A melhoria da vez, sem dúvidas, vai ajudar muito seus clientes a localizarem os produtos desejado e por consequência aumentará suas conversões.

A melhoria refere-se à nova busca que foi disponibilizada para todas as lojas virtuais por padrão...e o melhor de tudo, agora a nova busca vem com um filtro inteligente!

Isto mesmo, agora junto com a nova busca foi disponibilizado um menu que permite ao cliente filtrar por faixa de preço e também pelas características que ele deseja em um produto.

Então já sabe né?! Não deixe de preencher as características de seus produtos!

Vamos lá:

Atenção: O Filtro Inteligente está disponível apenas nos temas atualizados, ou seja, nos temas que estão desatualizados eles não serão apresentados.

  • Primeiro vamos ver as configurações dentro da plataforma e depois vamos para a loja virtual!
  • Acesse Configurações >> Configurações de Busca".

nova_busca.png

  • Na primeira listagem (Onde Deveremos Procurar?) você deverá selecionar quais itens o sistema de busca deverá procurar nos produtos para trazer os resultados.
    • Exemplo: Caso marque a opção "Referência" o termo que for inserido pelo cliente para pesquisa será "buscado" também no código de referência dos produtos.
  • Em Metodo de Busca você tem duas opções:
    • Todas as palavras Digitas no campo de Busca: Imagine que o cliente pesquisou por "Camisa Azul", o sistema irá pesquisar nas opções que marcou em "onde devemos procurar" o termo inteiro, ou seja, caso não possua nenhum produto que tenha a informação "Camisa Azul" (as duas palavras), a busca não terá nenhum resultado.
    • Qualquer Uma das Palavras Digitadas no Campo de Busca: Utilizando o exemplo acima, o cliente pesquisou por "Camisa Azul", o sistema irá buscar dentre as opções que marcou em "onde devemos procurar" todos os produtos que possuam o termo "Camisa Azul", "Camisa" ou mesmo apenas "Azul" e trará tais produtos no resultado da busca.
  • Regras de exibição de produtos: Estas regras serão aplicadas para a loja como um todo, ou seja, não aplica-se apenas aos resultados da buscas e sim para a loja virtual.
    • Exemplo: Caso opte por "Não exibir Produtos Sem Estoque", os produtos que não tem estoque não serão exibidos no resultado da busca e nem na loja, não será exibido na Home, nem na página de categoria.
  • Após realizar as configurações desejadas, basta clicar em "Salvar".

 

Vamos ao Filtro Inteligente? Show, vamos lá:

Atenção: O Menu/Filtro Inteligente somente é apresentado nas páginas de categoria e busca.

  • Veja que são apresentadas as faixas de preço, lembrando que tais faixas são criadas automaticamente com base nos preços dos produtos.
  • Caso você cadastre o prazo de disponibilidade nos produtos, também serão apresentados para filtrar.
  • HD Interno, Memória e Tela são características criadas na plataforma e atreladas aos produtos, por isto no início do artigo recomendamos que insira todas as informações dos produtos, pois facilita a localização do produto uma vez que as características são utilizadas no filtro.
  • Para confirmar as informações que deseja filtrar basta clicar em "Filtrar".

  • Após aplicar por exemplo o filtro :"HD Interno - 500GB Tela - 18""
  • O sistema automaticamente trará nos resultados apenas produtos que possuírem estas duas características.

Pontos de Atenção:

  1. O novo recurso de busca e o filtro inteligente está disponível apenas nas novas versões dos temas, ou seja, caso utilize um tema desatualizado, será preciso que faça a atualização do mesmo para que possa utilizar esta nova ferramenta. Veja nesta lista as verões dos temas.
  2. Caso você já possua um tema atualizado com a nova busca/filtro, crie uma cópia do mesmo e seja disponibilizada uma nova versão do tema (para atualizá-lo), não será possível atualizá-lo para a cópia gerada, apenas será possível atualizar o tema para o tema que encontra-se publicado.
  3. Quais os comportamentos de cada termo utilizado nas configurações da Busca. Clique aqui para conferir
  4. Caso você possua um tema personalizado, ou seja, possua HTML/CSS personalizado, é preciso que valide se a chamada (código) do Filtro Inteligente precisa ser modificada para que possa funcionar corretamente em seu tema, para isto veja estes dois artigo:
    1. Opções do Filtro.
    2. Novo Filtro Inteligente.

Já imaginou como vai facilitar para seu cliente com estes novos recursos?! Como sabemos, quem compra na internet quer praticidade, e velocidade na compra e através deste novo sistema de busca e filtro o cliente encontra ambos os benefícios!

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade.

Gabriel Coimbra 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • W&S Soluções - Julio (Cel 41 9 9941-6966)
    1

    O filtro inteligente agora é gratuito ou continua sendo cobrado como ferramenta a parte?

    E quando ao AutoComplete da busca que era um plugin que foi descontinuado?

    Ações de comentário Permalink
  • Supleforte Suplementos
    0

    Eu paguei pelo meu tema, mas ele não esta atualizado, como devo proceder?

    Ações de comentário Permalink
  • Priscila Tolentino
    0

    Oi @Julio o filtro é totalmente gratuito como dissemos esta é uma nova Busca e nesta Busca não tem AutoComplet mais como spoiler aguarde os próximo lançamentos ;)

    Ações de comentário Permalink
  • Priscila Tolentino
    0

    Supleforte, Se alguém editou o código do tema para você veja nos pontos importantes a documentação para enviar a pessoa/empresa que fez as edições.

     

    Agora se comprou um tema da Tray e não fez nenhuma edição de HTML basta atualizar o tema que já vai funcionar :)

    Ações de comentário Permalink
  • Rondon Coutinho
    0

    O tema cosméticos não recebe esse nova atualização com o filtro lateral?

    Ações de comentário Permalink
  • topdaboleia.com.br
    0

    poderiam inserir um filtro para categorias na home do tema elevate, desenvolvido pela tray, é um absurdo não poder escolher as categorias que serão exibidas na home page do site.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    0

    Olá, vendas!

    É possível escolher quais categorias serão exibidas sim, basta ordená-las através da própria plataforma!

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Thiago dos Santos Almeida
    2

    O Filtro inteligente não funciona, ele mostra os resultados de variações inativas. Exemplo: Se tiver 20 camisetas tamanho P cadastradas e apenas 5 com estoque, o filtro retorna as 20 cadastradas. O cliente tem que sair abrindo todas apresentadas para achar qual vai ter o estoque P disponível.

    O problema não é somente no meu site, verifiquei outros da Tray e estão com o mesmo problema.

    Em atendimento por ticket e suporte telefônico com a Tray a 1 mês, não me dão solução, apenas informam que o filtro funciona dessa forma e nada mais.

    Ações de comentário Permalink
  • Gabriel Coimbra
    2

    Olá, Thiago!
    Foi aberto um chamado interno para correção do problema mencionado e o procedimento já foi realizado.

    Ex: Caso tivesse uma camiseta nos tamanhos P e M, e apenas a M tivesse estoque, ao selecionar o tamanho P no filtro, ele traria tal camiseta como resultado, pois o filtro estava "olhando" o estoque o produto principal  (que leva em consideração todas as variações), porém já foi corrigido, agora somente trará nos resultados os produtos que, de fato, tenham estoque nas variações selecionadas!
    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • hedirodrigo
    0

    Olá,

     

    A minha loja já possui o antigo busca e menu inteligente que era pago.

    Gostaria de saber se vale a pena mudar atualmente?
    Antigamente no site de sugestões e na pagina do desenvolvimento da nova busca tinha uma tabela com as diferenças atuais e que ia diminuindo com passar do desenvolvimento.

    Tem uma data de quando o auto complementar e sugestões de busca ficaria pronta.

    Ações de comentário Permalink
  • contato
    1

    Como remover o menu inteligente lateral? Já que ele está usando alguns filtros que não são uteis e apenas dificultam. É possível editar?

    Ações de comentário Permalink
  • Michael Douglas Correia Pereira
    0

    E a configuração de sinônimos? Sumiu??  não era pra ser melhor? porque removeram uma funcionalidade extremamente importante? 

    Ações de comentário Permalink
  • João victor
    0

    Tive um bom tempo para utilizar a nova busca e gostaria de deixar minhas impressões.

    De maneira geral o novo motor de buscas apresenta uma assertividade maior em relação ao seu antecessor. Porém ainda tem uma série de erros que não torna viável utilizar dependendo da quantidade de produtos. Em minha experiência lidei com um bug que no resultado da pesquisa o filtro apresentava categorias que não correspondiam ao resultado, em alguns casos que identifiquei, aparecem todas as categorias da loja, seja de 1º,2º ou 3º nível.

    Na pratica as funções redirecionamento de busca e sinônimo são apenas um redirecionamento de página, este do qual na busca anterior era bem mais fácil de operar. Continuamos tendo esses recursos na nova busca, mas com uma ferramenta menos intuitiva e prática.

    Algo que também notei que dificulta um pouco o uso do site principalmente para os lojistas, é encontrar um item pesquisando a referência do produto. Na busca antiga você tinha um resultado exato procurando pelo código, na nova geralmente apresentada outros resultados fora o código.

    Algo que poderia acrescentar é um recurso nativo do qual ao fazer uma busca de marca, já direcionasse o cliente diretamente na página da marca.

    Ações de comentário Permalink
  • Wilhen Santos
    -1

    Olá Pessoal!

    hedirodrigo - Hoje as sugestões na busca já foram implementadas na nova busca e já pode ser ativada/inativada em Configurações » Configurações de Busca » Configurar funcionalidade de sugestão. Não há mais o painel que informa as diferenças, pois a nova busca já atende à todas as configurações da busca antiga.

    contato - Em Configurações » Configurações de Busca » Configurar » Configurar comportamento de busca, poderá determinar quais filtros deseja apresentar em sua loja, bem como outras configurações.

    Michael Douglas Correia Pereira - Os sinônimos por enquanto não possuem configurações à serem realizadas, estas serão implementadas no recurso futuramente e ainda não temos previsão para seu lançamento. Hoje possuímos apenas a funcionalidade que reconhece automaticamente erros na digitação do cliente, ou palavras que possuem fonética que causam dúvidas no momento da digitação por exemplo, e já demonstra os produtos que contenham elementos parecido na pesquisa realizada.

    João victor - Boas observações!

    • Em casos onde a ferramenta de sinônimos automáticos apresentam o produto desejado, é recomendado utilizar a ferramenta de redirecionamento para que possa demonstrar a página de busca desejada ao cliente.
    • Por conta das configurações dos sinônimos, referências exatas ainda não são demonstradas exclusivamente, sendo apresentado neste caso por "Relevância de pesquisa" ou seja, as palavras pesquisadas que são exatas ou que mais se aproximam, serão sempre exibidas em primeiro na página da busca realizada, os demais produtos que possuem proximidade de pesquisa porém não tão próximos quanto os primeiros, serão exibidos após.
    • Para a busca da marca já redirecionar à marca, poderá também realizar um redirecionamento, onde envia o cliente da página buscada para a página da marca.

    Att,

    Ações de comentário Permalink
  • Michael Douglas Correia Pereira
    0

    Como assim?  Sinônimo é uma coisa, corrigir erro de digitação é totalmente diferente.   No chamado que eu havia aberto, me falaram que a funcionalidade de Sinônimo seria lançada em 1 mês, já passou esse tempo e até o momento não foi lançada.    Por exemplo, tenho produto que alguns lugares do brasil é chamado de Cooler em outros de ventoinha.

     

    Ao digitar cooler obviamente o site trás o resultado, ao digitar ventoinha, o site não trás nenhum resultados.  Vocês não entendem dos produtos que vendemos, vocês não sabem cada detalhe dos itens, isso tem que ser configurado pelo vendedor como era antes.

     

    Pra que PIORAR algo que estava funcionando bem?  

    Ações de comentário Permalink
  • Wilhen Santos
    0

    Olá Michael Douglas Correia Pereira, a nova busca trouxe melhorias para a maioria dos lojistas que precisavam, inclusive com recursos que não existiam na busca antiga.
    Entretanto, alguns recursos realmente acabaram impactando alguns lojistas, estes estão sendo implementados aos poucos com muito planejamento para que sejam completos e que não tragam os mesmos problemas que o recurso antigo tinha.

    Realizei a correção da informação anterior, pois havia me equivocado com o recurso de reconhecimento de palavras escritas incorretamente ou com fonética, que já existe e funciona no novo recurso.

    Quanto à configuração manual de sinônimos, estes ainda não poderão ser realizados, porém, poderá criar regras de redirecionamento como forma paliativa, enquanto esta funcionalidade ainda não foi desenvolvida na nova busca.

    Basta criar uma regra de redirecionamento Exata e 301 para que quando o cliente pesquisar por "Ventoinha" o site redirecioná-lo para a página de busca por "Cooler" demonstrando os resultados desejados.

    Mais informações sobre este procedimento acesse: URL E REDIRECIONAMENTO

    Lembrando que esta é uma sugestão paliativa para resolver a sua necessidade enquanto ainda não foi implementado o recurso de sinônimos na nova busca.

    Att,

    Ações de comentário Permalink

    Artigos nessa seção

    Desenvolvido por Zendesk