O GSuite é uma solução oferecida pelo Google para empresas, ou seja, é a versão empresarial do Gmail, Drive, Documentos e Agenda.

Como sabemos, há muitos lojistas que desejam utilizar os e-mail no G Suite devido à familiaridade com a plataforma.

E para isto, criamos este artigo, lembrando que aqui você verá apenas como realizar a integração do Gmail (G Suite), ou seja, caso tenha dúvidas quanto à utilização/configuração das ferramentas de documentos, agenda ou drive, será preciso que entre em contato diretamente com o Google.

Vamos lá:

Atenção: A ferramenta do G Suite é comercializada pelo Google, ou seja, é mediante contratação, podendo haver um período de teste, porém, quanto às dúvidas sobre valores e/ou período teste é preciso verificar diretamente com o Google.

 

  • Acesse este link e faça o login ou então crie uma nova conta.
  • Em seguida clique em "Primeiros Passos" no quadro referente ao Gmail, conforme indicado na imagem abaixo.

  • Preencha o nome de sua empresa;
  • Selecione quantos funcionários sua empresa possui, incluindo você;
  • Selecione o País e depois clique em "Próxima"

  • Preencha as informações de contato, conforme solicitado;
  • Depois clique em "Próxima".

  • Para esta etapa será preciso que já tenha um domínio registrado, casto contrário, será preciso registrá-lo antes de prosseguir com a configuração.
  • Clique em "Sim, eu Tenho um Domínio Para Usar".

 

  • Em seguida, insira o domínio de sua loja e clique em " Próxima".

  •  Opte ou não, por receber dicas e ofertas do Google.

  • Escolha um usuário (e-mail) e senha para acessar e administrar o GSuite.
  • Após preencher os dados, marque "Não sou um Robô" e leia com atenção os termos.
  • Após isto, clique em "Aceitar e Criar Conta".

 

  • Clique em "Acessar Configuração".

  • Agora, insira o usuário (e-mail) e clique em "Próxima".

  • Insira a senha e clique em "Próxima".

  • Leia com atenção os termos apresentados e depois clique em "Aceitar".

  • Você poderá adicionar pessoas à conta do G Suite, para isto, basta clicar em "Iniciar".

Atenção: O passo visto abaixo é muito importante para o bom andamento da "integração".

  • Neste momento, será preciso que insira todas as contas de e-mails já criadas em sua hospedagem, para que eles comecem a receber/enviar os e-mails através da plataforma do Gmail.
  • Já incluiu as contas de e-mail, ou mesmo, tem apenas uma? Então, clique em "Adicionei Todos os..." e em seguida clique em "Próximo".

  • No próximo passo, clique em "Escolher um Método Diferente" e selecione a opção "Adicionar um registro...", conforme indicado na imagem abaixo:

  • Marque a opção "Abrir o painel de controle do meu domínio".

  • Agora, clique na opção "Adicione um Registro CNAME".

Atenção: este é um item de extrema importância para a integração, então preste muita atenção neste passo.

  • Caso seu domínio esteja hospedado nos servidores da Tray, ou seja, caso tenha sido configurado como Hospedagem Tray, você deverá copiar o Marcador e o Destino e nos encaminhar através de um chamado e solicitar que seja feita a configuração.
  • Caso tenha optado por hospedar seu domínio em uma hospedagem Externa, você deverá validar diretamente com empresa onde seu domínio está hospedado qual é o procedimento que deverá ser feito, ou solicitar que a mesma realize tal configuração (caso disponibilize este serviço).
  • Em seguida clique em "Adicionei o Registro de Verifcação CNAME".

  • Agora, clique em "Salvei o Registro de Verificação CNAME".

  • Clique em "Abri o Painel de Controle do meu Domínio".

Atenção: Este passo é de suma importância para que funcione corretamente a integração, preste muita atenção no mesmo.

  • As entradas MXs são configuradas como a entrada CNAME, ou seja, se optou por Hospedagem Tray para seu domínio, poderá abrir um chamado junto à equipe de atendimento e solicitar tal configuração (será preciso que envie todas as informações apresentadas para você).
  • Caso tenha optado por Hospedagem Externa, será preciso que valide com a empresa em que seu domínio está hospedado, o procedimento que deverá ser feito.
  • Clique em "Crirei os Novos Registros MX".

Pontos de Atenção:

  1. Este é um ponto crucial para o funcionamento e verificação de e-mail/domínio, leia com muita atenção os itens abaixo.
  2. Após finalizar toda a integração, o prazo para que comece a receber seus e-mails no G suite (Gmail) é de 72 horas, conforme informação do próprio Google.
  • Clique em "Salvei os registros MX".
  • Para clicar em "Confirmar o Domínio e Configurar o E-mail", é preciso que já tenha recebido a resposta da equipe de atendimento da Tray ou de sua atual empresa de hospedagem de que a configuração da Entada CNAME e as Entradas MXs já tenham sido configuradas.
  • Caso clique para "Confirmar o Domínio e Configurar o E-mail" e as entradas ainda não estejam configuradas, sem dúvidas, apresentará erros na verificação.

  • Após a barra de progresso de confirmação finalizar, basta clicar em "Próximo".

  • Leia com atenção as informações apresentadas e clique em "Continuar".

  • Você deverá inserir a senha que selecionou (conforme mencionado no início deste artigo).

  • Pronto, integração realizada com sucesso!

Agora, você poderá acessar as contas de e-mails que cadastrou nesta ferramenta através do próprio Gmail, basta inserir a conta de e-mail desejada e a senha.

Lembrando que este artigo é destina apenas à ferramenta de e-mail do Gsuite, para saber como utilizar as demais ferramentas disponibilizadas, é preciso que entre em contato diretamente com o Google, não se esqueça também, de validar os valores a serem investidos para utilização do Gsuite.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

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Gabriel Coimbra 
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