Você já vendeu, ou ouviu falar que alguém utiliza as redes sociais para vender seus produtos? Bem, isto não é só possível como muito viável para qualquer tipo de comércio, seja físico ou virtual!

  Sabemos o quão grande é a quantidade de pessoas que utilizam as redes sociais hoje em dia, e isso só cresce a cada minuto que passa. Ter uma página de sua loja no Facebook e Instagram já deixou de ser algo opcional, pois são ferramentas incríveis para ter uma relação mais próxima com seus clientes, e claro, ofertar seus produtos a medida que realiza suas ações de marketing e de aquisição de novos seguidores e clientes.

  Neste artigo veremos como realizar a integração com o Facebook Shops, possibilitando que ofereça seus produtos para seus clientes tanto no Facebook, como no Instagram!

 

1. Loja no Facebook Shops

1.1. Crie uma página para sua loja no Facebook

  Para começar, será necessário criar uma página no Facebook para sua loja. Caso sua loja já tenha uma página no Facebook, clique aqui para ir ao próximo passo, caso ainda não tenha poderá criá-la através do seguinte link: Crie a página de sua loja no Facebook.

 

  •   Caso você não esteja logado no Facebook assim que acessar o link, você acessará a seguinte página. Basta realizar o login com seus dados do Facebook, ou criar uma conta para sua loja, caso deseje:

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  •   A partir do momento que acessar a conta do Facebook, onde deseja criar a página de sua loja, você acessará a página demonstrada abaixo, basta inserir os dados de sua loja (Nome, Categoria e Descrição) e então clicar no botão "Criar página".

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  Página da loja criada, agora você poderá completá-la com mais informações como desejar, lembre-se que quanto mais informações sobre o seu negócio, mais postagens, mais interações com seus seguidores, melhor performance sua loja terá nas redes sociais.

 

1.2. Ative a sessão loja no Facebook

  Após vincular os produtos de sua loja com a página do Facebook, chegou a hora de ativar a sessão loja, para isto, siga os passos a seguir:

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  •   Na tela seguinte, selecione a opção "Finalização da compra em outro site" e clique em "Avançar".
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  •   No próximo passo, você deverá escolher a página que criou para sua loja no passo 1.1. e clicar em "Avançar".

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  •   Se você nunca teve uma conta empresarial no Facebook, você poderá criar uma clicando em "Criar uma nova conta empresarial", ou então selecionar uma conta já existente que queira utilizar. Lembrando que esta conta é a que terá acesso ao Gerenciador de Comércio do Facebook. Após selecionar ou criar uma conta comercial, clique em "Avançar".

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  •   No próximo passo, você deverá selecionar para criar um novo catálogo. Dê um nome para o seu catálogo e clique em "Avançar".

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  •   Na última etapa, caso todos os campos estejam preenchidos como desejou e conforme instruído nos passos anteriores, você poderá ler o "Acordo do Vendedor" e clicar sobre a caixa de seleção caso concorde com os termos de vendedor do Facebook. Por fim, basta clicar em "Concluir a configuração" e pronto!

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1.3. Crie o XML do Facebook

  Para Prosseguir com esta configuração, será necessário criar um XML para envio de produtos ao Facebook. Clique aqui para acessar o artigo explicativo deste passo.

 

1.4. Vincule os produtos de sua loja com o Facebook

  Assim que finalizar o passo anterior, o próprio Facebook já fará o redirecionamento para o gerenciador de comércio da sua loja Facebook Shops. Agora veremos como inserir os produtos de sua loja Tray em sua loja do Facebook Shops.

  •   No gerenciador de comércio de sua loja Facebook Shops, clique em Catálogo >> Fonte de dados >> Adicionar produtos.

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  •   Agora selecione a opção "Usar o carregamento em massa" e clique em "Avançar".

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  •   Selecione a opção "Feed programado" e clique em "Avançar".

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  •   Nesta etapa, você deverá inserir o link do XML que criamos no passo 1.3. e clicar em "Avançar"

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  •   Nesta tela, selecione a opção "A cada hora" e em "Repetir", insira o melhor horário para atualização de seus produtos (Na maioria dos casos, o melhor horário é antes do começo do expediente de sua loja). Após configurar, clique em "Avançar".

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  •   Agora, basta dar um nome para a fonte de produtos de sua loja (Qualquer nome que fará você lembrar deste catálogo), alterar a moeda para BRL e clicar em "Enviar".

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  •   Pronto! Aguarde o Facebook carregar a fonte de dados de seus produtos e caso não haja problemas com o cadastro de seus produtos, os mesmos já serão vinculados à sua loja, Facebook Shops.

1.5. Passos extras

  Os passos anteriores foram apenas para que você consiga criar a página de sua loja Facebook Shops e vincular os produtos, mas há muitas outras configurações e recursos que você pode explorar no Facebook Shops.

  •   Veja algumas dicas e tenha acesso a um infográfico gratuito que irá te auxiliar a vender ainda mais através do Facebook Shops neste artigo: Facebook e Instagram: Dicas de Como Vender nas Redes Sociais.
  •   Acesse a página de ajuda do Facebook Shops e tire suas dúvidas quanto às demais configurações que você pode fazer em sua loja Facebook Shops: Personalizar sua loja.
  •   Agora você também poderá configurar o Instagram para que tenha acesso à famosa "Sacolinha de compras do Instagram", clique nos tópicos abaixo para revelar as instruções!

2. Sacola de compras do Instagram

  Com sua loja no Facebook Shops configurada, você agora tem a opção de utilizar o mesmo catálogo de produtos integrado a ela, para também alcançar seus seguidores do Instagram através das marcações com a sacolinha de produtos nas publicações que fizer nesta rede social. A seguir, você aprenderá como realizar esta configuração!

2.1. Conecte o Instagram de sua loja com sua loja Facebook Shops

  •   Acesse novamente a página de sua loja no Facebook e clique em "Configurações". 
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  •   Agora acesse: Instagram >> Conectar conta.

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  •   Basta realizar o login em sua conta do Instagram e pronto, contas do Instagram e Facebook sincronizadas!

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2.2. Altere o tipo de conta do Instagram para uma conta empresarial.

  Para que possa utilizar o recurso da "Sacola de compras do Instagram", é necessário que tenha uma conta empresarial no Instagram. Este procedimento é bem simples de ser feito, basta seguir os seguintes passos:

  • Na página do Facebook, acesse novamente Configurações >> Instagram, e agora clique em "Mudar conta".

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  •   Basta clicar em continuar nas seguintes telas e aguardar alguns segundos para que o Facebook realize a configuração de sua conta empresarial no Instagram.
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  •   Por fim, preencha as informações de sua conta empresarial do Instagram na seguinte tela e clique em "Concluir".

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  Procedimento finalizado! Agora você já poderá marcar todos os produtos nas novas publicações que fizer em sua conta do Instagram!

 

  Lembre-se, há muitas outras configurações que você poderá fazer em sua loja do Facebook Shops, além de poder, criar anúncios e inserir ainda mais informações que auxiliem seus clientes a localizar a sua loja e comprarem ainda mais

 

  Boas Vendas!

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