A equipe de desenvolvimento da Tray desenvolveu uma ferramenta para notificar o seu cliente sobre o pedido dele através do Whatsapp.

E como isto funciona? Vamos lá:

Atenção: Atualmente o funcionamento de tais botões é manual, ou seja, não faz a comunicação automaticamente através do whatsapp, sendo preciso uma ação manual de você, lojista. Também não é possível realizar o processo em massa.

  • Os botões serão apresentados automaticamente dentro dos pedidos realizados em sua loja.
  • Acesse Vendas >> Pedidos Realizados.

mceclip1.png

  • Através deste botão, será aberto uma aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem preenchida:

" [primeiro_nome_cliente], tudo bem? Temos informações sobre seu pedido [id_pedido] da loja [nome_loja]! "

Atenção: Esta e TODAS as demais mensagens referente a esta implementação de notificação via WhatsApp não são passíveis de edição antes, ou seja, não há como mudar a mensagem padrão para a hora que clicar no botão já seja aberta a mensagem desejada, para editá-la é preciso que clique no botão, ela será aberta na aba do WhatsApp Web e aí sim será possível editá-la.

  • Agora, se você acessar um dos pedidos, a tela será assim:

mceclip0.png

  • No quadro Informações do Cliente há também um botão "Enviar WhatsApp", este botão tem exatamente a mesma função e mesma mensagem do já visto acima.
  • Mais abaixo, em "Formas de Pagamento", você encontrará outro botão, conforme imagem abaixo:

mceclip1.png

  • Ao clicar em tal botão, será aberta uma aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem preenchida:

" Olá [NomeCliente], seu pedido [IDPedido] *teve o pagamento confirmado* na [NomeLoja]. "

mceclip2.png

  • Na parte sobre a "Forma de Envio" e "Dados de Envio", você encontra a opção "Notificação manual WhatsApp", quando você preencher a data de envio e código de envio, poderá ativar esta opção e quando clicar em "Salvar", será aberta uma nova aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem:

" Olá [NomeCliente], seu *pedido [IDPedido] foi enviado*. Código de rastreamento: *[Cod_Rastreio]*. [NomeLoja]. "

Atenção: Se a forma de envio selecionada for os Correios, então será também enviado um link para acompanhamento.

  • Caso já tenha preenchido e salvado os dados de envio e não tenha enviado mensagem, sem problemas, será criado um novo botão, e ele enviará a mesma mensagem mencionada acima.

mceclip4.png

Atenção: Esta função (qualquer dos botões do WhatsApp) não funciona para vendas internacionais e é preciso que o cliente tenha em seu cadastro um celular que possua WhatsApp.

  • Ainda não acabou, na listagem de clientes (Vendas >> Clientes), os que possuírem celular com WhatsApp será apresentado o botão conforme imagem abaixo:

mceclip6.png

  • Ao clicar em tal botão, será aberta uma aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem preenchida:

" Olá [NomeCliente] "

  • Sendo preciso que preencha o restante da mensagem!

Ótima funcionalidade, não é mesmo? Agora a comunicação com seu cliente ficou muito mais fácil e rápida!

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Aprenda com os demais lojistas Tray através de nossa comunidade!

Gabriel Coimbra 
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Comentários

  • JORGE DAVID DOS SANTOS GOMES
    1

    Excelente iniciativa. Serve para recuperação de boletos não pagos, etc. basta criar o hábito pois dura apenas alguns segundos.

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  • Paulo
    -1

    O problema é fazer isso quando se tem 50 ou 60 pedidos dia. Tem que ter automação e não trabalho manual

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  • Pierry Bos
    2

    Quando vai haver um plugin para colocar um botão de "falar pelo whatsapp" no site? Vou tentar usando o google tag manager, mas seria bacana fazer até mesmo um aplicativo simples para instalar e fazer aquele botão flutuante na pagina.

    https://www.bitnix.com.br/como-criar-um-botao-whatsapp-no-site/

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  • Franley Machado
    1

    Pierry Bos, já existe essa opção. Porém não como um aplicativo, mas um usuário aqui no Fórum publicou sobre. Dá uma busca. Não me lembro ao certo, mais na parte do seu administrativo > MINHA LOJA > INCLUIR CÓDIGO DE ATENDIMENTO. E lá você coloca um código que o usuário mesmo deixa nos comentarios e o botão fica certinho na loja. 

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  • JORGE DAVID DOS SANTOS GOMES
    0

    Será que é possivel automatizar essa ferramenta?

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  • John Peterson
    0

    Botão do WhatsApp para implementar é muito fácil gente, pega o código no WhatsApp io copia e cola no footer.html do site fica bem bonito, enquanto não implementam um plugin direto pra isso da pra fazer dessa forma ..deem uma olhada pra ver como fica no site https://www.megaesteticashop.com.br

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  • Janaina Pauli Andreoli
    0

    Olá, boa noite, gostaria de saber se vcs pretendem corrigir a ferramenta, tem algo em vista referente a parte do envio de rastreamento, que qdo manda para o cliente via whats app os clientes em sua grande maioria, aqui para meus clientes pelo menos, cerca de 95% abrem pelo whats app no celular mesmo e reclamam que não mostra se já saiu para entrega, ou não mostra que está sendo devolvido, ou aguardando retirada etc, isso por que não abrem todas as informações na tela do celular, e quase nenhum cliente descobre que ele deve arrastar para o lado para ver o restante das informações, eu mesmo demorei para descobrir pois não entendia a reclamação ( uso whatsapp web), estou usando a ferramenta tem um tempinho já, mas estou tendo que avisar cliente por cliente como ver as informações corretamente, está dando muito trabalho.
    Vcs pretendem corrigir essa falha? Ou adicionar ao texto automático alguma coisa que ensine o cliente a ver todas as informações, pedir para que esteja com o celular na horizontal talvez, não sei o que seria o ideal. O que deveria ser apenas uma mensagem automática está virando bate papo pois o cliente clica e fala que só mostra data e onde está, e qdo chega na cidade dele não mostra se saiu para entrega etc.
    Att. Janaina

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  • Rogerio Kawakami
    0

    Boa noite. Tenho um botão de whatsapp na minha loja TRAY, porém mudei de número. Como faço para alterar? Lembro que preciso alterar no ícone, já fiz em "Redes Sociais". Grato

     

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  • Conteúdos Tray
    0

    Olá Pessoal!

    Há algumas maneiras de configurar o botão flutuante do Whatsapp, sendo a mais simples e recomendada, através do menu Minha loja » Integrações » Incluir Código de atendimento, como o Franley citou anteriormente. Para obter o código vai depender de como irá configurar, porém caso não tenha o conhecimento para desenvolver o código, poderá utilizar a ferramenta disponibilizada em nossa escola de ecommerce, no seguinte link: https://www.escoladeecommerce.com/ferramentas/botao-chat.

     

    Quanto a página de rastreamento no acesso Mobile, como relatado pela Janaina, será necessário realizar uma análise do tema da loja em que este problema esteja ocorrendo, para isso, abra um chamado com nossa equipe de suporte em https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/requests/new.

     

    Rogério, em seu caso, será necessário a devida análise do tema publicado em sua loja e também das configurações atuais da mesma, de modo que possamos identificar qual a configuração realizada e qual a solução para o seu caso. Abra um chamado através do link informado anteriormente para que possamos auxiliá-lo.

    Att,

     

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