E o débito/crédito, como ocorre?
Você já deve ter reparado que no Frete Fácil há uma guia chamada "Lançamentos Futuros". Essa função gera algumas dúvidas nos lojistas, referentes as informações que constam ali. Se você possui dúvidas referentes a essa funcionalidade, está no lugar certo.
Veremos neste artigo sobre o que se trata essa guia.
Então vamos lá:

Atenção: Caso o valor das conciliações de postagem de sua loja esteja negativo, será necessário realizar o pagamento. Do contrário, a compra de etiquetas será bloqueada até a regularização do pagamento. Você entenderá melhor sobre isto ao finalizar a leitura deste artigo.

Na guia "Lançamentos Futuros" são listados todos os pedidos que tiveram divergência em suas postagens. É realizada a conciliação das postagens realizadas no mês e esses valores são ajustados em seu extrato.
Essas divergências podem ser de peso, altura, largura, comprimento e/ou postagem em local divergente do informado no cadastro da loja, portanto é importante que as características dos produtos cadastrados na plataforma estejam sempre atualizadas, com isso os cálculos de envio aos seus clientes serão feitos de maneira correta.

  • Acesse Frete Fácil 2.0 >> Lançamentos Futuros;

  • Veja abaixo as informações encontradas nesta página:
    • Período: Será informada a data inicial e final do período para contabilização das etiquetas que tiveram divergências de valor no momento das postagem;
    • Data Limite Para Conciliação: É a data máxima para a contabilização das etiquetas utilizadas dentro do período (informado acima);

  • Ao clicar em "Visualizar Todos os Pedidos", serão listados todos os pedidos que tiveram suas etiquetas geradas através do Frete Fácil e ocorreram divergência no valor cobrado pela ferramenta e o valor cobrado pelos Correios no momento da postagem;
  • Veja que ao lado de cada pedido, constam as informações sobre o peso e dimensões dos produtos cadastrados na loja virtual e o peso e as dimensões da embalagem que foi encaminhada aos Correios;
  • Via de regra, as divergências dos valores cobrados, ocorrem devido ao peso e dimensões dos produtos estarem cadastradas de maneira incorreta;

Veja que na imagem acima, são apresentadas as dimensões e o peso de cada "pedido" na loja virtual em "peso Venda", já em "peso Correios" será apresentado o peso e dimensões calculados pelos próprios Correios. 

Os pedidos/etiquetas que estiverem na cor Vermelha são os que foram cobrados "a menos", devido ao peso do produto ter sido informado incorretamente ou mesmo as dimensões. Exemplo, você cadastrou seu produto na loja virtual com o peso de 110 gramas e as dimensões 10x15x15, porém ao chegar nos correios, seus produtos embalados estavam com o peso de 200 gramas e dimensões 15/18/18, desta maneira será calculada a diferença e como a integração é online, automaticamente o Frete Fácil será notificado e será gerada esta informação de divergência, que você poderá acompanhar por aqui em "Lançamentos Futuros".

Já os pedidos/etiquetas na cor Verde são os pedidos que a diferença no valor é positiva para você. Imagine que com os pesos e dimensões dos produtos que vendeu, a etiqueta gerada através do Frete Fácil foi no valor de R$ 20,00. Porém, ao chegar aos Correios, a embalagem de seus produtos estava mais leve ou menor do que realmente foi cadastrado na loja. Dessa forma, será gerado um crédito junto ai Frete Fácil.

Duas imagem acima, veja que próximo à seta vermelha há o campo "Total", neste campo será apresentado o resultado final da soma dos "créditos" que você possui menos os "débitos".

E o débito/crédito, como ocorre?

O crédito ocorre da seguinte maneira:

  1. O valor será automaticamente estornado para seu saldo Yapay caso o resultado final seja positivo.

O débito ocorre das seguintes maneiras:

  1. Possuindo a conta verificada, o débito ocorrerá automaticamente em seu saldo Yapay, isto caso o resultado final seja negativo e você tenha saldo suficiente.
  2. Caso você não possua conta bancária verificada, ainda há a possibilidade do débito automático em seu Saldo Yapay, mas para isto, não poderá ter ultrapassado o limite máximo de transação, que é de R$500,00 para pessoas físicas e R$1.000,00 para pessoas jurídicas.
  3. Caso você não possua saldo em conta do Yapay, será gerada a opção para poder realizar o pagamento com Boleto ou mesmo Transferência Online.

E aí, gostou? Imagine um sistema totalmente integrado com os Correios que é notificado a toda divergência de valor, tanto para mais como para menos!

 

Boas Entregas!

Equipe Tray.

Gabriel Coimbra 
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Comentários

  • Roudshoes
    0

    Gostaria de ter mais informações sobre o saldo negativo do Frete Facil de -R$ 394,62

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  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, como vai?
    Para o senhor seja melhor orientado a respeito, recomendamos que abra um chamado direcionado à equipe do Frete Fácil!

    Att,

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