Nessa Black Friday, a Tray quer ver suas vendas baterem recordes que nem você imagina. Para isso, tudo o que você precisa para customizar sua loja para a ação mais lucrativa de 2018 sai de graça. São dois temas com custo ZERO para você. Não deixe essa chance passar! Garanta a melhor Black Friday da história da sua empresa sem gastar nada! + informações

Neste artigo vamos lhe apresentar uma ferramenta que irá te ajudar a aumentar as conversões de vendas de sua loja virtual, fidelizar clientes e até mesmo aumentar seu ticket médio.

Ah, esta ferramenta além de todos estes benefícios é gratuita, a ferramenta que estamos falando é a OneSignal, através dela é possível que você envie mensagens “push”. Não sabe o que são mensagens push? Sem problemas, mais abaixo você descobrirá!

Aviso: Este artigo tem finalidade explicativa sobre como realizar a integração e criação de mensagens push através da OneSignal, mas caso deseje aprofundar o conhecimento sobre a ferramenta para assim utilizar todos os recurso disponibilizados pela mesma, recomendamos que valide os tutoriais disponibilizados no site da própria OneSignal!

 

Segue o passo a passo:

  • Acesse sua conta da OneSignal e crie uma novo APP conforme imagem abaixo:

  • Agora insira o nome do APP a ser criado e clique em Create;

  • Agora chegou a hora de configurarmos a plataforma, clique na opção “Setup Plataform(s)”;

  • Selecione a opção “Web Push” conforme demonstrado na imagem abaixo;

  • Serão apresentadas três opções para seleção, escolha a do lado direito chamada “Custom Code”;

Onesignal26.png

  • Agora preencha os três campos, sendo eles:
  • O nome de sua loja virtual;
  • URL de sua loja virtual; e
  • A URL direta de acesso à imagem do ícone desejado, ou mesmo faça o upload diretamente de seu computador/notebook;

Importante: Habilite a opção “My site is not fully HTTPS” e preencha o "Label" da mesma, isto se faz necessário devido à compatibilidade da OneSignal com a plataforma Tray. Vale lembrar que isto não irá interferir de maneira alguma em seu SSL (caso tenha configurado em seu domínio) e também não irá interferir no funcionamento da ferramenta OneSignal;

Onesignal27.png

  • Agora vamos adicionar um “Prompt”, clique em “Add a Prompt”;

  • Na tela aberta haverá algumas opções, a primeira é referente ao “Tamanho” (Size), escolha entre grande, médio e pequeno, mas lembre-se tais tamanhos referem-se ao “sino” de notificação;
  • Em seguida escolha o lado de apresentação entre “Left” (esquerda) e “Right” (direita);
  • Abaixo poderá editar a cor do ícone de notificação,
  • Em “Visibility” escolha se deseja que o ícone de notificação ainda seja apresentado ou não para as pessoas que já se cadastraram;
  • E por fim a customização dos textos apresentados no ícone;

  • Após salvar as edições feitas em seu “Prompt”, poderá cadastrar uma mensagem push para os clientes que se inscreverem para receber tais notificações, lembrando que ao lado direito é demonstrado como será a apresentação de acordo com o preenchimento das informações (ao lado esquerdo);

  • As configurações encontradas em “Advanced” são opcionais e recomendamos sua utilização caso tenha conhecimento sobre as mesmas, isto pois são ferramentas avançadas e devido a isto demandam conhecimento para sua configuração. Com exceção da “Persistence” que refere-se à apresentação da notificação, se ela deve continuar sendo apresentada até que o cliente clique na mesma ou não;

  • Agora basta copiar o código apresentado na tela aberta e inserir diretamente no Tag Manager;

  • Ah, mas e quais são as configurações no Tag Manager?! Segue abaixo:
  • No menu lateral selecione a opção "Tag" e depois clique em “Nova”;

  • Nome da Tag: OneSignal;
  • Tipo da Tag: HTML Personalizado (Insira no quadro aberto o código copiado no OneSignal);
  • Suporte para documento .write: Habilite esta opção;
  • Acionamento: Selecione “All Pages”;

Importante: Não se esqueça de publicar o Container em seu Tag Manager ou a inclusão da tag mencionada acima não surtirá nenhum efeito, e para publicar basta clicar em "Enviar" conforme imagem abaixo, assim será solicitado um nome para o Container e uma opção para confirmar, basta confirmar:

Onesignal25.png

Pronto, o OneSignal está integrado corretamente com sua loja virtual e agora já será possível disparar as notificações, mas e como fazer isto? É bem simples, lembrando que deverá ser configurada manualmente as notificações que deseja disparar, então vamos lá:

  • Em seu painel da OneSignal, acesse a aba “Messages” e clique em “New Push”;

  • Poderá enviar a notificação para todos os clientes que se inscreveram ou enviar para uma ou mais segmentações;

  • Agora poderá selecionar a língua, lembrando que em Inglês não há como remover, poderá apenas adicionar novos idiomas;
  • Ao iniciar o preenchimento da notificação ao lado esquerdo, já será possível visualizar a apresentação ao lado direito;

  • Mais abaixo poderá incluir um Ícone, imagem ou um Badeg (crachá) conforme imagem abaixo, lembrando que poderá inserir a URL direta de acesso à imagem/ícone ou mesmo adicionar a partir de seu computador/notebook;
  • Poderá habilitar ou desabilitar o disparo das notificações também para o Mozilla Firefox e Edge;

  • As opções abaixo são todas opcionais, ou seja, não há necessidade de realizar nenhuma alteração/configuração e para maiores informações sobre o funcionamento das mesmas recomendamos que analise os tutoriais disponibilizados pela própria OneSignal ao passar o cursor do mouse sobre cada item;

  • Já as duas últimas opções são referentes ao disparo da notificação, e ambas vêm configuradas por padrão para disparar imediatamente a notificação, após realizar as configurações acima clique em “Confirm”;

  • Pronto, será aberta uma página contendo as informações sobre as configurações que realizou para a mensagem bastando clicar em “Send Message” para que a mensagem seja disparada (se permanecer o disparo padrão que é imediato);

Após o disparo da notificação serão apresentadas informações sobre as notificações como disparo e cliques, a tela com tais informações e gráficos será aberta automaticamente e para visualizá-los novamente basta acessar a aba “Delivery”.

Onesignal24.png

Veja na imagem abaixo como fica a demonstração da notificação na loja virtual, mas vale lembrar que a mesma é atrelada ao navegador, ou seja, não é apresentada somente ao acessar a loja virtual e sim bastará estar com o navegador aberto.

No início até parece complicado, mas seguindo o passo a passo você verá que é bem simples! Agora basta planejar suas campanhas e iniciar a configuração da OneSignal!

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Toribio 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Powered by Zendesk