Neste artigo, veremos o passo a passo das configurações que deverão ser inseridas diretamente no Google Tag Manager para que sua campanha de Remarketing do Google Adwords funcione corretamente. 

Avisos:

  1. É preciso que tenha uma conta ativa junto ao Google Adwords e também junto ao Google Tag Manager.
  2. note, que abaixo de cada imagem, constam as devidas informações para a configuração correta!

Então vamos às configurações:

Variáveis

Veja abaixo, o local onde inserir uma TAG dentro do Google Tag Manager:

  • A primeira variável a ser configurado é a idProduct:

Nome: idProduct

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: idProduct

Versão: Versão 2

 

  • A segunda variável é a pageCategory:

Nome: pageCategory

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: pageCategory

Versão: Versão 2

 

  • A terceira variável é a priceSell:

Nome: priceSell

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: priceSell

Versão: Versão 2

 

  • A quarta é checkoutTotal:

Nome: checkoutTotal

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: checkoutTotal

Versão: Versão 2

 

  • A quinta é OrderData:

Nome: OrderData

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: ecommerce.purchase

Versão: Versão 2

 

  • A sexta é google_tag_params

Nome: google_tag_params

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: google_tag_params

Versão: Versão 2

 

  • Vamos configurar a sétima variável, a transactionTotal:

Nome: transactionTotal

Escolher tipo: Variável da camada de dados 

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.revenue

Versão da camada de dados: Versão 2

 

  • Por fim, vamos configurar a oitava e última variável, chamada userId:

Nome: userId

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: userId

Versão: Versão 2

Estas são todas as variáveis necessárias para o funcionamento correto do Remarketing do Google Adwords, agora veremos os acionadores.

 

Acionadores

Veja abaixo, o local para inserir um Acionador  no Google Tag Manager:

Não se esqueça de configurar todos os acionadores mencionados abaixo para o funcionamento correto da ferramenta.

  • O primeiro acionador é o DOM pronto:

Nome: DOM pronto

Evento: Exibição de página

Disparar em: Todas as exibições de página

 

  • O próximo acionador é o fireRemarketingTag:

Nome: fireRemarketingTag

Tipo de acionador: Evento Personalizado

Nome do Evento: fireRemarketingTag

Disparar em: event é igual a fireRemarketingTag

 

  • Agora, crie o acionador EasyCheckout_OrderPlaced:

Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

Tipo de Acionador: Evento personalizado

Nome do Evento: purchase

Disparado em: Todos os eventos personalizados

 

  • Por fim, vamos configurar o acionador EasyCheckout_Confirmation:

Nome: EasyCheckout_Confirmation

Escolher evento: EasyCheckout_Confirmation

Disparar em: Todos os eventos personalizados

Certifique-se de que configurou corretamente os quatro (4) acionadores conforme imagens e informações acima, somente assim o Remarketing do Google Adwords irá funcionar corretamente.

 

Tags

Configure todas as tags de acordo com as informações/imagens para o funcionamento correto da ferramenta.

Veja abaixo, o local para inserir uma TAG no Google Tag Manager:

  • A primeira tag a ser configurada é a Global site AdWords:

 

Nome: Global site AdWords

Tipo: HTML Personalizado

Disparar em: Todas as Páginas (All Pages)

Copie o código abaixo crie a tag conforme mencionado acima, não se esqueça de inserir seu código AdWords de acompanhamento onde constam em vermelho com os números nove (9):

<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-999999999"></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());

gtag('config', 'AW-999999999');
</script>

 

Atenção: Para conseguir o código a ser inserido no AW acima, acesse em sua conta do Google Ads ase seguintes opções: "Ferramentas >> Conversões >> Clique no nome da conversão >> Selecione a opção "Configuração da Tag", neste local serão apresentados tanto o código a ser inserido no AW que é o "Código de Conversão" como também o "Rótulo de Conversão".

  • A próxima tag a ser configurada é a  userId Remarketing:

Nome: userId Remarketing

Tipo: HTML Personalizado

Disparo em: EasyCheckout_Confirmation e EasyCheckout_OrderPlaced

Copie os códigos abaixo e crie a tag conforme mencionado acima! Não se esqueça de incluir o código de acompanhamento de sua conta no AdWords onde constam em vermelho os números nove (9):

 

<script>

gtag('event', 'page_view', {
'send_to': 'AW-999999999',
'local_pagetype': 'conversionintent',
'local_totalvalue': {{transactionTotal}} || {{checkoutTotal}},
'user_id': {{userId}}
});

</script>
 
  • A próxima tag é a Remarketing do Google AdWords:

mceclip0.png

Nome: Remarketing do Google AdWords

Produto: Google AdWords

Tag: Remarketing do Google AdWords

Configurar Tag:

  • Código de conversão: conforme conta AdWords
  • Rótulo de conversão: conforme conta AdWords
  • Parâmetros personalizados:
  • Usar cama de dados

    • Variável das camadas de dados: {{google_tag_params}}

Disparar em: clicar na opção "Mais" e selecionar "fireRemarketingTag"

Atenção: Para localizar o Rótulo e Código de conversão dentro do Google AdWords, você deverá ir em "Ferramentas >> Conversões >> Clique no nome da conversão >> Selcione a opção "Configuração da Tag" e opte pelo TagManager, pronto, serão apresentados os dois itens mencionados.

 

 

  • Em seguida, configure a tag Remarketing do Google Adwords - Variáveis:

mceclip1.png

Nome: Remarketing do Google AdWords - Variáveis

Produto: Tag HTML personalizado

Tag: copiar o código completo abaixo e colar neste campo

Disparar em: clicar na opção "Mais" e selecionar "DOM pronto"

Criar exceções: selecionar "EasyCheckout_OrderPlaced"

Para esta tag, é preciso que copie o HTML abaixo e cole dentro da tag.

HTML personalizado:

<script>

var pagina = {{pageCategory}};




(function() {
try {
if ( pagina == 'Produto' ) {
var prodid={{idProduct}}, totalvalue={{priceSell}};
dataLayer.push({
'event': 'fireRemarketingTag',
'google_tag_params': {
'ecomm_prodid': prodid,
'ecomm_pagetype': 'product',
'ecomm_totalvalue': totalvalue}
});
} else if ( pagina == 'Carrinho' ) {
var totalvalue={{checkoutTotal}};
var products = dataLayer[0]["checkoutProducts"];
var prodid = '[';
for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {
prodid = prodid + products[i]['idProduct'];
if (i !== products.length - 1) {
prodid = prodid + ',';
}
};
prodid = prodid + ']';
dataLayer.push({
'event': 'fireRemarketingTag',
'google_tag_params': {
'ecomm_prodid': prodid,
'ecomm_pagetype': 'cart',
'ecomm_totalvalue': totalvalue
}
});
} else if ( pagina == 'Busca' ) {
var products = dataLayer[0]["listProducts"];
var prodid = '[';
for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {
prodid = prodid + products[i]['idProduct'];
if (i !== products.length - 1) {
prodid = prodid + ',';
}
};
prodid = prodid + ']';
dataLayer.push({
'event': 'fireRemarketingTag',
'google_tag_params': {
'ecomm_prodid': prodid,
'ecomm_pagetype': 'search'
}
});
} else if ( pagina == 'catalogo' ) {
var products = dataLayer[0]["listProducts"];
var prodid = '[';
for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {
prodid = prodid + products[i]['idProduct'];
if (i !== products.length - 1) {
prodid = prodid + ',';
}
};
prodid = prodid + ']';
dataLayer.push({
'event': 'fireRemarketingTag',
'google_tag_params': {
'ecomm_prodid': prodid,
'ecomm_pagetype': 'catalog'
}
});
} else {
dataLayer.push({
'event': 'fireRemarketingTag',
'google_tag_params': {
'ecomm_pagetype': pagina
}
});
}
} catch (err) {}
})();
</script>

 

  • Para finalizar, precisamos configurar a última tag da integração que é a Remarketing do Google AdWords - Variáveis Checkout:

mceclip0.png

Nome: Remarketing do Google AdWords - Variáveis Checkout

Produto: Tag HTML personalizado

Tag: copiar o código completo abaixo e colar neste campo

Disparar em: clicar na opção "Mais" e selecionar "EasyCheckout_OrderPlaced"

Para esta Tag, é preciso que copie o código abaixo e cole dentro da mesma.

HTML personalizado:

<script>

var OrderData = {{OrderData}};

(function() {

try {

var totalvalue = OrderData.actionField.revenue;

var products = OrderData.products;

var prodid = '[';

for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {

prodid = prodid + products[i]['id'];

if (i !== products.length - 1) {

prodid = prodid + ',';

}

};

prodid = prodid + ']';

dataLayer.push({

'event': 'fireRemarketingTag',

'google_tag_params': {

'ecomm_prodid': prodid,

'ecomm_pagetype': 'purchase',

'ecomm_totalvalue': totalvalue

}

});

} catch (err) {}

})();

</script>

Atenção: É preciso que você publique o CONTAINER após realizar as configurações mencionadas acima, pois é através da publicação do Container que as configurações serão aplicadas, tal publicação é feita através do botão "ENVIAR", localizado no canto superior direito do Google Tag Manager.

Pronto, utilizando as configurações acima, a integração irá operar corretamente, lembrando que é preciso que valide se todos os itens acima foram configurados corretamente em seu Google Tag Manager.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Fabio Batista de Moraes
    0

    Este tutorial esta desatualizado. Em 09/11/2018 os prints do tutorial em acionadores "DOM Pronto" e "fireRemarketingTag" não estão coerentes com o GTM.

  • Gabriel Coimbra
    0

    Boa tarde Fabio, como vai?
    Atualizamos o artigo com as novas informações e telas.

    Estamos a disposição!

    Att,

  • Fernando Cassino
    0

    Não estou achando o evento purchase para cumprir essa etapa:

     

    Agora, crie o acionado EasyCheckout_OrderPlaced:

  • Gabriel Coimbra
    0

    Bom dia, Fernando! Como vai?
    No caso deste acionador, o evento é o "Evento Personalizado"!

    Sendo preciso apenas digitar a palavra "purchase" dentro do mesmo.

    Estamos a disposição!
    Att,

  • Delto Júnior Brandão Teles dos Santos
    0

    Olá, bom dia, a parte do EasyCheckout_OrderPlaced, está desatualizada do GTM, poderia atualizar, desde já agradeço!!!  

  • Gabriel Coimbra
    0

    Bom dia,

    Artigo Atualizado (:

    Att,

  • Pedro Sotomayor
    0

    Prezada Tray, 

    Peço por gentileza para esclarecer os acionadores

    EasyCheckout_Confirmation

    EasyCheckout_OrderPlaced

    Qual é a diferença entre eles?

    Abs,

    Pedro

  • Pedro Sotomayor
    0

    Prezada Tray, qual seria o evento referente a ação Adicionar ao carrinho?

  • Pedro Sotomayor
    0

    Tray, seria extremamente útil o desenvolvimento de um manual para configuração dos eventos do Facebook Pixel nesta mesma proposta de remarketing, uma vez que o Facebook vem sendo o principal canal de aquisição de clientes para grande parte das lojas virtuais ;) 

    Pelo o que identifiquei só mudariam as tags, mas os acionadores poderiam ser aproveitados deste artigo.

    Apenas seria necessário esclarecer os eventos acionadores para permitir um melhor entendimento do uso. 

    Pelo o que entendi:

    EasyCheckout_Confirmation - Confirmação do Checkout, foi para página de pagamento
    EasyCheckout_OrderPlaced - Pagamento realizado

    E adicionar ao carrinho?

    Valeu, bem bacana e direto o conteúdo de vocês! 

     

  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Pedro!

    A questão do EasyCheckout Confirmation e OrderPlaced é exatamente como mencionou em sua última interação, ou seja, estes são os eventos que eles "capturam", quando ao carrinho, veja a imagem abaixo:

    Sobre o Pixel do Facebook, você poderá utilizar o APP desenvolvido pela Tray para realizar a integração de maneira muito mais rápida e descomplicada em comparação à integração via GTM.

    Para entender melhor, veja este artigo: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/115015842648-Como-configurar-o-Pixel-do-Facebook-em-sua-loja-Tray

    Att,

  • Tadeu | Bloom Jeans
    2

    Boa tarde! Encontrei um erro nesse tutorial. Na parte:

    • Agora, crie o acionador EasyCheckout_OrderPlaced:

    Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

    Evento: Evento personalizado

    Disparar em: purchase

     

    O Correto seria:

    Nome:EasyCheckout_OrderPlaced
    Tipo de acionador:
    Evento personalizado
    Nome do evento:
    purchase
    Disparar em: Todos os eventos personalizados

     

    É isso ou estou enganado?

  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Tadeu!
    Perfeito, informações corrigidas ;)
    Att,

  • José Carlos Grzybowski
    0

    Olá Gabriel Coimbra.  Tudo bem?

    Segui o tutorial acima e através do GOOGLE TAG coloquei o container em modo de visualização para verificar se estava tudo ok no meu site antes de enviar o container.

    Veja no anexo que 3 TAGs não aparecem como (Not Fired On This Page) e as outras TAGs estão ok.

    Já revisei mais de 2 vezes e esta tudo ok.  O que pode estar errado nestas 3 TAGs que foram feitas de acordo com o seu tutorial?

     

     

     

  • Gabriel Coimbra
    0

    Bom dia, José!
    As três tags mencionadas, de fato, não são disparadas na página inicial (home).

    As mesmas possuem acionadores diferentes das demais, tais tags são disparadas no Checkout e na página de confirmação de compra.

    Você poderá realizar um teste fazendo uma compra de teste, e poderá comprovar que são disparadas nas páginas mencionadas.

    Att,

  • Marlon Kraupp
    0

    Senhores, meu feed esta retornando com esta mensagem impossibilitando que eu faça o remarketing dinamico. Tentei solução via ticket (#2301163) sem sucesso. 

     

    Possuem algum outro ponto de vista para tentar solucionar este erro? O Remarketing dinamico é de extrema importância no nosso seguimento, não posso ficar sem..

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