nas ferramentas desejadas, como o Google Search Console por exemplo.

  Além da frequência de atualização, poderá também configurar a prioridade das páginas de sua loja, sendo que por padrão vem configurado a prioridade máxima para os três itens “Produto, Categoria e Institucional” que é o valor "1.0". Sabendo que a prioridade vai de 0.1 a 1.0 você poderá priorizar apenas as páginas desejadas, como por exemplo apenas as de produtos, ou somente as de categorias.

Dicas

  •   Para páginas com maior relevância, atribua uma prioridade entre 0.8 e 1.0.
  •   Para páginas com relevância mediana, atribua uma prioridade entre 0.5 e 0.7
  •   Para páginas com relevância inferior, atribua uma prioridade entre 0.1 e 0.4

  Desta forma, se sua loja tiver mais prioridade em indexar as páginas de categorias, atribua valores mais altos para as Categorias, e valores mais baixos para as demais, seguindo as recomendações acima. Lembrando que quanto mais próximo de 1.0 mais prioridade os robôs darão para estas páginas, e que não é recomendado utilizar a mesma prioridade para todas as páginas da loja.

  Vale ressaltar que o Sitemap gerado de maneira automática para as lojas virtuais Tray já possuem toda a parametrização necessária para que ocorra a indexação das URLs da loja, como também já possuem todos códigos e estrutura necessária para o mesmo, além de evitar um grande trabalho para gerar seu próprio Sitemap.

  Atenção: Recomendamos a utilização do Sitemap gerado automaticamente pela Tray.

  O caminho para acesso é Minha Loja » SEO - Indexação da Loja » Sitemaps.

  Mas se você quiser gerar manualmente o Sitemap de seu site (loja virtual) fique tranquilo, também há esta opção. Basta selecionar no primeiro item a opção “Manual com o Upload do Sitemap” conforme imagem abaixo:

  Agora basta clicar em “Escolher Arquivo” e depois de selecionar clique em “OK” e pronto, seu Sitemap será incluído com sucesso. Lembrando que há ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet para a geração de Sitemaps, para facilitar ainda mais o trabalho.

  Apesar de ser mais trabalhoso utilizar um Sitemap manual, você terá mais liberdade para determinar as prioridades de cada página, além de incluir outras páginas que não as de Produtos, Categorias e Institucionais. É MUITO importante saber que ao utilizar um Sitemap a localização e indexação das páginas da loja ocorrerão mais rapidamente de acordo com as prioridades configuradas no mesmo, e que se mal configurado pode trazer sérios problemas de indexação das páginas de sua loja.

 

  Tenham ótimas indexações e boas vendas!

Equipe Tray.

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Gabriel Coimbra 
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Comentários

  • Marcelo S. Portela
    2

    Bem instrutivo, mais seri legal ter um vídeo mostrando como fazer SEO de maneira eficiente, se tiver por favor colocar o link nos comentário ou no texto

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  • Regiane Izidorio da Silva Oliveira
    0

    Gente, realmente seria muito necessário ter um vídeo na tray com explicações de como fazer o SEO de nossas lojas, ajudaria bastante. Alguma previsão?  

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  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, pessoal como estão?

    Nosso próximo curso no E-Tray possivelmente será sobre SEO, entretanto, ainda não há uma previsão para lançamento.

    Att,e,

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  • Natalia
    0

    Olá, tenho uma dúvida, estava olhando o webmaster tools e minha pagina site raiz, aparece a mensagem: Indexada, não enviada no sitemap, e fui olhar no sitemap e realmente não consta ele somente os produtos e categorias. Existe a possibilidade de coloca-lo de forma automática, já que aparentemente existe penalização em SEO?

     

    Quando digo raiz é: www.meudominio.com.br

     

    Obrigada

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  • homebankfomento
    0

    Desculpe, mas a coisa foi tao resumida que não entendi, a Tray  coloca o sitemap ou não, precisamos fazer algo, e quanto as TAG porque nenhuma esta sendo armazenada ??

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  • Conteúdos Tray
    0

    Olá Pessoal!

    Natália - O Sitemap atualmente só irá informar as páginas de Produtos, Categorias e Institucionais em seu XML. Estamos verificando a possibilidade de incluir a página Home ao mesmo, agradecemos pelo feedback!
    Entretanto, o status "Indexada, não enviada no sitemap" é um status válido para o Google e não lhe trará nenhuma penalidade para o SEO da loja. ;)

    homebankfomento - O Sitemap está disponibilizado de forma automática em todas as lojas contratadas, e pode ser encontrado em Minha loja » SEO - indexação da loja » Sitemaps. Ainda que o sitemap seja gerado automaticamente, é necessário que você inclua o mesmo no painel do Google Search Console de sua loja, ou qualquer outra ferramenta que utilize para a verificação de Sitemaps.
     
    Além Sitemap padrão que é gerado automaticamente pela loja virtual (Recomendamos a utilização deste), você poderá gerar um arquivo XML e incluí-lo na plataforma com um envio manual, e assim utilizar a URL gerada dos XML nos serviços que estiver utilizando.
     
    Quanto as Metatags, estas precisarão ser configuradas em Minha loja » SEO - indexação da loja » Metatags, clique aqui para acessar o artigo que descreve este procedimento.
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