A integração da Tray com o Mercado livre, por padrão, já disponibilizava a ferramenta para que você pudesse responder as perguntas feitas no Mercado Livre, nas páginas de seus anúncios, as famosas perguntas de pré-venda, via de regra, perguntas relacionadas a valor de frete, pagamento e especificações dos produtos.

Já nas perguntas de pós-venda, geralmente, tendo ligação com o envio do produto, questionamento sobre código de rastreio e mais alguns assuntos, não era possível respondê-las através da integração, entretanto, agora você conseguirá responder também estas perguntar pela integração da Tray.

Foi desenvolvida e disponibilizado em seu painel administrativo Tray a função de responder as perguntas vindas do "chat interno" do Mercado Livre. Veja abaixo as funções disponibilizadas:

  1. Listagem de mensagens com bloco de resposta;
  2. Respostas rápidas;
  3. Mensagens automáticas;
  4. Facilidade no gerenciamento visual da mensagem.

 

Vamos começar:

Visualizar Mensagens

  • Para acessá-la, vá em Marketplace >> Mercado Livre >> Visualizar Mensagens (Mensagens pós-venda);

Nesta parte, serão apresentadas informações sobre o pedido e a respectiva pergunta/mensagem ao lado direito.

Perceba, que no final da imagem ao lado direito, há três botões, sendo o de Enviar (após ter escrito sua resposta), Enviar e Arquivar e a seta virada para baixo, onde poderá Responder Rápido, através de mensagens pré cadastradas como veremos pouco mais abaixo. 

Enviar: Apenas encaminha a mensagem preenchida no campo e resposta.

Enviar e Arquivar: A resposta em enviada ao cliente e a "conversa" fica arquivada até que o cliente venha interagir novamente, esta opção é utilizada como uma "limpeza" para que a página de mensagens não fique cheia de mensagens antigas ou que não mais interessam a interação. Mas caso queira visualizá-las novamente, basta utilizar no filtro Exibir Mensagens >> Arquivadas.

Responder Rápido: Permite selecionar respostas pré-cadastradas para ganhar tempo.

 

Lembrando que agora, é possível que inclua anexos nas respostas e também é possível visualizar as perguntas pré-venda também nesta página!

Respostas.png

 

Regras

  1. Por padrão, será apresentado em lista aberta as últimas três interações feitas pelo cliente no pedido (caso tenha 3 ou mais), caso possua 4 ou mais interações, você poderá visualizá-las clicando em "Ver Mensagens";
  2. Quanto às setas verdes ou cinzas (mensagens visualizadas), esta informação é capturada pela Tray através da API de integração, e a pergunta somente será marcada como visualizada quando o Mercado Livre nos notificar via API;
  3. Quando você visualizar a pergunta através de nosso painel de integração, o cliente não será notificado de que a pergunta foi visualizada, somente enviaremos ao Mercado Livre esta informação após a pergunta ter sido respondida, entretanto, você conseguirá marcar como "visualizada" através do próprio painel do Mercado Livre se desejar;
  4. O envio da resposta é feito em tempo real;
  5. Via de regra, a fila para a captura a mensagem do Mercado Livre é de alguns segundos, podendo variar de acordo com a demanda oriunda do Mercado Livre;
  6. Devido a regra do próprio Mercado Livre, somente é permitido o envio de texto e anexos, HTML na resposta não é permitido;
  7. Ao lado direito, você verá o campo Status no qual é informado pelo próprio Mercado Livre, caso encontre-se com o status Bloqueado significa que não conseguirá responder a pergunta em questão, para entender melhor o motivo, poderá visualizar no filtro de Status na parte superior da tela no "?" haverá informações sobre os possíveis motivos do bloqueio, porém, o recomendado é que entre em contato com o próprio Mercado Livre, para identificar de maneira definitiva o motivo;
  8. Atualmente o Mercado Livre divide as perguntas por pedidos, assim, caso o pedido possua dois ou mais anúncios no mesmo pedido, será gerada uma pergunta separada para cada produto.
  9. Para evitar respostas em duplicidade, assim que algum usuário da loja começar a responder a pergunta, automaticamente o sistema irá apresentar a mensagem para os demais usuários logados que acessarem a mesma pergunta, conforme imagem:

image__27_.png

 

Respostas Rápidas

No menu Responda Rápido, você entrará informações relevantes sobre o pedido com a possibilidade de utilizar uma resposta já pré-cadastrada, fazendo com que ganhe tempo na resposta.

 

Categorias de Mensagens

Mas, como podemos cadastrar estas respostas?

Simples, dentro de Responda Rápido você encontrará a opção "Categorias de Mensagens", conforme imagem:

Ao acessar esta opção, você será direcionado à página das categorias, conforme imagem abaixo, sendo necessário apenas que clique em Incluir Categoria, sendo preciso apenas preencher o nome.

A criação da categoria se faz necessário por ser um requisito obrigatório no momento de cadastrar a mensagem pré-definida, lembrando que a Categoria de Mensagem é, digamos, o assunto principal de tais mensagens, como por exemplo Frete, Pagamento, Entrega, dentre outros.

Veja, que ao incluir uma categoria de mensagem, é possível já cadastrar uma mensagem pré-definida, conforme imagem:

Caso já tenha as categorias cadastradas, você poderá já ir direto para o cadastro das mensagens, acessando Marketplace >> Mercado Livre >> Responda Rápido >> Mensagens Pré-Cadastradas.

Resposta pré-definidas

Na página aberta, você conseguir incluir uma nova mensagem.

No cadastro da mensagem, teremos os seguintes itens:

  1. Ativo/Inativo: Refere-se ao status da mensagem, não sendo possível utilizar uma mensagem pré-definida que esteja inativa;
  2. Título da Mensagem:É, de fato, o título da mensagem que irá enviar ao cliente;
  3. Categoria: Deverá selecionar a categoria da mensagem, conforme vimos pouco acima;
  4. Mensagem: Deverá preencher a mensagem em si, o corpo dela;
  5. Perceba, que há algumas tags a serem utilizadas, a utilização das mesmas é recomendável devido à agilidade da mesma, assim você economizará tempo.

Não deixe de salvar a mensagem no final da página.

Regras² 

  1. Quanto à regra de não poder incluir HTML na resposta, aplica-se também para as mensagens pré-definidas;
  2. Na Resposta Rápida, pode ser selecionada mais de uma mensagem pré-definida, assim, caso selecione por exemplo três (3) mensagens diferentes, o texto das mensagens serão adicionados um embaixo do outro;
  3. Caso utilize alguma tag em sua mensagem pré-definida, no momento em que selecionar tal resposta, a tag já deverá assumir a informação correspondente;
  4. Na página de "Responda Rápido", será sempre apresentada apenas 1 pergunta, sendo apresentada a segunda, terceira e assim por diante após a resposta, ou mesmo, após selecionar "Responder por último" o que fará com que a pergunta vá para o final da "fila".

 

Gerenciamento/Notificações

Para facilitar o gerenciamento destas mensagens, sempre que houver uma nova, você será notificado através do "sininho" no canto superior direito de seu painel, e também pelos indicadores na página de integração do Mercado Livre.

Na listagem das mensagens como também no Responda Rápido, sempre que uma mensagem for gerada automaticamente, você será notificado através da tag apresentada na mensagem, conforme imagem abaixo:

 

 

Mensagens Automáticas

Anteriormente muitas confusões ocorriam quanto aos e-mails da plataforma Tray que eram disparados para as vendas que ocorriam no Mercado Livre, e para acabar de uma vez com esta complicação, os e-mails para as vendas intermediadas (ocorridas no ML) foi completamente reformulado.

Antes os mesmos encontra-se em Configurações >> Emails da Loja, mas com a reformulação, não mais!

Agora, você poderá encontrá-los em Marketplaces >> Mercado Livre >> Configurar Mensagens Automáticas, conforme imagem abaixo:

Foram disponibilizadas 10 mensagens automáticas, cada um com seu "gatilho" (gatilho é um disparo por ação).

  • Veja que ao lado direito há a informação de quando este e-mail será disparado (o gatilho);
  • No centro, você poderá ver a mensagem que cadastrou para ser enviada;
  • Mais ao lado direito há o Status onde haverá apenas Ativo Inativo, que é o que define se a o e-mail será enviado ou não, para alterar o status basta clicar na seta virada para baixo do lado direito;
  • Em Editar você poderá editar a mensagem que será enviada (caso esteja Ativo).

O que achou das melhorias?

A integração já era completa, imagine agora!!

Vai facilitar e muito a vida de vocês, lojistas, que utilizam a integração com o Mercado Livre, pois irão poupar muito tempo com estas novas funções, podendo utilizar tal tempo em outros pontos de seu negócio online.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Toribio 
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Comentários

  • Roberto Claudio Bertucci
    0

    Olá bom dia,

    Achei muito interessante essas mensagens automáticas do pós venda. Parabéns por mais essa atualização.

    Só está precisando de um ajuste nos gatilhos, pois notei algo na ordem do envio

    - Quando o pedido e pagamento são capturados, as mensagens do pedido e do pagamento são enviadas corretamente

    - Quando a nota fiscal é capturada pela plataforma a mensagem da nota não é enviada

    - Quando a etiqueta de envio é capturada e impressa, ai é enviada a mensagem da nota fiscal e a mensagem da etiqueta

    - Quando o o código de rastreio é capturado é enviado novamente a mensagem da nota e mensagem do código de rastreio

    - Quando é capturado a alteração no rastreamento a mensagem de atualização de rastreio é enviada corretamente.

    Acredito que uma correção no envio da nota fiscal vai deixar perfeito o sistema.

    Abraços

     

  • Vinicius Herbst Valim
    1

    Antes dessa Nova Mensagens pós vendas, o usuário do ML recebia um Link para acompanhar o rastreamento do produto numa página dentro da minha loja na Tray, Trazendo o cliente para conhecer e fazer compras na Tray, Eu achei que piorou,  agora ele recebe um rastreamento pronto,  que se repete inteiro a cada mudança de status. Fica como sugestão  fazer uma TAG que cria um link para o cliente acompanhar dentro da minha loja Tray o rastreamento (como era antes), Dessa forma através de uma facilidade de link e de forma útil o cliente vinha para a Tray, agora não vem, pois o rastreio chega pronto sem necessidade de fazer nada.

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