Relatórios são fundamentais quando o assunto é planejamento.

E nada melhor do que novos relatórios, mais completos e de fácil compreensão!

Veremos neste artigo, sobre os três novos relatórios de venda de produtos. Veja abaixo:

Relatório de Produtos Mais Vendidos.

  • Acesse Produtos >> Relatórios >> Visualizar Relatório. 

  • Você poderá filtrar por:
    • Período desejado;
    • Comprar com o período anterior ou não;
    • Local de venda específico (que tenha pedido);
    • Região ou Estado;
    • Por parceiro específico (que tenha pedido);
    • Pedidos ou Vendas;
      • Pedidos: Todos os pedidos que não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado AUT", independente se tem pagamento confirmado ou não.
      • Vendas: Todos os pedidos que possuem pagamento confirmado e não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado AUT".
  • Após isto, poderá clicar em "Filtrar".

  • Após realizar o filtro das informações desejadas, as mesmas serão apresentadas da seguinte forma:
  • Colunas:
    • Produto: Será apresentado o ID do Produto e seu respectivo nome;
    • Quantidade: Quantidade do produto que foi vendida no período filtrado;
    • Valor: Soma do preço de venda da quantidade total do produto vendido;
    • Preço Médio: Preço médio pelo qual o produto é vendido;

Atenção: Note que as colunas mencionadas acima se repetem (com exceção da coluna Produto), isto para que você possa comprar o período atual com o anterior.

  • Veja como é muito fácil analisar as informações, mas não se esqueça, para as informações abaixo, foi considerado apenas o primeiro produto da lista:
    • Quantidade: No período atual foram realizadas 131 vendas, enquanto no período anterior foram 125, ou seja, 6 unidades a mais.
    • Valor: Referente ao período atual, o valor total foi de R$26.788,19, o valor total do período anterior, que foi de R$25.306,25, ou seja, no período atual teve um aumento de R$1.481,94  no valor total.
    • Preço Médio: No período atual, o preço médio é de R$204,49, e no período anterior é de R$202,45, desta maneira, sabemos que o preço médio de venda do produto, atualmente, está R$2,04 mais alto.
  • Mais um item bacana, são as "pequenas setas" ao passar o mouse sobre uma delas, toda esta diferença mencionada no exemplo acima, é apresentada em foram de porcentagem, veja na imagem abaixo:

  • Estes relatórios serão essenciais para seu planejamento de vendas, imagine que você aumentou o preço do produto e as vendas do mesmo caíram 50%, através deste relatório será muito fácil notar isto.
  • Agora que já sabe como utilizar este relatório, vamos para o próximo.

 

Relatório de Produtos com Mais Vendas Canceladas.

  • Acesse Produtos >> Relatórios >> Produtos com Mais Vendas Canceladas.

  • Os filtros oferecidos são os mesmos vistos pouco acima, no relatório de Produtos Mais Vendidos, com exceção do "Pedido/Venda".

  • Veja na imagem abaixo, que as colunas são as mesmas do relatório visto acima, desta maneira, a leitura das informações são as mesmas.
  • Mas, ATENÇÃO! Neste relatório, as informações apresentadas são referente à vendas canceladas!

  • E a porcentagem? Tem também, veja abaixo:

  • Este é um relatório essencial para você que deseja diminuir o cancelamento em sua loja, exemplo: 
    • Imagine que você alterou algum item do produto, ou mesmo, aumentou o preço e as vendas logo em seguida caíram, está na hora de analisar se tal alteração foi o motivo. O que será muito mais fácil de fazer com as informações que este relatório oferece.
  • Vamos ao próximo? Beleza, vamos lá!

 

Relatório de Marcas mais Vendidas:

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Marcas Mais Vendidas.

  • Você poderá filtrar por:
    • Período desejado;
    • Comprar com o período anterior ou não;
    • Local de venda específico (que tenha pedido);
    • Região ou Estado;
    • Por parceiro específico (que tenha pedido);
    • Pedidos ou Vendas;
      • Pedidos: Todos os pedidos que não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado AUT", independente se tem pagamento confirmado ou não.
      • Vendas: Todos os pedidos que possuem pagamento confirmado e não estejam com o status "Cancelado" ou "Cancelado AUT".
  • Após isto, poderá clicar em "Filtrar".

  • Note, que a apresentação das informações segue a mesma lógica dos filtros que vimos anteriormente, sendo elas:
    • Marca;
    • Informações do Período Anterior;
    • Informações do Período Atual.

  • Agora, basta aplicar a mesma técnica de leitura que já vimos neste artigo para conseguir as informações desejadas!
  • E a porcentagem? Bem este não ia ficar de fora, não é mesmo? Então, também será apresentada ao passar o mouse sobre alguma das "pequenas setas".

 

E aí, o que achou dos novos relatórios da aba de produtos?

Vai facilitar e agilizar muito seu planejamento !

Boas Vendas!

Equipe Tray.

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Gabriel Coimbra 
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