Neste artigo vamos lhe apresentar uma ferramenta que irá te ajudar a aumentar as conversões de vendas de sua loja virtual, fidelizar clientes e até mesmo aumentar seu ticket médio.
Ah, esta ferramenta além de todos estes benefícios é gratuita, a ferramenta que estamos falando é a OneSignal, através dela é possível que você envie mensagens “push”. Não sabe o que são mensagens push? Sem problemas, mais abaixo você descobrirá!
Aviso: Este artigo tem finalidade explicativa sobre como realizar a integração e criação de mensagens push através da OneSignal, mas caso deseje aprofundar o conhecimento sobre a ferramenta para assim utilizar todos os recurso disponibilizados pela mesma, recomendamos que valide os tutoriais disponibilizados no site da própria OneSignal!
Segue o passo a passo:
- Acesse sua conta da OneSignal e crie uma novo APP conforme imagem abaixo:
- Agora insira o nome do APP a ser criado e clique em Create;
- Agora chegou a hora de configurarmos a plataforma, clique na opção “Setup Plataform(s)”;
- Selecione a opção “Web Push” conforme demonstrado na imagem abaixo;
- Serão apresentadas três opções para seleção, escolha a do lado direito chamada “Custom Code”;
- Agora preencha os três campos, sendo eles:
- O nome de sua loja virtual;
- URL de sua loja virtual; e
- A URL direta de acesso à imagem do ícone desejado, ou mesmo faça o upload diretamente de seu computador/notebook;
Importante: Habilite a opção “My site is not fully HTTPS” e preencha o "Label" da mesma, isto se faz necessário devido à compatibilidade da OneSignal com a plataforma Tray. Vale lembrar que isto não irá interferir de maneira alguma em seu SSL (caso tenha configurado em seu domínio) e também não irá interferir no funcionamento da ferramenta OneSignal;
- Agora vamos adicionar um “Prompt”, clique em “Add a Prompt”;
- Na tela aberta haverá algumas opções, a primeira é referente ao “Tamanho” (Size), escolha entre grande, médio e pequeno, mas lembre-se tais tamanhos referem-se ao “sino” de notificação;
- Em seguida escolha o lado de apresentação entre “Left” (esquerda) e “Right” (direita);
- Abaixo poderá editar a cor do ícone de notificação,
- Em “Visibility” escolha se deseja que o ícone de notificação ainda seja apresentado ou não para as pessoas que já se cadastraram;
- E por fim a customização dos textos apresentados no ícone;
- Após salvar as edições feitas em seu “Prompt”, poderá cadastrar uma mensagem push para os clientes que se inscreverem para receber tais notificações, lembrando que ao lado direito é demonstrado como será a apresentação de acordo com o preenchimento das informações (ao lado esquerdo);
- As configurações encontradas em “Advanced” são opcionais e recomendamos sua utilização caso tenha conhecimento sobre as mesmas, isto pois são ferramentas avançadas e devido a isto demandam conhecimento para sua configuração. Com exceção da “Persistence” que refere-se à apresentação da notificação, se ela deve continuar sendo apresentada até que o cliente clique na mesma ou não;
- Agora basta copiar o código apresentado na tela aberta e inserir diretamente no Tag Manager;
- Ah, mas e quais são as configurações no Tag Manager?! Segue abaixo:
- No menu lateral selecione a opção "Tag" e depois clique em “Nova”;
- Nome da Tag: OneSignal;
- Tipo da Tag: HTML Personalizado (Insira no quadro aberto o código copiado no OneSignal);
- Suporte para documento .write: Habilite esta opção;
- Acionamento: Selecione “All Pages”;
Importante: Não se esqueça de publicar o Container em seu Tag Manager ou a inclusão da tag mencionada acima não surtirá nenhum efeito, e para publicar basta clicar em "Enviar" conforme imagem abaixo, assim será solicitado um nome para o Container e uma opção para confirmar, basta confirmar:
Pronto, o OneSignal está integrado corretamente com sua loja virtual e agora já será possível disparar as notificações, mas e como fazer isto? É bem simples, lembrando que deverá ser configurada manualmente as notificações que deseja disparar, então vamos lá:
- Em seu painel da OneSignal, acesse a aba “Messages” e clique em “New Push”;
- Poderá enviar a notificação para todos os clientes que se inscreveram ou enviar para uma ou mais segmentações;
- Agora poderá selecionar a língua, lembrando que em Inglês não há como remover, poderá apenas adicionar novos idiomas;
- Ao iniciar o preenchimento da notificação ao lado esquerdo, já será possível visualizar a apresentação ao lado direito;
- Mais abaixo poderá incluir um Ícone, imagem ou um Badeg (crachá) conforme imagem abaixo, lembrando que poderá inserir a URL direta de acesso à imagem/ícone ou mesmo adicionar a partir de seu computador/notebook;
- Poderá habilitar ou desabilitar o disparo das notificações também para o Mozilla Firefox e Edge;
- As opções abaixo são todas opcionais, ou seja, não há necessidade de realizar nenhuma alteração/configuração e para maiores informações sobre o funcionamento das mesmas recomendamos que analise os tutoriais disponibilizados pela própria OneSignal ao passar o cursor do mouse sobre cada item;
- Já as duas últimas opções são referentes ao disparo da notificação, e ambas vêm configuradas por padrão para disparar imediatamente a notificação, após realizar as configurações acima clique em “Confirm”;
- Pronto, será aberta uma página contendo as informações sobre as configurações que realizou para a mensagem bastando clicar em “Send Message” para que a mensagem seja disparada (se permanecer o disparo padrão que é imediato);
Após o disparo da notificação serão apresentadas informações sobre as notificações como disparo e cliques, a tela com tais informações e gráficos será aberta automaticamente e para visualizá-los novamente basta acessar a aba “Delivery”.
Veja na imagem abaixo como fica a demonstração da notificação na loja virtual, mas vale lembrar que a mesma é atrelada ao navegador, ou seja, não é apresentada somente ao acessar a loja virtual e sim bastará estar com o navegador aberto.
No início até parece complicado, mas seguindo o passo a passo você verá que é bem simples! Agora basta planejar suas campanhas e iniciar a configuração da OneSignal!
Boas Vendas!
Equipe Tray.
Comentários