Neste artigo veremos como utilizar o XML de Produtos que você gerou para o Facebook, assim você conseguirá uma publicidade muito maior de seus produtos e loja virtual, além de ganhar um tempo ao utilizar o XML de produtos ao invés de cadastrá-los manualmente no Facebook.

Então vamos às configurações:

Avisos:

  • É preciso que você já tenha sua página criada e já configurada no Facebook, para que assim possa apenas configurar o XML de produtos para a inclusão/apresentação correta, veja aqui como gerar o XML para o Facebook. É preciso também que habilite a seção "Loja" em sua página.
  • É necessário que você crie o XML do Google, mas lembre-se, não é obrigatório a utilização deste XML do Google, ou seja, é preciso apenas que você relacione as categorias de sua loja com as do Google (através da criação do XML) e salve (crie) o XML. Mas porque? Isto porque o Facebook utiliza o mapeamento de categorias do Google, assim, se você gerar apenas o XML do Facebook e for subir o feed de produtos, irá apresentar erros pois não existirá o campo "google_product_category".

 

Não se esqueça dos pontos mencionados acima, quanto à seção loja, veja neste artigo como criar.

  • Com isto feito, na página de sua loja no facebook (logado como administrador), clique em na seta e em seguida em "Criar Anúncios", conforme indicado na image.
  • Ahh! Fique calma, não criaremos nenhum anúncio por aqui, apenas é o caminho para enviar os produtos mais facilmente!

Indo_para_o_Gerenciador.png

  • Na página aberta, basta clicar em "Gerenciador de Anúncios >> Catálogos” conforme imagem abaixo:

  • Clique na opção “Add Products” ou "Adicionar Produtos";

AddProduct.png

 

  • Na página aberta, selecione a opção “Upload Multiple Products on a Schedule” (conforme imagem 1) ou "Use Data Feeds" (conforme imagem 2) e clique em “Next”;

Imagem_2.png

Pronto! Agora chegamos no momento de utilizar o XML que foi gerado em sua plataforma Tray.

  • Caso ainda seja apresentado um outro quadro antes de inserir o XML, solicitando que selecione entre duas opções, marque a "Set a Schedule" e selecione a opção "Real Brasileiro", em seguida clique em Next;
  • Em “URL do feed de dados” insira a URL do XML que foi gerado para o Facebook (na Tray);

  • Não é necessário o preenchimento dos campos Usuário e Senha;
  • Pouco abaixo você deverá configurar o fuso horário e data/hora no qual ocorrerá a atualização no Facebook de acordo com as atualizações na loja virtual (recomenda-se que seja diariamente, para que assim sua página/loja no facebook esteja sempre atualizada);
  • Por fim, basta selecionar a moeda nacional (Real Brasileiro) e clicar em “Start Upload”.

 

  • Ah! Você quer ver os produtos que foram em seu feed, basta aguardar o envio completo do XML, conforme demonstrado na imagem abaixo. E clicar em “View Produtcs

  • Primeiro, ele será apresentado dentro de seu painel administrativo.

  • Lembrando que somente serão apresentados em sua página no Facebook após a primeira captura do XML (o que foi configurado junto ao Fuso Horário).
  • A apresentação será da seguinte maneira:

A publicidade fornecida pelo Facebook é muito grande, e isto com certeza irá lhe ajudar em muito no crescimento de sua loja virtual.

Não deixe de utilizar esta integração, e você tem três ótimos motivos para isto, veja:

  1. É fácil de fazer.
  2. Enorme publicidade.
  3. É grátis.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Fabiola Ultramari Ferreira
    0

    Obrigada por me dar acesso a um material tão explicativo, fácil e simples de entender. Realmente me ajudou e muito!!

    Ações de comentário Permalink
  • Jonas Henrique Rodrigues Dantas
    2

    Estou com problemas no envio do feed de dados, está faltando o campo 'google_product_category' . e campo esse item os produtos não são mostrados.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá pessoal, como vai?
    Fabiola, ficamos felizes em saber que nosso artigo ajudou a senhora e, que bom que gostou!
    ADF Ferramentas, peço por gentileza, que abra um chamado direcionado à nossa equipe de atendimento através do link abaixo, especificando o problema que está enfrentando e em qual local está sendo reportado este erro/falha, para que assim nossa equipe de atendimento possa lhe orientar de melhor forma.
    https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/requests/new
    Estamos a disposição!
    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Maria Lucieuda Castelo Torres
    0

    URL do feed de dados” insira a URL do XML que foi gerado para o Facebook (na Tray); onde encontro essa url?

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá Maria, como vai?
    A senhora encontrará o tutorial de como gerar o XML no link abaixo:
    https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/360004837571-XML-de-Produtos-Cria%C3%A7%C3%A3o
    Estamos a disposição!
    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Carvalho Daia
    0

    Material PERFEITO!!!!!!

    Ações de comentário Permalink
  • Rogério‍ Matos
    1

    Passo a passo fantástico. Consegui realizar sem problema vamos ver agora os resultado.

    Muito Obrigado .. 

    Ações de comentário Permalink
  • Amanda Fontanini
    0

    Adorei, me ajudou muito.

    Ações de comentário Permalink
  • Queijo d'Alagoa MG
    2

    As informações não batem. Consegui gerar o arquivo, mas na página da loja do Facebook o painel é totalmente diferente agora. Tem como atualizar?

    Ações de comentário Permalink
  • tebori nordeste
    0

    Boa tarde, 

    Tentei seguir todos os passos, porém o layout da página do Facebook está totalmente diferente do apresentado neste artigo, o que me impediu de prosseguir nas configurações conforme orientado. Podem me ajudar? 

    Ações de comentário Permalink
  • Camila Brandão
    0

    Boa tarde, 

    Eu segui todos os passos, eu cadastrei os produtos primeiro no Facebook, e ali apareceu que na coluna "google_product_category", em algumas, as informações estão ausentes, enquanto outras estão com o número para referir as outras colunas como "gender", "color", "age_group" e "size" que são ausentes.

    Como posso resolver isso? Posso apagar o XML do Google Shopping e fazer o novo? 

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Camila!
    Ao acessar o XML do Facebook de sua loja, constatamos que o atributo google_product_category está presente em todos os produtos, quanto aos atributos gender, color, age_group e size, caso ainda não tenha criado em seus produtos, será preciso que crie.
    Veja no link abaixo como fazer:
    https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/360001156148
    att,

    Ações de comentário Permalink
  • FOTOPARTS
    0

    Fiz exatamente o passo a passo informado (ja havia criado o XML do Google Shopping há 2 meses atrás, daí criei um para o Facebook tbm), porém no artigo diz que quando tem o XML do google cadastrado, nao iria dar erro de "google_category_id" faltando. Mas mesmo assim está dando esse erro. Segui todos os passos e revi 2 vezes. Poderiam me auxiliar?

    Ações de comentário Permalink
  • FOTOPARTS
    0

    O artigo ficou confuso na parte que fala pra criar o xml do google. eu criei o do google, mas criei tbm o do facebook (é isso que dá a entender), e é pra usar qual? se for o do facebook, mesmo estando com as categorias corretamente relacionadas, la no facebook ta dando erro de "google_category_id". Afinal é pra usar o XML do facebook ou do google?

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá!

    O XML utilizado para "integrar" o catalogo de produtos ao Facebook será sempre o do Facebook, o XML do Google apenas deve ser gerado para que possa (dentro do XML do Google) relacionar as categorias de sua loja com as categorias do Google, pois o Facebook utiliza o mapeamento de categorias do Google.

    Uma vez que gerar o XML do Google e relacionar as categorias, dentro do XML do Facebook será apresentado o campo "google_product_category".

    Mas o XML utilizado para o Facebook é o XML do Facebook.

    Att,

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk