As URLs são de suma importância quando o assunto é SEO, e por isto, na plataforma Tray é disponibilizada a ferramente de URL e Redirecionamento.

Mas afinal, para que ela server?

Simples, ela serve para redirecionar uma URL para outra URL, por exemplo, direciona a URL "dominio.com.br/sapatos/sapato-de-couro" para "dominio.com.br/calçados/sapato-de-couro", após realizar a configuração exemplificada acima, ao acessar a primeira URL o cliente será direcionado para a segunda URL mencionada.

E o que isto ajuda no SEO? Bem, se sua loja virtual já encontra-se indexada e ranqueada nos sites buscadores, como o Google, por exemplo, ao gerar uma nova URL é preciso que indexe e ranqueie esta nova URL também, e para evitar todo este "retrabalho" ao realizar o redirecionamento de URL, não será necessário aguardar todo este tempo de indexação e ranqueamento, pois você dirá ao Google "X URL da minha, agora é a Y, ou seja, são as mesmas".

Atenção: Para que você consiga utilizar este recurso é preciso que seu domínio próprio já esteja configurado e ATIVO dentro da plataforma Tray.

 

Vamos às configurações:

  • Minha Loja > URLs e Redirecionamentos > Incluir Direcionamento.

Nesta configuração é possível redirecionar uma URL do domínio da sua loja para uma outra URL.

Existem duas formas para realizar o redirecionamento:

  • Redirecionamento Exato: Será realizado o redirecionamento somente quando a URL for exatamente como digitada.
  • Redirecionamento Parcial: Além de ser redirecionada a URL de forma exata, também será redirecionada a URL caso tenha alguma informação posterior.

O Redirecionamento Parcial é ideal para lojas que estão migrando para a Tray e não querem perder a relevância de suas páginas já indexadas nos buscadores.

No Redirecionamento define-se o tipo deste redirecionamento, que pode ser 301 ou 302. O tipo 301, será definido que o redirecionamento será permanente, não retornando a URL antiga. Caso escolher o tipo 302, que é o tipo de redirecionamento temporário, será permitido ao usuário retornar a URL anterior.

Observação: Se em sua loja há alguma página sendo redirecionada de maneira incorreta, é possível que tenha ocorrido algum erro de configuração, ou seja, é necessário verificar as "URLs e redirecionamentos", e verificar se há algum redirecionamento definido incorretamente.

O sistema configura um redirecionamento automático, quando o produto for excluído, o próprio sistema irá redirecionar da página do produto para a página da categoria principal ao qual o produto está vinculado.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Lucas
    0

    Olá, tem como subir os redirecionamento através de planilha? Att, Lucas.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, Lucas!

    É possível sim, veja como no link abaixo:
    https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/115010458628-Importa%C3%A7%C3%A3o-de-produtos-via-Excel

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Lucas
    0

    Olá, instalei o aplicativo, porém nenhuma opção se refere a importação de URLs e redirecionamentos.

    Poderia confirmar essa informação por favor!

    No aguardo, Lucas.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Lucas,

    Você encontrará quais são estas opções na listagem abaixo:
    https://importacao.tray.com.br/import/columns_help/product

    Lembrando que elas estão no final da lista.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • rar
    0

    Deixa eu ver se eu entendi como funciona aqui, então quando eu mudo a url na página de produto, a Tray sozinha e de forma automática já efetua o redirecionamento 301? Então não é necessário fazer todo este procedimento?

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá rar.

      Caso esteja se referindo a alteração da URL de acesso dos produtos (Opções avançadas de edição dos produtos no campo SEO) e categorias (Editando as categorias), ao alterar as URLs de acesso neste locais, não será necessário realizar os redirecionamentos conforme descritos neste artigo. Basta apenas inserir as antigas URLs já indexadas no Google, nestes produtos e categorias. Este procedimento poderá ser realizado via importação de dados Excel conforme descrito pelo Gabriel logo acima.

      Atribuir uma URL já indexada à um produto fará com que esta mesma URL seja a URL de acesso deste produto, e não um redirecionamento.

    A dica aqui é:

    •   Utilize o redirecionamento caso queira transferir a indexação de uma URL antiga para uma nova URL.
    •   Utilize a atribuição de URL nos produtos e categorias, para utilizar a mesma URL já indexada como URL de acesso de ambos.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • rar
    0

    Deixa eu ver se eu entendi em um exemplo prático:

    Tenho um produto cadastrado com a URL : suprimentos-pecas/toner-compativel/lexmark/504x-50fbx00

    E quero alterar o nome dessa Url para: suprimentos-pecas/50fbx00

    Para este tipo de alteração, é necessário fazer o redirecionamento 301? Ou só preciso mudar o nome da url normalmente nas configurações do produto?

    E se for necessário o 301, como devo realizar?

    Primeiro devo seguir o caminho Produtos >Opções avançadas >SEO e alterar a Url lá e APÓS isso ir em Minha loja >Urls e redirecionamentos, e realizar o redirecionamento?

    Ou devo somente fazer o redirecionamento 301 direto em Minha loja >Urls e redirecionamentos, já informando a url antiga e a nova?


    Ou devo realizar primeiro o redirecionamento 301 em Minha loja >Urls e redirecionamentos e após isso ir em Produtos >Opções avançadas >SEO e alterar a Url lá?

    Qual é o caminho correto?

    Ações de comentário Permalink
  • Conteúdos Tray
    0

    Olá rar!

    Se estivermos falando apenas de pegar uma única URL e transformá-la em outra, se utilizar uma das configurações não será necessário realizar a outra, visto que ao configurar de uma maneira, a outra já não será efetiva, pois são exclusivas.

    Utilizaremos 2 URLs de exemplo que são:

    •   CASO 1 - Se seguir em Produtos » Opções avançadas » SEO e alterar a URL do produto (www.seudominio.com.br/camiseta-gola-v) para a URL já indexada no Google (www.seudominio.com.br/camiseta), você estará dizendo para a loja que o produto agora é acessível através desta URL já indexada e não mais pela a URL que foi gerada automaticamente para o produto. 

        Isto exclui a necessidade de realizar o redirecionamento da URL do produto para a URL já indexada em Minha loja » Urls e redirecionamentos, visto que o cliente ao clicar na busca do Google, já acessará o produto pois este já tem a URL em seu cadastro.

    ---------------

    •   CASO 2 - Se seguir em Minha loja » Urls e redirecionamentos e redirecionar a URL indexada (www.seudominio.com.br/camiseta) para a URL do produto (www.seudominio.com.br/camiseta-gola-v), não será necessário alterar no produto em Produtos » Opções avançadas » SEO, visto que o redirecionamento já fará com que ao cliente acessar nas buscas do Google a URL já indexada, a loja fará o redirecionamento e o cliente acessará a página do produto com a URL que estiver no mesmo.

    ---------------

    Agora, se tiver duas URLs, ambas já indexadas, e queira centralizar o acesso de ambas em uma mesma página, é recomendado utilizar o redirecionamento 301 (Permanente) e também alterar no produto para a URL que deseja indexar.

    •   CASO 3 - Você tem 2 URLs indexadas e com alta relevância para um único produto, mas por algum motivo você precise fazer com que ambas acessem a mesma página, vamos dizer que para a URL ww.seudominio.com.br/camiseta-gola-v, neste caso, será necessário realizar AMBAS as configurações, pois, o produto passará a acessar na URL que você deseja manter, e o redirecionamento fará com que a outra URL redirecione para a que você quer manter.

    ---------------

    Diferenças:

    • CASO 1 - Você aproveita a URL já indexada para o produto, mantendo a mesma URL nos buscadores

    • CASO 2 - Você atualiza a URL apresentada no Google, pois a URL indexada antiga será substituída pela nova que está no produto. Lembrando que o redirecionamento terá que ser o 301 para este caso.

    • CASO 3 - Você unifica as páginas que se tratam do mesmo assunto em apenas uma única página, aproveitando a relevância de todas elas, ao invés de simplesmente perder a relevância conquistada por desativar uma página ou ser punido por ter várias páginas com o mesmo conteúdo.

      O resultado no fim, será que todas as páginas uma hora ou outra serão removidas por conta do redirecionamento (Como ocorre no CASO 2), mas pelo menos seus clientes poderão acessar a página do produto em questão enquanto estiverem sendo apresentadas, e você não será punido pelo Google por conta da página não existir e perder a relevância já conquistada para esta URL. (Este caso se aplica mais para lojistas que já tinham loja em outra plataforma e migraram para a Tray).

      Espero ter conseguido detalhar um pouco melhor as diferenças, entretanto, caso ainda tenha alguma dúvida sobre as diferenças, por gentileza entre em contato com nossa equipe de suporte.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Andréia Cristina Fermino Silva
    0

    BOA TARDE ! MINHA URL CONTINUA SENDO A MESMA NÃO QUERO MUDAR NEM PRECISO, MAS O SISTEMA NÃO ACEITA O MESMO. O QUE FAZER ?

    Ações de comentário Permalink
  • Andréia Cristina Fermino Silva
    0

    BOA TARDE ! MINHA URL CONTINUA SENDO A MESMA NÃO QUERO MUDAR NEM PRECISO, MAS O SISTEMA NÃO ACEITA O MESMO. O QUE FAZER ?

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Powered by Zendesk