Você já vendeu para um cliente e ele nunca mais voltou? Uma boa experiência de pós-venda é essencial para que ele volte, em especial o acompanhamento do pedido.

IMPORTANTEA Nova Central do Cliente é para o comprador, ou seja, quando o seu cliente faz uma compra na sua loja e deseja acompanhar o pedido, alterar dados pessoais e de entrega e assim por diante.

Conheça a Nova Central

  • Acesse a opção "Central do Cliente" no menu lateral do painel de sua loja virtual, lembrando que caso já tenha a nova central instalada, ela será apresentada em "Meus Aplicativos".

  • Uma página com diversas informações sobre a Nova Central será aberta.

backoffice-nova-central.png

  • Você encontrará nesta página as seguintes opções:
    • Botão para Ativar / Desativar a Nova Central.
    • Botão para a personalização de cores, para entender melhor, veja este artigo.
    • Botão para validar as funcionalidade que ainda estão sendo trabalhadas.
    • Botão para ver as funcionalidades já realizadas.
  • Veja a diferença apresentada na tela para quando a Nova Central está ou não habilitada.

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A Nova Central está nascendo agora, e por isso não tem todos os recursos que a central antiga tem. Analisando dados descobrimos que as páginas mais acessadas são as páginas de acompanhamento de pedido.

Por isso, nessa versão beta estamos focados em fazer um excelente acompanhamento do pedido desenvolvendo uma linha do tempo intuitiva e fácil de entender.

Funcionalidades que não estão prontas

As páginas que ainda não estão prontas na Nova Central serão direcionadas para a central antiga.

Por exemplo: a página de edição de endereços ainda não está pronta na Nova Central, nesse caso ao clicar em "Meus endereços" o usuário será direcionado para a central antiga.

O que você precisa fazer antes de ativar?

São apenas 3 passos:

  • Analisar as funcionalidades que estão prontas
  • Definir o tipo dos status adicionais da sua loja
  • Confira suas regras de status (workflow)

 

1. O primeiro passo é entender se você está satisfeito com as funcionalidades atuais da Nova Central. Por exemplo: ainda não temos a edição de endereços dentro da Nova Central, talvez você prefira esperar essa nova página ficar pronta.

2. O segundo passo é analisar os status adicionais da sua loja. Para desenvolvermos a linha do tempo de acompanhamento do pedido precisamos saber o tipo dos status adicionais criados na sua loja. Acesse no painel administrativo da sua loja o menu "Configurações > Cadastro de status de pedidos" e filtre por "Tipo" com a opção "Status adicionais".

3. Ao clicar em editar um status adicional você verá a opção "Tipo de status", escolha se esse status está relacionado a um pedido em andamento, concluído ou cancelado e clique em "Continuar".

  • Faça esse processo para todos os seus status adicionais.
  • O próximo passo também é muito importante, envolve analisar as regras de status.
    Por exemplo, quando um pedido está com o status "FINALIZADO" nós entendemos que o pedido já foi entregue.

Então, veja como exemplo a linha do tempo:

  • Pedido realizado (todos os pedidos ficam com esse item)
  • Pagamento confirmado (quando o pedido tem confirmação de pagamento)
  • Pedido enviado (quando o pedido possui data e código de envio)
  • Pedido entregue (completo quando o pedido está como "FINALIZADO" ou quando o tipo do status é "Pedido concluído")

Se o fluxo de status é alterado para "FINALIZADO" antes da hora, vai aparecer como "Pedido entregue" sendo que o comprador ainda não recebeu o produto. Assim, o ideal é deixar como "ENVIADO" e depois que o comprador receber o produto mudar para "FINALIZADO".

Conheça as novas funcionalidades

A Nova Central está trazendo uma série de novidades, então fique atento para aproveitar ao máximo os novos recursos e oferecer uma ótima experiência para os compradores.

Link de nota fiscal

Para todos esses pedidos com pagamento confirmado e que possuem nota fiscal cadastrada, nós exibiremos o seguinte link na linha do tempo:

Link de rastreio

A ficha do pedido já possui o campo "Código de envio" onde você pode colocar o código de rastreio. Esse código pode ser um texto ou um link (url externa), veja abaixo como preencher:

Quando você cadastrar alguma dessas informações na ficha do pedido, o sistema entenderá em qual categoria o código de envio se enquadra.

Código de rastreio dos Correios

Nós exibiremos o link de rastreio na linha do tempo e ao clicar no link exibiremos uma janela com o histórico do objeto:

Captura_de_Tela_2018-10-26_a_s_10.32.44.png

Código de rastreio desconhecido

Quando nós não reconhecemos o código de rastreio, o link "Rastrear" na linha do tempo não será exibido.

Link de rastreio externo confiável

Quando um link for inserido no código de rastreio e estiver na nossa lista de links confiáveis, nós exibiremos o link "Rastrear" e ao clicá-lo carregaremos o rastreio dentro da própria central:

Captura_de_Tela_2018-10-26_a_s_10.30.16.png

Observação: Por segurança, nós só carregaremos o conteúdo dentro da central caso seja um link https, caso contrário ele será exibido em uma outra aba do navegador.

Link de rastreio externo desconhecido

Quando um link for inserido e não estiver na nossa lista de links confiáveis, nós exibiremos o link "Rastrear" e ao clicá-lo o conteúdo será carregado em uma nova aba.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

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Gabriel Coimbra 
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