Como está o tráfego orgânico da sua loja? Quando procuramos sua loja em buscadores como Google e Bing, por exemplo, o seu site é exibido? 

Como já mencionamos aqui algumas vezes, o SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que serve para melhorar o posicionamento do seu site e consequentemente gerar mais tráfego orgânico. 

Para entendermos melhor a importância dessa estratégia, é através do SEO que a sua loja é indexada nos sites buscadores, ou seja, é o SEO que definirá se a sua loja será ou não encontrada no Google, por exemplo. 

Agora imagine só: não seria incrível para o seu negócio aparecer nas primeiras posições do Google? 

Ao contrário do Facebook Ads e Google Ads, você não precisa realizar nenhum tipo de investimento para começar a trabalhar o SEO de sua loja, entretanto, tenha em mente que é um processo um pouco mais demorado. Você não conseguirá ver resultados tão rápidos. Este processo é mais trabalhoso, pois o grande impulsionador de ranqueamento são os cliques (acessos), e para conseguir cliques dois itens são imprescindíveis: 

  • Realize uma vasta pesquisa sobre palavras-chave para identificar qual configuração deverá fazer em sua loja para que seja encontrada no Google, mesmo que ainda não tenha sua loja posicionada nas primeiras páginas;
  • Desenvolva o título e descrição de sua loja de maneira atrativa. É necessário que desperte a curiosidade em seu cliente. Por isso, desenvolva um título e descrição que farão com que os internautas cliquem e acessem sua loja virtual através dos sites de busca.

Vale lembrar que a metatag não deve ser criada apenas pensando nos sites buscadores, pois há dois pontos principais a serem validados: os sites buscadores e as pessoas! Sendo assim, sua metatag deverá ser relevante, chamativa e atrativa para chamar atenção e consequentemente fazer o público ter vontade de acessar. Portanto, combine: palavras-chave e conteúdo interessante. 

Dito isso, vamos as configurações: 

  • Para configurar essas opções, acesse "Configurações >> SEO >> Metatags (aba)";

mceclip0.png

  • O primeiro item é referente ao Título Da Loja. Este título é apresentado na própria aba do navegador, conforme imagem abaixo, e nos sites buscadores ele é apresentado com uma fonte maior e em azul, como a segunda imagem abaixo:mceclip5.png
  • Já em “Descrição”, deverá preencher as informações que serão apresentadas junto aos sites buscadores, conforme imagem abaixo. Recomendamos que seja preenchido com um pequeno “resumo” do que será encontrado em sua loja virtual: 

mceclip1.png

  • Palavras Chave: Deverá preencher as palavras chave que irão auxiliar na localização de sua loja junto aos sites buscadores;

mceclip1.png

  • Descrição de páginas de categoria: Você poderá inserir as informações desejadas neste campo. Lembrando que o mesmo já vem preenchido por padrão com duas tags;
  • Descrição de páginas de busca: Este campo também já vem preenchido por padrão mas também permite edições caso deseje;
  • Título personalizado para produtos: Nome da página que aparece em mecanismos de busca e nas abas de navegadores relacionados aos seus produtos.
  • Título personalizado para categorias: Nome da página que aparece em mecanismos de busca e nas abas de navegadores relacionado as suas categorias.
  • Título personalizado para buscas: Nome da página que aparece em mecanismos de busca e nas abas de navegadores relacionadas ao titulo da sua loja.

Na configuração dos Títulos, para auxilia-lo com as tags, clique em Como personalizar título para produtos.

mceclip2.png

As informações preenchidas serão apresentadas no título de cada página de acordo com seu "tipo", como produtos, categorias e buscas.

A princípio pode parecer um pouco confuso, mas acredite, não é. Ao começar a trabalhar essa técnica e suas possibilidades, você verá que é mais simples do que parece. Como vimos no começo deste artigo, essas configurações possuem relação direta com um bom posicionamento nos buscadores, portanto, capriche! 

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade!

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Wagner

    Uma coisa que percebi no caso de usar as tags como [nome do produto] é que retorna na SERP o seguinte:

     

    Digamos que o produto seja uma Calça Jeans Flare Preta Cintura Alta...

     

    Na SERP retorna:

    nome da loja.............

    product name: Calça Jeans Flare Preta Cintura Alta..... 

     

    Esse retorno que dá quando é utilizado a tag, pode ser alterado para retornar somente o nome do produto? Sem essa parte do texto "product name" na meta tag ?

    Usuários curtiram esse comentário: 1
    Ações de comentário Permalink
  • Edwin Guillen Silva

    Não há um chat online para tirar dúvidas?

    Usuários curtiram esse comentário: 0
    Ações de comentário Permalink
  • sjd dote

    O verdadeiro Magic. Acabei de começar a aprender SEO. Eu leio o blog há muito tempo. A melhor coisa. Isto também

    Usuários curtiram esse comentário: -1
    Ações de comentário Permalink
    Powered by Zendesk