As URLs são de suma importância quando o assunto é SEO, e por isto, na plataforma Tray é disponibilizada a ferramente de URL e Redirecionamento.

Mas afinal, para que ela server?

Simples, ela serve para redirecionar uma URL para outra URL, por exemplo, direciona a URL "dominio.com.br/sapatos/sapato-de-couro" para "dominio.com.br/calçados/sapato-de-couro", após realizar a configuração exemplificada acima, ao acessar a primeira URL o cliente será direcionado para a segunda URL mencionada.

E o que isto ajuda no SEO? Bem, se sua loja virtual já encontra-se indexada e ranqueada nos sites buscadores, como o Google, por exemplo, ao gerar uma nova URL é preciso que indexe e ranqueie esta nova URL também, e para evitar todo este "retrabalho" ao realizar o redirecionamento de URL, não será necessário aguardar todo este tempo de indexação e ranqueamento, pois você dirá ao Google "X URL da minha, agora é a Y, ou seja, são as mesmas".

Atenção: Para que você consiga utilizar este recurso é preciso que seu domínio próprio já esteja configurado e ATIVO dentro da plataforma Tray.

 

Vamos às configurações:

  • Minha Loja > URLs e Redirecionamentos > Incluir Direcionamento.

Nesta configuração é possível redirecionar uma URL do domínio da sua loja para uma outra URL.

Existem duas formas para realizar o redirecionamento:

  • Redirecionamento Exato: Será realizado o redirecionamento somente quando a URL for exatamente como digitada.
  • Redirecionamento Parcial: Além de ser redirecionada a URL de forma exata, também será redirecionada a URL caso tenha alguma informação posterior.

O Redirecionamento Parcial é ideal para lojas que estão migrando para a Tray e não querem perder a relevância de suas páginas já indexadas nos buscadores.

No Redirecionamento define-se o tipo deste redirecionamento, que pode ser 301 ou 302. O tipo 301, será definido que o redirecionamento será permanente, não retornando a URL antiga. Caso escolher o tipo 302, que é o tipo de redirecionamento temporário, será permitido ao usuário retornar a URL anterior.

Observação: Se em sua loja há alguma página sendo redirecionada de maneira incorreta, é possível que tenha ocorrido algum erro de configuração, ou seja, é necessário verificar as "URLs e redirecionamentos", e verificar se há algum redirecionamento definido incorretamente.

O sistema configura um redirecionamento automático, quando o produto for excluído, o próprio sistema irá redirecionar da página do produto para a página da categoria principal ao qual o produto está vinculado.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Coimbra 
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Comentários

  • Lucas
    0

    Olá, tem como subir os redirecionamento através de planilha? Att, Lucas.

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  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Lucas!

    É possível sim, veja como no link abaixo:
    https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/115010458628-Importa%C3%A7%C3%A3o-de-produtos-via-Excel

    Att,

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  • Lucas
    0

    Olá, instalei o aplicativo, porém nenhuma opção se refere a importação de URLs e redirecionamentos.

    Poderia confirmar essa informação por favor!

    No aguardo, Lucas.

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  • Gabriel Coimbra
    0

    Lucas,

    Você encontrará quais são estas opções na listagem abaixo:
    https://importacao.tray.com.br/import/columns_help/product

    Lembrando que elas estão no final da lista.

    Att,

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  • rar
    0

    Deixa eu ver se eu entendi como funciona aqui, então quando eu mudo a url na página de produto, a Tray sozinha e de forma automática já efetua o redirecionamento 301? Então não é necessário fazer todo este procedimento?

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  • Wilhen Santos
    0

    Olá rar.

      Caso esteja se referindo a alteração da URL de acesso dos produtos (Opções avançadas de edição dos produtos no campo SEO) e categorias (Editando as categorias), ao alterar as URLs de acesso neste locais, não será necessário realizar os redirecionamentos conforme descritos neste artigo. Basta apenas inserir as antigas URLs já indexadas no Google, nestes produtos e categorias. Este procedimento poderá ser realizado via importação de dados Excel conforme descrito pelo Gabriel logo acima.

      Atribuir uma URL já indexada à um produto fará com que esta mesma URL seja a URL de acesso deste produto, e não um redirecionamento.

    A dica aqui é:

    •   Utilize o redirecionamento caso queira transferir a indexação de uma URL antiga para uma nova URL.
    •   Utilize a atribuição de URL nos produtos e categorias, para utilizar a mesma URL já indexada como URL de acesso de ambos.

    Att,

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