A contagem regressiva para a Black Friday já começou! Estamos nos aproximando da data mais aguardada pelos consumidores online e está na hora de preparar a operação da sua loja virtual. Por isso, preparamos esse material exclusivo para você, lojista Tray, com dicas valiosas para configurar o seu e-commerce e fazê-lo decolar + informações

O primeiro passo a ser tomado caso deseje realizar a integração de sua loja virtual com o Marketplace do Buscapé, é fazer a abertura de uma conta/contrato, o qual poderá ser feito através deste link.

Após sua conta junto ao Buscapé já ter sido criada, você deverá acessar no painel administrativo Tray as opções Marketplaces >> Buscapé >> Iniciar Integração.

Para confirmar a integração, basta informar os dados de sua conta junto ao Buscapé, aceitar o termo de cobrança de taxa e clicar em Ativar Integração.

Ficou com dúvidas sobre quais campos deverá preencher no momento de ativar a integração? Sem problemas, poderá validar esta informação neste artigo.

Lista de Produtos Integrados

A primeira opção da integração é a "Lista de Produtos Integrados", através dela é possível listar os anúncios que já estão integrados corretamente como também os anúncios que estão com falha, em processamento, pausado, dentre outras opções;

Abaixo, veja o filtro mencionado, lembrando que ao lado direito na parte superior também há o botão "Incluir Produtos no Marketplace", tal opção, veremos pouco mais abaixo:

Ainda na página de "Lista de Produtos Integrados", você terá a seguinte visão com as respectivas opções:

Segue especificação de cada uma delas:

  • Atualização Completa: Ao utilizar este botão, o sistema irá "forçar" a atualização no marketplace, ou seja, tal botão, via de regra, é utilizado quando você atualizou por exemplo o estoque e preço do produto há alguns minutos, e ainda não refletiu no Marketplace, fazendo com que tais informações sejam "forçadas" à atualizar.
  • Inativar Produto: A oferta junto ao marketplace será inativada, ou seja, a mesma não mais será apresentada como ativa (disponível para venda).
  • Adicionar Descrição: Permite que você adicione uma nova descrição no anúncio do Marketplace, lembrando que por regras do próprio Marketplace, não é permitido descrição em HTML, ou seja, somente texto é liberado!
  • Atualização de Estoque: Irá "forçar" a atualização de estoque, quando feita uma alteração no estoque do produto da loja virtual e tal alteração não tenha sido refletida no Marketplace, poderá utilizar esta opção para atualizar tal informação.
  • Atualização de Preço: Permite que você configure regras de preço, como por exemplo:
  1. Igual ao Loja: Será vendido no marketplace pelo mesmo preço que na loja virtual (ao alterar na loja, altera automaticamente no Marketplace);
  2. Com Acréscimo ou Desconto: Poderá escolher se deseja oferecer o produto no marketplace com um desconto ou acréscimo, sobre o preço de venda ou de custo do produto e até mesmo selecionar se tal acréscimo ou desconto será aplicado em forma de % ou R$;
  3. Preço Fixo: Esta opção será apresentada somente após o relacionamento (integração) do anúncio com o produto da loja virtual.
  • Log da Oferta: Serão apresentadas as atualizações de estoque, de preço e até mesmo falhas.
  • Remover Relacionamento: Esta opção remove o vínculo do anúncio (Buscapé) com o produto da loja virtual.

 

Incluir Produtos no Marketplace

Acesse em seu painel administrativo Tray as opções Marketplaces >> Buscapé >> Incluir Produto no Marketplace.

 Você poderá optar por uma opção dentre as quatro oferecidas, conforme imagem abaixo:

 Ao selecionar a opção desejada, e os respectivos produtos, categorias ou marcas, será apresentado a opção para regra de preço do Anúncio, conforme já vimos no item acima (na Atualização de Preço), pois são as mesmas regras e opções apresentadas, com exceção do Preço Fixo, pois este, somente será apresentado como opção após o anúncio estar Ativo e Relacionado.

Após clicar em "Continuar", o sistema dará início a uma barra de progresso, ao chegar no final será apresentada a mensagem de que os anúncios foram encaminhados ou apresentará uma mensagem de erro, caso dê tal erro, será apresentado um link para fazer o download da planilha com erros, possibilitando que você tenha acesso ao motivo e possa corrigir seu produto. 

Via de regra, os motivos pelo qual ocorrem tais erros é a falta de algumas características, sendo necessário apenas cadastrá-las no produto e encaminhar novamente a oferta.

 

Lista de Anúncios não Relacionados

Ao acessar esta opção, serão apresentados todos os anúncios que você possui no Buscapé, que ainda não estão relacionados à produtos da loja virtual.

Já cadastrou o produto em questão em sua plataforma Tray? Então é hora de relacioná-lo, veja que nesta lista, ao lado de cada anúncio haverá a opção "Relacionar Anúncio", conforme imagem:  

 Ao clicar em tal opção, será aberta uma tela com informações sobre o anúncio em questão, e será solicitado abaixo, a regra de preço e também com qual produto da loja virtual deseja relacionar tal anúncios, após isto basta clicar em "Continuar";

 

Pedidos

Caso ocorra uma venda no marketplace, e o produto vendido esteja relacionado/integrado corretamente com o produto da loja virtual, o pedido será importado com os seguintes dados:

  • Data e Hora;
  • Número do pedido no marketplace e número do pedido na loja virtual;
  • Nome e e-mail do cliente (que comprou na Amazon);
  • Status;
  • Mensagem referente ao status;
  • Nos logs você consegue visualizar a mensagem sobre o pedido;

Você poderá exportar estes pedidos para excel e para isto basta clicar em um único botão;

Pronto, o download será feito automaticamente;

 

Configurações Gerais

Para editar as configurações da integração, é preciso acessar Configurações Gerais, conforme imagem abaixo:

Na tela aberta você poderá realizar algumas configurações, sendo elas:

  • Estoque: Neste campo você deverá inserir a quantidade mínima de estoque que seu produto deverá ter no mínimo do relacionamento/integração ou envio da oferta para o marketplace, após o envio/relacionamento ser realizado, o estoque do anúncio assumirá o estoque real do produto aqui da loja virtual;
  • Preço de Venda: Neste local você poderá realizar uma configuração de preço geral para os anúncios integrados, lembrando que para os anúncios que realizou a configuração de preço específica (vista no início do artigo) a mesma não será aplicada, pois a regra geral não irá sobrepor a regra de preço individual;

Adicionar custo do imposto ao frete: Para que realmente seja adicionado o valor do imposto ao frete, é preciso que já tenha configurado o imposto em sua loja/produtos.

Tipo de frete para envio do produto: Poderá optar pelo mais barato ou pelo mais rápido, lembrando que o Buscapé utiliza as tabelas de frete da loja virtual, sendo assim será realizado o cálculo de frete com base em suas tabelas e será levado para o Buscapé como unica forma de frete e envio a tabela que se enquadrar (mais rápido ou mais barato).

Não utilizar as formas de envio: Marque apenas as tabelas de frete e envio que não deseja que sejam utilizadas para calcular o frete (para ser utilizada como opção na configuração acima;

URLs de Notificações: Via de regra, tais URLs são configuradas automaticamente quando a integração é realizada, caso a mesma não esteja configurada dentro do painel do Buscapé, será preciso configurar manualmente ou validar com a equipe buscapé como realizar tal procedimento, estas URLs são responsáveis pela comunicação/integração de estoque, preço e pedidos.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Toribio 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk