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A importância de ter um carrinho que ajude o comprador a finalizar a compra é essencial para todas as lojas, por isso nós estamos desenvolvendo um carrinho moderno, rápido e com uma ótima experiência de uso.

Sua loja pode começar a utilizar o novo carrinho a qualquer momento, mas siga as orientações abaixo para evitar qualquer tipo de surpresa.

1. Avalie as funcionalidades da sua loja

A sua primeira ação e provavelmente a mais importante é avaliar as funcionalidades que você tem na loja. Para isso, acesse dentro do painel da sua loja a opção "EasyCheckout 2.0 > Ver todas as opções > Novo carrinho".

Você vai encontrar as etapas do desenvolvimento, e nesse momento é importante entender se alguma funcionalidade que você precisa está pronta ou não.

Por exemplo, se sua loja possui "campanhas de brinde (brinde por valor)" ativas, é melhor não ativar o novo carrinho visto que não implementamos ainda essa funcionalidade.

Caso você ative e precise voltar atrás, não tem problema, você pode desativar na mesma tela de ativação.

2. Confira as cores do carrinho/checkout

Para o comprador não ter uma mudança drástica de cores entre a loja e o carrinho, recomendamos que você personalize corretamente as cores do seu carrinho e checkout.

Você pode fazer isso em "EasyCheckout 2.0 > Personalização de layout".

3. Migre suas integrações no Google Tag Manager

No novo carrinho, nós seguimos o mesmo padrão que já existe no checkout para o dataLayer, consequentemente isso afeta suas integrações que estão no Google Tag Manager (GTM) configuradas para o carrinho antigo.

O motivo da mudança é seguirmos as recomendações feitas pela Google referente aos dados de comércio eletrônico avançado.

É importante olhar 2 pontos dentro do GTM: acionadores e variáveis.

Acionadores

Os acionadores são usados para definirmos quando uma tag vai ser disparada.

Se eu quero disparar uma tag no carrinho, eu posso criar um acionador da seguinte forma:

Essa configuração não muda para o novo carrinho, o "pageCategory" manteve o mesmo nome: "Carrinho".

Ou seja, na maioria dos casos você não precisará fazer alterações nos acionadores.

Mas existe um detalhe muito importante relacionado aos acionadores. Diferente do carrinho antigo que a página era atualizada sempre que uma ação fosse executada, o carrinho novo é totalmente interativo e não é necessário atualizar a página.

Mas isso gera uma importante diferença, se o seu acionador for apenas de "Exibição de página - Janela carregada", ele vai executar uma vez só.

Se o comprador mudar a quantidade dos produtos ou remover produtos, você não estará enviando essas informações atualizadas para a sua integração.

Por isso é importante colocar como acionador o evento "cart", veja:

Dessa forma, sempre que uma ação for executada o evento "cart" será disparado e você poderá atualizar as integrações.

Variáveis

As variáveis são usadas para que você consiga recuperar os dados que estão no dataLayer e usar com suas integrações, essa parte teve alterações significativas.

As informações de produto que ficavam na variável "checkoutProducts", agora estão na variável "ecommerce.checkout.products", veja abaixo as diferenças:

Carrinho antigo Carrinho novo

 

Perceba que alguns índices mudaram de nome ("idProduct", "nameProduct", "sellPrice", "nameSku", etc...) e outros ainda não estão disponíveis ("idCategory", "model", "reference").

Para ter acesso aos dados de produtos no novo carrinho, é necessário criar a variável:

Tags

Após configurar os acionadores e variáveis, você poderá inserir seus scripts de integração dentro das tags, por exemplo, no caso abaixo vamos inserir um script de uma integração que demos o nome de "Minha integração".

Como você pode observar, nós usamos aquela variável que criamos "ecommerce.checkout.products" que contém todos os dados dos produtos. E esses dados estão sendo enviados no índice "items".

Caso você não tenha experiência com o GTM, recomendamos que você peça ajuda ou contrate algum profissional que consiga fazer as configurações necessárias.

4. Acompanhe as métricas de conversão

Após ativar o novo carrinho, é importantíssimo entender se ele está tendo um impacto positivo na conversão da loja. É claro que não adianta deixar apenas 1 hora ativado e tirar conclusões, visto que elas seriam precipitadas. Seria bom deixar alguns dias, ou pelo menos umas 12 horas onde sua loja tem um volume de acesso mais alto.

Dentro do Google Analytics, você pode criar dois segmentos:

  • Carrinho antigo
  • Carrinho novo

Veja como configurar abaixo:

Segmento "Carrinho antigo" Segmento "Carrinho novo"

Link para criar o segmento: 
https://analytics.google.com/analytics/web/template?uid=6ZyERKivS5uD9jkcl-v-FQ

Link para criar o segmento:
https://analytics.google.com/analytics/web/template?uid=8PwgNDzzQCusTnKjhV1K7Q

 

Após configurar os dois segmentos, você poderá acompanhar as métricas de conversão em "Conversões > Comércio Eletrônico > Visão geral", veja abaixo:

 

Esperamos que o novo carrinho ajude a sua loja a converter mais e que ofereça uma experiência otimizada para os compradores.

 

Boas vendas!

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