A melhoria da vez, sem dúvidas, vai ajudar muito seus clientes a localizarem os produtos desejado e por consequência aumentará suas conversões.

A melhoria refere-se à nova busca que foi disponibilizada para todas as lojas virtuais por padrão...e o melhor de tudo, agora a nova busca vem com um filtro inteligente!

Isto mesmo, agora junto com a nova busca foi disponibilizado um menu que permite ao cliente filtrar por faixa de preço e também pelas características que ele deseja em um produto.

Então já sabe né?! Não deixe de preencher as características de seus produtos!

Vamos lá:

Atenção: O Filtro Inteligente está disponível apenas nos temas atualizados, ou seja, nos temas que estão desatualizados eles não serão apresentados.

  • Primeiro vamos ver as configurações dentro da plataforma e depois vamos para a loja virtual!
  • Acesse Configurações >> Configurações de Busca".

nova_busca.png

  • Na primeira listagem (Onde Deveremos Procurar?) você deverá selecionar quais itens o sistema de busca deverá procurar nos produtos para trazer os resultados.
    • Exemplo: Caso marque a opção "Referência" o termo que for inserido pelo cliente para pesquisa será "buscado" também no código de referência dos produtos.
  • Em Metodo de Busca você tem duas opções:
    • Todos os Termos: Imagine que o cliente pesquisou por "Camisa Azul", o sistema irá pesquisar nas opções que marcou em "onde devemos procurar" o termo inteiro, ou seja, caso não possua nenhum produto que tenha a informação "Camisa Azul" (as duas palavras), a busca não terá nenhum resultado.
    • Qualquer Termo: Utilizando o exemplo acima, o cliente pesquisou por "Camisa Azul", o sistema irá buscar dentre as opções que marcou em "onde devemos procurar" todos os produtos que possuam o termo "Camisa Azul", "Camisa" ou mesmo apenas "Azul" e trará tais produtos no resultado da busca.
  • Regras de exibição de produtos: Estas regras serão aplicadas para a loja como um todo, ou seja, não aplica-se apenas aos resultados da buscas e sim para a loja virtual.
    • Exemplo: Caso opte por "Não exibir Produtos Sem Estoque", os produtos que não tem estoque não serão exibidos no resultado da busca e nem na loja, não será exibido na Home, nem na página de categoria.
  • Após realizar as configurações desejadas, basta clicar em "Salvar".

 

Vamos ao Filtro Inteligente? Show, vamos lá:

Atenção: O Menu/Filtro Inteligente somente é apresentado nas páginas de categoria e busca.

  • Veja que são apresentadas as faixas de preço, lembrando que tais faixas são criadas automaticamente com base nos preços dos produtos.
  • Caso você cadastre o prazo de disponibilidade nos produtos, também serão apresentados para filtrar.
  • HD Interno, Memória e Tela são características criadas na plataforma e atreladas aos produtos, por isto no início do artigo recomendamos que insira todas as informações dos produtos, pois facilita a localização do produto uma vez que as características são utilizadas no filtro.
  • Para confirmar as informações que deseja filtrar basta clicar em "Filtrar".

  • Após aplicar por exemplo o filtro :"HD Interno - 500GB Tela - 18""
  • O sistema automaticamente trará nos resultados apenas produtos que possuírem estas duas características.

Pontos de Atenção

  1. O novo recurso de busca e o filtro inteligente está disponível apenas nas novas versões dos temas, ou seja, caso utilize um tema desatualizado, será preciso que faça a atualização do mesmo para que possa utilizar esta nova ferramenta. Veja nesta lista as verões dos temas.
  2. Caso você já possua um tema atualizado com a nova busca/filtro, crie uma cópia do mesmo e seja disponibilizada uma nova versão do tema (para atualizá-lo), não será possível atualizá-lo para a cópia gerada, apenas será possível atualizar o tema para o tema que encontra-se publicado.
  3.  Quais os comportamentos de cada termo utilizado nas configurações da Busca. Clique aqui para conferir
  4. Caso você possua um tema personalizado, ou seja, possua HTML/CSS personalizado, é preciso que valide se a chamada (código) do Filtro Inteligente precisa ser modificada para que possa funcionar corretamente em seu tema, para isto veja estes dois artigo:
    1. Opções do Filtro.
    2. Novo Filtro Inteligente.

Já imaginou como vai facilitar para seu cliente com estes novos recursos?! Como sabemos, quem compra na internet quer praticidade, e velocidade na compra e através deste novo sistema de busca e filtro o cliente encontra ambos os benefícios!

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade.

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • W&S Soluções - Julio (Cel 41 9 9941-6966)
    1

    O filtro inteligente agora é gratuito ou continua sendo cobrado como ferramenta a parte?

    E quando ao AutoComplete da busca que era um plugin que foi descontinuado?

  • Supleforte Suplementos
    0

    Eu paguei pelo meu tema, mas ele não esta atualizado, como devo proceder?

  • Priscila Tolentino
    0

    Oi @Julio o filtro é totalmente gratuito como dissemos esta é uma nova Busca e nesta Busca não tem AutoComplet mais como spoiler aguarde os próximo lançamentos ;)

  • Priscila Tolentino
    0

    Supleforte, Se alguém editou o código do tema para você veja nos pontos importantes a documentação para enviar a pessoa/empresa que fez as edições.

     

    Agora se comprou um tema da Tray e não fez nenhuma edição de HTML basta atualizar o tema que já vai funcionar :)

  • Rondon Coutinho
    0

    O tema cosméticos não recebe esse nova atualização com o filtro lateral?

  • topdaboleia.com.br
    0

    poderiam inserir um filtro para categorias na home do tema elevate, desenvolvido pela tray, é um absurdo não poder escolher as categorias que serão exibidas na home page do site.

  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, vendas!

    É possível escolher quais categorias serão exibidas sim, basta ordená-las através da própria plataforma!

    Att,

  • Thiago dos Santos Almeida
    0

    O Filtro inteligente não funciona, ele mostra os resultados de variações inativas. Exemplo: Se tiver 20 camisetas tamanho P cadastradas e apenas 5 com estoque, o filtro retorna as 20 cadastradas. O cliente tem que sair abrindo todas apresentadas para achar qual vai ter o estoque P disponível.

    O problema não é somente no meu site, verifiquei outros da Tray e estão com o mesmo problema.

    Em atendimento por ticket e suporte telefônico com a Tray a 1 mês, não me dão solução, apenas informam que o filtro funciona dessa forma e nada mais.

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk