A configuração dos gerenciadores de e-mails sempre geram dúvidas, como por exemplo, quais portas utilizar, qual tipo de conta, tipo de criptografia entre outras, e sabendo disto, através deste artigo passaremos um passo a passo para a configuração do Outlook que é um dos gerenciadores mais utilizados pelos lojistas.

 

  Segue o passo a passo:

  •   Acesse seu gerenciador Outlook e clique na opção “File” no canto superior esquerdo, se seu Outlook estiver em português a opção será “Arquivo”;

  •   Agora clique na opção “Add Account” ou “Adicionar Conta”;
  •   Na aba “E-mail” selecione a opção ou “Novo”;

  •   Marque na parte inferior do gerenciador a opção “Configuração Manual ou Tipos de Servidor Adicionais” conforme imagem abaixo;

  •   Agora marque a opção “Pop ou IMAP”;

  Neste momento serão abertos vários campos a serem preenchidos, abaixo veja informações de como deverão ser preenchidos para que seu funcionamento ocorra de maneira correta:

  •   Nome: Digite neste campo seu nome;
  •   Endereço de E-mail: Insira a conta de e-mail (completa) que deseja utilizar através do Outlook;
  •   Tipo de Conta: É necessário que selecione a opção POP3 (porta 110) ou IMAP (porta 143);
  •   Servidor de Entrada: Preencha com mail.SeuDomínio.com.br;
  •   Servidor de Saída: Preencha com mail.SeuDomínio.com.br;
  •   Nome do Usuário: Insira a conta de e-mail (completa);
  •   Senha: Digite a senha de acesso da conta de e-mail que está configurando (mesma senha que é utilizada para acessar o Webmail);
  •   Agora que todos campos mencionados acima estão preenchidos clique na opção “Mais Configurações…” conforme imagem abaixo;

 

  Importante: Ao selecionar o tipo de conta POP3, os e-mails serão apagados do servidor e somente serão mantidos no gerenciador de e-mails! Caso selecione o tipo IMAP, os e-mails permanecem no servidor e são baixadas cópias dos mesmos para o gerenciador de e-mails, mas é importante lembrar que na configuração do IMAP se o e-mail for apagado do gerenciador de e-mails (Outlook) o mesmo será também apagado do servidor.

  Ah! Não podemos esquecer que, uma vez que os e-mails são excluídos do servidor, não há como recuperá-los.

  •   Clique na aba “Servidor de Saída” e selecione a opção “Meu Servidor de Saída (SMTP) Requer Autenticação”;

  Agora acesse a aba “Avançados” e nela haverá algumas configurações a serem feitas e campos a serem preenchidos conforme descrito abaixo:

  • Altere a porta do Servidor de Entrada (SMTP) para:
    • Se for utilizar a configuração POP3: 995
    • Se for utilizar a configuração IMAP: 993
  • Marque a opção “Este Servidor Requer uma Conexão Criptografada (SSL)”;
  • Altere a porta do Servidor de Saída (SMTP) para 465;
  • Em “Usar o Seguinte Tipo de Conexão Criptografada” selecione “SSL
  • Ah! Nesta mesma página você poderá informar quantos dias deseja que o e-mail ainda permaneça no servidor antes de ser apagado automaticamente (configuração válida para POP3);

  Pronto, as configurações necessárias para a utilização de suas contas de e-mail através do Outlook foram feitas.

  Mas não se esqueça, o tutorial acima pode ser utilizado para a configuração do Outlook quando seus e-mails estiverem hospedados na Tray ou Locaweb, caso esteja hospedado em algum outro servidor, provavelmente as configurações serão as mesmas ou similares, mas ainda assim, é recomendado que confirme tais dados juntamente à empresa em questão para que assim possa configurar de acordo com as necessidades do servidor.

  Atenção: Apesar de disponibilizarmos o passo a passo para a configuração, o Outlook é um aplicativo externo, sendo assim, não possuímos total autonomia sobre o mesmo e não garantimos o funcionamento desta ferramenta. Caso encontre dificuldades poderá acessar seus emails através do Webmail padrão da Tray.

 

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Rafael Santos Xavier
    0

    Essa orientação não funciona na prática.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá Rafael, como vai?
    Realizamos testes com o manual acima e o funcionamento do Outlook ocorreu normalmente.
    Estamos a disposição.
    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Gustavo Henrique Arnosti de Moura Neves
    0

    Estou tendo problemas em algumas contas somente para usar POP3 com SSL, mas nem todas.
    Parece que se muda a senha demora mais de 1 dia pra poder usar via SSL na porta 995. Isso QUANDO conseguimos, pois tem algumas contas que já estamos há alguns dias sem acesso pelo outlook. Já tentei mudar a senha e reconfigurar e nada funciona.

    A mensagem de erro do Outlook diz:

    Fazer logon no servidor de entrada de emails (POP3): Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado. Tente alterar o método de criptografia. Contate o administrador do servidor de email ou o provedor de serviços de Internet para obter mais assistência.

    Isso usando mail.nossodominio.com.br, com SSL na porta 995. As mesmas credenciais funcionam para SMTP na porta 465 com SSL e também em POP3 sem criptografia na porta 110. Mas é péssimo ter que usar sem criptografia na 110, pois os emails são recebidos como texto puro.

    Via webmail também funciona normal.
    Idéias de como resolver isso? Tenho certeza absoluta que não é a configuração.
    Será que é a versão do Outlook? É Outlook 2007.

    Ações de comentário Permalink
  • Gustavo Henrique Arnosti de Moura Neves
    0

    Depois de muito tentar, acho que agora consegui.

    O suporte infelizmente não ajudou, mandaram passar pra porta 993
    (que é IMAP, não tem nada a ver).

    O Windows 7 não vem com suporte a TLS 1.1 e TLS 1.2 habilitado por padrão, mas é possível ligar estes alterando o registro do Windows.

    Eu já tinha tentado de tudo, inclusive trocar o cliente de e-mail por um Outlook mais novo.

    Talvez fosse interessante fazer um tutorial sobre isso pois com certeza tem outros clientes com o mesmo problema.

    Aqui tem uma explicação do processo e também o arquivo .reg para download (em inglês):
    https://support.cybersource.com/s/article/How-do-I-enable-TLS-1-2-on-Windows-7

    Basicamente é adicionar/alterar os seguintes registros:
    (bem que podia ter code tag aqui né?)
    (se quiser, pode colar isso num arquivo .reg e clicar 2X nele -sem os traços-)

    ----------------------------------------------------------------------

    Windows Registry Editor Version 5.00

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.1\Client]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.1\Server]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.2\Client]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.2\Server]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    ----------------------------------------------------------------------

    Eu só baixei o arquivo .reg do link e cliquei 2X nele para fazer as alterações.

    Depois de mudar isso o Outlook conectou sem problemas na porta 995 (POP3) com SSL ativado. Testei em duas máquinas diferentes e ambas passaram a funcionar.

    Windows 10 não tem esse problema pois TLS 1.1 e 1.2 são ativos por padrão.

    Cheers!
    Gus

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk