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A plataforma Tray tem uma lista extensa de e-mails que já vem configurados por padrão, estes e-mails são disparados automaticamente, de acordo com alguma ação que ocorre na loja virtual!

Aluns destes e-mails são bem intuitivos e assim sabemos quando são disparados, mas outros e-mails acabam gerando dúvidas de quando são e quando não são disparados.

Pensando nisto, através deste artigo vamos disponibilizar uma lista com os e-mails que vem configurados por padrão na loja virtual e quando tais e-mails são disparados, vamos lá:

  • Layout (Aparência) Padrão: Esta será a aparência utilizada por praticamente todos os e-mails que veremos na lista abaixo, mas como assim? Fique tranquilo, nós explicaremos.

E-mails1.png

Veja na imagem abaixo a tag [mensagem], esta tag será automaticamente alterada para a mensagem de uns dos e-mails que estão mais abaixo (de acordo com cada ação).

E-mails2_.png

Para ficar ainda mais claro, podemos dizer que o Layout (Aparência) Padrão é basicamente um cabeçalho e uma assinatura de seus e-mails, onde apenas o corpo dele será alterado por um dos e-mails automáticos.

E-mails que serão utilizados no local da tag [mensagem]:

  • Solicitação de Qualificação: Este e-mail é disparado quando ocorre compras através dos Marketplaces, o disparo ocorre sempre 5 dias depois que a compra foi feita.
  • Solicitação de Confirmação de Pedido: E-mail disparado para compras realizadas no Mercado Livre.
  • Cobrança Automática: Este e-mail será encaminhado sempre que um pedido já estiver com 5 dias em aberto e sem a confirmação de pagamento, lembrando assim que o cliente deverá realizar.
  • Inclusão de Venda Intermediada: E-mail enviado quando é feita uma compra no Mercado Livre porém não é calculado o valor do frete, assim este e-mail é enviado solicitando que o cliente finalize o pedido na loja virtual, para que assim obtenha o valor do frete.
  • Confirmação de Recebimento: E-mail disparado sempre que o pagamento de um pedido for confirmado.
  • Aviso de postagem da mercadoria SEM número de envio dos Correios: Este e-mail será disparado sempre que for incluída informações de envio no pedido, tais informações são, forma de entrega e data da postagem.
  • Aviso de postagem da mercadoria COM número de envio dos Correios: E-mail enviado quando foram incluídas informações de envio (conforme e-mail acima) porém neste caso também irá contem o Código de Rastreio.
  • Aviso de postagem via tabela personalizada: Este e-mail será disparado sempre que a tabela de frete escolhida for uma tabela personalizada ou tabela por faixa de CEP, mas não podemos esquecer que ele será enviado quando forem incluídas as informações de envio no pedido.
  • Aviso de produto disponível na loja: Se um cliente acessar a página de um produto indisponível (sem estoque) e incluir um e-mail na opção "Avise-me quando estiver disponível", quando este produto voltar a ter estoque, será encaminhado este e-mail ao cliente, informando que o produto está disponível para compra novamente.
  • Carrinho em aberto: O disparo deste e-mail é feito sempre após um período de tempo, tal período deverá ser configurado em Configurações >> Configurações Gerais, por padrão vem configurado para ser enviado após 30 minutos do carrinho ter sido "abandonado".
  • Confirmação de Cadastro na Newsletter: Este é enviado quando o cliente insere o e-mail ou nome e e-mail e solicita receber newsletter em sua loja virtual, este e-mail é apenas para o cliente confirmar que deseja receber a newsletter, somente após esta confirmação o status dentro do painel administrativo será alterado para "Autorizou", tal status pode ser visto em Marketing >> Assinantes Newsletter.
  • Cancelamento de Pedidos: E-mail encaminhado ao cliente quando o pedido é cancelado.
  • Dados do seu Pedido: Disparado assim que o cliente realiza um pedido na loja virtual, neste e-mail irá constar os dados referente ao pedido feito.
  • Cadastro de Cliente Realizado na Loja Virtual: Assim que o cliente realiza um cadastro na loja virtual, ele receberá este e-mail, que contém as informações do cadastro dele.
  • Dados de Acesso do Cliente: Este e-mail somente é disparado de maneira manual, dentro da ficha do cliente em "Vendas >> Clientes", sendo um e-mail para redefinição de senha.
  • Cadastro Liberado para Compras: Quando é setada a configuração "Cadastros devem ser aprovados antes de realizar o login" é preciso que você lojista libere o cadastro do cliente dentro do painel administrativo em Vendas >> Clientes, após tal liberação, este e-mail é enviado avisando o cliente sobre a liberação.
  • Envio de Bônus ao Cliente: Quando você ou seu cliente gerar um cupom de desconto através dos bônus do Programa de Fidelidade este e-mail será disparado.
  • Liberação de Pedido de Lista: Quando for configurada uma lista em sua loja virtual, há como não liberar os pedidos automaticamente, caso tenha optado por esta configuração, será preciso que o "dono" da lista libere os pedidos através da própria central do cliente, assim será enviado este e-mail para lembrá-lo de realizar este procedimento.
  • Criação de Lista: Sempre que for criada uma lista de desejos/casamento ou alguma outra, será disparado este e-mail para o dono da lista, informando sobre a criação de sua lista.
  • Aviso Inclusão de Cupom de Desconto: Quando gerar um cupom de desconto em seu painel administrativo, haverá a opção no final da página para enviar e-mail com informações (apenas Cupons para Clientes Específicos), será este o e-mail enviado quando selecionar tal opção.
  • Aviso Inclusão de Cupom de Desconto de Troca: É disparado da mesma maneira que o item acima, com a diferença de que este é para quando o cupom configurado for de troca.
  • Recuperação de Senha de Acesso à Área do Cliente: Este e-mail será disparado somente através do painel administrativo, em Vendas >> Clientes, acessando a ficha de qualquer cliente haverá a opção para enviar e-mail de recuperação de senha, será este o e-mail disparado.

Importante: Na lista cima, você encontrará praticamente todos os e-mails automáticos que a plataforma Tray, e todos mencionados acima são passiveis de edição, ou seja, você poderá customizá-los e deixá-los com a cara de sua loja virtual.

Para customizar os e-mails basta clicar no quadro ao lado direito de cada e-mail que desejar editar. 

E-mails.png

Fácil, não achou? Bem, agora você sabe quando cada e-mail será disparado, é possível incluir informações extras em cada um para que assim você fidelize cada vez mais seus clientes.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

 

Gabriel Toribio 
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Comentários

  • Avatar
    Eno Teq

    como faço pra desativar alguns e deixar outros ativos apenas?

  • Avatar
    Gabriel Toribio

    Boa tarde Eno, como vai?
    Note, que na segunda imagem (no topo do artigo) onde há uma seta indicando a tag "[mensagem]", o print foi obtido na aba "Editar" (verifique na parte superior da imagem), ao lado de Editar há a opção "Configurações", neste local o senhor poderá habilitar/desabilitar o e-mail.
    Mas gostaríamos de ressaltar que não é possível desabilitar todos os e-mails, ou seja, há alguns que o senhor encontrará a opção de desabilitar enquanto em outros não, sendo o disparo automático e sem a possibilidade de inativação.
    Estamos a disposição!
    Att,

  • Avatar
    Eno Teq

    ok obrigado

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