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A configuração dos gerenciadores de e-mails sempre geram dúvidas, como por exemplo, quais portas utilizar, qual tipo de conta, tipo de criptografia entre outras, e sabendo disto, através deste artigo passaremos um passo a passo para a configuração do Outlook que é um dos gerenciadores mais utilizados pelos lojistas.

 

Segue o passo a passo:

  • Acesse seu gerenciador Outlook e clique na opção “File” no canto superior esquerdo, se seu Outlook estiver em português a opção será “Arquivo”;

  • Agora clique na opção “Add Account” ou “Adicionar Conta”;
  • Na aba “E-mail” selecione a opção ou “Novo”;

  • Marque na parte inferior do gerenciador a opção “Configuração Manual ou Tipos de Servidor Adicionais” conforme imagem abaixo;

  • Agora marque a opção “Pop ou IMAP”;

Neste momento serão abertos vários campos a serem preenchidos, abaixo veja informações de como deverão ser preenchidos para que seu funcionamento ocorra de maneira correta:

 

  • Nome: Digite neste campo seu nome;
  • Endereço de E-mail: Insira a conta de e-mail (completa) que deseja utilizar através do Outlook;
  • Tipo de Conta: É necessário que selecione a opção POP3 ou IMAP;
  • Servidor de Entrada: Preencha com mail.SeuDomínio.com.br;
  • Servidor de Saída: Preencha com mail.SeuDomínio.com.br;
  • Nome do Usuário: Insira a conta de e-mail (completa);
  • Senha: Digite a senha de acesso da conta de e-mail que está configurando (mesma senha que é utilizada para acessar o Webmail);
  • Agora que todos campos mencionados acima estão preenchidos clique na opção “Mais Configurações…” conforme imagem abaixo;

 

Importante: Ao selecionar o tipo de conta POP3, os e-mails serão apagados do servidor e somente serão mantidos no gerenciador de e-mails! Caso selecione o tipo IMAP, os e-mails permanecem no servidor e são baixadas cópias dos mesmos para o gerenciador de e-mails, mas é importante lembrar que na configuração do IMAP se o e-mail for apagado do gerenciador de e-mails (Outlook) o mesmo será também apagado do servidor.

Ah! Não podemos esquecer que, uma vez que os e-mails são excluídos do servidor, não há como recuperá-los.

  • Clique na aba “Servidor de Saída” e selecione a opção “Meu Servidor de Saída (SMTP) Requer Autenticação”;

Agora acesse a aba “Avançados” e nela haverá algumas configurações a serem feitas e campos a serem preenchidos conforme descrito abaixo:

 

  • Altere a porta do Servidor de Entrada (SMTP) para 995;
  • Marque a opção “Este Servidor Requer uma Conexão Criptografada (SSL)”;
  • Altere a porta do Servidor de Saída (SMTP) para 465;
  • Em “Usar o Seguinte Tipo de Conexão Criptografada” selecione “SSL
  • Ah! Nesta mesma página você poderá informar quantos dias deseja que o e-mail ainda permaneça no servidor antes de ser apagado automaticamente (configuração válida para POP3);

Pronto, as configurações necessárias para a utilização de suas contas de e-mail através do Outlook foram feitas.

Mas não se esqueça, o tutorial acima pode ser utilizado para a configuração do Outlook quando seus e-mails estiverem hospedados na Tray ou Locaweb, caso esteja hospedado em algum outro servidor, provavelmente as configurações serão as mesmas ou similares mas ainda sim é recomendado que confirme tais dados juntamente à empresa em questão para que assim possa configurar de acordo com as necessidades do servidor.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Toribio 
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