Como sabemos, o acompanhamento das conversões de suas campanhas do Google AdWords é muito importante, pois através dele você conseguirá definir de melhor maneira o perfil de seus clientes, fazendo com que posteriormente você tenha uma campanha de marketing muito mais assertiva com aumento nos resultados! A criação da conta no Google TagManager poderá ser feita através deste link!

Então vamos às configurações:

 

Variáveis

Veja abaixo, o local onde inserir uma variável dentro do Google Tag Manager:

mceclip0.png

  • Acesse Variáveis >> Nova.
  • Primeiro, vamos configurar a variável transactionTotal

Nome: transactionTotal

Escolher tipo: Variável da camada de dados 

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.revenue

Versão da camada de dados: Versão 2

 

  • A segunda variável é a checkoutTotal:

Nome: checkoutTotal

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: checkoutTotal

Versão: Versão 2

 

  • A próxima variável a ser configurada é a OrderID:

Nome: OrderID

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da Variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.id

Versão da camada de dados: Versão 2

 

  • Para terminar as variáveis, vamos configurar a userId:

Nome: userId

Tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável: userId

Versão: Versão 2

 

Acionadores

Veja abaixo, o local para inserir um Acionador  no Google Tag Manager:

  • Será preciso a configuração de dois acionadores, sendo o primeiro EasyCheckout_OrderPlaced:

Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

Escolher evento: Evento Personalizado

Nome do evento: purchase

 

  • O segundo acionador é o EasyCheckout_Confirmation:

Nome: EasyCheckout_Confirmation

Escolher evento: EasyCheckout_Confirmation

Disparar em: Todos os eventos personalizados

 

Tags

Veja abaixo, o local para inserir uma TAG no Google Tag Manager:

  • Precisaremos configurar três (3) tags para o funcionamento correto da integração, a primeira delas é a Global site AdWords:

Nome: Global site AdWords

Tipo: HTML Personalizado

Disparar em: Todas as Páginas (All Pages)

Copie o código abaixo crie a tag conforme mencionado acima, não se esqueça de inserir seu código AdWords de acompanhamento onde constam em vermelho com os números nove (9):

<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-9999999999"></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());

gtag('config', 'AW-9999999999');
</script>

 

Atenção: Para conseguir o código a ser inserido no AW acima, acesse em sua conta do Google Ads ase seguintes opções: "Ferramentas >> Conversões >> Clique no nome da conversão >> Selecione a opção "Configuração da Tag", neste local serão apresentados tanto o código a ser inserido no AW que é o "Código de Conversão" como também o "Rótulo de Conversão".

  • A próxima tag a ser configurada é a  userId Remarketing:

Nome: userId Remarketing

Tipo: HTML Personalizado

Disparo em: EasyCheckout_Confirmation e EasyCheckout_OrderPlaced

Copie os códigos abaixo e crie a tag conforme mencionado acima! Não se esqueça de incluir o código de acompanhamento de sua conta no AdWords onde constam em vermelho os números nove (9):

 

<script>

gtag('event', 'page_view', {
'send_to': 'AW-9999999999',
'local_pagetype': 'conversionintent',
'local_totalvalue': {{transactionTotal}} || {{checkoutTotal}},
'user_id': {{userId}}
});

</script>

 

  • Para finalizar vamos configurar a última tag que é a Acompanhamento de conversões Google AdWords:

Nome: Acompanhamento de conversões Google AdWords

Produto: Acompanhamento de conversões Google AdWords

Código de conversão: informar o código relacionado a sua conta do AdWords

Rótulo de conversão: informar o código relacionado a sua conta do AdWords

Valor da conversão: {{transactionTotal}}

ID do pedido: {{OrderID}}

Código da moeda: BRL

Disparar em: selecionar "EasyCheckout_OrderPlaced"

Atenção: Para localizar o Rótulo e Código de conversão dentro do Google AdWords, você deverá ir em "Ferramentas >> Conversões >> Clique no nome da conversão >> Selcione a opção "Configuração da Tag" e opte pelo TagManager, pronto, serão apresentados os dois itens mencionados.

Atenção: É preciso que você publique o CONTAINER após realizar as configurações mencionadas acima, pois é através da publicação do Container que as configurações serão aplicadas, tal publicação é feita através do botão "ENVIAR", localizado no canto superior direito do Google Tag Manager.

Pronto, a integração com o acompanhamento de conversões do AdWords foi realizado com sucesso, mas não se esqueça de validar se, de fato, todas as configurações foram realizadas de acordo com este manual.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Alison Alves Figueiredo
    1

    Bom dia. Encontrei este tópico sobre como configurar conversões no google ads mas acredito que ele não esteja tão completo pois não consegui seguir o passo-a-passo. Vocês não teriam algo mais completo ensinado a configuração completa, tanto o que é necessário fazer no google ads, no google tags e na loja tray? Obrigado

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá Alisson, como vai?
    Identificamos que o senhor foi posicionado através do chamado 2077453.
    Estamos a disposição!
    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Primacial
    1

    E a configuração do Adwords? Porque eu fiz exatamente os passos e minha tag está com o status de "Tag inativa"

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    1

    Boa tarde, Theapice!

    Identificamos que você não havia publicado o container de seu GTM, por este motivo era apresentada a mensagem em questão.

    Estamos a disposição!

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Primacial
    0

    Sim, mandei todos os prints solicitados e prontamente vocês responderam. Foi resolvido. Muito obrigado.

    Ações de comentário Permalink
  • hedirodrigo
    1

    Olá, não estou achando o " código AdWords de acompanhamento "  no formarto

    AW-999999999

    Não seria o código da conta AdWords, aí fica a dúvida, se tira ou não os traços, pois a minha é no formato 333-333-4444 (possui 10 números e não tem o AW- ) .

     

    Ações de comentário Permalink
  • Vanderson Servilha
    -1

    Olá, como vai? Exatamente, basta remover os traços de seu código.

    Até mais. 

    Ações de comentário Permalink
  • Eyder Borges
    0

    Boa tarde, segui o passo a passo mas, ao fim, quando tento publicar, aparece a seguinte msg:

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, como vai?
    Este "erro" ocorro devido à erro de digitação no momento da criação da variável, ou mesmo, devido à ausência da mesma.

    Peço, que valide as variáreis mencionadas na mensagem, lembrando que o Google Tag Manager faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Tadeu | Bloom Jeans
    0

    Olá,

    Estou finalizando o passo a passo e estou com uma dúvida:
    O que são os seguinte códigos:

    Código de conversão: informar o código relacionado a sua conta do AdWords

    Rótulo de conversão: informar o código relacionado a sua conta do AdWords

    É o próprio da ID da conta de 10 dígitos?

    Obrigado,

    Tadeu

    Ações de comentário Permalink
  • Tadeu | Bloom Jeans
    0

    Resolvido!

    Ações de comentário Permalink
  • Tadeu | Bloom Jeans
    0

    Olá, finalizei o passo a passo para configurar e estou recebendo o seguinte erro no google ads:

    Alguém saberia como corrigir?

    Muito obrigado!

    Ações de comentário Permalink
  • Fábio S.
    0

    Estou com essa mesma dúvida

    Olá,

    "Estou finalizando o passo a passo e estou com uma dúvida:
    O que são os seguinte códigos:

    Código de conversão: informar o código relacionado a sua conta do AdWords

    Rótulo de conversão: informar o código relacionado a sua conta do AdWords

    É o próprio da ID da conta de 10 dígitos?"

    Obrigado.

    Ações de comentário Permalink
  • Renato
    0

    Tadeu, Fabio, 

     

    Também estou com este problema, conseguiram resolver? observei que isso acontece pois no código da tray, está atribuindo uma lista de códigos no campo ( idproduto), imagino que o ads não entende que é uma lista de produtos.

    Também não sei como resolver. espero alguma analise da tray no código disponibilizado, pra tentar resolver isso, pois possívelmente esse erro compromete o remarketing no ads

    Ações de comentário Permalink
  • Fábio S.
    0

    Oi Renato! Eu não consegui resolver ainda =(

    Ações de comentário Permalink
  • Renato
    0

    Tray, alguma solução ??

    Ações de comentário Permalink
  • Alessandro Malacarne
    2

    Para encontrar o código de conversão e o rótulo da conversão, quando você estiver criando a conversão na plataforma do Google Ads, no segundo passo, na hora de configurar, clique em 'Usar o gerenciador de tags do Google' lá vai estar a ID e o rótulo.

    Ações de comentário Permalink
  • Fábio S.
    0

    Algum tutorial de como configurar a parte do google ads? Porque só mostra a parte do tag manager, sem a configuração correta no google ads não funciona.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Fábio!
    Vamos validar a criação de um manual para introdução ao Google Ads, porém, um passo a passo completo é inviável, uma vez que existem diversas maneiras de criar campanhas no Google Ads além também de variar muito de acordo com a estratégia da loja.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • FOTOPARTS
    0

    é preciso que atualizem este post, pois já nem é mais adwords, mas sim google ads, entao os codigos AW-999999999 nem existem! qual o codigo correto para colocar neste local agora? eu tentei colocar o proprio ID no google ads, no formato 999-999-9999 (sao 10 digitos e não tem mais o AW-) é isso mesmo tray?

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, 

    É isto mesmo, você conseguirá o AW-0123456789 no canto superior direito de sua conta do Google Ads, quanto ao nome do artigo, a atualização já foi feita ;)

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Cleyton
    0

    Pessoal, boa tarde.

    Depois de muito tentar acho que consegui configurar a minha corretamente.

    Como o manual aqui só mostra a configuração no Tag manager e não no Ads vou informar como fiz no Ads.

    1 - Após logar no Ads fui em Ferramentas e Configurações > Conversões 

    2- Criei uma "conversão" de compra,

    3- Na variável do Tag Manager "Global site AdWords" pede o código AW esse código você pegará na conversão "compra" que você criou "Imagem abaixo".

     

    4- Esse mesmo código você utilizará no "userId Remarketing" quando pedir o código AW.

    5 - Agora quando você ta configurando o item "Acompanhamento de conversões Google AdWords" no tag manager e precisa do "código de conversão e rótulo" ai é só olhar na imagem supracitada e clicar em "Usar gerenciador de tag do google" la você pegará seu código e rótulo.

     

    Espero que tenha ajudado algo e não complicado ainda mais. kkkk Abraços

     

     

    Ações de comentário Permalink
  • Vasconcelos
    0

    Precismos de um passo a passo mais completo. Não estou conseguindo encontrar alguns locais pra concluir o passo a passo. 
    Precisamos de mais clareza. Por favor

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá Vasconcelos, como vai?

    Se possível, nos informe quais são os pontos que não estão claros no artigo para que possamos melhora-los, por gentileza!

    Att,

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk