Neste lançamento veremos uma melhoria que foi aplicada em um dos recursos já disponíveis em nossa plataforma, desta vez o Cupom de Desconto!

  Foi disponibilizada uma nova configuração para cadastro de Cupons de Desconto, nesta, você poderá cadastrar cupons baseados nas características dos clientes cadastrados em sua loja virtual! Para mais detalhes, segue o vídeo e artigo!

 

Sumário

1. Acessando o menu cupom de desconto.

2. Configurações básicas do cupom.
  2.1. Dados Gerais.
  2.2. Desconto no produto.
  2.3. Desconto no frete.
  2.4. Limites de uso.
  2.5. Desconto acumulativo.
  2.6. Aplicação.

3. Cupons de desconto por Características dos clientes.
  3.1. Cupom de desconto por mês de nascimento.
  3.2. Cupom de desconto por sexo do cliente.
  3.3. Cupom de desconto por tipo de pessoa.
  3.4. Cupom de desconto por sufixo de e-mail.

4. Cupons de desconto por dados de compra.
  4.1. Cliente primeira compra.
  4.2. Pedidos pagos.
  4.3. Cliente específico cadastrado.
  4.4. Estado.
  4.5. Local de venda.

 

1. Acessando o menu cupom de desconto.

  O primeiro passo para configurarmos o cupom de desconto é acessar o menu lateral de sua loja em Marketing » Cupom de desconto » Incluir cupom de desconto.

Cupom_de_desconto_1

  Na próxima tela, você já poderá configurar o seu cupom, selecione a nova opção "Cupom baseado em características de cliente" para prosseguir.

Cupom_de_desconto_2

 

2. Configurações básicas do cupom.

  Os cupons baseados nas características de seus clientes, possuem as mesmas configurações iniciais dos demais cupons de descontos já conhecidos, de forma resumida são as seguintes configurações básicas:

 

2.1. Dados Gerais

  Nesta configuração, decida com o Código de utilização do cupom, uma descrição para que se lembre do que o cupom se trata e o período de validade que o cupom ficará disponível para utilização.

Cupom_de_desconto_2.1

 

2.2. Desconto no produto

  Decida o valor de desconto deste cupom, se será baseado em Porcentagem ou em Reais.

Cupom_de_desconto_2.2

 

2.3. Desconto no frete

  Decida se o cupom também aplicará desconto no frete, se dará frete grátis ou se não aplicará desconto no frete.

Cupom_de_desconto_2.3

 

2.4. Limites de uso

  Seu cupom poderá ser limitado das seguintes maneiras:

  •   Número máximo de utilizações do cupom: Nesta opção, decida quantas vezes este cupom poderá ser utilizado em sua loja.
  •   Número máximo de utilizações por cliente: Nesta opção, decida quantas vezes um único cadastro de cliente em sua loja poderá utilizar este cupom.
  •   Limite de desconto acumulado: Defina a quantidade de desconto que este cupom pode dar, ao atingir este limite, nenhum cliente poderá utilizá-lo novamente.
  •   Faixa de preço total dos produtos: Defina qual a faixa de preço do carrinho de compras de seu cliente terá acesso à utilização deste cupom.

Cupom_de_desconto_2.4

 

2.5. Desconto acumulativo

  Defina se este cupom de desconto poderá ser acumulado com descontos aplicados pela ferramenta Desconto progressivo.

Cupom_de_desconto_2.5

 

2.6. Aplicação

  Defina se este cupom de desconto poderá ser utilizado em todos os produtos da loja, alguns produtos categorias ou marcas específicas.

Cupom_de_desconto_2.6

  Dica: Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as configurações básicas, poderá encontrar mais informações no seguinte artigo: Cupom de desconto.

 

3. Cupons de desconto por Características dos clientes.

  Nesta etapa, iremos configurar em quais características dos clientes os cupons serão baseados, veja as possibilidades disponíveis:

 

3.1. Cupom de desconto por mês de nascimento.

  Crie cupons para clientes aniversariantes, este cupom poderá ser utilizado durante todo o mês de aniversário de seus clientes, pela quantidade de vezes possibilitadas nas configurações básicas do cupom.

Exemplo

  Digamos que criamos o seguinte cupom:

•  Código: MEUDIA2020
•  Número máximo de utilizações do cupom: Sem limite de uso
•  Número máximo de utilizações por cliente: 1
•  
Mês de nascimento: Selecionado

  Nesta configuração de exemplo, o cliente poderia utilizar o cupom apenas uma única vez durante o seu mês de aniversário, e o mesmo cupom poderia ser distribuído para quantos clientes você desejar ou até mesmo informá-lo em um banner de sua loja por exemplo.

 

3.2. Cupom de desconto por sexo do cliente.

  Esta configuração, irá lhe permitir direcionar campanhas específicas de acordo com o gênero de seu cliente.

  Exemplo: Para as mulheres, poderíamos criar o cupom OUTUBROROSA e para os homens o cupom NOVEMBROAZUL.

 

3.3. Cupom de desconto por tipo de pessoa.

  Caso queira disponibilizar um cupom de desconto para empresas que fazem compra em sua loja, e um outro para clientes finais, poderá utilizar esta opção e determinar o uso do cupom para os tipos de pessoas, "Física" ou "Jurídica", que poderá utilizá-los.

 

3.4. Cupom de desconto por sufixo de e-mail.

  Quer disponibilizar um cupom de desconto apenas para clientes que tenham e-mails institucionais de uma empresa colaboradora? Utilize esta configuração para determinar qual o sufixo do e-mail (o que fica após o @!) será validado para a utilização deste cupom!

  Exemplo: Quer dar descontos para todo cliente que utiliza gmail?? Utilize o sufixo "gmail.com", assim, apenas clientes que tenham um e-mail do gmail poderia utilizar este cupom! Caso queira disponibilizar este cupom para os funcionários de sua loja, insira o sufixo dos e-mails corporativos de sua loja e todos eles já poderão utilizar este cupom! 


Demonstração

 

4. Cupons de desconto por dados de compra.

  Nesta parte da configuração, haverá ainda mais características relacionadas aos clientes, desta vez, de acordo com os dados das compras dos mesmos. Assim, poderá configurar ainda mais dados que serão levados em conta para afunilar os clientes que poderão ou não utilizar os cupons configurados.

 

4.1. Cliente primeira compra

  Caso o cliente nunca tenha realizado uma compra, ou mesmo que tenha feito uma compra mas acabou sendo cancelada por algum motivo (status do pedido "Cancelado" ou "Cancelado Aut"), o cliente poderá utilizar o cupom configurado com esta opção.

  Essa é uma das opções mais utilizadas e funciona muito bem como incentivo para que novos visitantes se tornem clientes. Faça a comunicação do cupom através de banners, popups de saída ou até mesmo enviando aos clientes por meio de chat!

 

4.2. Pedidos pagos

 Ao inserir um valor neste campo, o cupom configurado só poderá ser utilizado por clientes que já tenham realizado a mesma quantidade configurada em compras válidas, ou seja, compras pagas.

  Exemplo: Ao configurar 10 pedidos pagos, o cliente poderá usufruir do cupom configurado apenas do pedido 11 em diante.

 

  Dica: Essa opção traz a possibilidade de até mesmo criar um programa de fidelização via cupons.

Exemplo

• Cupom "COMPREI4" - 5% de desconto ao atingir 4 pedidos pagos;
• Cupom "COMPREI8" - 10% de desconto ao atingir 8 pedidos pagos;
• Cupom "COMPREI12" - 15% de desconto ao atingir 12 pedidos pagos;
• Cupom "COMPREI16" - 20% de desconto ao atingir 16 pedidos pagos.

 

4.3. Cliente específico cadastrado

  Nesta configuração não há segredos, marcando esta opção, você deverá determinar quais clientes poderão utilizar este cupom.

 

4.4. Estado

  Ao marcar esta opção, você poderá marcar quais estados (validado pelo CEP do destinatário do pedido) podem utilizar este cupom. Caso o CEP do cliente não esteja dentre os estados válidos, o mesmo não poderá ser utilizado.

 

4.5. Local de venda

  Esta opção é válida para utilização do cupom em aplicativos vinculados à loja, como por exemplo o Aplicativo Mobile, ou até mesmo para vendas do Mercado Livre por exemplo, e que precise uma confirmação da compra em sua loja, onde o cliente poderá inserir ainda mais produtos no carrinho e também usufruir do desconto deste cupom.

 

  Com estas novas configurações, seus cupons atingirão os clientes alvos perfeitos para suas campanhas de descontos!

  Ótimas Vendas!

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Gabriel Coimbra 
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